Salvar o Sporting

Boas tardes,

Antes do mais, não quero fazer disto uma daquelas discussões do ‘vêm que afinal já tinha razão há mto tempo?’ ou qualquer ideia parecida.
Vejo, isso sim, e com naturais razões de sobra, várias discussões aqui no fórum, que são muito do que se vê por aí fora no universo sportinguista e/ou grupo de amigos.

Chegados a este ponto, é-me impossível não recordar cada pré-época, jogadores a contratar/sair, treinador em questão, dirigentes mais ou menos polémicos e ver que nos meus 29 anos, só não vi o que se vive agora, precisamente a seguir a cada ano em que se ganhou o campeonato.E mesmo nesses, claro que há sempre qq coisa que agita mas nada a este ponto de (aparente… ou não) desespero e descontrolo.
Quero com isto dizer que, e sem de forma alguma pôr em causa as criticas á estrutura directiva do clube, que as posições extremam-se assim pela cada vez maior imcompetência de quem nos governa… mas da nossa parte, muito também pelos inêxitos desportivos.
Estivemos á espera de não ganhar nada para vir agora invocar o nome de JEB?Estivemos nós á espera de ser ajudados na luz contra o benfica para lamentar as causas da sáda de Ribeiro Teles?Estivemos nós á espera de preços justos e de estádio cheio(relembro os 25.000 contra o Newcastle em casa numa fase adiantada da Uefa)para vir agora reclamar de desrespeito pelos sócios com vários anos?
Estamos nós á espera que o clube afunda como um Belenenses, que só tenha adeptos em pessoas com mais de 50 anos e condenado…para nos deixarmos de conversas inconsequentes e agirmos NA ALTURA certa?
Mas o DC é russo e vive do petróleo?Onde estão então as estrelas de Chelsea?

Há aqui um exagero muito grande, uma coisa é o Sporting não tratar bem os jogadores que passam muitos anos no Sporting, isso é um problema com quase tanto tempo como o clube em si, outra coisa é desgoverno, desespero e descontrolo, não vejo onde é que estão! :arrow:

Há demissões, ó meus amigos, há demissões quase todos os anos, na SAD há demissões cíclicas, isto não é nada de novo! :roll:

Acho que se têm misturado muitos assuntos e o retrato feito, por exemplo, pelo Beck penso que está errado, não que não tenha razão em algumas críticas, obviamente que tem, mas o Sporting não se está afundar e se há mérito que deve ser imputado ao DC é a continuação da recuperação económica do clube, mesmo que se discorde do modelo adoptado, em termos de planeamento da próxima época não vejo onde é que está o desespero ou descontrolo, a SAD está a trabalhar e não me parece nada aconselhável estar a convocar eleições antecipadas, que nunca aconteceriam num período inferior a 2 meses, prejudicando o trabalho de pré-época e planização da equipa principal de futebol, há eleições em 2006, a maior parte das críticas que se veêm nos jornais vem de gente que já toma posição para essas mesmas eleições, é preciso estar muito atento e separar o trigo do joio e há muito joio por aí! :arrow:

não me parece nada aconselhável estar a convocar eleições antecipadas, que nunca aconteceriam num período inferior a 2 meses, prejudicando o trabalho de pré-época e planização da equipa principal de futebol

Deixa só fazer a ressalva que o que se esperava qdo o Projecto foi iniciado e a opção SAD tomada era precisamente a divisão que existiria entre o que era Sporting Clube e a sua participada SAD.

Defender (não apenas tu, mas a esmagadora maioria de Sportinguistas) o beneficio desta estrategia e agora dizer que não se podem fazer ondas para não prejudicar o futebol me parece um contrasenso importante.

Em principio e de acordo com a teoria de organização reinante, o que acontece no Sporting não tem obrigatoriamente que se reflectir a curto prazo na SAD… pelo que a existirem eleições agora para o Clube o trabalho desenvolvido pela SAD deveria fazer o seu caminho sem problemas.

O grande PROBLEMA é que as coisas não funcionam assim… nem nunca funcionaram!!!

E nós deixámos de ter o futebol controlado por 1 cabeça que era ao mesmo tempo Presidente do Sporting, para termos 100.000 cabeças na confusão, para agora chegarmos á conclusão que afinal a estoria toda á volta da “organização profissional” etc e tal não passa de um conto de fadas para adormecer os Sportinguistas.

Mas o tão anunciado momento catastrófico do Sporting tem como principal incidência a SAD, o futebol é que conta, não é o mundo Sporting global, esse vai muito bem e recomenda-se, com títulos e redução de despesas, com estádio e Academia novos, etc! :roll:

Mas eu volto a perguntar-te… que tem isso que ver com o facto de poder existir eleicoes no proximo mes?

Nao era suposto haver uma divisao bem marcada entre Sporting e SAD de forma a que esta ultima fosse mais ou menos autonoma, pelo menos de forma directiva?

