CMVM condena Sporting a coima 60 mil euros por violação
deveres qualidade informação
Lisboa, 30 Dez - A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou uma coima de 60 mil euros à Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, no âmbito de um processo de contra-ordenação muito grave, anunciou hoje o regulador.
Segundo a CMVM, o processo de contra-ordenação muito grave deve-se à violação dos deveres de qualidade da informação prestada pela SAD do Sporting, nos termos do artigo 7º do Código dos Valores Mobiliários.
De acordo com o comunicado divulgado pela entidade reguladora da bolsa portuguesa, as alegadas infracções tiveram lugar em 2006 e 2007.
A Sporting SAD requereu a impugnação judicial desta decisão, pelo que a mesma não é ainda definitiva, refere a CMVM.
[hr]
Vale o que vale, mas é mais um contratempo. Embora que ache de fácil resolução…
[i]Violação dos deveres de qualidade de informação prestada ao mercado
CMVM condena Sporting a pagamento de coima de 60 mil euros
30.12.2008 - 17h03 Ana Brito[/i]
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) condenou a Sporting SAD ao pagamento de uma coima de 60 mil euros na sequência de uma contra-ordenação muito grave por violação do dever de qualidade de informação prestada ao mercado.
Segundo informação disponibilizada hoje pela CMVM na sua página de Internet, em causa está o incumprimento da alínea do Código dos Valores Mobiliários (CMV) que obriga os emitentes a divulgarem informação verdadeira e clara.
A primeira alínea do artigo sétimo do CVM refere que “a informação respeitante a instrumentos financeiros, a formas organizadas de negociação, às actividades de intermediação financeira, à liquidação e à compensação de operações, a ofertas públicas de valores mobiliários e a emitentes deve ser completa, verdadeira, actual, clara, objectiva e lícita.”
Sem adiantar pormenores, a entidade presidida por Carlos Tavares refere que os factos que motivaram a aplicação da coima ocorreram na época 2006/2007.
A CMVM esclarece ainda que a Sporting SAD requereu a impugnação judicial da decisão.
O quê? A informação respeitante a instrumentos financeiros, a formas organizadas de negociação, às actividades de intermediação financeira, à liquidação e à compensação de operações, a ofertas públicas de valores mobiliários e a emitentes, fornecida pela Sporting, SAD à CMVM não foi completa, verdadeira, actual, clara, objectiva e lícita (sic)?
Então, aquela coisa da transparência e mais não sei quê…querem ver que… :think:
Palpita-me que a queda de FSF e seus pares começará neste episódio.
Por outro lado, seria bom explicarem as vendas e revendas imediatas tenebrosas e obscuras dos imóveis do Holmes place, CUF e Alvaláxia.
A cadeia de mamões deveria ser conhecida! Mas não é por mim, é pelas vias oficiais!
E o Sporting de cofres mirrados!
Em causa estará a contra-ordenação prevista no art. 389º/1/a) do Código dos Valores Mobiliários:
Artigo 389.º
Informação
1 - Constitui contra-ordenação muito grave:
a) A comunicação ou divulgação, por qualquer pessoa ou entidade, e através de qualquer meio, de informação que não seja completa, verdadeira, actual, clara, objectiva e lícita; (…)
Aguardemos por mais detalhes, a SAD certamente emitirá uma resposta.
Salema Garção já respondeu. Indica que o Sporting irá recorrer e que esta multa se deve a algumas declarações de FSF relativo à reestruturação do Grupo Sporting.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu aplicar uma coima de 60 mil euros à SAD do Sporting. Na base da decisão está o facto de, segundo o comunicado da CMVM, ter sido violado o dever de qualidade de informação na época de 2006/2007.
O Sporting não concorda com esta punição, e já apresentou recurso. «Na base da multa estão declarações do presidente do Sporting Clube de Portugal sobre reestruturações do grupo Sporting, na qual abordou alguns temas que têm a ver com a SAD e que a CMVM entendeu como informação relevante e que carecia de informação prévia. Nós assim não entendemos e recorremos da decisão», explicou Miguel Salema Garção, director de comunicação do clube leonino ao Maisfutebol.
O Sporting contesta esta multa de 60 mil euros, pois defende que as declarações proferidas por Soares Franco foram enquanto presidente do clube e não da SAD.
in maisfutebol
Algo que não bate certo… por um lado a afirmação que a multa estará relacionada com as épocas 2006 e 2007, por outro esta explicação de SG.
Esperemos por mais desenvolvimentos.
Seja com a CMVM,seja com as empresas do Grupo Sporting,seja com as contas do Clube,seja em relação ao “passivo”,seja com as negociatas dos terrenos,seja com a venda do património não desportivo,seja no conluio com a banca,seja nas AGs,seja com os sócios,seja no pedido duma Auditoria externa e independente,o que sempre resulta daqui,é que ESTAMOS A LIDAR COM GENTE QUE NÃO É SÉRIA.ESTAMOS A LIDAR COM GENTE DESONESTA.ESTAMOS A LIDAR COM GATUNOS.
É o que dá ter um presidente que dedica uma hora por dia a um clube como o Sporting quando ainda há umas 2 semanas li o actual presidente do Setúbal…esse enorme clube da região do Sado afirmar que se vê obrigado a dedicar 24h por dia ao clube…
A juntar a toda essa disponibilidade de FSF, que continua a receber apoios de todo o lado, o homem ainda tem o conhecido problema de a hora que pode dedicar a essa pequenina agremiação lá para os lados do Lumiar…(deve ser pequena para só com 1 hora a conseguir gerir…) já estar com um balanço de JB e de James Martin’s que, para ele, aquela hora, deve parecer semanas!
Tristezas…e depois queixam-se da falta de militância! :cartao: