Este tópico tem alguns calimeros.
Não foi como é obvio nenhum troféu…mas foi algo também importante, afirmação Europeia do Sporting, se isso para ti é coisa pouca…
Não é uma questão de gostar ou deixar de gostar. Não o considero suficiente para o Sporting. Há quem considere que fez milagres com este plantel, eu considero o inverso.
O que não faltou foram foristas a desqualificar o plantel, até o do braguilha já era “mais equilibrado”. Sempre com o mesmo propósito, desculpar a má gestão dos jogadores e os maus resultados do treinador.
Se isso é ser um verdadeiro sportinguista. Eu fico com o plantel, que nos últimos dois/três anos foi o melhor que já vi. Com resultados a sustentar. Não éramos bicampeões há mais de 70 anos, não chegavamos aos quartos da Taça/Liga dos Campeões há mais de 40 anos. E se o RB, após ter introduzido a sua táctica, tivesse crescido, seríamos tricampeões. Assim foi apenas a miséria que se viu nos jogos decisivos.
Conseguir escrever isto no mesmo post é obra…Bravo!!
Talvez é por ser um adepto mais jovem do Sporting e não ter visto as “grandes épocas europeias” do Sporting, mas sinto que tendo em conta, o plantel desequilibrado que temos, falta de profundidade, lesões e departamento médico incompetente, muitos parecem minimizar a campanha europeia do Sporting, que foi feita sem Amorim, sem 3-4-3 e sem Gyokeres.
Arrisco-me a dizer que as vitórias em Alvalade contra o PSG e Bodo foram dos jogos mais competentes que a grande maioria dos sportinguistas viram na sua vida e mesmo assim há quem diga que o treinador evoluiu 0.
É verdade que o Borges podia ter feito melhor internamente, mas também é verdade que apesar de todas as adversidades que a equipa teve esta época, tivemos até Abril a lutar em todas as frentes (Champions incluida), o que significa que tivemos mais jogos.
Também é verdade que tivemos mais olhos que barriga tendo em conta a profundidade do plantel e o número de jogos e intensidade dos mesmos, mas pronto, ter um clube e equipa ambiciosa que quer lutar por tudo tem que estar disposto a estes riscos…
Não somos um Bayern Munich ou PSG que costumam ganhar as suas ligas em março e podem ir rodando com mais tranquilidade…
O Porto reforçou-se bem em janeiro e ao jogar numa competição inferior como a Liga Europa, permitiu-se rodar com mais tranquilidade, enquanto nós não podemos simplesmente rodar na Champions e estando em desvantagem na corrida ao titulo, também não tinhamos muita margem de manobra para arriscar perder pontos.
Muitos dizem que o Borges não é suficiente para o Sporting e acho que começo a perceber porquê…
São adeptos que não gostaram da dobradinha, não gostaram de ver a melhor campanha europeia do Sporting e ver o clube nas bocas do mundo…
Dizem que o Borges não é suficiente para o Sporting porque antes, o Sporting habitual que conheciam, não conseguia fazer isto xD, logo não tem nivel para o Sporting que estão habituados
O Borges obviamente tem as suas lacunas e aspetos a melhorar (como a maioria dos treinadores no mundo, com a possivel exceção de 2 ou 3), mas a desonestidade intelectual que muitos adeptos usam para minimizar os seus feitos e por consequência os feitos do clube, é algo simplesmente impressionante.
Talvez esteja enganado, mas da maneira como muitos falam, a campanha europeia do Sporting desta época foi a cena mais normal de sempre na história do clube xD
Top 8 na fase da Liga, incluindo uma vitória contra o campeão europeu em titulo (quem sabe se bicampeão)
Segunda vez que vamos aos quartos da Champions, sendo a última vez há 40 anos.
Quantos treinadores fizeram melhor que o Borges, alguém me consegue dizer? Alguém me consegue dizer qual é o treinador que serve para o Sporting tendo em conta este tipo de altas expectativas?
Será assim tão ridiculo achar que este treinador que está cá desde dezembro de 2024 é assim tão mau que não vai evoluir em nada?
O @Viridis_Leo que tenho como um forista bastante equilibrado nas suas opiniôes nâo gosta de alheira.
É a única explicaçâo que encontro.
![]()
O campeonato foi ganho quando o RB regressou à táctica do Amorim, a pedido dos jogadores. Teve bem na recuperação anímica, após o luto com o João Pereira.
