RUMORES de Transferências sobre o Sporting CP - Parte 9

Esta percepção já tenho desde o Mercado de 2024, não existem muitas opções entre os 20 milhões e os 33 milhões€ para substituir o Gyökeres.

Agora no Mercado de 2025 pelas sugestões dos foristas, não houve assim um avançado que me entusiasmasse entre os 20 e 33 milhões €, para substituir o VikTHOR, e volto a ter esta percepção de falta de opções compatíveis com o orçamento do Sporting.

Mas com agravante que o Delap , o Breier e o Artem Dovbyk estão riscados da Short List por serem demasiado caros (media em UK dizem que o Delap é o plano B/versão low cost do Gyökeres e Amorim é fan do inglês)

Eu sei que as sugestões de um Forum são uma gota num Oceano comparado com uma base de dados de um Departamento Scouting de um clube profissional.

Achas que existe um avançado que nosso Scouting pode descobir que surpreenda a todos ?( tipo meia escala do que foi o Gyökeres porque claro o Thor rebentou a escala )

Eu sei que a imagem mais recente era que fica, mas não nos esqueçamos da vitória em Braga (faz o 2-3 e o 2-4), do empate com o Bolonha, entre outras ações decisivas dele para resultados importantes, com 19 anos e uma utilização muito curta.
Acredito que pode e vai dar muito mais, num estilo de jogo coletivo diferente e com maior confiança da equipa técnica

5 Curtiram

trio de craques de saida … oh NOOOO

13 Curtiram

Concordo com isso tudo, o problema é que não sei quantos jogadores novos vamos ter (ou precisar) e dos jogadores vendaveis este é o que poderia fazer mais sentido manter.

Em termos de médios à partida temos o Hjulmand, Simões e Kocho - Bragança para mim só conta para a época 27/28 - o que quer dizer que precisamos de +2 médios e isto é se o RB contar mesmo com o Simões (acredito que sim, mas…). Ou seja, ficar o Morita, mesmo que fosse a última opção no meio campo podia ser a garantia de qualidade, mas na realidade vai tudo depender do que conseguimos tirar do mercado

Verdade seja dita ainda não me tinha passado pela cabeça esse outro lado e por vezes temos que sacrificar um ou outro pelo “bem” maior. O Trincão nunca o vendia por menos de 30M para nós, acima disso já pensava duas vezes.

No entanto, temos as possíveis incógnitas que falas que podem valorizar como o Debast, João Simões, Kocho, Alisson e os possíveis reforços para DD, MC, Ex e PL, o que pode ser suficiente para colmatar essa falta de jogadores para venda no futuro

1 Curtiu

Eu na altura calhei a ver um jogo dos Kawasaki Frontale e fiquei completamente maluco pelo Mitoma. Era muito diferenciado e fazia o que queria. Depois vejo-o a sair por 3M para o Brighton e pensei “como é que é possível?”. Há muito talento espalhado por aí fora e esses clubes que citaste sacam talento em quantidades absurdas, mas é porque alguma coisa é bem feita…

3 Curtiram

Epa tirando o Gyokeres, o resto é mudar para melhor, temos de “arriscar” senão é continuar a borrar a cueca sempre que há ausências.

Sai Esgaio, Fesneda, Morita e Gyokeres, estes sao os mais óbvios, depois entre Reis/Juste, podiam sair ambos que de qualquer das maneiras não gravíssimo.

Dito isto 6 jogadores se quisermos contar o Esgaio como jogador, 3 suplentes, e o Morita…

Temos de almejar bem mais que andar a chorar e tentar segurar malta que não é dominante na posição que desempenha.

1 Curtiu

Era complicado discordar mais de um post, do princípio ao fim. :smiley:

É impossível desconsiderar os mercados que referes e, puxando a brasa à minha sardinha pq o faço há mais de 10 anos, hoje ainda redobro mais essa necessidade, pois tanto os países escandinavos como os asiáticos evoluíram muito nos últimos anos.

