Malta, temos uma emergência!
Perdemos o nosso único central que era forte no jogo aério.
Um líder com 1,96m que nos garantiu estabilidade aéria durante os últimos 8 anos.
Antes dele, foi o deboche aério na nossa área durante anos e anos, muitas vezes, em jogos-chave…
Não podemos voltar ao mesmo!
Precisamos de alguém que possa ser um substituto à altura.
Obviamentente, cabe ao SCP encontrá-lo.
Mas declaro aberta a procura aqui neste tópico.
Espero boas sugestões.
Para mim, seria um grave erro.
O Diamonde, apesar de até não ser fraco fisicamente, é bem fraquinho a dominar o jogo aério.
Apresentarmo-nos com 3 centrais que não gostam de duelos pelo ar, será meio caminho andado para irmos de vela…
Eu concordo, acho que precisamos de um central experiente e forte no jogo aéreo. Mas acho mesmo que para centrais não entra mais ninguém, apenas Debast e Diomande assume o meio. Com carências na frente e ala esquerda, não me parece que invistam nos centrais. A não ser que saia alguém
Apesar de achar que falta uma referência para central, não iria ao mercado. Temos 5 centrais incríveis. Diomande pode ser dos melhores do mundo naquela posição, Inácio vai ser ainda melhor este ano, e depois temos Debast, Quaresma em grande nível, e St Juste que começou em boa forma. A mexer aqui seria apenas a sair St Juste e vir uma referência. Eu tentaria ficar com estes 5.
Parece-me que o figurino será Debast, Diomande e Inácio.
Como alternativas o Juste, Quaresma e Reis.
A menos que vendam Juste, Inacio ou Diomande… acho que o lote está fechado.
Se assim for, há ali malta que vai ter de ganhar culhões a sério, porque na época passada, o Seba teve de andar a meter fraldas em mt gente.
Tb me parece, nos objetivamente ficamos com o mesmo número de centrais de qualidade (4) mais o Reis que desenrasca na esquerda. Agora no meio ficamos mais fracos, sem dúvida.
Se a ideia do Amorim for passar a defender em 4-4-2, como afirmou no final da época, faz sentido esta saída do Coates, porque o rendimento do Coates era exponenciado pela defesa a 3. Agora, será que o futuro da nossa defesa passará por Diomande e Debast? Penso que temos de fazer uma grande venda que penso ser cada vez mais o Inácio. Teríamos de ir buscar ainda outro central, que para mim era o Machida, que tanto faz de central como de lateral esquerdo, à imagem do Calafiori, do Aké e por aí adiante, com a vantagem de ser um tratado no jogo aéreo. O Debast jogava numa defesa a 4 e o Diomande também é capaz de o fazer. O Machida seria capaz de desdobrar o 4-4-2 defensivo, no 3-4-3 ofensivo a fazer de 3o central.
Quando veio o Debast, li muito por aqui que tínhamos centrais a mais.
Parecia claro que haveria uma saída. Não estava à espera que fosse esta. Mas, parece-me claro que, sem mais saídas, não virá ninguém para a zona central
Na minha opinião, a vossa análise está errada.
O que importa não é o número de centrais de qualidade, mas sim a soma das valências que esse lote de centrais tem que aportar à equipa.
Ora, com a saída do Coates, ficaram a faltar valências essenciais no jogo aério.
Isto para não falar da mais do que necessária venda de um central para equilibrar as contas.
Entre Diamonde e Inácio, um deverá sair.
Enfim…
Já estou a ver o que por aí vem…
E não é bom.
O meu otimismo em relação à próxima época, “is no more”.
Eu até acho que ficamos com 5 centrais de qualidade + o Reis.
Ou seja, o número de centrais é o adequado (e nem estou a contar com jovens como o Moniz). Eventualmente desequilibrado por termos 3 para a direita e 1 para o centro (Diomande). O Inácio também pode jogar ao meio, mas aí ficamos com o Reis à esquerda (o mais fraco dos 6).
O problema é mesmo a falta de capacidade no jogo aéreo. E muito se decide atualmente nas bolas paradas.
Se a ideia for jogar como o Amorim disse que íamos jogar, a variar entre um 3-4-3 e um 4-4-2, um dos centrais de fora vai ser sempre um entre o Matheus, Quares e St Juste, que vao defender mais fora para compensar as subidas do ala.
Sendo assim, acabamos por defender com uma dupla de centrais entre o Diomande, Debast e Inácio. Foi assim que tentamos jogar no inicio da época e um dos problemas foi mesmo a incapacidade do Coates nesta fase de defender desta maneira. O Coates brilhou ma segunda metade da epoca quando voltamos ao 3-4-3 habitual.
Se a ideia for fazer o que fizemos na primeira metade da época passada, não precisamos de um substituto para o Coates. Podemos é ter problemas se a ideia for jogar num 3-4-3 mais tradicional.
De qualquer das maneiras, p Diomande tem mais que capacidade de se tornar um excelente central para jogar no meio e acredito que possa jogar no meio este ano (o Inacio já o faz a um nivel altíssimo)
Jogue-se como se jogar, em certos jogos, vais sempre ser encostado atrás e ter que lidar com bolas pelo ar. Se não tiveres bons argumentos nessa vertente, todas as teorias caem aí…
Acho que sem vendas não podemos investir num central . Se não sair ninguém e vier um empréstimo ou final de contrato era bom . O ideal era vir um central com rodagem de primeira liga que possa aceitar que não vai ser titular. Ou começar a dar minutos ao Muniz e ao Taibo gosto muito deste espanhol
Sim, temos boas opções nos sub-23.
Em teoria não teremos problemas com centrais para os próximos anos.
Contudo falta alguém que aporte muita experiência, porque de facto, a média de idades, e experiência internacional, é algo escassa.
Ainda há pouco, e em troca de impressões com outro companheiro aqui do fórum, ele apontou o nome do Mats Hummels como sendo um jogador que poderia ser consensual.
Sei que o Mallorca está a tentar a sua contratação. Mas um projeto interessante, como o nosso, a participação na CL, poderia ser-lhe apelativo.
Apesar da sua idade, fez uma época excelente no Dortmund.
Agora, lá está, não sei quanto pediria de prémio de assinatura, nem tão pouco qual seria a sua exigência salarial.
Ao nível de ordenado, estará certamente bem acima da nosso “teto” salarial.
E trazê-lo para cá significaria um chorudo prémio assinatura.
Se gostava de o ver por cá, mesmo com 35 anos? Obviamente. Mas será extremamente difícil, embora não impossível.