Volta e meia descobre-se a pólvora…
Não conheço em profundidade a realidade financeira do sporting ou de qualquer outro clube. Mas parece-me óbvio, face aos enormes encargos com pessoal e, neste caso com o serviço da dívida do sporting, investimentos corpóreos que a sad realizou tenha alguma dificuldade em encontrar um equilibrio financeiro. Então o sporting que foi corrido de todas as competições o ano passado…fica com parte do orçamento lixado.
Solução: cortar custos. Onde? prémios de jogo, salários e arranjar outra modalidade para premiar obtenção de objectivos. Fazer contratos com treinadores em que em caso de rescisão os interesses do sporting seja salvaguardados. (admite-se que o engenhocas fosse embora com quase 200mil contos???)Fónixxx! Porque não estipular um cláusula, para casos de rescisão, relativos a alcançar objectivos do tipo: não ganhaste nada tens direito a 50% do resto do contrato; ganhaste a TP tens direito a 65% do resto do contrato, etc…
Aumentar receitas: analisar da viabilidade de uma TV Sporting; associar marca sporting com marcas de renome…
Agora, axo que não devemos confundir estes atrasos(pelos vistos em prazos razoáveis) com calotes, com o hdl, etcc que são práticas muito utilizadas pelos orcs.
Ao fim de 10 anos de projecto, com as promessas feitas inicialmente, com os sacrifícios que o Sporting enquanto SAD de futebol tem sofrido e com a contenção dos últimos dois anos, com o cena´rio de corte prometido com o velho Sporting do desenrrasca…
não existe justificação aceitável para ter salários em atraso no futebol profissional, a não ser que afinal tudo não passe de um enorme engano.
não existe justificação aceitável para ter salários em atraso no futebol profissional, a não ser que afinal tudo não passe de um enorme engano.
Em tese concordo inteiramente contigo. Mas quantos exemplos encontras de clubes com resultados operacionais (sem o cambalacho dos terrenos e afins) positivos? 2 exemplos:
O MU
O Benfica de Vale e Azevedo
De resto todos os outros, corrige se estiver enganado, dão prezuizos anuais e acumulados astronómicos.
O Futebol não é uma modalidade comparável, do ponto de vista financeiro, com outras(Automobilismo, Ténis, Basketball, etcc) por varíadissimas razões mas, talvez, a principal razão é o potencial de negócio que no futebol, comparado com os outros, é fraco.
Isto, quanto a mim, valeria a pena discutir e não se a bola entrou ou não entrou.
O Futebol não é uma modalidade comparável, do ponto de vista financeiro, com outras(Automobilismo, Ténis, Basketball, etcc) por varíadissimas razões mas, talvez, a principal razão é o potencial de negócio que no futebol, comparado com os outros, é fraco.
Isto, quanto a mim, valeria a pena discutir e não se a bola entrou ou não entrou.
U gotta be joking, estas a dizer que o desporto MAIS POPULAR DO MUNDO é inferior em receitas a qq um dos que referes?
Nem pensar, o problema é que existem milhares de ekipas de futebol e muito menos das outras…
Não é por aí…
U gotta be joking, estas a dizer que o desporto MAIS POPULAR DO MUNDO é inferior em receitas a qq um dos que referes?
Nem pensar, o problema é que existem milhares de ekipas de futebol e muito menos das outras…
Não é por aí…
Bem…basta olhar para os rendimentos dos atletas para verificares que que há um diferencial muito acentuado. Nos 10 atletas mais bem pagos do mundo apenas aparece um futebolista. O Atleta mais bem pago, acho que é o shumacher ou tiger woods, ganha o suficiente para pagar a equipa dos galáticos do RM, ganhando entre 80-100 mihoes euros ano. E não me recordo ter escutado que algum torneio de ténis(do grand slam, p.e.) tenha dificuldades financeiras.
É como o benfica. Claramente o clube nacional com mais adeptos. Mas, a capacidade aquisitiva dos seus adeptos é inferior à dos adeptos do sporting e/ou do porto(vê o exemplo dos bilhetes de época ou do aumento de capital). Basta estruturares os adeptos destes clubes por níveis de rendimento para teres esta ideia. Isto tem haver com o potencial de mercado que pode-se não repercutir nas receitas. Para isso basta que não haja agressividade comercial.
Estás a confundir receitas com salários. A mim o que me prometeram NO SÉCULO PASSADO foi um Sporting que no mínimo passados uns 5 anos ia estar a cumprir as suas obrigações de forma profissional e séria. Uma dessas eram os salários, fartos que estávamos de ver nos jornais situações de salários em atraso e consequente influência no panorama do futebol do Sporting.
Passados dez anos continuamos a ter salários em atraso? Após todos os sacrifícios, após os tectos, após as renegociações salariais, após o abdicar de um Sporting ao nível daquilo que o clube merecia… MESMO ASSIM existem salários em atraso? Inaceitável.
Gostaria no entanto de saber se os salários de profissionais como Pedro Afra, Mil Homens e Carlos Freitas tb estão em atraso. Isso gostaria!
Eu bastava-me esses… aliás pq existe lá mto boa gente que dá o litro pelo clube. Mas desses gostava de saber se tb estiveram em atraso todo este tempo.
Estás a confundir receitas com salários. A mim o que me prometeram NO SÉCULO PASSADO foi um Sporting que no mínimo passados uns 5 anos ia estar a cumprir as suas obrigações de forma profissional e séria. Uma dessas eram os salários, fartos que estávamos de ver nos jornais situações de salários em atraso e consequente influência no panorama do futebol do Sporting.
