Além do nosso SPORTING curto mt o Ajax e ainda tenho bem na memoria
aquela equipa q ganhou a Liga dos Campeoes (com Rijkaard,Blind,Overmars,Kluivert,Van der Sar,Kanu,Davids,Finidi,Seedorf, etc…)!!!
A mh questao é, sendo o SCP forte formador, se conseguiremos formar um plantel forte, com base em jogadores jovens e da casa e com um punhado de estrangeiros e jogadores mais experientes, e lutar a sério por todas as competiçoes e jogar um bom futebol?!?!
Sei q as bases estao lançadas mas este ano parece q vamos regredir um pouco nesta filosofia(sei q o Soares Franco partilha este sonho com mts de nós, simples adeptos)!!
Só consegues isso se todos os anos entrar pelo menos mais um junior do que aqueles que saiam (vendidos ou dispensados) formados na cantera.
Por exemplo, este ano saiu o Nani e vão entrar dois juniores. Se tb sair o Veloso (espero que não) tem que subir obrigatoriamente mais um.
Eu ambiciono ter uma equipa 100% constituída por jogadores formados em Alvalade.
E calma!!! Não estou a dizer que quer 24 jogadores no plantel todos com menos de 21 anos. Nada disso. Eu quero é ir mantendo jogadores formados no clube. Claro que sei que os craques que formamos vão ser vendidos. Mas porque é que aqueles que não são craques e foram formados no clube não podem fazer parte da equipa?
Todos sabemos que o Abel (por exemplo) não é um craque - é um jogador médio, mas que também faz parte da equipa. Jogador médio por jogador médio, não será preferível e mais barato ter um jogador médio formado em Alcochete em vez de um jogador médio comprado noutro clube?
Porque é que a maioria continua a pensar que para fazer subir juniores para os seniores, só podem ser craques - que os que não são craques devem ser dispensados e deve ser desperdiçada a formação que eles tiveram de 7, 8 ou 9 anos. Será preferível contratar jogadores de fora que nem sabemos se são craques ou caruncho?
Continuo a considerar que só se devem contratar jogadores que provoquem uma onda de entusiasmo (e futuramente de resultados) como aquelas provocadas por Schmeichel e Jardel (recebidos no aeroporto como se fossem salvadores da pátria - a verdade é que logo no primeiro em que chegaram foram campeões). Estes sim, deste género vale a pena contratar.
Para se dar um tiro no escuro e acertar (Liedson), foi necessário dar montes de tiros no escuro e acertar ao lado (Koke, Nalitzis, Kutusov, Pinilla, Alecsandro, Bueno, etc, etc, etc). Para isto, preferia não ter o Liedson e dar tiros no escuro com todos os avançados que têm saído de Alcochete. Quantos pontas de lança é que foram formados em Alcochete nos últimos 4 anos? 2 por ano? 3 por ano? Ou seja, nos últimos 4 anos saíram 8 a 10 PLs de Alcochete. Destes 8 a 10, eram todos troncos com olhos, ou será que se perderam 2 ou 3 por que estavam tapados pelos carunchos que andavam pela equipa principal (Koke, Nalitzis, Kutusov, Pinilla, Alecsandro, Bueno, etc, etc).
P’ra mim, Sporting é o melhor centro de formação de Europa.
Só consegues isso se todos os anos entrar pelo menos mais um junior do que aqueles que saiam (vendidos ou dispensados) formados na cantera. Por exemplo, este ano saiu o Nani e vão entrar dois juniores. Se tb sair o Veloso (espero que não) tem que subir obrigatoriamente mais um.Eu ambiciono ter uma equipa 100% constituída por jogadores formados em Alvalade.
E calma!!! Não estou a dizer que quer 24 jogadores no plantel todos com menos de 21 anos. Nada disso. Eu quero é ir mantendo jogadores formados no clube. Claro que sei que os craques que formamos vão ser vendidos. Mas porque é que aqueles que não são craques e foram formados no clube não podem fazer parte da equipa?
Todos sabemos que o Abel (por exemplo) não é um craque - é um jogador médio, mas que também faz parte da equipa. Jogador médio por jogador médio, não será preferível e mais barato ter um jogador médio formado em Alcochete em vez de um jogador médio comprado noutro clube?Porque é que a maioria continua a pensar que para fazer subir juniores para os seniores, só podem ser craques - que os que não são craques devem ser dispensados e deve ser desperdiçada a formação que eles tiveram de 7, 8 ou 9 anos. Será preferível contratar jogadores de fora que nem sabemos se são craques ou caruncho?
Continuo a considerar que só se devem contratar jogadores que provoquem uma onda de entusiasmo (e futuramente de resultados) como aquelas provocadas por Schmeichel e Jardel (recebidos no aeroporto como se fossem salvadores da pátria - a verdade é que logo no primeiro em que chegaram foram campeões). Estes sim, deste género vale a pena contratar.
Para se dar um tiro no escuro e acertar (Liedson), foi necessário dar montes de tiros no escuro e acertar ao lado (Koke, Nalitzis, Kutusov, Pinilla, Alecsandro, Bueno, etc, etc, etc). Para isto, preferia não ter o Liedson e dar tiros no escuro com todos os avançados que têm saído de Alcochete. Quantos pontas de lança é que foram formados em Alcochete nos últimos 4 anos? 2 por ano? 3 por ano? Ou seja, nos últimos 4 anos saíram 8 a 10 PLs de Alcochete. Destes 8 a 10, eram todos troncos com olhos, ou será que se perderam 2 ou 3 por que estavam tapados pelos carunchos que andavam pela equipa principal (Koke, Nalitzis, Kutusov, Pinilla, Alecsandro, Bueno, etc, etc).
Em primeiro lugar não existe nenhuma equipa constituída apenas por jogadores oriundos da formação, isso é impossível !
É possível, e gostava muito que acontecesse, ter uma equipa constituída por uma boa parte de jogadores oriundos da formação 60% já seria uma boa meta e muito difícil de alcançar.
Concordo contigo quando dizes que têm de entrar vários jogadores todos os anos para que possam ir preparando o caminho para a saída dos mais velhos.
Em relação aos jogadores medianos é muito complicado o Sporting mantê-los.
O Miguel Garcia poderá atingir o nível de um Abel daqui a uns anos mas até lá o Sporting não podia/queria mantê-lo e o jogador também não quereria estar tantos a ser uma 2ª escolha.
Em relação aos jogadores que não craques a única forma de fazê-los crescer é pô-los a jogar noutras equipas. Uma vez que não são craques não tirarão o lugar a ninguém no plantel, por isso não jogam e consequentemente não evoluem.
Acho que o Sporting está no caminho certo apesar de gostar de ver mais jogadores jovens no plantel. Vamos esperar pela pré-época e pode ser que tenhamos uma surpresa agradável.
sporting melhor centro de formação da europa???
de 90 para cá -jogadores relevantes ( capazes de jogar em grandes clubes do mundo)
sporting
figo, simao, quaresma, ronaldo, nani, moutinho, veloso.
repara que 5 destes 7 jogadores são extremos…nunca vi o sporting a formar um grande ponta de lança, um grande nº 10, um grande central, um grande lateral, ou um grande guarda-redes.
ajax-reizinger, ronald de boer, frank de boer, seedorf, davids, kluivert, overmars, van der vaart , van der mind, van der sar etc.
barcelona- sergi, guardiola, de la peña, puyol, iniesta, xavi, messi, valdez, oleger, gerard , fabregas, etc
manchester united- gary neville, phil neville, giggs, beckham, scholes, brown, fletcher, o’shea etc,
outros clubes como Real madrid, PSV, Auxerre e agora se calhar o mais forte de todos Arsenal têm formado grandes jogadores mundiais com grande regularidade…
sporting é um clube que forma bem mas n exageremos.