Na final da Taça foram 90 minutos muito fracos da nossa parte, o Gyo é que sacou um penalti a acabar o jogo. Se nesse momento tivesse 2-0 para o benfica seria justo. Depois no prolongamento caíram.
Soube melhor ganhar assim, mas tivemos muita sorte.
Os haters…

Não é segredo, não considero o RB treinador para o Sporting. Custa-me quando leio tantos foristas a desqualificar uma equipa bicampeã. Lá está, tu nunca o fizeste, mas não faltou aqui quem o tenha feito.
Não é nada contra o RB pessoa, não alinho nas piadas de Mirandela, ou outras que tal. Apenas acredito mesmo que beneficiou mais ele do plantel que temos, do que o plantel do trabalho dele.
O futebol tem mais nuances que isso.
O Borges voltar para 3-4-3 continuava a ter nuances diferentes do que o 3-4-3 do Amorim.
AS dinâmicas ofensivas do 3-4-3 do Amorim eram melhores do que o Borges, mas as dinâmicas defensivas do 3-4-3 do Borges eram melhores do que o Amorim.
Para não falar que quando o Borges chegou e venceu o Benfica por 1-0 em Alvalade com a tática de 4-4-2, nós estávamos em segundo lugar, por isso ele teve de voltar á luta pelo campeonato com as suas ideias iniciais.
E acho muita piada que quando o Sporting ganha por sorte, o Borges não tem mérito, mas quando perde ou empata por azar ou falta de sorte, já é culpa do Borges.
É verdade que o Sporting teve sorte na vitória da Taça, mas sabes outro jogo onde o Sporting teve sorte?
A vitória em Alvalade em 2024, onde o Geny bisou contra o Benfica.
O Sporting nesse jogo, de lances de perigo só teve os 2 golos do Geny, dois golos provenientes de ressaltos e uma bola á barra do Gyokeres, mas de resto, só deu Benfica e uma jogatana enorme do Israel que defendeu tudo.
Se o Benfica tivesse ganho esse jogo, não teria sido muito descabido, pois também fizeram por isso, tal como há umas semanas o Sporting teve mais que oportunidades para derrotar o Benfica, mas perdemos 2-1 no último minuto depois do Nel ter um golo anulado por centimetros.
O futebol é assim, sorte e azar… e detalhes
Isso aconteceu mesmo???..pensava que só se ganhavam jogos no 3-4-3 do Amorim…
Nunca afirmei que o RB não tem qualquer mérito. Em muitos jogos tem, é muito eficaz contra as equipas menos competitivas. Só que nos que decidem campeonatos não é suficiente.
Na rotatividade do jogadores também não; porque tem intocáveis. Se por opção ou por demasiado respeito a certos jogadores, não sei, mas de uma forma ou de outra a responsabilidade é dele.
O que se passou nos jogos contra os quatro primeiros não foi azar. Reduzir seis jogos a azar é uma ginástica muito grande.
Eu nâo desqualifico nem o plantel, nem posso desqualificar o Borges.
O plantel acho que é bastante bom (se é o melhor de sempre, etc., eu nunca entro nesse tipo de análises porque acho parvas, como qual é o melhor jogador de sempre).
O problema de Borges (e o nosso) é que o plantel nunca esteve completamente disponível.
1 único jogo que fosse desde a pré-época!!
Mesmo que eu quisesse avaliar o Borges, como poderia?
Se consegues you´re the better man! ![]()
Então o que tens a dizer aos 11 jogos consecutivos que o Amorim não conseguiu ganhar ao Conceição??..ai já foi azar??
é o que é, acontecem coisas assim no futebol…é óbvio que não se pode repetir essa gracinha, algo tem que mudar, não sou tolinho…
Eu tenho-te como bom observador, com capacidade de análise. Um de nós está a leste neste tema.
Um de nós já fez a sua análise, o outro (eu) ainda nâo ![]()
Outra vez? Critiquei-o bem na altura.
Só há aqui um senão, com o plantel com que o Amorim foi campeão na primeira vez, o RB ficava atrás do braguilha; e provavelmente até perdia os dois jogos.
O vagianidis também o queria ja o ano passado .
Mas a cena é essa , será que era o treinador que os queria ?
Bem quanto mais falo mais me lembro e o vinagre 10M por 50% do passe ?
Com isto nao defendo o borges nem ataco o amorim mas sim mostrar que as vezes o treinador nao manda assim tanto
Isto é uma análise séria? Mandar “se’s” para o ar?
Se o Sporting tivesse o Yeremay e um departamento médico competente, tínhamos ganho a Champions xD
There, I said it
Se, se, se…