Passados dez anos continuamos a ter salários em atraso? Após todos os sacrifícios, após os tectos, após as renegociações salariais, após o abdicar de um Sporting ao nível daquilo que o clube merecia… MESMO ASSIM existem salários em atraso? Inaceitável.
Gostaria no entanto de saber se os salários de profissionais como Pedro Afra, Mil Homens e Carlos Freitas tb estão em atraso. Isso gostaria!
Caro Mauras,
Nao estou a confundir nada. Até por obrigação profissional!
Se queres saber, aquando o advento das sad’s sempre axei que não trariam nada de novo. Porquê? Apesar de todos os esforços feitos em sentido contrário, o futebol é um negócio muito emocional.Muito pouco transaccionável e muito especulativo. Recordo que na altura, e basta ler a imprensa de então, se dizia que as sad iriam revolucionar o futebol nacional, torná-lo mais transparente…as tretas do costume. Como sabes, nada disso aconteceu. Desde qu um clube contrate o Maradona(apesar de toxicodependente) a turba apoia, incentiva e aplaude até…a estrela deixar de estrelar(o que acontece 90% das vezes)…foi uma merda de contratação.
As promessas que te foram feitas foram-no sobre determinados pressupostos e realidade que hoje nao existe. Para além de que se há industria economica que seja imprevisivel é o futebol. Lembra-te do ano passado. Alguém imaginaria que ficariamos em 3º lugar??? Como é possível planeares, preveres receitas perante um ambiente tão conturbado?Impossível! Ainda por cima tens que pagar 200 mil cts ao responsável pelo fracasso. Em que industria isto acontece? Nenhuma!
Se neste quadro acreditas que é possivel haver um equilibrio…és mais ingebuo do que eu pensava. Repara que até porto, sucessivamente campeão, tem déficites sucessivos. Não teve o ano passasdo graças ao abramovitch. nada mais. de resto nada mudou no porto. Vê lá se não foram contratar tudo o que mexia! é a estratégia que o pintinho usava anos atrás…a politica da terra queimada!
a) a chamar incompetente ao Roquette - preveu algo que ele tinha obrigação de imaginar logo impossível.
b) a chamar mentiroso ao Roquette - prometeu algo que segundo até a sua experiência e conhecimento saberia desde logo ser impossível.
Tens de fazer a tua opção. Eu não acredito numa coisa nem noutra. Acredito que o que Roquette queria era exequível desde que tivesse sido levado a cabo por quem soubesse e não por quem parecia saber.
Dizeres que mesmo com todas as restrições não é possível manter a mais básica das obrigações em dia é demagogia. Falas de inglaterra e falas novamente de défices. Ninguém está a falar em défices ou lucros.
Estamos a falar em PAGAR SALÁRIOS A TEMPO E HORAS. Podes ter défices e passivos pagando à mesma os salários a tempo e horas, obviamente que isso exige um mínimo de qualidade no trabalho, talvez acima de Cintras e Gonçalves, quiçá.
Quanto a lucros, défices e passivos deixa isso para depois que não é disso que se fala qd se está a discutir salários, a não ser que me digas que só é possível pagar salários com resultados positivos, e aí sou eu que me abismo com a ingenuidade ;).
Achas que em Inglaterra é permitido a algum clube andar com salários em atraso, independentemente do passivo que tenham? É o andas!
Estamos a falar em PAGAR SALÁRIOS A TEMPO E HORAS. Podes ter défices e passivos pagando à mesma os salários a tempo e horas, obviamente que isso exige um mínimo de qualidade no trabalho, talvez acima de Cintras e Gonçalves, quiçá.
Meu caro, para isso é necessário que nao haja déficits. Havendo…hoje ou amanhã…chapéu. Não há dinheiro.
Relativamente ao Roquett, tens que colocar outra possibilidade: ele não sabia em que negócio se estava a meter.Como sabes o gajo nunca se deu bem com o modus operandi do futebol…daí…
Ainda tá para nascer negócio em que o Roquette se entale. O que podes dizer é que Roquette não deixa os negócios DELE na mão de meninos armados em aventureiros da bola como deixou o Sporting, isso acredito, mas isso enquadra-se no esquema das promessas não cumpridas.
Se o futuro era ter um passivo de 400 milhões em forma de betão em Alvalade e Alcochete e salários em atraso então… existiam vários caminhos para o fazer, não era preciso tanto festival.
Ainda tá para nascer negócio em que o Roquette se entale. O que podes dizer é que Roquette não deixa os negócios DELE na mão de meninos armados em aventureiros da bola como deixou o Sporting, isso acredito, mas isso enquadra-se no esquema das promessas não cumpridas.
O que será que pensa REALMENTE José Roquette da actual situação do Sporting Clube de Portugal?
Acredito que ele para dizer o que disse na altura tinha estudos que confirmavam que seria assim… digo eu. Um empresário destes não diz coisas sem sentido… uma coisa é o grande Roquette outra muito diferente é o orelhas .
O que será que pensa REALMENTE José Roquette da actual situação do Sporting Clube de Portugal?
Acredito que ele para dizer o que disse na altura tinha estudos que confirmavam que seria assim… digo eu. Um empresário destes não diz coisas sem sentido… uma coisa é o grande Roquette outra muito diferente é o orelhas .
Esses estudos é como o que eu disse atrás, não são sérios porque ninguém pode prever o futuro numa actividade tão sujeita a sortes a azares como é o futebol. O Sporting fez o que pode, lembro por exemplo que foi o primeiro clube a encomendar um estudo de mercado (do seu mercado), que divulgou na altura o nº de adeptos de cada clube (e que os lamps trataram logo de descredibilizar porque estilhaçava de vez o mito dos 6 triliões de orcs).