Em primeiro lugar não existe nenhuma equipa constituída apenas por jogadores oriundos da formação, isso é impossível ! É possível, e gostava muito que acontecesse, ter uma equipa constituída por uma boa parte de jogadores oriundos da formação 60% já seria uma boa meta e muito difícil de alcançar.Não sei se existe ou não alguma equipa constituída apenas por jogadores oriundos da formação. Mas se não existir, isso impede-nos de sermos uma?
Em relação aos jogadores medianos é muito complicado o Sporting mantê-los. O Miguel Garcia poderá atingir o nível de um Abel daqui a uns anos mas até lá o Sporting não podia/queria mantê-lo e o jogador também não quereria estar tantos a ser uma 2ª escolha.Mas de todos os defesas direitos que saíram dos juniores nos últimos 3,4,5 anos, são todos inferiores ao Miguel Garcia?
Em relação aos jogadores que não craques a única forma de fazê-los crescer é pô-los a jogar noutras equipas. Uma vez que não são craques não tirarão o lugar a ninguém no plantel, por isso não jogam e consequentemente não evoluem.Temos vários jogadores no plantel principal que não são craques, que vêm de fora e alguns até estão no banco. Porque é que esses que estão no banco não são formados em Alcochete? É preferível ter um Bueno ou um Carlos Saleiro? É preferível ter um Alecsandro ou um "xpto" com 26/27 anos que já esteja no clube há muitos anos, desde a formação? Como conclusão, é preferível ter um não-craque que venha de fora ou um não-craque da formação?
Acho que o Sporting está no caminho certo apesar de gostar de ver mais jogadores jovens no plantel. Vamos esperar pela pré-época e pode ser que tenhamos uma surpresa agradável.Eu só espero que entre Gladstone, Derlei, Izmailov, Vukcevic e Grimi sejam todos titulares, porque se é para virem para suplentes, há muitos e bons juniores e emprestados que fariam boa concorrência aos titulares. Se todos estes forem titulares, é metade da equipa. Mudar metade da equipa de uma época para a outra nunca é boa ideia.
Além do nosso SPORTING curto mt o Ajax e ainda tenho bem na memoria aquela equipa q ganhou a Liga dos Campeoes (com [b]Rijkaard[/b],Blind,Overmars,[b]Kluivert[/b],[b]Van der Sa[/b]r,Kanu,[b]Davids[/b],Finidi,[b]Seedorf[/b], etc...)!!! A mh questao é, sendo o SCP forte formador, se conseguiremos formar um plantel forte, com base em jogadores jovens e da casa e com um punhado de estrangeiros e jogadores mais experientes, e lutar a sério por todas as competiçoes e jogar um bom futebol?!?! Sei q as bases estao lançadas mas este ano parece q vamos regredir um pouco nesta filosofia(sei q o Soares Franco partilha este sonho com mts de nós, simples adeptos)!!
Ainda te esqueceste de nomes mas metade dessa equipa nâo era formada no Ajax. Dos nomes que apontaste só aqueles sublinhados o sâo(foram)
Um dirigente qualquer do Sporting há algum tempo disse que daqui a 3-4 anos o plantel do SCP teria 70 por cento dos jogadores formados no clube.
Quanto aos avancados que sairam porque tinham carunho a tapa-los o caso mais grave foi sem duvida o do D.Tavares.Grande goleador e jogador que nós ali tinhamos e fizemos uma burrica daquelas…
Basta parares por uns minutos para pensar que vais concluir que é impossível ter uma equipa constituída só com jogadores oriundos da formação.Em primeiro lugar não existe nenhuma equipa constituída apenas por jogadores oriundos da formação, isso é impossível ! É possível, e gostava muito que acontecesse, ter uma equipa constituída por uma boa parte de jogadores oriundos da formação 60% já seria uma boa meta e muito difícil de alcançar.Não sei se existe ou não alguma equipa constituída apenas por jogadores oriundos da formação. Mas se não existir, isso impede-nos de sermos uma?
