SCP com 8 jogadores da sua formação no Mundial 2014

[u]A formação do Sporting surge no oitavo lugar num ranking de 821 clubes[/u] que contribuíram para o desenvolvimento de jogadores selecionados para o Mundial 2014 de futebol, no Brasil.

O ranking foi elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES Football Observatory) e lista os clubes cruzando duas variáveis: o número de jogadores da sua formação presentes no Campeonato do Mundo e o número de jogos realizados por estes jogadores mundialistas na equipa principal do clube até aos 23 anos.

No topo da lista surgem os holandeses do Feyenoord, com nove jogadores no Mundial treinados na sua formação e 882 jogos na equipa principal de mundialistas enquanto eram sub-23.

Seguem-se o FC Barcelona (nove, 783 jogos), o Dínamo Zagreb (oito, 812), o Ajax (sete, 867), o Lille (oito, 760), o Manchester United (Gsete, 708) e o Deportivo Saprissa, da Costa Rica (nove, 445).

O Sporting surge no oitavo lugar do ranking, com oito mundialistas formados no clube (Beto, Nani, William Carvalho, Rui Patrício, Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela) e 502 jogos de jogadores sub-23.

Quatro lugares depois, no 12.º posto, aparece o segundo clube português da lista, o FC Porto, com sete jogadores da formação no Mundial (Hélder Postiga, Vieirinha, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Alves, o colombiano James Rodriguez e o ganês Christian Atsu) e 471 jogos de sub-23.

Já o Benfica consegue apenas a 82.ª posição, com um jogador e 353 jogos de sub-23 (João Pereira).

O CIES define que um jogador é da formação apenas no caso de este ter estado três anos consecutivos num clube, entre os 15 e os 21 anos. Por isso James Rodriguez e Atsu são considerados da formação do FC Porto e também por essa razão Ricardo Costa surge como jogador da formação tanto do FC Porto como do Boavista.

Tanto o Belenenses (Rúben Amorim e André Almeida) como o Boavista (Raúl Meireles e Ricardo Costa) formaram dois jogadores mundialistas, mas surgem mais abaixo no ranking porque estes jogadores fizeram menos jogos nas respetivas equipas principais do que os mundialistas do Benfica.

O CIES Football Observatory listou 821 clubes neste “ranking” (todos os que contribuíram para a formação dos convocados das 32 seleções). Assim, na lista surgem clubes portugueses como o ADC Adémia, que formou o avançado português Éder, o Varzim (que formou Neto), o Casa Pia (por onde jogou enquanto sub-23 o guarda-redes Beto) ou o Olivais e Moscavide (Miguel Veloso).

O estudo do CIES conclui igualmente que foi em França que mais jogadores mundialistas se formaram enquanto futebolistas. O CIES nota que tal se deve ao facto de muitos jogadores de seleções africanas terem iniciado o seu treino logo em clubes gauleses, mas também à “alta taxa de empregabilidade” de jogadores sub-23 nos emblemas francesas.

Em grande! :clap:

PS: Podiam perfeitamente ser mais… :inde:

de facto poderiam ser mais…

O Adrien tirava de olhos fechados o lugar a este Raul Meireles, que deve ser o jogador mais apático da selecção…

o outro seria o Quaresma, que é muito mais jogador que o Vieirinha ou que o Rafa… mas ok, o burro do Bentolas lá sabe…

James e Atsu formados no porto é muito bom.

Atsu até aceito, agora o James :o

Não deixa de ser engraçado que o James teve tanto tempo de Porto como o Nani de Sporting lol

Ainda assim, isto faz pouco sentido…

Nao percebo é porque o Sporting está em 8º…
Se o Ranking é pelo o numero de jogos entao devia estar em 7º porque tem mais jogos que o Deportivo Saprissa
Se for pelo o numero de jogadores entao devia estar tambem mais bem colocado que o 8º.
Vá se lá entender estes criterios :inde:

Mesmo neste aspecto o trabalho da Academia é diminuído.

O Adrien , Cédric e mesmo o Mané têm lugar nesta Seleção.
Se o Rafa vai, o Mané tem de ir.

E não são dez jogadores formados (+ Cédric e Adrien) porque o seleccionador nacional é uma besta.

:arrow:
Essa é que é essa.

Já para não falar do Quaresma