“Que estorvo eu para me estarem a querer tirar daqui?” Esta é a pergunta que Laurinda Oliveira, de 80 anos, mais tem feito nos últimos tempos, depois de receber uma ordem de despejo movida pelo Santuário de Fátima.
A idosa ajudou a irmã – Maria Oliveira – a fundar a Casa das Gaiatas, em Fátima, e ali se manteve a trabalhar durante décadas. Em 1994, o imóvel onde funcionava a instituição de apoio a meninas órfãs e abandonadas foi doado pelas duas irmãs ao santuário. Com a condição de que o anexo onde Laurinda habita ficasse para sempre na posse de Maria. Só que, após a morte da fundadora, o santuário avançou com uma acção de despejo. “Ainda tinha os olhos inchados e molhados pela morte da minha irmã e já o reitor estava a mandar um advogado identificar-me”, lamenta Laurinda.
Como sempre recusou sair, mandaram cortar-lhe a electricidade e a água. Doente, acamada e com “40 euros de reforma”, Laurinda vive “da caridade dos vizinhos”. Um dá-lhe electricidade, outros oferecem-lhe comida e uma amiga vai buscar água à fonte, para ela se lavar.
“Se sair daqui, só se for para o passeio”, queixa-se a idosa.
O Santuário de Fátima não comenta o assunto.
Quem estiver em desacordo com a decisão do “santuario”, deixo aqui os vários contactos para que façam ouvir a vossa voz.
Como alternativa, podem também fechar esta pagina e fiarem-se na virgem. Eu pessoalmente prefiro mandar uns emails ao senhor reitor.
Reitor do Santuário: Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas
Agora a sério, a notícia não dá grandes pormenores. Da maneira como a história é descrita, parece uma atitude egoísta de quem dirige o santuário. No entanto há umas uma ou outra coisa que não entendo.
Se trabalhou durante décadas, como é que só tem direito a 40€ de reforma? Não teria também direito ao subsídio de rendimento mínimo?
E desde quando e porquê é que passou a morar no tal anexo? Do mesmo modo que a Casa das Gaiatas acolhe meninas orfãs e abandonadas, não haverá uma outra instituição que a possa ajudar, visto que de momento ela vive da caridade de vizinhas?
Estou como o Armas. Se as coisas são como estão escritas, o Santuário está a agir mal, mas temos apenas uma versão. E mais, é uma notícia do Correio da Manhã… querem artigo mais sensacionalista do que “Santuário despeja velha”?
mas é uma hipocrisia achar que se desaparece-se a religião essas instituições também desapareciam.
mas querem exemplos? não foi o padre vitor melicias que teve de fazer voto de pobreza (acho que é assim que se chama) e que se passeava de bmw série 5? tenho um colega açoriana que vive no colégio universitário pio XII e apenas vos digo, maior chularia não existe…
Mike, não leves a mal a minha resposta. És um forista que gosto de ler e revejo-me em muitas das tuas opiniões.
Mas desculpa, não sabes muito bem do que estás a falar.
A verdade é que, no que concerne a solidariedade social, a Igreja tem um papel importantíssimo em Portugal. Isso é inegável. Se existiriam tantas Instituições e com tantos envolvidos ou não se não houvesse Igreja, é apenas especulação.
Não sei se o Melícias anda de série 5 ou o que seja (sei que é um grande Leão :mrgreen:). Sei que um padre que faz voto de pobreza basicamente diz que não tem nada que seja dele. Tudo é da congregação. Podes achar que é opulência andar com um BMW. Eu nem sei se ele realmente conduz um, mas se conduzir, sabes se lhe ofereceram o carro, por exemplo? Ou que tipo de deslocações e com que periodicidade é que ele as tem de fazer?
Em relação ao Colégio Universitário que referes, não posso falar muito porque realmente não conheço. Mas conheço, por exemplo, colégios privados católicos, como o dos Salesianos, onde se paga um balúrdio para se lá ter as crianças. Se acho mal? Nem de perto nem de longe. Primeiro porque há alternativas públicas, se os pais querem um privado é porque o podem pagar. Depois porque até têm bolsas para alunos mais carenciados e, por fim, e mais importante, porque o que os ricos pagam para educar os seus filhos serve para educar muitas crianças em África, onde os Salesianos têm muitas missões.