A quantidade de jogadores escandinavos, principalmente, que têm saído directamente para o topo, e com sucesso, é enorme. Só recentemente houve o Nanasi a bombar directo no Strasbourg, Hugo Larsson directo ao onze e já apontado ao City, Bergval impôs-se no Tottenham e com destaque no meio da miséria, Diomandé no Rangers, Lind e Hojholdt no Pisa,… Agora terás o Froholdt e Nypan e outros demais. Também se podia falar no Dahl (foram os 40 minutos na Roma que o transformaram?) ou Aursnes ou seja lá quem se quiser…

Escusado também será falar do que têm feito os japoneses no Celtic, Mitoma, Kubo e afins, tudo comprado por patacos.

7 Curtiram

Se alguém conseguir arranjar a notícia

Esses 3 são completamente impossíveis… mas claro que há opções muito viáveis no mercado. Imensos até. O problema será se se pensar que agora se tem que contratar um gajo que garanta 50 golos por ano, isso é óbvio que não será possível.

Temos que fazer o mesmo que fizemos com o Gyokeres (e Hjulmand, e outros). Definir um perfil, procurar gajos desvalorizados em contextos inferiores e tentar acertar ao máximo no encaixe com o resto da equipa. Acima de tudo, é fazer um onze muito mais capaz de criar e marcar, do que ter apenas só um gajo a marcar tudo.

5 Curtiram

Isso é verdade.. Mas GyoKeres e hjulmand foram extremamente bem negociados pelo Sporting… Harder não… Foi uma sucessão de actos falhados até ter de pagar uma nota por ele! Tivéssemos nos cagado no Fotidis e tinha vindo mais barato!

8 Curtiram

Mas quem é que desconsiderou o que quer que seja?

Simplesmente o @Hemgê disse que deveríamos ter isto e aquilo para o mercado nórdico, porque aquilo é charters de craques.

E eu disse que se diz isso agora porque está na moda. Há craques, já jogadores medianos, e há cepos, como em todo o lado.

E dei o exemplo do Japão, que também foi moda há uns tempos, e agora parece ter passado. Curiosamente, se calhar agora até ficaria mais atento ao Japão do que naquela altura, precisamente porque a moda passou, e talvez até seja mais fácil ir lá pescar.

Mais uma vez, falando no mercado nórdico. Sim, gosto do mindset dos jogadores que de lá vêm. Mas não é por ser nórdico que se é automaticamente bom. E dei o exemplo do Deniz Gul, que é uma nódoa.

O Sporting deve estar atento ao mercado nórdico, como deve estar aos balcãs, à Europa de Leste, à Ásia, a alguns países africanos, à América, etc. Talento há em todo o lado, sendo que há que ser inteligente, e não embarcar só em modas. Porque, quando as modas surgem, a tendência é tornarem-se caras. E também dei um exemplo. Ir buscar um Harder, com uma dúzia de jogos na primeira equipa, por quase 20 milhões, se fosse antes do Gyokeres e do Hjulmand, tinha dado direito a muita contestação e desconfiança.

Convém não esquecer porém o ‘pormaior’ de que o Hjulmand e o Gyokeres vieram de Itália e de Inglaterra, sendo que o Gyokeres também passou pela Alemanha, e comparar os jogadores que cá chegaram, com os jogadores que sairam de Dinamarca e Suécia, é como comparar a obra-prima do mestre com a prima do mestre de obras.

Eu sei que tu trabalhas em scouting, e que tens as tuas ideias, os teus contactos, e as tuas fixações. Nada contra isso.

Agora isso não tira validade à minha opinião de quem vê o fenómeno de fora. Pelo contrário! O facto de não ter qualquer interesse ou ligação com o mercado permite-me ter uma visão mais imparcial, e baseada apenas no meu bom senso.

