LEÃO DE OLHO EM RICARDO MÁRQUEZ, CONHECIDO COMO 'EL CABALLO'
O Sporting anda atento às jovens promessas que estão a despontar em vários campeonatos que se jogam por esse mundo fora e há um jogador que está a centrar atenções do scouting leonino.
Ricardo Márquez, jovem avançado de 21 anos que atua no Unión Magdalena, está a ser seguido com muita atenção pelos responsáveis leoninos, ele que se está a assumir como uma das revelações da liga colombiana pelos golos que tem marcado.
Neste momento, El Caballo del gol, como é já conhecido na Colômbia, leva seis golos em 11 jogos e é neste momento o quarto melhor artilheiro da competição, a apenas três golos do avançado Fernando Aristeguieta, do América de Cali.
Aí há um mês fui alertado por uns escritos na net sobre esse tipo, afinal não são todos os que chegam , jogam numa equipa que é uma bela merda (porque é) e marcam 5 golos nos primeiros 5 jogos. Sendo a Colômbia, é melhor ficar atento. Ainda por cima os relatos davam conta de um tipo imperial pelo ar, com um pontapé canhão (e certeiro), frio e calculista, com escola, com bom poder de decisão, poder de choque e uma técnica acima do Teo Gutierrez. Ora isto com 21 anos e jogando numa equipazeca, mas descoberto ainda e possivelmente acessível (ou bem mais do que jogando no Cali, no Atl. Nacional ou no Millionarios).
As primeiras coisas que vi desse jogador entusiasmaram-me. Basicamente foi um resumo do tal jogo dos 3 golos. Depois vê-se ainda mais uns resumos de highlights dos jogos e a coisa fica muito atraente. Dá vontade de começar a mandar mails para todo o lado.
O problema é que vendo mais, procurando umas coisas mais alargadas e o tipo não tem uma taxa de acerto assim tão elevada, não é tecnicamente melhor que o Teo (só se for que o Teo de 21 anos, não sei), nem sequer está tecnicamente ao nível dele, não tem assim tanta escola e o seu poder de decisão e calculismo deixam a desejar.
Diamante em bruto? Pode ser. Fará 22 anos em Agosto e com um ano de trabalho árduo e muito acompanhamento… talvez. Mas nos sub23. Que eu não vejo ali (ainda) um jogador A.
Não conheço o jogador, mas gosto do perfil. Jogador jovem com serviço mostrado numa liga periférica e, penso eu, a um preço acessível para o nosso bolso.
Depois do Plata e do Doumbia, começo a reparar na criação de um padrão. Fico feliz com isso, só com a contratação de jovens com potencial a preços baixos e com uma aposta firme na formação é que conseguimos ganhar estabilidade financeira no futuro. Contudo, é claro que não se podem contratar só jovens e nem todos os jovens que contratamos vão ser craques no futuro.