Mas, lá está, não sei se isto se enquadra no caso do Colégio Univ. Pio XII.
O que sei é que tu, Mike, como muito boa gente, fala da Igreja de uma forma extremamente depreciativa sem ter grande conhecimento de causa. Pegam em “exemplos” avulsos, que conhecem ou que ouviram falar, mas raramente conseguindo contextualizá-los na “big picture”. Ainda ignorando e menosprezando, muitas vezes, o trabalho extremamente meritório que a Igreja faz.
Se a Igreja é perfeita? NÃO! E está longe de o ser. A Igreja é formada por homens, como tu, falíveis como qualquer outro. Como se diz, a Igreja é Santa e Prostituta.
Se se justifica que seja alvo de tantos ataques e descargas de ódio? Não me parece.
Que eu saiba Deus/Jesus disse várias vezes para as pessoas se ajudarem umas às outras.
E o primeiro mandamento de Jesus foi “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.”
De maneiras que… é caricato.
:great:
eu falei em exemplos da igreja católica porque é aquele que mais conheço, mas podia falar de outra religião qualquer. são as pessoas que fazem a igreja mas são meia dúzia que “hipnotizam” as outras. dou-te o exemplo da paróquia do sítio onde a minha avó vive: o padre é um lorde autêntico, que mete fiéis que podiam andar a ajudar os necessitados a servir de seus escravos. podiam ter construído uma igreja (espaço físico) à medida da população mas não, enquanto não fizeram uma obra megalómana não descansaram…a religião deixa as pessoas cegas. mas tens razão quando falas nas descargas de ódio, uma pessoa quando começa a pensar que se calhar a religião é uma treta e começa a “olhar de fora” o ódio de ver pessoas a fazer coisas pela igreja que esta não merece é muito grande…mas pronto
Infelizmente, como em tudo, há bons e maus.
Mas a nível de solidariedade acho que é inegável que a Igreja tem um papel determinante para muitas milhares de pessoas, mesmo não concordando com as ideologias desta.
A igreja católica, que defende a caridade e o amor ao próximo, está a ter uma posição nada a ver com o que defende!
Especialmente se a idosa não poder ir para mais lado nenhum!
Agora vamos condenar toda uma religião porque há pessoas dessa religião que fazem tudo e mais alguma coisa menos o que a sua religião diz?
Há padres pedófilos, vamos acabar com a igreja católica porque é só para os padres abusarem de meninos?
Os terroristas são muçulmanos, vamos acabar com os muçulmanos?
Há coisas boas e menos boas depende das pessoas como a praticam!
Eu não sei se foi ela e a irmã, ou se foram duas irmãs de uma ordem católica, ou duas irmãs de sangue. A notícia não me parece muito clara a esse respeito. :inde:
A Igreja faz sempre um papel importantíssimo, menos quando é preciso!
Claro que há sempre apologistas prontos a exercer as suas capacidades de cheerleaders, relembrando a todos que não há caridade como a da Santa Igreja…Até as sopinhas sabem melhor!
Primeiro, se caridade é a razão de existir da Igreja, então mais valia não existir, porque a caridade, bem vistas as coisa, não faz mais que perpetuar a miséria em que vivem aqueles que dela dependem. Portanto, se a Igreja estivesse realmente interessada em mudar o estado em que vivemos, que de momento é praticamente neo-feudal, nao compactuavam com aqueles que nos oprimem.
Ou pelo menos refilavam quando lhes assassinam os bispos, como no caso do Arcebispo Óscar Romero, esse sim, um verdadeiro homem do Povo e de Deus.
Segundo, a Igreja é sempre muito caridosa, menos quando faz falta, como qualquer um pode concluir ao ler o artigo que dá inicio a este tópico. Se assim não fosse, já tinham vindo a publico para tentar evitar mais um PR nightmare, desta vez, não é um padreca que mete a mão onde não deve, mas o embuste do “santuário” que, aparentemente, quer desalojar uma cidadã de 80 anos.
Quanto aos descontos e demais maneiras de sacar dinheiro ao Estado a que se refere o Armas, não sei, mas parece-me que as vizinhas, se lerem o que lá está escrito, só ajudam depois que o “santuário” mandou cortar a agua e a luz da idosa.
O mais certo e quererem construir lá mais umas lojas, e não terem espaço para a velhota…Alem disso, parece que a mulher era burra, e quando era mais nova, em vez de ir trabalhar para Wall Street, ser gananciosa e fazer-se rica, preferiu andar a ajudar os órfãos ou, melhor dizendo, órfãs…ainda por cima, só mulheres, que nem ajudavam uns rapazitos…Isto, realmente!?!
Caso arrumado, mudei de ideias, por mim até podem fechar o tópico, bem vistas as coisas, a culpa é toda da velhota.
Yazalde, és dos foristas que mais gosto de ler e tenho aprendido muito com os teus posts, mas tenho de te responder :mrgreen:
A caridade, como tu a defines, não é a razão de ser da Igreja, mas não deixa de ser um campo em que, infelizmente, é necessário actuar. E a Igreja actua. Mas não queiras restringir o conceito de caridade à esmolinha. Como estou certo que sabes (estou a falar com alguém que conhece Oscar Romero, afinal de contas :great:), caridade deriva da palavra “caritas”, que significa amor. E como estou certo que também sabes, o amor é o ponto central do Novo Testamento. Logo a caridade, no seu sentido mais amplo e abrangente, acaba mesmo por ser uma das razões de ser da Igreja.
Preciosismos à parte, também acredito que saibas que a Igreja contribui para o desenvolvimento social (com educação e serviços de saúde em nações mais pobres, por exemplo) e não apenas para satisfazer necessidades mais imediatas (que eu assumo que englobes no “perpetuar a miséria em que vivem aqueles que dela dependem”).
A questão de compactuar com o sistema… Bem, é um tema complexo, sem dúvida. Por um lado, a Igreja não se pode sobrepor às decisões e escolhas políticas dos fiéis. Pelo menos em teoria, o mundo ocidental vive em democracia e escolhe livremente o seu percurso e os seus líderes. E, atenção, isto não impede a Igreja de lançar avisos, de falar, de interpelar para uma série de questões socio-económicas (em Portugal, por exemplo, D. Carlos Azevedo ou o próprio D. José Policarpo, para não falar do D. Manuel Martins, são vozes que ouves frequentemente contra-a-corrente). Esperas da Igreja uma revolução? Não é esse o papel dela.
Falas de Oscar Romero como homem do Povo e de Deus… mas foi também (e muito) homem de Igreja. Ele interveio como tinha de intervir, teve a coragem necessária para tal, mas fez aquilo que era também o seu papel enquanto pastor da Igreja. E não é exemplo único. Felizmente, nem todos têm de ser martirizados. E, infelizmente, a Igreja não é perfeita e nem todos os seus membros são o exemplo de cristianismo que foi Oscar Romero. E não, Yazalde, Oscar Romero não foi esquecido e é uma figura de referência na Igreja actual, apesar de toda a controvérsia que envolveu e ainda envolve alguns movimentos católicos da América do Sul (como a Teologia da Libertação).
O teu segundo ponto… Especulação. Por a SAD do Sporting não vir a público desmentir cada “notícia” do Correio da Manhã entendes que corresponde à verdade? Nota que até pode ser que o artigo represente a total realidade da situação, mas não é certo. E não é a ausência de resposta (que “exiges” imediata) da Igreja o torna.
Volto a dizer: se as coisas são como o artigo as pinta, o Santuário está a agir mal e fora daquilo que se pede a uma instituição católica. Agora, não me peças para aceitar de olhos fechados uma notícia do Correio da Manhã, sem sequer contemplar a hipótese de a história estar “ligeiramente” distorcida. E logo tu, Yazalde, a aceitar os meios de comunicação social como bastiões da verdade :mrgreen:
Como nota final, apenas dizer que, mesmo que o Santuário esteja a ter uma atitude deplorável, a Igreja é muito mais do que isso. Tomar-se o todo por uma parte é injusto.