Vimos um Sporting à imagem do que tem sido nos últimos tempos: irregular.
Conseguimos fazer uma boa primeira parte, criar ocasiões e aproveitar bem o espaço que o Estoril dava (jogamos mais na expetativa, uma vez que nos apanhamos cedo a ganhar) e o jogo podia estar mais do que resolvido ao intervalo.
Na segunda parte, volta a existir um certo adormecer da equipe e voltamos a terminar o jogo completamente em sufoco.
Precisámos urgentemente daquela pausa das seleções para dar tempo ao Rui de trabalhar melhor as suas ideias, para tentar recuperar ao máximo os jogadores que estão de fora (a ver se regressa o Morten, Morita e… o Pote) e dar algum descanso aos que tem jogado de forma consecutiva.
Seguem-se dois jogos complicados: Casa Pia (f) e Famalicão (c).
…. E isto num jogo em que tivemos quase 10 oportunidades flagrantes de golo, e que se usássemos camisolas vermelhas tínhamos jogado contra 10 o jogo quase todo. Isto num jogo contra uma equipa que joga muito bem e vem de de 8 vitórias. Isto num jogo em que nem os titulares da b estavam disponíveis.
A saída do Ruben tinha tudo para ser um desastre absoluto. Perdemos 4 pontos em 2 jogos bos descontos, em que o árbitro meteu a mão.
Gostava que tivéssemos num mundo alternativo, em que tivesse vindo um Vasco Seabra da vida, para ver onde estávamos agora (é olhar para o Sérgio e para o Ruben, para ver o que tem feito).
Não concordo com essa análise, o RB ainda não teve 2 terços dos titulares disponíveis, tem um plantel curto, mudou a tática, não teve 4 anos a treinar a equipa para saber o que podem fazer. Pelo caminho já reabilitou o fresneda, potenciou o Simões, meteu o debast em modo mascherano, e ainda nos aguentou no primeiro lugar. acho incrível o que tem feito
Não que não concorde contigo mas ainda falta muito campeonato pela frente, geralmente esse apoio mais efusivo com as tochadas e receções ao autocarro é mais perto do fim, na reta final… ainda é um bocado cedo diria. Falta de apoio não tem havido, basta ver o ambiente em Barcelos a semana passada ou em Dortmund já eliminados. Em casa é que enfim, o apoio tem deixado um pouco a desejar.
A primeira parte foi de “sufoco” em certas alturas em cima do Estoril.
Na segunda, percebe-se perfeitamente que o Trincão rebentou e não conseguiu pegar mais no jogo, idem para o Quenda que está completamente estourado. Os piques não saem, a velocidade de processos está lenta, não há “músculo” para um remate forte.
Espanta-me (mas cada vez menos) como se “exige” segunda parte de nível e de qualidade, quando o treinador tem de recorrer a jogadores que andaram, há meses ou semanas atrás, a serem vistos como completamente insuficientes… para a Liga 3 e a equipa B.
O misto de comentários de “O Rui tem de fazer substituições mais cedo” com “não pode usar os putos que não estão nada preparados”, a ter chegado a ler “tem de espremer e adaptar os titulares ao máximo”…
A qualidade pode não ser fantástica, pode não estar a ser um futebol ofensivo e avassalador… mas eu gostava de ver muita gente no banco a ter de decidir entre colocar um jogador da equipa B que está completamente impreparado e nem cabedal tem para lutar de igual para igual com os adversários da 1ª liga, ou tentar aguentar mais uns minutos os titulares em campo e ver mais uma lesão porque os jogadores estão todos no limite do seu esforço.
Gosto muito do ambiente do fórum, mas têm existido comentários que não lembram a ninguém com 2 dedos de testa.
O Rui é criticado por muitos porque veio de baixo… mesmo o Varandas que não lhe deu nada no mercado de inverno é igual, pouco apoia o homem, já o Amorim tinha todo o credito, e bem porque ganhou o que ganhou.
Mas o Rui Borges não tem credito nenhum…
Nao concordo, mas vamos ver o que vai dar isto.
Eu acho que ele tem muito a aprender, e acredito que vai crescer muito, mas para já com os recursos que tem ,tem nota positiva.
Mas o Amorim também tinha muito a crescer e aprender.
Isso é tudo muito bonito, eu também apoio o treinador apenas e só por ser treinador do meu clube, mas para se perceber a falta de exigência para com o Rui Borges, tu próprio o mostras no primeiro parágrafo:
“Percebe se PERFEITAMENTE que o Trincão rebentou Quenda idem”, e saem aos 80? Dois extremos do campeão Nacional que juntos têm 9 golos em 50 jogos de campeonato? Depois vão lá comentar ao tópico do Biel quando este tópico é que devia estar a ser massacrado.
Falta coragem, falta inteligência, falta a leitura falta muita coisa a este treinador, nem a aposta em jovens tem feito sentido sequer, nunca pensou em reforçar o meio campo com um 3 elemento, e agora é altura de levar com o Esgaio mais uns jogos porque não enterrou.
Segunda parte miserável, mais uma e a culpa não é da falta de banco que talento não faltava.
Ontem o Borges ganhou pela primeira vez dois jogos seguidos pelo Sporting…
Agora só já faltam 10 jogos para acabar este suplício… Têm que ganhar 9 e pode empatar 1…
Como ontem se viu… Tudo vai depender do BICHO que temos lá na frente para resolver praticamente sozinho esses 10 jogos que até poderão ser os últimos 10 jogos que fará com a listada verde e branca…
O resto… É esperar que o Borges não estrague e tenha a inteligência de gerir o plantel desde o banco…
Também gostava que jogássemos melhor da mesma maneira que gostava que o homem tivesse tido 2 reforços reais no mercado de inverno , o pessoal malha no RB sem olhar para a concorrência, eu gostava de ver o psico anselmo com metade da equipa lesionada e sem a constante ajuda dos padres e adorava ver o cara de cavalo a lidar com isso também ao contrário de ter 2 11s para brincar ao FM , mas a realidade não é essa, fossem esses 2 treinadores do Sporting na atual conjuntura e de certeza que não faziam melhor que o RB, neste momento não quero jogar bem , quero é ganhar os próximos 2 jogos.
Sobre ontem apenas tenho a apontar que não havia necessidade de, naquela fase do jogo, numa só substituição alterar 3 jogadores de posição.
Podia render o Reis pelo Geny diretamente sem mexer em mais nada e do nada mandou o Ivan da ala direita para a esquerda, o Quenda de avançado interior à esquerda para ala direito e mete o Geny dentro pela esquerda (das 4 posições - ala esq/dir ou dentro esq/dir - onde rende menos).
Instabilizou a equipa com essa mexida. De resto gostei da aposta no Edu, a rever.
Quando falo em gerir… É aproveitar o poder de fogo e a força física do Harder mais a propósito e sem receio… E os cartões amarelos… Porque os do apito estão prontinho para meter a mão…
O resto é jogo semana a semana jogar os melhores no 3-4-3… E Gyokeres sempre a abrir… São 10 jogos… Já faltou mais…
nas últimas duas semanas batemos recordes de lesões e de facto atingiu outros níveis que passam o limite do normal( em 60/70% do seu período teve “apenas” 2/3 titulares indisponíveis) de resto tudo o que descreves são… circunstâncias do futebol. se o rui começar a próxima época também vai chegar a março com várias baixas importantes, castigos, pênaltis contra, expulsões, jogos infelizes e injustos. ser campeão e ser bom o suficiente é ter argumentos para contrariar os percalços. é ter uma superioridade tão evidente que isso são apenas detalhes, até porque a nossa superioridade, e de porto e benfica, são conquistadas á partida pelas circunstâncias da liga.
de qualquer das maneiras nem queria tornar isto uma análise de resultados, até porque os resultados mesmo não sendo ótimos são bem melhores que as exibições e que a qualidade do futebol, que é o maior preditor de sucesso a longo prazo.
os “dados” do JP a que me referi não eram resultados. é factual que, mesmo excluindo os jogos grandes e europeus, nos jogos contra pequenos tínhamos mais bola, mais controlo do jogo, mais criação de oportunidades e menos oportunidades concedidas. ontem por exemplo o field tilt( posse no último terço) foi 65/35 para o estoril. não o efetivaram em chances claras por falta de qualidade individual mas a conquista de espaços estava lá. o meu ponto não é evidentemente achar que o JP é melhor ou fez um bom trabalho. é só dizer que até com o JP tínhamos uma identidade mais clara e uma proposta mais de equipa grande.
eu discordo porque apesar de ser impossível ignorar o contexto, não se podem avaliar treinadores que jogam de semana a semana com plantel completo porque é um cenário que maioritariamente não se coloca no decorrer de uma época. eu acho sempre cómico, não o lamentar porque isso é o normal, mas o ilibar de responsabilidades de ganhar a equipas com orçamentos de 2/3M e que matavam para ter os nossos britos, felicissimos e maneis. como é que podemos ganhar se não temos o internacional dinamarquês que vale 40M nem o japonês que vale 20M mas apenas o belga que vale 40 e 1 de 3 dos miúdos mais promissores da posição a nível nacional. não temos o internacional holandês nem o quaresma, apenas o diomandé e o inácio que juntos valem 100. é de uma falta de noção atroz, que a maior parte dos adeptos dos 3 grandes comunga, chorar ou passar pano em exibições como avs, gil vicente e arouca por ausências tendo em conta a desigualdade atroz nas condições para competir e na diferença de qualidade nos 11s MESMO com 12 ausências. os treinadores que utilizam os serginhos e os pedro tibas desta vida choram a rir quando ouvem um rui borges a queixar-se dos jogadores.
ignorar o contexto e achar que seria fácil é absurdo. achar que uma equipa sem vários titulares joga com a mesma fluidez também. agora achar que o contexto explica tudo e que por causa disso o treinador não podia fazer mais e não se pode avaliar( caramba, no mínimo que se avalie a capacidade de resolução de problemas, as escolhas que faz dos miúdos, os perfis) com um plantel de 400M numa liga onde 80% das equipas têm 3/4M é viver num twilight zone, baixar drasticamente os padrões e nivelar tudo por baixo. é a minha visão, vale o que vale.
Colocou o Fresneda na esquerda pois saindo o Reis, era preciso atenções com o Rafiki, que era dos jogadores mais perigosos do Estoril. O Geny ainda não está com andamento e nunca foi um portento defensivo.