[b]Reportagem da Al Jazeera
Sá Fernandes herói de Lisboa[/b]
Por Pedro Guerrreiro
José Sá Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, é o protagonista de uma reportagem da cadeia de televisão árabe Al Jazeera , que apresenta Portugal como «um dos países mais pobres da Europa» e a «corrupção» como causa do seu atraso.
O autarca, que «levou a tribunal mais de 70 casos de corrupção», é apontado como figura central da luta contra o fenómeno.
A peça acompanha Sá Fernandes durante a campanha para as eleições intercalares de 2007, mas o canal árabe apenas a transmitiu nas últimas semanas.
Lisboa, cuja câmara municipal «parece ser um lugar que concentra tudo o que há de errado e corrupto na vida pública de Portugal», é apresentada como o palco da luta de Sá Fernandes.
A capital portuguesa é descrita pela Al Jazeera como «uma cidade em tumulto» onde «a corrupção é tão generalizada que tornou os cidadãos indefesos». A acompanhar o texto, imagens de sem-abrigo e de prédios em ruínas.
A Al Jazeera revisita o caso da permuta de terrenos do Parque Mayer e mostra como o vereador do Bloco de Esquerda «enfrentou a Bragaparques, uma das maiores empresas do país», com o irmão Ricardo Sá Fernandes.
Uma reconstituição mostra o encontro entre Domingos Névoa e o irmão do vereador da Câmara de Lisboa, no qual o administrador da Bragaparques terá oferecido dinheiro a Sá Fernandes em troca do silêncio do autarca. «Como nos filmes», conta Ricardo Sá Fernandes.
José é referido como aquele que «move de forma apaixonada uma campanha contra a corrupção» e que «representa a mudança de que a cidade desesperadamente precisa». A reportagem termina com a eleição do independente apoiado pelo BE – com 6,82% dos votos – e a nomeação de Sá Fernandes para o cargo de vereador do Ambiente. «Ironia do destino», comenta a jornalista da estação árabe.
in SOL
Podia ter colocado esta “notícia” no tópico sobre os espaços verdes de Alvalade mas (penso eu) não tem nada a ver. O que acham? eu vivo no estrangeiro por isso não sei nada :twisted:
Só mesmo a Al Jazeera para lhe dar conversa, aqui em LX a não ser um abandono dos vereadores do PSD de uma sessão plenária a semana passada, em parte devido a ele, já ninguém lhe dá conversa… :arrow:
Portanto, ter conseguido atrasar o túnel do Marquês quase 2 anos foi trabalho positivo?
Nem vou referir o SCP nesta embrulhada toda, deixo apenas esta pergunta.
No caso de me dizeres sim, pergunto-te apenas se tens que entrar em Lisboa todas as manhãs, quanto tempo demoravas antes do túnel, quanto tempo demoras agora?
Vão de transporte (comboio da Linha de Cascais é mt bom), não sejam “finos”.
Não melhorou mt para quem vem da A5 e da 25 de Abril, fica o transito todo a partir de Linda-a-Velha, tem que acabar a CRIL (vão começar as obras agoras).
Por mim bem podem ir todos de AE, é sinal que o meu trabalho está garantido, de preferência passem na VV ainda mais garantido está.