Scolari e 2004: mediocridade mascarada por um sucesso desesperado?

Assinava com ele na hora para a selecção portuguesa.

E para não ser mal entendido, desejo o maior sucesso à selecção.

:twisted:

Conseguiu algo inedito que foi ir consecutivamente à final de um Euro e meia final de um Mundial… até aparecer alguém e conseguir algo semelhante é de longe o que melhor passou pela seleção.

Dou de barato que hoje em dia já não é um treinador tão dentro do meio como há 10 ou 20 anos atrás… mas vir falar de mediocridade em relação a um treinador com os titulos que ele tem no curriculo é… mediocre… quem dera a muitos terem a mediocridade dele e terem ganho o que ele ganhou

Rui, essas palavras é como se fossem mais um certificado de óbito do meu sentimento nacional ao mesmo tempo que cada vez mais me arrependo de alguma vez ter sentido um enorme apego por esta minha pátria.

Eu que sempre me emocionei ao ler sobre Vímara Peres, Nuno Mendes, Sisnando Davides, Afonso Henriques, Egas Moniz, Nuno Álvares Pereira, João IV venho a saber que muitos dos meus compatritotas descobriram o seu orgulho de ser Português graças a uma monumental campanha de delapidação do erário publico que hipotecou 20 anos das nossas vidas, resultante da qual o hospital da minha área é pobremente equipado, e que tinha como símbolo um tipo tão arrogante como cêpo enquanto técnico e que sabe tanto de posicionamentos e transições como os treinadores do Salgueiros, que não meteu a selecção a jogar mais do que meteria o José Rachão, e cujo mérito que tinha era andar nas conferências de imprensa a apelar ao orgulho patrioteiro da bandeirinha e a fazer anúncios muito bem pagos pela Sagres e pela Nike*.

(*patrocínio esse que tinha um acordo com Scolari para manter a todo o custo o Franganeiro-Mor do Montijo na baliza, diga-se).

Agora vou chorar um pouco para o meu canto. A minha alma sente-se um pouco de luto.

:clap:

Ya, se eu tiver 1 bilião de euros e conseguir meter o Rio Ave na Champions, até aparecer alguém que faça melhor com 100 mil euros, tenho um crédito infinito de competência. Meti o Rio Ave na Champions.

Scolari teve a selecção que cruzou Figo com Cristiano Ronaldo e estampou-a 2 VEZES em casa contra os veteranos medíocres do Panathinaikos e o ponta de lança rídiculo do Werder Bremen. À primeira todos caem… à segunda…

E O BURRO SOU EU!

Misturar os assuntos para fugir à conversa não cola…

Aqui quando se fala em “orgulho de ser Português” fala-se naturalmente no sentido futebolístico e em relação à selecção nacional, que, factualmente, antes de Scolari despoletava muito menor interesse nas pessoas… É evidente, só não admite quem quer fazer birra…

Quanto ao resto é puro ódio de morte ao Scolari, portanto não vale a pena argumentar nem sequer apresentar FACTOS, quem não quer ver não vê…

:arrow: :arrow:

Uma coisa é certa:Scolari foi o seleccionador que conseguiu melhores resultados com Portugal,fala-se que tinha grandes jogadores e é verdade mas também é verdade que teve de reconstruir uma equipa que tinha acabado de fazer um Mundial de 2002 fraquissimo.

É verdade que perdeu a final com a Grécia que era uma equipa claramente inferior à nossa mas antes dessa final lembro-me que fizemos excelentes jogos,desde à vitoria contra a Espanha até ao jogo contra a Holanda.

No Brasil fracassou neste Mundial,não devido à derrota contra a Alemanha mas sim devido à forma como perdeu o jogo no entanto relembro que há um ano ganhou uma Taça das Confederações,que não deixa de ser um titulo importante.