Não prática não porque não há eleições para a SAD, isso sempre me pareceu óbvio, a SAD, como as outras empresas do grupo, directa ou indirectamente dependem dos orgãos directivos do clube, é aí precisamente que reside o poder dos sócios! :arrow:

Concordo quase inteiramente com o Rui (excepto a parte das 100.000 cabeças, que exagero, não serão mais de 30 :frowning: ).

O que é necessário é saber quem são os responsáveis das várias vertentes do Projecto, para podermos premiar ou castigar os responsáveis pelos vários actos de gestão. Agora a nubelosa SAD, em que todos os dias temos conhecimento de um ou outro nome de um desconhecido do mundo do futebol, que afinal desempenha papeis importantes na estrutura.

Que “curricula” tem esta gente?

Que provas deram até agora para merecerem a “nossa” confiança.

Outro ponto, tenho quase 17 anos de associado e ainda nunca pude escolher entre dois candidatos. Dá que pensar como as coisa funcionam.

Por último um clube como o Sporting não pode tratar os seus simbolos vivos como simples “colaboradores”, assim seremos muita coisa mas não a tão falada “família sportinguista”.

Saudações Leoninas

Há demissões, ó meus amigos, há demissões quase todos os anos, na SAD há demissões cíclicas, isto não é nada de novo! :roll:

Isso é verdade… são as demissões e a total ausência de títulos. Há 3 anos que se repetem. :twisted:

Não prática não porque não há eleições para a SAD, isso sempre me pareceu óbvio, a SAD, como as outras empresas do grupo, directa ou indirectamente dependem dos orgãos directivos do clube, é aí precisamente que reside o poder dos sócios!

Então para que andar sempre com a boca cheia em relação á “organização”, á “visão” e a outros adjectivos sempre utilizados qdo se fala do assunto?

Para que serve então ter a SAD? Se nao serve nestes momentos para “resguardar” o trabalho das emoções mais a flor da pele, para que serve afinal?

Para mim o que tu estas a afirmar, embora saiba bem que o negues logo a seguir, é que esta estoria á volta da SAD foi apenas um pretexto para dividir “tacho” por mais gente e para deixar alguns amigos encherem-se (como se encheram) á custa do Sporting.

Se é assim, acabem lá com aquela merda e voltem ao modelo antigo, que podia nao ser perfeito mas estava dependente da seriedade de 1/2 pessoas apenas, e que podiam ser mto melhor controladas pelos SPortinguistas.

Volto a afirmar o que sempre defendi… o surgimento da SAD nao foi mais que uma operacao cosmetica, tendo como objectivo final a maior facilidade no controlo do poder existente… que sabemos bem está no futebol.

Passados 10 anos de projecto, no ano em que era suposto estarmos todos contentes a procurar no mercado reforços para a equipa porque as contas estavam contorladas, andamos aqui todos no jogo do empurra, sem ninguem saber la mto bem o que se passa, quem manda, quem sao os jogadores e o que querem efectivamente.

Viva o Grande Projecto!!!

PS. E para cumulo, nem eleicoes podem haver pq e mau para a preparacao da equipa…LOL.

Estamos é de tal forma manietados que qq dia nem abrir a boca se pode (se fosse pelo DC já era assim ha mto tempo).

Isso é verdade… são as demissões e a total ausência de títulos. Há 3 anos que se repetem. :twisted:

Já houve demissões depois de títulos, não é novidade, convém porém não esquecer, não que sirva de desculpa mas é um facto, ausência de títulos houve durante 18 anos! :roll:

Não prática não porque não há eleições para a SAD, isso sempre me pareceu óbvio, a SAD, como as outras empresas do grupo, directa ou indirectamente dependem dos orgãos directivos do clube, é aí precisamente que reside o poder dos sócios!

Então para que andar sempre com a boca cheia em relação á “organização”, á “visão” e a outros adjectivos sempre utilizados qdo se fala do assunto?

Para que serve então ter a SAD? Se nao serve nestes momentos para “resguardar” o trabalho das emoções mais a flor da pele, para que serve afinal?

Para mim o que tu estas a afirmar, embora saiba bem que o negues logo a seguir, é que esta estoria á volta da SAD foi apenas um pretexto para dividir “tacho” por mais gente e para deixar alguns amigos encherem-se (como se encheram) á custa do Sporting.

Se é assim, acabem lá com aquela merda e voltem ao modelo antigo, que podia nao ser perfeito mas estava dependente da seriedade de 1/2 pessoas apenas, e que podiam ser mto melhor controladas pelos SPortinguistas.

Volto a afirmar o que sempre defendi… o surgimento da SAD nao foi mais que uma operacao cosmetica, tendo como objectivo final a maior facilidade no controlo do poder existente… que sabemos bem está no futebol.

Passados 10 anos de projecto, no ano em que era suposto estarmos todos contentes a procurar no mercado reforços para a equipa porque as contas estavam contorladas, andamos aqui todos no jogo do empurra, sem ninguem saber la mto bem o que se passa, quem manda, quem sao os jogadores e o que querem efectivamente.

