Depois jogamos com de braga para cima e passamos de leão a gatinho cego.
Nesses jogos é que quero ver se há evolução.
Depois jogamos com de braga para cima e passamos de leão a gatinho cego.
Nesses jogos é que quero ver se há evolução.
O celtic deve ser de África ![]()
Mesmo com muitos ausentes e caras novas, os processos continuam lá.
Melhorar a transição defensiva e juntar aqui os melhores e limpar a época passada.
Sim e não, os jogos da pré-época não valem nada é verdade, mas um jogo de futebol é um jogo de futebol, uma equipa que tenha boas rotinas e dinâmicas está sempre mais perto de vencer. E o Sporting demonstrou boa qualidade, contra uma boa equipa.
Com outro treinador a defesa de hoje chegava para ganhar o campeonato
O problema é se começa a perder pontos com os pequenos apesar de bater os rivais ![]()
O “silencio” neste tópico diz tudo sobre o que se viu hoje. Também é certo que o que se viu hoje não diz nada sobre o que se vai passar na época, mas…
Acabaste por responder à tua própria ‘pergunta’.
Imagina, é que eu até concordo contigo às vezes mas partes-me todo. Só dá para me rir.
Obrigado por existires amigo.
Eu não fiz qualquer ‘pergunta’.
Ontem foi Canja de Alheira no Tiki Taskas
Muito boa alegoria, sim senhor ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para já, gostei da equipa e isso, inegavelmente, mostra trabalho competente por parte do treinador e da sua equipa técnica.
Até o golo sofrido não foi culpa do treinador, foi do cabeça no ar do Edu.
É continuar assim que eu calo-me para sempre.
Eu continuo a achar que o que se viu ontem foi o que vimos o ano passado em certos momentos da época, nomeadamente antes de começar a onda de lesões. Já no ano passado vimos isto, e na altura elogiou-se o treinador por conseguir efetivamente mudar a forma da equipa jogar à sua imagem sendo uma das qualidades o facto da equipa ser muito mais versátil na forma de atacar, e como tal menos previsivel (como era com Amorim, por exemplo).
Nunca se elogiou tanto o processo defensivo que parecia ser o ponto mais fraco. Ao longo da época que se foi criticando, embora eu ache que em muitos casos injustamente, foi a abordagem aos jogos grandes internos (na UCL era diferente) onde mostrávamos demasiado conservadorismo, e a intervenção do treinador ao longo dos jogos, sobretudo quando as coisas não estavam a correr bem. No final da época surgiu outra critica, a meu ver surpreendente, que tinha a ver com a incapacidade do treinador em ter o balneário focado (com o resultado catastrófico na final da Taça).
O que falhou o ano passado, para mim está longe de ter a ver com a qualidade de jogo, com as ideias do treinador, ou até com a qualidade do plantel. Teve mais que ver com a profundidade do plantel aliado a uma gestão fisica e de performance amadora ao que se juntou, sobretudo no final da época, algum cansaço mental de vários jogadores importantes, naquilo que perfigurava claramente um fim de ciclo (como se tem vindo a provar).
Vou continuar a dizer o mesmo: mesmo com os defeitos do Borges que me parecem efetivamente ser a forma como por vezes mexe mal na equipa e a forma como por vezes é demasiado conservador nos jogos contra os rivais directos (e estes são dois aspectos criticaveis com os quais eu concordo), eu gostaria de ver uma época com este treinador sem a razia de lesões que temos tido nos ultimos dois anos e com um plantel minimamente equilibrado (o do ano passado já não o era e era pouco profundo, ainda assim sem as lesões, se calhar os resultados teriam sido outros).
É por isso que este ano, mais do que estar preocupado com a capacidade do treinador de colocar a equipa a jogar à bola, preocupa-me a gestão das entradas e saídas da equipa - ok é um fim de ciclo, que se calhar era essencial para renovar a equipa, mas convém colmatar a saída de jogadores importantes com jogadores de qualidade que tenham capacidade de ter impacto imediato - e sobretudo se existiu uma discussão e uma reflexão interna, com resultados práticos e mudanças, claro, acerca das razões que levam a que a equipa sofra tantas lesões, tão prolongadas e com elevada taxa de reincidência. Estes dois aspectos, a meu ver serão decisivos para as nossas hipóteses de sucesso para a próxima época.
Bem, preciso de dormir uma sesta.
Venho para este tópico, que está bastante silencioso ![]()
Para não haver tanto silêncio.

Bem, deixem-me ir contra a corrente de quem também só vem provocar por provocar.
Para além do valor de dar 4 na pré-temporada ser igual ao de levar 4 na pré-temporada, duas coisas:
Positivo: entende-se porque o treinador queria mais opções e, saindo as três únicas opções válidas do meio-campo, já entraram 4 para ocuparem o mesmo espaço, sendo provável que entrem mais. Nota-se que quer ter diferentes soluções para diferentes problemas. Também se nota que tem algum dedo para jovens.
Negativo: as bolas paradas defensivas, a transição defensiva, e a saída de bola a partir de trás foram um deja vu muito desagradável. Se fosse o primeiro jogo de sempre do treinador, bem como sabendo que jogaram maioritariamente segundas e terceiras opções no sector mais recuado, não seria nada de muito preocupante. O problema é que já vimos isto antes. Quando o adversário pressiona em cima, ou não sabemos sair da pressão, ou batemos bombo na frente, à procura de um Gyokeres, que já não existe há mais de um ano. Ou isso, ou perdemos bola, e demoramos imenso a recuperar posições. As bolas paradas defensivas continuam uma casa a arder…
Enfim… Há quem tenha ficado entusiasmado com o jogo de ontem, pelo resultado. Eu continuo muito receoso para o que esta equipa vai fazer, logo na Reboleira, sob brasas de quem perdeu uma Taça para o Torreense e, sobretudo, do que vai fazer em Famalicão, contra uma equipa que não tem medo de assumir, de pressionar em cima, com jogadores rápidos, e agora com um treinador que anda há muitos anos nisto.
Claro, claro… tivesse o resultado sido ao contrário…
Isto, um milhão de vezes!
![]()
Se tivesse sido ao contrário era igual. Quero ver como jogamos quando for a sério. Não faço ideia do que vai sair daqui, fizemos uma mini-revolução no plantel, tirar conclusões ou criar expetativas depois de um amigável não é para mim, já vejo futebol há muito tempo para perceber que isso não importa grande coisa.
Não era, não. Os detratores teriam atafulhado o tópico com insultos e pedidos de demissão. Comme d’habitude.
Já agora, porque gosto das coisas às claras, farei o (meu) (primeiro) balanço aquando da paragem para as selecções a 20 de Setembro, decorridas 7 jornadas do campeonato.