A água Evian, quando surgiu em França, era só uma espécie de Água do Luso de lá. Depois surgiram as fotos das vedetas de Hollywood nas revistas, a passarem férias na Riviera Francesa com a sua garrafinha na mão. Mais tarde, as redes sociais, e o efeito amplificou. Atualmente, um pack de garrafas de Evian custa tanto como 10 das normais. A água é boa? É. Mas não é mais inteligente beber simplesmente Água do Luso, que faz o mesmo efeito?

Esse é o ponto do meu post. Dizer que, alinhar em modas, nem sempre é boa ideia. Especialmente, no futebol. Até porque, não raramente, tende-se a desvalorizar o resto.

Eu so nao concordo em nos focarmos so num mercado.
Ha mercados com jogadores interessantes
Asia do Leste.
Escandinavio
Balcãs
America latina.
Mas jogadores que vem e fazem a diferenca logo dificilmente vem diretamente desses paises. Agora apostas para rotacao para depois serem titulares existem varios jogadores

Sim, mas a questão é que isto não é FM e é preciso reforçar bem a equipa, sem perder também a coesão e os lideres.

Assumindo os nomes que disseste, vamos precisar de 2 DD, 1MC e 1 PL + 1DE/DC, só aqui quanto dinheiro já gastámos para os substituir? E depois ainda faltam outras posições ou pelo menos mais reforços para as mesmas (ex. 2MC).

Ainda que fosse só o Esgaio, o Fresneda (titular na defesa a 4), Morita (titular no meio campo), Gyo (titular PL), são jogadores dominantes nas suas posições - e o Matheus Reis por muito que não seja fora de série é um jogador importante no balneario e só equacionava a sua saída no caso se haver uma boa proposta e na entrada de jogadores experientes, caso contrario era deixar acabar contrato, já o Just seria vender

Juro que ia escrever: não me venham com a dica do FM, quando 3 desses 6 não são titulares.

Dependendo do sistema talvez nem precises de lateral, e para substituir o Fesneda tens o Quaresma se necessário, desiquilibra mais e é melhor defensivamente.

Sobre o Morita, é titular porque não tem concorrência, mas o nível tem de subir e a saída dele só impulsionará isso, para além do Kocho.

Que sentido faz lutar para garantir um Morita cada vez menos influente no banco quando podes renovar a equipa com um talento superlativo, dominante sim, coisa que o Morita no é.

Nenhuma saída custará exceptuando o Gyo e Hjulmand, porque são os jogadores muito acima da média desiquilibram a balança quando precisamos.

Gyo, Morita, Juste, Fesneda, Reis, Esgaio, se fosse isto já dava uma folga enorme para se investir á grande no plantel como bem precisamos, não de muitos mas de muito bons.

É palha. Trincão é para intocável e está a tentar se a renovação, Israel esteve para renovar mas agora o cenário mais provável é ser vendido, Morita deve ficar a não ser que apareça uma excelente proposta, caso contrário sai a custo zero para o ano mas o clube não tem pressa para o vender.
Existem muitos interessados no Hjulmand mas o clube não o quer deixar sair esta época.

Essas 6 saidas ate me parecem bem prováveis.

Ate porque se tem falado de contratar um central, lateral direito, extremo/Medio ofensivo e um avançado, para alem dos ja oficiais. Se o Travassos regressar e voltarmos ao 4231, essas 6 saidas fazem sentido e batem certo com o que se tem falado para entradas

A do FM é mais na otica de que acho que vão haver muitas mexidas e não vejo o Morita a sair por muito, portanto era o “menos mau”.

Para perceber melhor, e assumindo que o RB fica e que portanto jogamos num 433 ou 442, quantos jogadores vês que vão sair e quantos achas que vão entrar no proximo ano?

Fresneda apostava nele, e jovem cumpriu quase sempre que jogou com o RB e se for para jogar num esquema de 4 defesas ele deveria ficar, nao cometer o erro que se cometeu com o Jonathan Silva que para mim tinha muito futuro mas JJ estragou o.

1 Curtiu

Vi essa noticia hoje do Trincão e pensei: mas vai tirar o lugar a quem? Ao Saka? Ao Trossard? Ao Martinelli?