E isto para dizer que nestes momentos mais dificeis(sim porque há um ano quando ele ganhou uma Taça importante ninguem dizia nada sobre ele) aparecem sempre os criticos habituais(mas não é só aqui-ainda ontem vi uma reportagem extremamente infeliz da RTP sobre o Scolari,por exemplo).São uns ingratos,mas não me surpreende.

É uma votação disparada feita porque quem tem uma opinião muito vincada sobre o assunto.

O Scolari não é um mestre da táctica, nem talhado para clubes, mas conseguiu com Portugal o que nenhum outro tinha conseguido, e teve uma capacidade fantástica de agregação e motivação.

Querer descredibilizar um treinador que ganhou um campeonato do Mundo e foi finalista de um Euro; querer entrar em jogos de suposições “ah, a minha avó tinha ganho à Grécia, e tinha ganho os jogos todos daquele Euro” (quão frequente é um campeão ganhar os jogos todos? Até a super-Alemanha empatou com o Gana)…é uma atitude que não faz sentido.

Viridis cortaste a frase assim não vale. ;D

Quando disse isso referi-me ao enorme orgulho em ser Português quando o Sr. Scolari foi nosso seleccionador de futebol nada mais.

Sabes que não o senti sozinho, foi todo um povo que sentiu e nisso podes dizer o que tu quiseres, mas não consegues dizer o contrário e se o fizeres chamar-te-ei mentiroso e dir-te-ei que a tua azia consegue dar-te a volta á cabeça, pois estarás a mentir a ti mesmo.

Poderás sempre dizer que não gostas dele que não é um bom treinador tens direito a isso e eu respeitarei, mas não podes dizer que o país não esteve ao seu lado e ainda hoje se diz nos cafés e onde as pessoas param para beber uma cerveja ou seja o que for que a Portugal falta o Sr. Scolari e a sua alegria, pois essa é a verdade que uma simples empregada de balção de um qualquer supermercado diz quando as coisas correm mal como com a Alemanha 4-0, que saudades do Sr. Scolari, as pessoas simples e que pouco percebem de futebol dizem isso, mas dizem-no vezes sem conta.

Nunca o povo Português esteve tão junto da sua selecção como esteve com o Sr. Scolari fossem as pessoas do benfica do porto do Sporting ou do farrapedelense o Sr. Scolari deu uma alegria aos Portugueses que foi única, repito isso não vais nunca conseguir desmentir.

Falas no nome de outros Portugueses, mas isso não vou comentar, até porque em vez disso poderias ter falado no BPN, no BES ou em outros grandes roubos, mas isso são outras histórias da podridão Portuguesa, limito-me ao futebol e ao Sr. Scolari que é o que está em questão.

Tenho 48 anos faço este ano 49, isso nunca tinha visto nem eu nem nenhum Português.

QUANDO O FUTEBOL PAROU PORTUGAL

Euro 2004 (Autocarro da Seleção)

Não existe nada que pague isso Viridis, nada!

Nem vou entrar na discussão sobre a qualidade do Scolari. Tal como a generalidade dos treinadores brasileiros é muito má. Ponto. E não é por ter feito os portugueses colocarem bandeiras na janela ou ter ajudado a armar um circo mediático nunca visto à volta da selecção que passa a ser bom treinador. E também não o passa a ser por causa de um resultado como o segundo lugar no Euro 2004. Se a história do nosso futebol e a qualidade dos jogadores à disposição de todos os nossos seleccionadores tivesse sido sempre igual no tempo, dizer que Scolari tinha conseguido um feito extraordinário em 2004, era aceitável. Mas é preciso ver o contexto. E é isso que os fan boys do sargentão insistem em ignorar. No período em que treinou a selecção portuguesa, Scolari teve nas mãos o melhor grupo de jogadores que algum seleccionador já teve (e só não foi melhor porque ele não quis). Um grupo onde ainda sobravam alguns dos principais protagonistas da Geração de Ouro, onde estavam vários jogadores que tinham acabado de ser campeões europeus com Mourinho (e todas as rotinas que cumpriam de olhos fechados), alguns jovens promissores com Ronaldo à cabeça e até um ponta-de-lança decente, coisa rara para nós. Um grupo onde existiam duas alternativas de enorme valor em praticamente todas as posições. Para além disso, foi o único que teve a oportunidade de jogar um europeu em casa, com todos os benefícios que isso tem!

Tendo tudo isto em conta, não consigo perceber como é que o segundo lugar no Euro 2004 é visto por tanta gente como um sucesso absoluto. Apesar de ser - estatisticamente falando - a nossa melhor classificação em fases finais de grandes competições, não pode ser considerado um sucesso tendo em conta o contexto. Eu, que não sou fã de Paulo Bento, diria que a participação no Euro 2012, em que tivemos um grupo de jogadores de qualidade inferior ao de 2004, que jogamos sem o apoio massivo dos nossos adeptos e em que fomos eliminados nas meias-finais injustamente, nos penaltis, contra a selecção que dominava o panorama internacional, nos deve orgulhar muito mais do que o segundo lugar conseguido após uma segunda (!) patética derrota com a Grécia, num jogo que tinhamos obrigação de ganhar.

Este tópico é um disparate completo. Aproveitar o falhanço de Scolari no Brasil em 2014, para querer re-escrever história de 2004, basicamente.

Quanto às opções, seria a última, mas não me identifico com “orgulhos na pátria” e sentimentos parecidos. Mas é isso sem essa parte, onda de solidariedade e o mais perto que Portugal esteve de conquistar um título europeu, relembro só que não fomos a única seleção a ser eliminada pela Grécia nesse europeu.

Olha que o grupo não foi o melhor de sempre, em 62 e 66 tinhamos a base do benfica bicampeão europeu e o Sporting que ganhou a Taça das Taças (62 nem metemos lá os pés).
Tivemos outras conjuntos com grande qualidade… 86 era a evolução de 84 que tão bem tinha ficado no Euro), 2002 era o auge de Figo, Rui Costa e João Pinto (mais Couto, etc).
Ouviram o Oliveira sobre 2002??? Já viram o que há de comum entre Campinas e Macau??

O Scolari está totalmente ultrapassado enquanto treinador. Os seus métodos, o conhecimento tático, a capacidade de resposta durante o jogo, etc., já foram ao ar há muitos anos e, diga-se de passagem, também nunca tinham sido grande coisa.

Contudo, em seleções que tenham qualidade, que tenham matéria-prima, não é preciso grande método, nem grande conhecimento tático. A maioria dos jogadores passou a temporada toda a jogar, chega em boas condições físicas (não é Paulo Bento?), convocam-se os 2 os melhores jogadores por posição do momento (não é Paulo Bento?) e, de seguida,é por os jogadores a fazer uns quantos treinos juntos, adaptá-los ao clima (se for necessidade disso) e pouco mais. Não se espera que um selecionador consiga trabalhar grande coisa na componente tática e física quando passa tão pouco tempo com os jogadores nas mãos.

Ora, o Scolari quando chegou a Portugal tinha, efetivamente, uma excelente matéria-prima, portanto, fez aquilo que sabe fazer melhor e que, nestas competições, é o mais importante que é a componente psicológica dos jogadores. Em termos físicos e técnicos os jogadores eram MUITO evoluídos, em termos psicológicos conseguiu potenciá-los e deu-se bem com isso. É um excelente treinador para estas competições por isso mesmo. Foi um treinador que não teve problema em apostar nas suas convicções (uma delas foi o Ricardo), mas, simultaneamente, soube reconhecer alguns erros e alterá-los (basta ver que depois do jogo com a Grécia alterou várias coisas no 11).

No nosso país isto é meio caminho andado para fazer boas competições. Jogadores de qualidade e capacidade cheios de confiança deu origem a 2 competições muito boas.

