Sporting, SAD esclarece comunicado da Braga, SAD O Conselho de Administração da Sporting, SAD, depois de apreciado o comunicado emitido pela Braga, SAD sobre conversações entre as duas entidades relacionadas com jogadores, esclarece “alguns aspectos tratados de maneira imprecisa, menos correcta e pouco verdadeira” pelos responsáveis da sociedade bracarense.Comunicado
A Braga, SAD emitiu um comunicado sobre a sua interpretação de um processo negocial estabelecido com a Sporting, SAD.Sem querer enveredar por polémicas estéreis, que não servem as duas sociedades e muito menos os jogadores cujos nomes têm vindo a público, a Sporting, SAD sente-se, porém, na necessidade de esclarecer alguns aspectos tratados de maneira imprecisa, menos correcta e pouco verdadeira pela Braga, SAD.
À semelhança de reuniões realizadas com outros clubes, a Sporting, SAD reuniu-se com o presidente do Conselho de Administração da Braga, SAD auscultando a disponibilidade para a contratação dos jogadores Jorge Luiz, João Alves, Wender e, mais tarde, Nunes.
Em momento algum a Sporting, SAD estabeleceu qualquer princípio de acordo com a Braga, SAD sobre qualquer jogador, uma vez que as propostas colocadas em cima da mesa pela parte bracarense nunca mereceram o nosso acordo, da mesma forma que as contrapropostas apresentadas pela Sporting, SAD nunca tiveram a concordância da Braga, SAD.
Só alguns dias depois de os seus nomes terem sido divulgados pela comunicação social é que a Sporting, SAD confirmou a existência de conversações sobre os jogadores Wender e João Alves. É nosso princípio, desde sempre aplicado, que qualquer processo de transferência apenas se torna público quando assinado por todas as partes envolvidas. A Sporting, SAD cultiva esta discrição por respeito pelas entidades com quem negoceia e, principalmente, pelos jogadores abrangidos.
É falso que alguma vez tenha sido estabelecida interligação entre as negociações com a Braga, SAD e os contactos sobre uma eventual transferência do jogador Joseph Enakarhire para o Dínamo de Moscovo. O que a Sporting, SAD sempre disse é que não faria qualquer investimento em jogadores sem antes garantir receitas de vendas. Mais informámos o Sporting de Braga que qualquer investimento dependeria da realização mínima de um determinado montante de encaixe financeiro e apenas o excedente poderia ser aplicado em investimentos. São incorrectas e abusivas as interpretações que Braga, SAD faz sobre supostas interligações e o envolvimento nelas do agente FIFA Jorge Mendes. Ou seja, o que a Braga, SAD insinua é que o agente FIFA Jorge Mendes apenas venderia Josef Enakarhire ao Dínamo de Moscovo se de seguida a Sporting, SAD adquirisse jogadores à Braga, SAD, o que é absurdo e ridículo. Salvo melhor opinião, que não é seguramente a dos responsáveis da Braga, SAD, é à Sporting, SAD que cabe dar destino aos eventuais proveitos retirados da transferência dos seus activos.
Do que ficou escrito é fácil de concluir o extremo respeito da Sporting, SAD pelos profissionais de futebol, neste caso particular os do Sporting de Braga cujos nomes têm vindo a público, não por responsabilidade da Sporting, SAD. Por essa razão, não aceita a Sporting, SAD ser bode expiatório de problemas internos da Braga, SAD.
A actuação da Sporting, SAD pauta-se pela lisura e pela transparência, e assim continuará, mesmo que o tom e os argumentos usados e invocados por entidades como, no caso presente, a Braga, SAD pretendam induzir polémica com terceiros para servir de manobra de diversão. Esse não é, e não será, o nosso caminho.
Lisboa, 13 de Julho de 2005
O Conselho de Administração da Sporting, SAD
Eu acredito que tenha sido assim. Agora vamos mas e procurar reforcos pelo preco que convenha ao Sporting Clube de Portugal. O resto e conversa.