Samuel Justo (Empréstimo: Casa Pia)

Desde os juvenis que tem vindo a crescer de ano para ano. Impressionante a fome e a vontade de evoluir que tem vindo a revelar. Se continuar assim, vai chegar longe.

2 Curtiram

Há jogadores que prometem muito nos iniciados e juvenis e depois regridem, desaparecem.

O Justo é ao contrário. Aos poucos, foi-se afirmando e tem estado em bom nível desde o início do ano.

Aliás, o meio-campo a 3 Essugo, Mateus Fernandes, Samuel Justo, varreu tudo na Youth League.

1 Curtiu

Que tenha mais qualidade a jogar do que a que tem a andar de karts :joy:

Posso estar confundido, nas ainda há 2 meses dizias que não merecia mais atenção da equipa A.

Felizmente é um tema que estou confortável por já escrevi em muito lado sobre o Samuel Justo. Dá tudo e é tecnicamente evoluído. De todos os nossos médios da B é aquele que deveria estar na pole position para ter minutos na A.

E não merece. Tudo a seu tempo. Mais um ano na B a jogar e aí sim… avaliamos.

Tudo o que escrevi nesse comentário anterior mantenho. Só não quero que se ponha a carroça à frente dos bois, até porque já se cometeu esse erro com o Mateus Fernandes.

Discordo completamente (mas respeito a tua opinião). Já tivemos cada marreta a ter minutos… Este miúdo não faria pior e está a crescer a olhos vistos há já muito tempo.

Verdade, não me parece é que seja grande critério para justificar o lançamento de novos jogadores.

Acho que passar fora dos radares tem ajudado precisamente o Justo a crescer ao contrário de outros (como o Mateus).

Que assim continue porque ainda tem um caminho a percorrer até chegar lá. Mas continuando a evoluir como tem evoluído, pode vir a chegar.

1 Curtiu

Espero que corra muita nos treinos da equipa A quando for chamado, o miúdo não sabe jogar mal

Sou amigo da madrinha do Justo. Segredo dele: é super focado e não dispersa, adora o jogo tem um objetivo: equipa principal. Acompanho-o desde os sub 13 quando ainda pequenino (e gordinho) como capitão
levantou o Troféu no Torneio da Pontinha depois de vitória sobre o Benfica na final. Uma inconfidência: não é Sportinguista de berço mas aprendeu a gostar do Sporting.
E já agora… Se o Amorim chama e dá minutos a Essugo e Mateus Fernandes, jogadores completamente impreparados para dar resposta na equipa principal não percebo porque é que não dá oportunidade ao Samuel para se mostrar.

6 Curtiram

E tem a vantagem de ser alto e ter a passada larga, coisa que o mateus nao tem e no nosso meio campo a 2 é super importante, um mini matheus nunes :ok_hand:t2:

Não me parece muito prudente começar a “endeusar” mais um jogador da formação.

Tem feito o seu caminho, bem, beneficia da sua capacidade, talento e foco. Mas está bem na equipa B durante esta época, não vejo motivos para saltar de etapa.

Importante que continue como tem feito e que esteja contratualmente protegido.

Gosto do Samuel Justo é um jogador inteligente. Mas depois penso que quando vi o Gerlades na equipa B também tinha muitas qualidades e depois na transição para o futebol sénior não conseguiu dar o salto necessário para ser jogador do Sporting.

Meter o Essugo e o Mateus Fernandes no mesmo saco é para lá de duvidoso.

Eu ponho… E até posso falar de um erro grave de cada um… Penalti do Mateus na Madeira e atraso tonto do Essugo no Emirates que nos tinha eliminado se o Adan não defende… Nenhum deles está pronto

Se escrutinares dessa forma apanhas 3 ou 4 lances de qualquer titular do Sporting. Lembro de vários do Coates, Adan, Inácio, Diomande, Ugarte, Morita, etc… Se procures bem até arranjas de todos.

É incrivelmente redutor reduzir os jogadores a um único erro cometido num único jogo. Significa traçar-lhes um perfil a partir de uma amostra que corresponde a 5 segundos de um jogo.

Gostava de conhecer algum jogador, do Sporting ou de qualquer equipa, novo ou experiente, que passe uma época sem cometer um erro de relevo.

Numa avaliação justa, o Essugo em algumas centenas de minutos pela equipa A mostrou qualidade em para aí 90% do tempo. Teve um rendimento globalmente positivo. Ao contrário do Mateus.

Até nesse jogo do Emirates a que te referes, o Essugo cometeu esse erro e em simultâneo foi muito importante para segurar o resultado pela capacidade nos duelos, capacidade de pressão e capacidade de ajustar rápido a posição após ações de pressão e em ações de cobertura. Tirando algum excesso de agressividade que originou alguns amarelos cedo (problema que o Palhinha também teve), mostrou capacidade. O Mateus ainda não a mostrou, excepto num jogo de Taça contra uma equipa muito limitada e em que tudo correu bem à equipa. Não deixa de ter potencial, mas ao contrário do Dário não é jogador para contribuir já a este nível de exigência.

Mesmo não devendo ser titular, não duvido que muita gente vai-se surpreender com o Essugo esta época como se surpreendeu com o Ugarte no ano em que veio (basta ver os comentários feitos aos primeiros jogos do uruguaio no Sporting, no início dessa época, e compará-los com os comentários pós-jogo na Luz).

1 Curtiu

Emprestado ao Casa Pia

1 Curtiu

Muito bom para ele, espero que aproveite.

https://twitter.com/casapiaac/status/1694704610106347575?t=TLVB0mfl2iLiPdW7qLVcMw&s=19

2 Curtiram