:arrow:

:arrow:

É como disse:

[i]Se eu tiver 1 bilião de euros e conseguir meter o Rio Ave na Champions, até aparecer alguém que faça melhor com 100 mil euros, tenho um crédito infinito de competência. Meti o Rio Ave na Champions.

Scolari teve a selecção que cruzou Figo com Cristiano Ronaldo e estampou-a 2 VEZES em casa contra os veteranos medíocres do Panathinaikos e o ponta de lança rídiculo do Werder Bremen. À primeira todos caem… à segunda…[/i]

É óbvio que eu tinha de vir meter aqui a farpa depois de ver a queda do mito.

De resto é uma história que me deixou grande tristeza desde o momento em que percebi o que era Scolari ao ver o penoso caminhar da selecção até ao debacle final nesse fatídico 2004. Associado aos custos monstruosos dessa operação.

Não, não, relembrá-la. Relembrar que esse aí era o cara que punha o misticismo e a senhora do Caravaggio à frente da organização táctica.

É óbvio. Para ti Quinas é uma marca de fósforos. Eras bom para jornalista do sistema.

A Europa estava pejada de selecções em queda. A super medíocre Letónia conseguiu qualificar-se para o Euro e travou a Alemanha. A Alemanha que tínhamos goleado por 3-0 no Euro 2000 e que chegou à final de 2002. E não aproveitámos.

A Grécia era muito fraca. A prestação deles na Taça das Confederações 2005 é ridícula. E mesmo assim no auge da geração de ouro, conseguimos o impossível. DUAS VEZES. Graças ao cara.

Scolari >>> Paulo Bento

Lidem com isso

O Scolari, lembro-me muito bem nunca cedia a pressões externas, tinha os tomates no sítio , lembram-se como o Bufas gostava dele por causa do Vitor Baía?

:clap:

Epá oh Rui, nunca estive tanto de acordo contigo! E fico-me pela última frase : Não existe nada que pague aquilo que vivemos. Scolari fez-me gostar de seleção como nunca gostei e como dificilmente voltarei a gostar (isto não quer dizer que a deixe de apoiar…).

[youtube=640,360]https://www.youtube.com/watch?v=GUkBa7uMIqU[/youtube]

Sempre que oiço o hino do EURO 2004 me arrepio. Sentimento nostálgico…

Acho mais graça a selecção mais fraca da história do Brasil ser mascarada com estas teorias sobre o Scolari.

As pessoas ainda não entenderam que a táctica no futebol evoluíu de tal maneira que muito dificilmente o Brasil volta a ganhar como ganhava.

Enquanto continuarem neste futebol, serão sempre eliminados.

O Scolari é muito bom selecionador, e já o provou e não foi por ele que o Brasil levou 7, foi apenas a confirmação que os jogadores brasileiros são demasiado selvagens e que tanto ele como os seus antecessores não os conseguiram domar.
As criticas apareceram logo quando ele retomou o comando da seleção Brasileira não jogava nada e que no mundial não iam fazer nada, mas pouco a pouco foi conseguido apaziguar todas as criticas sobre como se apresentava no campo.
Chegaram à meia final que foi muito bom, apenas aquele resultado histórico é que foi um situação que ninguém estava a espera.

O trabalho que um selecionador deve fazer é selecionar os melhores e tirar deles o melhor possível coisa que faltou ao PB que se envolveu com interesses instalados no futebol, situação que não se passou quando o Scolari esteve por cá.

O homem não pode contrariar o que se passa no futebol brasileiro que não existe cultura táctica e não é num mês que pode alterar isso, o jogador brasileiro de agora é o mesmo jogador que jogava há 50 anos atrás, jogador explosivo/magia/individualista mas sem cultura táctica coisa que falhou em evoluir mas que também por um lado é bom porque associa-se ao Brasil aquele futebol espetáculo mas que nos dias de hoje não é eficaz.

A formula do Scolari encaixou bem porque o jogador português já possuidor dessa cultura faltava apenas o que o Scolari é muito bom, a gestão do nível emocional.