SCP e Sel. Espanhola (Semelhanças e Diferenças)

Há já algum tempo que gostava de partilhar convosco esta minha opinião depois de acompanhar o ultimo Europeu.

Assim, ficou claro que é possível vencer jogando uma grande competição jogando em 4-4-2 losango com jogadores de baixa estatura.

A Sel. Espanhola mostrou-o de forma evidente, pois foi assim que se apresentou com excepção da final por lesão do Villa.

Este sistema é muitíssimo exigente, tanto a nível intelectual como físico tendo ainda ser alimentado por jogadores de grande qualidade técnica.

Quando em processo ofensivo, os jogadores têm de se ‘disposicionar’ para criar rupturas, pelo que, quando existem perdas de bola, a recuperação posicional, entreajuda e compensações são fundamentais.

Como sabem, jogando em losango exige a necessidade de fechar os espaços interiores, e só se conseguem bons resultados quando o 4 de meio campo reagem como equipa e não se limitam a fazer o seu trabalho individualmente.

Aliás, concordo com o PB quando diz que faltou identidade ao SCP o ano passado, se com identidade quer dizer entreajuda e o pensar como equipa e não como individualidade.

Se analisarmos sector a sector, respeitando as devidas proporções, o único sector em que somos claramente derrotados é na baliza.

Aliás, a vitoria espanhola teve muito Iker e o nosso atraso na liga muito Rui :wink:

Não queria, de forma alguma, transformar este tópico em mais uma analise da baliza do SCP.

O sucesso do SCP passa por resolver este problema, correndo o risco no caso de não o fazermos de nos acontecer o mesmo que à Selecção Portuguesa, mas essencialmente se vamos este ano ‘ter’ meio-campo muitas ou poucas vezes como no ano passado.

O ‘factor’ Liedson obriga-nos a jogar com dois avançados e tudo fica condicionado apartir daí…

Eu gosto desta táctica, mas como dizia o outro (Octávio), os jogadores é que fazem as tácticas serem boas ou não…

Desculpem este meu momento Zen de pseudo treinador ou analista, mas numa altura em que vamos voltar o Queiroz como seleccionador eu acredito que todos nós, devidamente sustentados numa imprensa amiga, temos as nossas possibilidades.

Bom não me parece que a selecção espanhola possa ser comparada ao sporting em praticamente nada. As características dos jogadores são diferentes tal como a qualidade do jogadores e a sua experiencia é muito maior. É realmente um sistema que necessita de uma grande coordenação entre os jogadores para que tenha resultados eficazes.

Quando dizes que o problema é a baliza não concordo ctg o problema é sim da nossa defesa… Na última época tivemos falhas defensivas enormes e não vieram todas concerteza do facto de termos o RP na baliza. Aliás o problema começa smp antes de chegar á defesa começa em falhas no meio campo ou no meio campo defensivo compensações que não são feitas escorregadelas ou simplesmente pq lhes partem os rins com fintas em velocidade.

“Factor Liedson”? O Liedson n conciona nada isso é qs dizeres q o Sporting joga em 4-4-2 por causa dele… Errado. Liedson é daqueles jogadores que jogando sozinho com extremos ou jogando com um avançado ao seu lado joga smp bem desde que estes cumpram as suas funções com eficácia. Afinal estamos a falar de uma equipa e o Liedson é um jogador de equipa.

Quanto aos jogadores fazerem a táctica… Não temos jogadores para outra portanto gostemos ou não e podendo eventualmente fazer pequenas variações em casos de necessidade jogando com médios ala como izma o vuk o pereirinha é a nossa táctica.