Em relação aos jogadores medianos é muito complicado o Sporting mantê-los. O Miguel Garcia poderá atingir o nível de um Abel daqui a uns anos mas até lá o Sporting não podia/queria mantê-lo e o jogador também não quereria estar tantos a ser uma 2ª escolha.Mas de todos os defesas direitos que saíram dos juniores nos últimos 3,4,5 anos, são todos inferiores ao Miguel Garcia?
Se há algum que consideres superior podes citá-lo. O úlitmo jogador para essa posição em que se depositava grandes esperanças era o André Nogueira mas não evoluiu favoravelmente.
No entanto eu acho que deveria ser dada mais uma oportunidade a esse jogador e pô-lo a rodar num clube perto de Lisboa para ver se ele evoluía.
Em relação aos jogadores que não craques a única forma de fazê-los crescer é pô-los a jogar noutras equipas. Uma vez que não são craques não tirarão o lugar a ninguém no plantel, por isso não jogam e consequentemente não evoluem.Temos vários jogadores no plantel principal que não são craques, que vêm de fora e alguns até estão no banco. Porque é que esses que estão no banco não são formados em Alcochete? É preferível ter um Bueno ou um Carlos Saleiro? É preferível ter um Alecsandro ou um "xpto" com 26/27 anos que já esteja no clube há muitos anos, desde a formação? Como conclusão, é preferível ter um não-craque que venha de fora ou um não-craque da formação?
Quando se aposta num Bueno ou Alecsandro é porque são jogadores já com maturidade competitiva e com provas dadas noutras paragens. Ao ir buscá-los espera-se que eles consigam ter o mesmo rendimento.
Estes dois exemplos foram dois falhanços tremendos. Ao ir buscar um Saleiro é saber à partida que não se pode esperar muito dele e como tal é apenas um excedente do plantel não ganhando nada em por lá andar, correndo o risco de se estar a perder um bom jogador no futuro.
Um jovem jogador para evoluir tem de jogar. Se estiver no plantel apenas por estar, nunca será jogador.
Acho que o Sporting está no caminho certo apesar de gostar de ver mais jogadores jovens no plantel. Vamos esperar pela pré-época e pode ser que tenhamos uma surpresa agradável.Eu só espero que entre Gladstone, Derlei, Izmailov, Vukcevic e Grimi sejam todos titulares, porque se é para virem para suplentes, há muitos e bons juniores e emprestados que fariam boa concorrência aos titulares. Se todos estes forem titulares, é metade da equipa. Mudar metade da equipa de uma época para a outra nunca é boa ideia.
Quando se compram jogadores, salvo raras excepções, é com o objectivo que eles tenham qualidade suficiente para discutir um lugar na equipa titular. Se assim for obriga os actuais titulares a evoluir ainda mais para que não percam o lugar bem como os que chegam têm que trabalhar mais para conquistar o seu espaço.
sporting melhor centro de formação da europa?????de 90 para cá -jogadores relevantes ( capazes de jogar em grandes clubes do mundo)
sporting
figo, simao, quaresma, ronaldo, nani, moutinho, veloso.repara que 5 destes 7 jogadores são extremos…nunca vi o sporting a formar um grande ponta de lança, um grande nº 10, um grande central, um grande lateral, ou um grande guarda-redes.
ajax-reizinger, ronald de boer, frank de boer, seedorf, davids, kluivert, overmars, van der vaart , van der mind, van der sar etc.
barcelona- sergi, guardiola, de la peña, puyol, iniesta, xavi, messi, valdez, oleger, gerard , fabregas, etc
manchester united- gary neville, phil neville, giggs, beckham, scholes, brown, fletcher, o’shea etc,
outros clubes como Real madrid, PSV, Auxerre e agora se calhar o mais forte de todos Arsenal têm formado grandes jogadores mundiais com grande regularidade…
sporting é um clube que forma bem mas n exageremos.
Vê lá o que os outros dizem sobre nós antes de pegares nos jogadores que saíram da Academia desde 90.
Aliás digo-te mais: Seria interessante fazer esse exercício desde 2002, quando foi inaugurada a Academia de Alcochete ou seja quando tivemos condições para podermos ser considerados como uma das melhores Escolas do Mundo (palavras de Scolari e Pekerman).
A formacao do Sporting é a melhor do mundo. O aproveitamento dessa formacao é que é em média bastante má. Se é verdade que a formacao do Ajax já teve mais jogadores em grandes equipas, isso deve-se ao facto que no Ajax nao deixar de dar oportunidades aos juniores da sua formacao mesmo quando tem dinheiro.
O mesmo nao se passa no Sporting. Passámos pela fase das camionetas de jogadores com Guimenez, Robaias, etc, qdo as financas colapsaram comecaram a dar oportunidades aos juniores de forma consistente de onde apareceram Moutinho, Nani, Miguel Veloso, e agora que as financas estao melhor estao outra vez a desvirtuar a politica de aposta nos jovens preferindo gastar o dinheiro em jogadores de fora. E isto com a eterna desculpa de que é melhor rodarem para ganharem experiencia. Ve-se pelo caso Varela e pelo caso Caneira.
A formacao do Sporting é a melhor do mundo, mas a aposta na formacao dando-lhes oportunidade no plantel senior continua a ser muito fraquinha veja-se esta época.
Quem nao concorda comigo, que se recorde de como é que o Moutinho entrou no plantel senior. Porque o Porto roubou o Paulo Assuncao, pq nao estava nos planos de ninguem dar uma oportunidade ao Moutinho. O mais certo era ir rodar por aí para ganhar “experiencia”
então se é a partir de 2002 , nada é conclusivo. Porque podemos ter as melhores condições, as melhores estruturas…e o unico jogador de vivel internacional saído dessa estrutura foi o CR. Precisamos de mais anos, mais jogadores com sucesso para se fazer uma afirmação tão abrangente e abrasiva como essa.
O que eu sinto tb é que os adeptos do Sporting vivem deslumbrados com essa Ideia Romântica do “Sporting o Clube da Formação” e esquecem-se que no fundo no fundo podem é estar a trasnformar o nosso clube num centro de transacção de jovens jogadores. Para mim só faz sentido apostar-se na formação se for em primeiro lugar para se criar jogadores que ajudem o plantel principal a ganhar títulos. Figo, Simão, Cristiano Ronaldo ( os nossos 3 maiores jogadores da formação nos ultimos 20 anos) sairam do sporting sem nenhum campeonato ganho.
Nós temos uma direcção de burocratas e tecnocratas, Só oiço falar em passivo, saúde financeira, mais valias etc.
Coincidência ou não é que já não ganhamos um campeonato, desde 2002. Desde a abertura da Academia.
Não se esqueçam que o clube também é nosso, não é deles. Por isso se essa treta do Clube melhor formador do mundo mas que não ganha títulos continuar temos direito exigir uma politica diferente.
PS: Spitelau, gostei mt do teu blog ,parabens.
então se é a partir de 2002 ,
Nao é so a partir de 2002. Já antes o Sporting fazia muitos bons jogadores mas nao apostava neles.
os adeptos do Sporting vivem deslumbrados com essa Ideia Romântica do "Sporting o Clube da Formação" e esquecem-se que no fundo no fundo podem é estar a trasnformar o nosso clube num centro de transacção de jovens jogadores.
Antes sermos um clube de transicao a vender, do que um clube de transicao a comprar. É que a comprar perdemos dinheiro e a vender ganhamos. Se hoje em dia o Sporting tem as financas num estado miserável muito se deveu ao estragar do dinheiro em más compras.
