[Série] As 5 melhores histórias do Sporting

Aos que já leram peço desculpa pelo re-post, aos outros fica a partilha do meu dia 050505 (AZ Alkmaar vs SCP)

A derrota mais saborosa

Estávamos na época futebolística 2004/2005 e o Sporting jogava a possibilidade de disputar em sua casa, a Final da Taça UEFA.

Acompanhei em Alvalade o fabuloso percurso nessa edição da Taça UEFA. Vibrei com o maravilhoso jogo contra o Newcastle, com o golaço do Pinilla contra o AZ, assim como (via Tv) o de LiedShow na Holanda contra o Feyenord.

Nesse dia de 05MAI2005, tinha tudo combinado com os Leões do meu Curso na Academia da Força Aérea (AFA) para podermos sofrer em conjunto, vendo o jogo no Bar de Alunos.
O drama começa quando um camarada nosso “mete os pés à grande” nessa tarde. :wall: :wall: Em consequência desse acto, um dos nossos Instrutores (certamente não Sportinguista!) resolve marcar uma caminhada nocturna para todos os alunos (aprox. 450) para as 21h00. Uma reflexão conjunta, digamos assim…

Ficamos todos em estado de choque. Então o nosso Sporting, ia jogar a possibilidade de disputar uma Final Europeia em casa, para a qual eu já tinha 2 bilhetes (para mim e para o meu pai) comprados via Site UEFA, tal era a minha esperança da nossa presença, e tínhamos que vestir os camuflados e ir para o campo, caminhar durante 2h, por castigo a UM aluno??!!
Pois é, mas é assim a vida…de militar e de aluno!! ^-^ ^-^

Jantámos e de seguida fomos para o Bar ver a primeira parte do jogo. :pray:
Levámos com uma bola no poste, umas saídas em falso do Ricardo e…já está, estamos a perder 1-0.
Sofremos o 2º golo, mas ainda conseguimos ver o Levezinho a empatar a eliminatória ao desviar um remate do Polga e fazer as redes dançar!
E por aqui ficámos no que respeita a “ver” o jogo, pois a hora marcada aproximava-se e ainda tínhamos que nos fardar convenientemente para a formatura.

A Marcha Nocturna

Chegada a hora, estamos todos formados na Parada, e eu, e outros Leões, a sofrer por dentro…
É dada a ordem de se iniciar a marcha, EM SILÊNCIO, e lá vamos nós.
No meu curso éramos 51, dos quais 8 ou 10 Leões, mas muitos dos tripeiros e até alguns lampiões torciam por nós. :liar: :liar:
Eu, o mais fanático dos Leões, não podia passar sem saber o que se estava a acontecer na Holanda. Foi por isso que, quando fui vestir o camuflado, “artilhei-me” com um daqueles rádios pequenos e, passando o fio do auricular por dentro do casaco e junto ao pescoço, conseguia, por entre a escuridão, disfarçar que estava a ouvir o relato enquanto caminhávamos pelas valas e terrenos circundantes à AFA.
Caminhávamos uns atrás dos outros separados em duas colunas.
À minha frente ia um amigo meu, lampião, mas bom rapaz, que ia sendo o meu confidente (faltam 15, 10, 5 minutos, não acredito…estamos a perder 3-1…como é possível?! vamos embora pá…marquem um golo, um só que nos leve à Final em Casa!

Na coluna do lado, era à socapa que a informação ia passando num vaivém de Leões, a procurarem saber como estava o jogo.
À medida que o tempo passava, o desânimo ia-se apoderando de todos aqueles a quem ia “relatando” o desenrolar do jogo e, principalmente quando os holandeses marcam o 3-1, poucos acreditam.
Alguns dos lampiões mais “brilhantes” lamentavam a nossa “sorte”, mas por dentro gozavam e pensavam: "Bem feito! A pensar que iam à final…” :dance:
O tempo esfuma-se, eu vou caminhando mas nem vejo/ouço nada. Nada a não ser o relato que me ligava a Alkmaar. O sofrimento era tremendo e, como sabem, ouvir um jogo na rádio em termos emocionais é muito mais intenso do que ver na Tv.
Se nuns momentos me lamentava, noutros encorajava os meus amigos Leões: “ainda vamos conseguir…Anda lá Barbosa…mete-a lá dentro. Força Roca! Bora Liedson!”
E os Leões sempre a insistirem: “Como é que está?”…"já fomos!”

O GOLO
Na rádio (Antena1 como sempre) o relato era uma loucura…já nem tinham voz. Na rádio de facto vive-se o jogo com uma emoção fabulosa… :victory:
Vamos embora Sporting…eu ainda acredito…já passam alguns segundos da hora…vamos para a marcação do último canto e com certeza último lance do jogo…vamos lá Sporting…Alvalade espera por ti.
Ricardo junta-se aos seus companheiros na área adversária. Pedro Barbosa parte para a bola…Miguel Garcia cabeceia…GOLO! GOLO! GOLO! GOLO! GOLO! GOLO! GOLO! :victory: :dance: :clap:

Uma alegria imensa invade-me, só queria partilhar com todos aquilo que sentia, mas no meio da formatura NÃO PODIA gritar, nem sequer fazer barulho…, :wall: então quase instantaneamente agarrei o braço do lampião à minha frente e com as lágrimas a quererem saltar só lhe gritava “sussurrando”: :angel:
“Já está Kamano, foi GOLO! estamos na FINAL! O jogo acabou! Perdemos mas ganhámos!” :dance:
Apertei-lhe tanto o braço que ficou marcado durante quase uma semana! :-[

A novidade rapidamente se espalhou e os Leões, embora em silêncio, mostravam um ar de felicidade que, apesar da impossibilidade de manifestação exuberante deixava adivinhar uma festa de arromba. :wink:

E assim foi…
No final da caminhada, juntaram-se Leões com tripeiros e alguns lampiões e todos, (uma vez mais à socapa) festejamos com (muita) cerveja a passagem do GRANDE SPORTING à final da TAÇA UEFA! :beer: :beer:

Foi sem dúvida, a derrota mais saborosa de sempre do nosso SPORTING!
:wink: