Este ano 80 pontos chegavam, sem derrotas!
Se para a próxima época chegarem 79 para ser campeão no final conta o mesmo é só ires ao museu e vês lá se conta ou não!
Este ano 80 pontos chegavam, sem derrotas!
Se para a próxima época chegarem 79 para ser campeão no final conta o mesmo é só ires ao museu e vês lá se conta ou não!
Então mas?
Tens o plantel oleado no 3-4-3… E vais mudar mas é preciso 4 anos para ser os jogadores assimilar… Onde estás a lógica disso?
Pensava que a desculpa vinha mais na linha de já não ter o Gyokeres…
Mas pronto… Se é só uma questão de tempo… Vamos então dar tempo para o 4-2-3-1… Apresentar resultados
Tinha ideia que alterar era para progredir, evoluir…
O Mourinho foi campeão europeu no porto em 4-4-2, nem sei como se ousou alterar o sistema de jogo, se aquilo ia funcionar nas décadas seguintes…mesmo otários estes treinadores, poem-se a inventar…
Com dois centrais e dois laterais vais sempre defender com eles, ora nós temos dois alas esquerdos e um lateral. Depois temos de ver os médios. As dinâmicas podem se aproximar mas o perfil de jogador tem sempre influência. Mas pode manter o mesmo sistema base, é esperar para ver.
Tem de mudar aquela tatuagem…
Tácticas que usámos contra a equipa B (Jornal Abola)
Dentro do que tenho falado e esse 433 quando vierem os jogadores a sério vai ser mais 442…
Muitos parabéns, Rui, pelo teu aniversário. Sabes uma coisa? O meu pai, se fosse vivo, faria anos hoje também.
Partilhas o dia do teu aniversário com uma figura universal da cultura ocidental, que no seu tempo também foi muito criticado, chegando a dizer que “o meu tempo há-se chegar”. Essa figura foi o grande compositor austríaco (na verdade nasceu na Boémia, hoje parte integrante da República Checa), Gustav Mahler.
Mais uma vez parabéns, e que para o ano eu esteja aqui outra vez a dar-te os parabéns pelo teu aniversário.
O Rui Borges partilha aniversário com o Ringo também, e comigo. Não fazia ideia.
Parabéns, Mister!
Parabéns para ti também. Do Ringo não sabia.
Obrigado!
btw mesmo sendo provavelmente dos maiores críticos do rui borges no fórum o meu problema e crítica não será nunca por jogar em 343, 433, 4231 o que quer que seja. obviamente que é apenas uma estrutura base que pode(ou não) desenrolar-se em dezenas de comportamentos e princípios, isso sim vai interessar-me. toda a gente diz que o PSG joga em 433 e no entanto o que se vê em campo pode ser isto:
tirando geny e nuno santos( que tenho dificuldades a ver encaixar num 433/4231 clássico por serem realmente wingbacks para o nível Sporting, curtos em posições altas para serem extremos e curtos defensivamente para darem garantias numa linha de 4) todos os jogadores são enquadráveis( certo que também temos vários centrais mais otimizados para centrais exteriores a linha de 3 mas creio que desde que acompanhados por diomande ou inácio nada é propriamente impeditivo; talvez mais problemático em situações de defesa de área ou bloco mais baixo). o problema é que enquadrar trincão como 10/extremo com liberdade para jogar por dentro ou como extremo que pisa linha é muito diferente. colocar o kocho como 8 com liberdade para abrir na largura, receber nas costas do médio ou como duplo pivot estanque em dupla com o hjulmand é diferente. tudo é “possível” mas sem a preocupação do treinador em enquadrar os perfis um 11 forte rapidamente se torna num 11 forte mas com jogadores a jogar fora da sua zona de conforto.
é esse o desafio do rui. temos de esperar para ver.
Sim, e junto a essa questão do Trincao o Pote: para mim esse posição mais interior atrás do avançado pode ser de qualquer um dos 2. Já de extremo aberto nenhum dos 2 me enche as medidas, lá está a questão da adaptação.
A não ser que ele jogue com um deles mais por dentro e o extremo oposto por fora, mas aí exigirá um lateral com capacidade para fazer piscinas atrás de piscinas (Maxi/NS)
Onze inicial de Rui Borges em 4x2x3x1 na vitória por 1-0. Pedro Gonçalves na posição 10
A mim o que me incomodou no Rui foi jogar na retranca nas segundas partes, mostra mentalidade de equipa pequena.
Mas dou-lhe o benefício da dúvida este ano.
Em 4x2x3x1 falta o lateral direito e o PL:
Rui Silva
Contratação Diomande Gonçalo Maxi
Hjulmand e Kocho
Quenda Pote Trincão
Contratação
Quenda a titular e Trincão fora da posição onde rende mais? Só como recurso.
Eu vou ser polémico, num contexto de 4-2-3-1 colocava o Pote do lado esquerdo do ataque, Trincao no meio e Quenda na direita, pelo menos na pre-epoca.
Consigo ver o Trincao a jogar como 10 e o Pote sempre foi bom a jogar pela esquerda, vale a pena testar.
Acho bem que aproveite a pré época para implementar rotinas e ideias num sistema com linha de 4 de forma mais permanente, até porque a equipa já está rotinada e tem as bases todas a jogar em 3-4-3. E tem sempre essa solução, caso seja preciso.
Ainda assim, não sou especial adepto de que se troque o sistema inicial. Acho que dificilmente esta equipa, com linha de 4, pode voar mais ofensivamente e ser dominadora do que com linha de 3 e com extremos (Quenda, Geny, Maxi, Alisson, Nuno) por fora. Mais do que o sistema, este perfil de extremos nas alas neste sistema é perfeito para dominar em Portugal. Permite ter largura e 1x1 por fora, aglomerar uns 5 jogadores com chegada à área por dentro, etc. São posições perfeitas para o Pote/Trincão, oferece um médio de chegada com mais permanência na frente (Morita, Kocho, Simões) e tens a segurança dos 3 atrás + Hjulmand.
Acho que faria sentido a manutenção disto como ideia base. Mas, olhando à provável contratação do Alberto e aos valores envolvidos… diria que não vai acontecer.
Se a ideia fosse manter o sistema, dificilmente seria preciso mais soluções que Geny e Quenda quando fosse para atacar e Quaresma/Fresneda quando fosse para defender. A compra do Alberto mostra que está a dar prioridade à linha de 4.
Consigo ver o Trincao a jogar como 10 e o Pote sempre foi bom a jogar pela esquerda, vale a pena testar.
A posição de extremo esquerdo é muito diferente num 343 e num 4231. O papel de 10 é muito mais parecido ao que o Pote está habituado a fazer.