Simplesmente a Espanha não jogou em losangulo!  Jogou em  4-4-2, em que o meio campo formava  um quadrado  com dois médios interiores  direito e esquerdo respectivamente( Silva, Iniesta) e com dois médios centro  em que Xavi era mais móvel e com mais liberdade ofensiva e o Sena mais defensivo, mais fixo ( trinco quando a Espanha defendia).  
      E com a lesão do Villa passou a jogar com 5 médios em pentágono, com um medio no vértice mais adiantado, alternando ora com Xavi ou Fabrégas! 
       Embora o Casilhas tivesse estado muito bem foi por esse ponto que Espanha ganhou! A influencia do Casilhas esteve na coordenação com a defesa especialmente nas saidas dos postes nas bolas altas , porque os defesas eram relativamente baixos. Puiol 1,76 e Marchena 1,81. 
   Se o Patrício conseguir este ano essa coordenação e estiver tranquilo,  não é por isso que o SCP falhará as conquistas!

O que é que a Espanha tem a ver com o losango do Sporting? Jogam com 1 ponta de lanca o Fernando Torrez onde Xavi e Eniesta jogam como nºs10 em passes a rasgar desde o meio campo para ele. Foi assim que marcou na final.
O Sporting alem de jogar com 2 na frente, passa-lhes a bola com chutao pra frente desde a defesa. nº10 nao temos ninguem.
Semelhancas no que? :o E nem sequer digas que o Liedson nao pode jogar sozinho, pq dos melhores jogos que vi o Liedson fazer foi quando jogou sozinho. Se o PB diz que nao pode jogar sozinho, nao faz disso uma verdade.

a espanha jogava em 4-4-2 classico… enfim voces conseguem ver coisas no futebol q mais ninguém vê… a unica equipa que usou o losango neste europeu foi a italia, no jogo contra romenia, e dps passou a jogar em 4-3-2-1.

Iker

Ramos Puyol Marchena Capdevilla

Senna

Xavi        Cesc

Silva Iniesta
Torres

Iker

Senna

Silva Xavi Iniesta

Torres         Villa

Foram estas as duas equipas da espanha…onde é que isto é um 4-4-2 tradicional??

Com todo o respeito à opinião do rumig, eu penso que esta conversa táctica é toda :boohoo:.

Ora vejamos:

[i]Assim, ficou claro que é possível vencer jogando uma grande competição jogando em 3-4-3 com jogadores de baixa estatura.

(…)

Este sistema é muitíssimo exigente, tanto a nível intelectual como físico tendo ainda ser alimentado por jogadores de grande qualidade técnica.

Quando em processo ofensivo, os jogadores têm de se ‘disposicionar’ para criar rupturas, pelo que, quando existem perdas de bola, a recuperação posicional, entreajuda e compensações são fundamentais.

Como sabem, jogando em losango exige a necessidade de fechar os espaços interiores, e só se conseguem bons resultados quando o 4 de meio campo reagem como equipa e não se limitam a fazer o seu trabalho individualmente.

Aliás, concordo com o PB quando diz que faltou identidade ao SCP o ano passado, se com identidade quer dizer entreajuda e o pensar como equipa e não como individualidade. (…)[/i]

Portanto, o que serve para um 4-4-2 serve para um 3-4-3 ou para outra táctica qualquer. O que existem é pontos fortes e pontos fracos em cada sistema táctico, por exemplo a nível do risco/segurança defensiva ou das jogadas-tipo / desenvolvimento das jogadas atacantes de cada sistema… agora sistemas tácticos que exigem muito a nível físico e intelectual, concentração e espírito de entreajuda, isso exigem todos, não é só o 4-4-2 em losango.

Iker

Senna         Xavi

Silva Iniesta

Torres         Villa

Sendo que o Xavi tinha liberdade para subir.

Paracelsus,

Eu não sou, longe disso, um defensor fundamentalista das tacticas, mas para se ter sucesso é necessário organização e esta em ultima analise é dada pela tactica utilizada.

Aquilo que quis trazer para discução é que não será pelo losango que não iremos ganhar, como também não será a utilização do losango que fará necessariamente que tenhamos sucesso.

Parece-me no entanto muito mais simples formar uma equipa para jogar em 4-3-3, já o jogar em losango exige muito mais trabalho de casa e a pensar como uma verdadeira equipa.

