Sair da crise financeira, como?

Atendendo a um cenário provável no médio prazo de falência do clube e de todas as empresas associadas, uma vez que será talvez consensual que não temos, nem nunca teremos, capacidade para solver os 400 M€ de passivo mais os respectivos juros.
Fica a pergunta:

Qual será então e no vosso entender a solução a adoptar por uma futura direcção de forma a ultrapassar o estado vegetativo em que nos encontramos?

Deixo aqui algumas opções, gostaria do vosso contributo para acrescentar mais.

Refundação?
Passar as equipas novamente para o clube e deixar a SAD e as outras empresas irem à falência?
Continuar ligado às maquinas até alguém fechar a porta daqui a 15 ou 20 anos?

1.Arranjar alguém que se saiba mexer no mercado.Com esta politica de comprarmos jogadores já (mal) feitos por um balúrdio nao chegamos a lado nenhum.

2.Vender algumas pérolas da academia no timing certo.

Isto para falar apenas no plano desportivo.

O Sporting é uma marca com potencial elevado.

O Marketing, se bem explorado, seria uma fonte enorme de receitas. Mas somos comandados por uns bananas em todas as áreas.

Se o futebol passar para o clube, acho que terá que começar na regional, mas como estamos em Portugal se calhar bastava alterar a lei e teríamos um “novo” clube sem dividas a jogar a 1ª divisão. ::slight_smile:

Acho que os clubes que estão “falidos” nos campeonatos profissionais (talvez 99%) deviam criar uma associação que os defende-se e criassem um novo campeonato sem sad`s ;D

Interessante artigo, diria mais, fulcral. Porém, encerra em si mesmo, para além do título, uma certa angústia e incapacidade dos Sportinguistas. E isso é algo que não resolverá o problema.

Este é um problema que tem de ser encarado de frente. Para mim, era apurar as responsabilidades da situação actual, estudá-la em profundidade e actuar em conformidade. Não sou optimista (relativamente a este assunto em concreto), mas também não sou catastrofista, pois isso não nos irá ajudar em nada.

Para mim, é imperativo que o SCP seja salvo enquanto Clube e Instituição, pela representatividade que tem em Portugal, na Europa e no Mundo. É da maior importância preservar um Clube centenário, com um forte espírito desportivo e competitivo, mas que tem sido dirigido e gerido em rumos incertos, inadequados ao seu prestígio e verdadeira grandeza.

Os problemas têm de ser identificados e resolvidos. Com frontalidade, com atitude, sem reservas. É o futuro do SCP que está em causa.

O Clube foi delapidado e espolidado de várias formas ao longo dos últimos anos: no património imobiliário, na capacidade competitiva, na capacidade financeira, na imagem, nos centros de poder. O SCP tem vivido sob ataques variados, e nem todos são fruto de acções externas ao Clube, pois a própria inépcia e inércia de quem o dirige tem sido contraproducente, para não falar dos tiros nos pés e de gestões indecorosas e não consentâneas com os pergaminhos do Clube e a sua história vitoriosa.

Assim, é o Clube que tem de ter primazia sobre todo o seu património, e não as SAD que o vão esbulhando.

P.S: existem outras hipóteses que te esqueceste de referir, no meio de tanto pessimismo e negativismo, que têm razão de ser mas não resolverão nada. Uma delas é a aquisição do Clube por algum milionário ou empresa, outra uma “Fanshare”, em moldes semelhantes ou distintos dos que por exemplo estão a utilizar no Arsenal. Claramente não me agrada a 1.ª, a não ser que estivéssemos na presença de alguém que de corpo e alma sentisse o SCP, e o espírito do Clube à imagem e semelhança do que tiveram os fundadores e os nossos melhores dirigentes, congregando o positivismo e o crescimento do SCP perante as adversidades, trabalhando em prol do Clube incansavelmente em busca do sucesso e da glória. A 2.ª seria uma opção mais interessante, que tem de ser aprofundada, mas me parece interessante e viável, até certo ponto. Pelo menos, os sócios poderiam voltar a ser agentes do Clube, e não apenas “clientes”, como na dicotomia do modelo actual, de Clube e SAD, sócios e accionistas.