O que eu sinto tb é que os adeptos do Sporting vivem deslumbrados com essa Ideia Romântica do "Sporting o Clube da Formação" e esquecem-se que no fundo no fundo podem é estar a trasnformar o nosso clube num centro de transacção de jovens jogadores. Para mim só faz sentido apostar-se na formação se for em primeiro lugar para se criar jogadores que ajudem o plantel principal a ganhar títulos. Figo, Simão, Cristiano Ronaldo ( os nossos 3 maiores jogadores da formação nos ultimos 20 anos) sairam do sporting sem nenhum campeonato ganho.Não sei quanto tempo mais é que via demorar, mas se conseguires fazer de receitas em vendas de jogadores 15/20 milhões de euros por ano, vai chegar o momento em que já não precisas de os vender. Em vez de desperdiçarmos dinheiro com jogadores vindos de fora, se utilizarmos os nossos, com a qualidade que eles têm, continuas a teres equipas competitivas e quando tiveres dinheiro para os manter eles passam a mostrar as suas qualidades no Sporting e não num ManUtd. Se em vez de só termos lançado 9 ou 10 jogadores de formação de topo em 20 anos, se tivéssemos lançado 22 ou 23, se calhar agora estávamos numa situação muito melhor. Não se esqueçam que estes jogadores (Figo, Simão, Cristiano) foram lançados em altura em que não andávamos muito famosos de "massas". Fizemos a experiência de os lançar (a eles e a mais alguns) e deu resultado (neles). Se nos momentos em que tivemos algum dinheiro tivéssemos feito isso em vez de gastar o dinheiro em caruncho, provavelmente nesses anos tb apareceriam os Figos e os Ronaldos dessas épocas.
Antes sermos um clube de transicao a vender, do que um clube de transicao a comprar. É que a comprar perdemos dinheiro e a vender ganhamos
JGold - confia em mim. Os grandes clubes portugueses nunca viverão com saúde financeira e os grandes clubes portugueses num irão declarar falência e fechar as portas. Se tu tentares viver para aniquilar este passivo e ter sempre as receitas acima dos custos, garanto-te que nunca ganharás coisa nenhuma, porque os outros tão-se a cagar…vivem endividados, assim se manterão, mas vão continuar a comprar caro ( 9 milhoes pelo cardozo ex) a oferecer grandes salários e a ganhar campeonatos.
Nós o clube dos economicistas e dos supra-sumos da gestão financeira, passamos a vida a vender jogadores e a dizer que não ganhamos campeonatos porque o nosso orçamento é baixo e o plantel é jovem.
Eu gosto de futebol mano, e n me lembro-me de sentir tanta alegria como aquele k senti quando festejei campeonatos do sporting. Com passivo, com dividas ao fisco, com jogadores acima do tecto salarial eu quero é que o sporting ganhe. Essa conversa de numeros e contas saudáveis é coisa de quem não gosta realmente de futebol. Sporting é antes de tudo uma associação desportiva, não é uma corporação económica.
Não se esqueçam que estes jogadores (Figo, Simão, Cristiano) foram lançados em altura em que não andávamos muito famosos de "massas". Fizemos a experiência de os lançar (a eles e a mais alguns) e deu resultado (neles). Se nos momentos em que tivemos algum dinheiro tivéssemos feito isso em vez de gastar o dinheiro em caruncho, provavelmente nesses anos tb apareceriam os Figos e os Ronaldos dessas épocas.
ehehe vcs tb fikem a fantasiar coisas , por amor de Deus. Um jogador como Figo ou Cristiano Ronaldo não aparece todos os dias. Aparecem uma vez em cada 10 anos. São jogadores que mesmo que n sejam lançados pelo sporting, são naturalmente tão bons que vão dar nas vistas noutro lado. Olhem por exemplo o Sá Pinto e o Pedro Barbosa são da formação do Porto, nunca foram apostas pa equipa principal e acabaram por se tornar grandes jogadores e internacionais portugueses. Se um jogador tem realmente um grande potencial ele acaba sempre por brilhar, por isso não fantasiemos
Com passivo, com dividas ao fisco, com jogadores acima do tecto salarial eu quero é que o sporting ganhe. Essa conversa de numeros e contas saudáveis é coisa de quem não gosta realmente de futebol. Sporting é antes de tudo uma associação desportiva, não é uma corporação económica.:shock: :shock: :shock: No comments
ehehe vcs tb fikem a fantasiar coisas , por amor de Deus. Um jogador como Figo ou Cristiano Ronaldo não aparece todos os dias. Aparecem uma vez em cada 10 anos.Entre o Figo em 1991 e o Ronaldo em 2003 passaram 12 anos. Nesses anos apareceram (falando de extremos) Figo, Simão, Quaresma e Ronaldo. 4 em 12 anos dá uma média um bocadito superior a 1 em cada 10 anos.
