salários

Futebol: Sindicato divulga lista de cumpridores

O presidente do Sindicato dos Jogadores provocou uma reacção em cadeia ao divulgar, esta quarta-feira, a lista de clubes que estão em dia com as suas obrigações salariais.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) revelou que o número de salários em atraso nas ligas profissionais ascende a 1150 meses, dos quais 375 registados na 1ª Liga e 775 na Liga de Honra.

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, terá dito, entretanto, a alguns clubes, que houve uma falsa interpretação das suas palavras, mas as declarações na conferência de imprensa realizada esta quarta-feira são elucidativas.

“No que concerne a clubes SAD´s com salários em atraso, oito são da Liga Betandwin e dez da Liga de Honra, sendo que se considera, em ambas as ligas, que a falta de pagamento atinge a totalidade do plantel, ou seja 25 jogadores”, referiu Joaquim Evangelista.

O presidente do SJPF divulgou depois a lista de clubes cumpridores no escalão principal, da qual fazem parte FC Porto, Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Nacional da Madeira, União de Leiria, Paços de Ferreira, Naval 1º de Maio, Académica e Vitória Guimarães, entretanto despromovido à Liga de Honra.

Na Liga de Honra, os clubes com salário em dia são Beira-Mar (que subiu à 1ª Liga), Leixões, Olhanense, Santa Clara, Feirense, Moreirense, Covilhã e Barreirense.

O Boavista é um dos clubes da 1ª Liga que não consta na lista equipas com salários em dia, no entanto, a direcção “axadrezada” garante que tem cumprido regularmente com as suas obrigações.

“Só posso dizer que essa notícia não corresponde à verdade e, aliás, o presidente do Sindicato, que melhor que ninguém pode esclarecer o assunto, não fala sequer no Boavista. Fizemos um comunicado onde está tudo esclarecido e lamento profundamente toda esta desinformação”, afirma o director desportivo “axadrezado”, João Freitas

O Penafiel também já reagiu, através de um comunicado lido pelo assessor Simões Lopes, onde se lamenta que o nome do clube tenha sido posto em causa " com base em informações sem fundamento".

António Oliveira, presidente do Penafiel, deverá mesmo avançar com uma acção em tribunal contra Joaquim Evangelista.

No Desportivo das Aves, a direcção ficou surpreendida com a notícia e o capitão da equipa de futebol Octávio garantiu à Renascença que está tudo em dia.

Em Gondomar, o presidente do clube, Aníbal Cerqueira, recusa a ideia de ter ordenados em atraso.