Talvez mais tarde possa ter algo mais a dizer, mas por agora ficam estes meus pensamentos. Bom tópico (infeliz a nossa situação, mas a responsabilidade tem de voltar a ser nossa e os caminhos do SCP outros, a bem do Clube e de tudo o que representa).

Tens razão é uma abordagem pessimista, não sou nenhum Medina Carreira, mas hoje acordei assim :mrgreen:
Mas olhando objectivamente para os factos é fácil perceber que na melhor das hipóteses e com uma taxa de juro média de 5%, teremos só de juros 20M€ ano, mais ou menos aquilo que gastamos com o futebol.

Quanto a sermos comprados por um multimilionário, duvido, a nossa liga não tem visibilidade e esses tipos só compram para ficarem famosos.

O conceito fanshare agrada-me bastante e estaria disposto a participar na medida das minhas possibilidades.

Os sócios e adeptos não são o problema, pelo contrário, são o maior património do SCP, completamente inalienáveis. Apesar de tudo o que tem sido feito em contrário, tentando aliená-los do Clube. E é isso que não podemos permitir. Daí me parecer bastante interessante o conceito de o sócio ser parte do Clube e das SAD, de forma homogénea e integrada. E isso garante, para além da defesa do Sportinguismo e dos Sportinguistas no Clube, na SAD e nos seus destinos, a continuidade e da transmissão desses valores a outros Sportinguistas, em cadeia, em sucessão, ad eternum.

O primeiro passo para salvarmos o Sporting Clube de Portugal é sermos nós a exigir responsabilidade. A exigir esforço, devoção, dedicação e glória. Sem esmorecermos, sem nunca nos deixarmos abater. Essa será a nossa maior virtude. Contrariar todas as adversidades que nos impingem e nos querem continuar a impingir, externa e internamente.

Saudações Leoninas

Extinção das empresas do “grupo Sporting” depois de saneadas;

Compra do capital da SAD e sua retirada da Bolsa, antes que caia nas mãos do tal milionário de que alguns tanto gostam;

Auditoria às contas dos últimos 15 anos, para saber para onde foi o dinheiro e se há alguma forma de o recuperar;

Restauração da “marca Sporting” e aposta forte no merchandising, recuperando o anterior símbolo do Clube e pondo fim ao vandalismo de que tem sido alvo a camisola principal;

Aposta em profissionais com conhecimento do mercado para a detecção de atletas emergentes, que nos tragam títulos e possíveis mais-valias no mercado do futebol;

Aposta na formação, com o contributo de homens e mulheres de inegável Sportinguismo, e blindagem da Academia contra a entrada de lampiões e tripeiros, ao contrário do que agora sucede.

Aposta nas modalidades amadoras, com o aumento de numero de praticantes das mesmas através de investimento em infraestruturas (pavilhões, ginásios, piscinas) ou através de protocolos, mas sempre com a conquista de títulos e prestígio no horizonte; os jovens preferem organizações vencedoras!

:arrow: :arrow: :arrow:

Antes de mais e por falta de informaçäo de todos relativamente às contas consolidadas, gostaria de saber em que consistem estes 400 milhöes… porquer só dívida bancária de certeza que näo é; li rumores ( ou foram mesmo declaraçöes?) que uma parte significativa säo receitas antecipadas… bem, seja como for, pela parte dos custos, cortes ao futebol não säo viáveis, já temos um orçamento muito inferior aos dos nossos rivais e qualquer corte cavaria ainda mais o fosso ( apesar de haver uma margem enorme para uma melhor gestäo do nosso orçamento ), portanto é urgente a reduçäo do passivo bancário ( alternativas para tal estão já discutidas no tópico da reestruturaçäo financeira ); por outro lado temos as receitas e aqui só com uma equipa verdadeiramente competitiva e que leve gente ao estádio é que se pode realmente potenciá-las; é absolutamente necessário um investimento em pessoas, tempo, em know-how de forma a que, tal como na formaçäo, o scouting de jogadores tem que ser distintivo, quer no mercado nacional quer internacional nos faça chegar mais cedo que os rivais aos melhores jogadores do mercado a que podemos aceder… por outro lado, sem dirigentes e treinadores competentes, o sucesso näo passará de uma miragem.