citaste o meu comentário e espantaste pk provavelmente n percebeste algo que julguei ser óbvio nessa frase simbólica. mas posso re-explicar eheh: os adeptos do sporting podem estar a cair nessa retórica economicista dos dirigentes. que dizem que vao liquidar o passivo, apostar na formação etc. mas eskecem-se que nós keremos é titulos…
vou te dar o exemplo do arsenal : o arsenal hoje é o clube em inglaterra n é o clube que tem mais receitas, mas o clube com melhor diferencial entre receitas e custos. os accionistas estão todos contentes pk o arsenal gasta pouco, ganha muito e ainda faz mais valias a vender jogadores importantes todos os anos. para reduzir as despeas resolverem deixar de contratar craques e só apostar na formação. São dos clubes do mundo com melhor gestão e saúde financeira, só que simplesmente com esta política deixaram de lutar pelo título em inglaterra
é isto que queres po sporting???
por isso digo antes endividado e a ganhar titulos k rico e a não ganhar nada. eu sou adepto, não sou accionista.
Entre o Figo em 1991 e o Ronaldo em 2003 passaram 12 anos. Nesses anos apareceram (falando de extremos) Figo, Simão, Quaresma e Ronaldo. 4 em 12 anos dá uma média um bocadito superior a 1 em cada 10 anos.
eheh por amor de deus dmalemida. eu tou a falar de figo e cristiano ronaldo dois dos melhores jogadores das suas gerações a nivel mundial. é criminoso colocares simao e quaresma nesse nível.
Já agora que a ideia é não pagar o que devemos, pergunto a quem não devemos pagar? Aos jogadores, treinadores, dirigentes (esta ainda aprovo :)), aos clubes que compramos fiado, estado?
por isso digo antes endividado e a ganhar titulos k rico e a não ganhar nada. eu sou adepto, não sou accionista.Antes recuperar o endividamento lançando bases para continuar a ganhar títulos do que ganhar no imediato e depois abrir falência. Espero que com essas ideias ainda sejas novo e não estejas a pensar em comprar uma casa, porque senão compravas uma mansão e no imediato até davas umas festas e tudo, mas depois passados uns tempos já não terias dinheiro para pagar o empréstimo e tinhas de vender o corpo e a alma.
eheh por amor de deus dmalemida. eu tou a falar de figo e cristiano ronaldo dois dos melhores jogadores das suas gerações a nivel mundial. é criminoso colocares simao e quaresma nesse nível.Mas será que apenas devem subir aos seniores aqueles que farão parte dos melhores jogadores do mundo das suas gerações? É que se exigires isso aos jogadores da formação também tens de exigir aos contratados.
era isso que dizia lá atrás e n leste. tu é k deves ser anjinho.
o benfika e o porto vao sempre andar endividados. vao sempre comprar jogadores mais caros, vao sempre oferecer salários mais altos. Nós nunca vamos poder ter miccolis, simãos ( vindos do barcelona) cardozos, luchos, diegos, etc.
se algum dia o sporting liquidar o passivo, a gestao será a mesma de contenção para n voltarmos a ter passivo entendes…termos k gastar pouco , formar e vender…pk vives em portugal e aki n há forma de gerar mta receita. enquanto o benfica e o porto vao continuar endividados sempre a gastar mais k nós e a ganhar campeonatos.
é isso n sejas anjinho. n penses k será um paraiso , e k vamos ganhar mais que os outros só pk temos contas saudáveis…eles farão sempre concorrencia desleal.