Mas como temos varios anos a jogar 4-2-2 losango, podemos tirar proveito dessas rotinas.

Agora, também acho que necessitamos de um plano B, e mesmo que este passe por jogo directo, nome dado pelos intelectuais para o bico para a frente, tem de ser treinado sob pena de estar a dar bolas ao adversário e não a criar problemas.

Aquilo que sempre me parece é que com equipas de 2ª linha, avançamos sempre para o jogo muito lentos, desconfiando eu, que isto terá o dedo do PB, o que considero um erro crasso, pois quando os apertamos ofencivamente nos primeiros minutos estas equipas perdem logo a vontade de nos causar qualquer dano, só se preocupando em defender.

Chego por vezes a desejar sofrer um golo nos primeiros minutos ( :-[ ) para fazer a equipa se soltar e começar a empregar velocidade.

Esta parece-me aliás a maior critica que aponto ao PB, quando vem dizer que tanto faz marcar no primeiro como no ultimo minuto…

Aí acho que existe um problema de comunicação para o grupo, pois se o podemos dizer após um jogo que ganhamos no ultimo minuto, nunca o deviamos dizer antes de uma partida, principalmente contra equipas de 2ª linha, pois estamos a retirar agressividade à equipa.

Por que razão exige o losango muito mais trabalho de casa e de equipa que um 4-3-3? Acho esse pensamento completamente absurdo e não consigo encontrar qualquer argumento que o justifique.

O problema do SCP na época que passou teve sobretudo a ver com a fraqueza dos defesas-laterais, o que obrigava a que os médios-ala tivessem de ir atrás e fechar constantemente os flancos (daí terem menor disponibilidade para as tarefas atacantes), aliado ao ‘trinco’ macio e ainda à falta de rotinas atacantes (a quase inexistência de jogadas-tipo atacantes) que se traduzia na lentidão e hesitação nos processos ofensivos (e isso conduzia logicamente a um futebol previsível sem situações de desequilíbrio numérico, sobretudo contra equipas muito defensivas - foi nesses jogos que perdemos o campeonato).

Agora se é a táctica que é mais ou menos exigente, isso já não concordo… os jogadores do Sporting em determinadas posições é que eram extremamente fracos, isso sim.

Exactamente Guerreiro!!!

A Espanha jogou, com excepção da final e dos finais de alguns jogos, com o que me pareceu um losango mas até aceito que os puristas da matemática me contrariem visto que se traçássemos uma linha entre os jogadores que o compunham não formavam um quadrilátero que tem os quatro lados iguais … 8).

Paracelcus,

Não me parece, de todo, absurdo que o losango exija mais trabalho casa e de equipa pelas seguintes razões:

1. O losango exige maior basculação tanto ofensiva como defensiva á equipa, pois exige a necessidade de cobrir espaços interiores quando em acção defensiva e muito mais rotação posicional quando em acção ofensiva para não o tornar previsível.
  2. A interpretação de como ocupar os espaços exige uma maior cultura táctica.
  3. Todos os treinadores que ouvi, incluindo os das camadas jovens do SCP, dizem que o 4-3-3 é de mais fácil compreensão e menos exigente em termos tácticos.

Já relativamente aos defesas laterais tens toda a razão, principalmente quando contávamos, ou melhor dizendo, fazia parte da equipa o Rony ou na segunda fase da época com o Abel em deficit físico.

As dificuldades que encontrávamos não se resumiam a aspectos defensivos, pois em termos ofensivos a sua contribuição era praticamente nula e consequentemente o nosso jogo não ganhava largura.

É também necessário não esquecer que fomos muitíssimo penalizados por lesões que retiraram qualidade a um grupo onde ela não abundava.

A única semelhança que quero que tenha é que seja campeão !
Peço desculpa mas se há país e selecção que odeio é a espanha e respectiva selecção ! :cartao:

é curioso que se formos a ver a equipa de juniores do Sporting o ano passado, vemos no Diogo Amado características do Senna, no Diogo Rosado características do David Silva e no André Martins características do Iniesta…