um estrangeiro abastado que invista no clube…

Ao risco de me repetir…

Lançam este repto como se alguém, leia-se potencial investidor, estivesse interessado no campeonato português. Quem é que iria investir rios de dinheiro num campeonato insignificante e num pais de corruptos em que a justiça é um mero conceito abstrato.

A maneira do Sporting vencer a sua crise é ter gente competente e ambiciosa a geri-lo. Com jeb’s nao vamos a lado nenhum.

Dado que estamos na mão de credores, duas soluções:

1. Extensão do timing de execução da dívida (pagando mais juros, mas permitindo que haja maior acumulação de capital);
  2. Dinamização da receita;

Quanto à extensão da divida, acredito que em termos líquidos já não amortizamos capital há muito, nem capacidade para liquidarmos os juros devemos ter.
Quanto à dinamização da receita, sim senhor, mas teria que ser para pelo menos o dobro do que geramos actualmente e isso não me parece ser facilmente exequível no curto prazo, aliás na espiral descendente em que nos encontramos, parece-me até ser impossível de alcançar.

Digo eu que desde a venda de Nani/Venda de património que näo amortizamos capital… quanto a já não cumprirmos o plano de pagamento de juros, acho que ainda näo chegou a tanto, até porque nem todo o passivo é reembolsável… mas se ainda näo está e näo havendo medidas urgentes, näo vai faltar muito; o que eu acho é que o comportamento do Sporting tem que reflectir os valores da instituiçäo… as responsabilidades assumidas têm que ser que ser cumpridas.

Não sei se isso é bem assim, acho que o Sporting é dos poucos clubes do MUNDO apeteciveis para esses Bilionarios, temos das maiores “canteras” do mundo, de onde saem os melhores jogadores do mundo, não seria isso um investimento seguro para esses magnatas?

Só vejo uma situação. Vir um shaik da arabia. Eu era o 1º a vender.
O que nos vai acontecer é o que anda a acontecer ao Liverpool, e o que aconteceu a fiorentina.

Um colosso do futebol europeu em ruinas.
Nos, a maior potencia desportiva nacional, em ruinas. Nao da pra continuar assim!!

Precisamos de ganhar 7 vezes o euromilhoes para conseguirmos salvar o sporting!

Na minha opinião, isto precisava de um post longuissimo (que neste momento não tenho muita pachorra) focando todos os pontos a abordar para reverter uma situação que é demasiado complexa para resolver num curto prazo, fruto de décadas de estratégias erradas e constante descapitalização.

Mas basicamente (e eu já me convenci disso) e resumidamente a solução, para além das opções óbvias da renegociação bancária e da criação de projectos vencedores a um ritmo regular que permita acesso à fonte de receita da Champions, para dinheiro fresco no actual Sporting passa por:

• Venda regular dos melhores activos saídos da formação. (continua a iimplicar projectos desportivos minimamente competentes a cada época, para correspondente e suficiente valorização dos jogdores; e compensar as entradas/saídas com outros activos, quiçá mais experientes e/ou com boa prospecção).

• Rentabilizar o mais possivel o melhor trunfo do Clube, que é a sua Academia. Parcerias (outras equipas, patrocinios etc).

fechar o clube e voltar a funda-lo novamente

Não tem mal nenhum, “porque o nosso passivo é igual ao dos outros grandes”.