Viva o Grande Projecto!!!

PS. E para cumulo, nem eleicoes podem haver pq e mau para a preparacao da equipa…LOL.

Estamos é de tal forma manietados que qq dia nem abrir a boca se pode (se fosse pelo DC já era assim ha mto tempo).

Estás a confundir/omitir uma coisa muito importante, quem pede agora eleições é porque está descontente com o futebol do Sporting e ou decisões a ele associadas, não é por causa do preço dos bilhetes ou o horário das bilheteiras, a SAD nunca foi independente de nada, nem nunca foi esse o objectivo, a SAD existe para gerir o futebol e quem trabalha na SAD é nomeado pelo presidente do Sporting, agora existe uma acumulação de cargos que na devida altura critiquei, obviamente que deve existir uma presidente da SAD que dê a cara e defenda a equipa, aí estou de acordo, o que não concordo é que se convoque agora eleições pois isso ia interferir com o trabalho da SAD e estamos num período crucial da preparação da época que aí vem, se o cenário fossem eleições só em 2008 ou 2009 aí até concordava, mas há eleições em 2006, é menos de 1 ano! :roll:

Já houve demissões depois de títulos, não é novidade, convém porém não esquecer, não que sirva de desculpa mas é um facto, ausência de títulos houve durante 18 anos! :roll:

Se para ti não há que pedir responsabilidades a ninguém na SAD por não termos conquistado nenhum título nos últimos três anos, mas sim só quando chegarmos perto dos 18… então assim acho que fica justificada a tua aparente apatia… :wink:

Se para ti não há que pedir responsabilidades a ninguém na SAD por não termos conquistado nenhum título nos últimos três anos, mas sim só quando chegarmos perto dos 18… então assim acho que fica justificada a tua aparente apatia… :wink:

Isso é discutível, olhando para o ano que passou torna-se uma questão discutível, mas também não foi isso que eu disse, acho é que a 1 ano de eleições isso não pode ser argumento para convocar eleições antecipadas! :arrow:

Há aqui um exagero muito grande, uma coisa é o Sporting não tratar bem os jogadores que passam muitos anos no Sporting, isso é um problema com quase tanto tempo como o clube em si, outra coisa é desgoverno, desespero e descontrolo, não vejo onde é que estão! :arrow:

Tens toda a razão quando afirmas que este não é um quadro novo. Aliás, se a memória não me atraiçoa, desde 99 que se sucedem as reestruturações na SAD, por via das sucessivas demissões (penso que só em 2002 isso não aconteceu).

O que acontece é que eu faço outro diagnóstico. Para mim, o facto de haver demissões todos os anos é a prova cabal do “desgoverno, desespero e descontrolo” latentes no futebol do Sporting desde que o Projecto tomou conta do Clube.

Para mim o que tu estas a afirmar, embora saiba bem que o negues logo a seguir, é que esta estoria á volta da SAD foi apenas um pretexto para dividir "tacho" por mais gente e para deixar alguns amigos encherem-se (como se encheram) á custa do Sporting.

Aqui discordo. As SAD, atento o regime legal que na altura foi traçado, eram pouco menos que uma inevitabilidade. O problema, como tu apontas e bem, tem sido a praxis adoptada no Sporting.

Tenho pena de se terem perdido os tópicos de discussão sobre a “crise das AGs” de Outubro de 2003, porque a presente polémica é decalcada da que se viveu nesse tempo.

Numa perspectiva “romântica”, também sou favorável ao regresso à fórmula do puro associativismo sob a estrutura de um clube, mas tenho noção de que a SAD é um caminho sem regresso. O problema, uma vez mais, é o que se faz com ela e o modo como ela é governada.

Suponho que poderiam ser instituídas formas reforçadas de fiscalização da sua gestão por parte dos sócios, quanto mais não fosse através de um maior respeito pelos mesmos, designadamente não lhes ocultando decisões estratégicas, como sucedeu nas tais AGs de 2003.

Uma SAD que fosse apenas uma transmutação do antigo Departamento de Futebol numa estrutura societária seria o ideal.

Não vejo qual é o mal de haver eleições neste momento. O argumento de que irá desestabilizar a preparação da época não cola pois para o ano há eleições sem que se considere que tal irá desestabilizar a preparação da época 2006/07.

Além do mais se o senhores que estão na SAD forem (fossem!) verdadeiros Sportinguistas compririam com zelo as suas funções até à tomada de posse dos novos corpos sociais.

Quando dizem que no mundo Sporting está tudo bem dá-me vontade de rir pois todos sabem que as outras empresas vivem á custa dos proveitos do futebol. São mantidas para assegurar excelentes empregos para os amigalhaços.

O que é evidente é que a oligarquia procura desesperadamente perpetuar-se no poder.

Mas vamos a ver o que se vai passar na AG de 29 de Junho onde espero que os sócios compareçam em massa.

Na pior das hipóteses EM 2006 HÁ ELEIçÕES E VÃO TODOS PÁ RUA!!!
[/quote]