Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

Achas que o Varandas queria despedir o seu projeto perfeito João Pereira ao fim de 8 jogos?

Os resultados ditam tudo no futebol.

Fala-se muito nas eleições do Benfica, mas o Sporting também vai ter eleições esta época, um mau início de época não será tolerado pela esmagadora maioria dos sócios e adeptos.

E no meio disto tudo, o Rui Borges é o elo mais fraco e ainda por cima está a pôr-se a jeito. Combinação nada auspiciosa.

E concordo contigo que havia timings melhores.

Exatamente o que falava com o meu irmão durante o jogo, estava a passar me com a parovice dos nossos jogadores completamente picados com 0-0, e os outros completamente sem reação nenhuma, como é que o crlho do Maxi, Pote não levam um grito do Borges crlho!? Esta equipa joga 2 jogos, 1 contra o adversário e outro contra a própria cabeça, querem mostrar quem são maus? Mostrem nos duelos e não a falar, insultar dar pau porque não têm força nenhuma… Fartinho, falta liderança, o Borges têm a aparência de duro mas não é, e acho que é muito o que falta á equipa, liderança de um treinador que transmite que apenas têm cumprir o trabalhado que via sair, agora com mais mil merdas na cabeça é difícil, mas treinador tem de corrigir e limitar estas merdas, depois é só erros não forçados.

Acho ainda que o frango do Rui Silva no 1 remate á baliza, quis estupidamente agarrar, completamente injusticavel, porque está completamente fora dela mentalmente, ninguém lhe deve apontar nada, deixa lá tentar agarrar esta … Ah que chatice… O Borges não aperta com estes gajos, vê se a léguas.

4 Curtiram

Ficou cá, porque o Arsenal não avançou e nenhum clube Inglês o quis, porque acharam que a amostra de um ano era curta e ainda tinha sido operado no inicio das férias.
O resto é conversa da treta, basta ver como se despediu do clube, dos colegas e dos adeptos.
O gyo é racional, depois de uma boa época ia para a Turquia ou Arábia ou continuava no mesmo projecto que tinha dado sucesso?
O RA já saiu, ESQUEÇAM O RA?
Tinha uma grande capacidade comunicativa, dominava as conferências de imprensa, até podia ajudar na vinda de um jogador em quem não acreditava assim tanto como o Hjulmand,? É possível.
Mas podemos ser campeões sem isso e com outras valências, desde que o clube seja competente na junção das peças todas.
Falta qualidade ofensiva ao plantel, é esse o ponto fulcral, é esse o foco, tem que ser essa a nossa exigência junto do clube, pelo menos agora.
Se os resultados forem miseráveis mais adiante se vê quanto ao treinador.

UM COMENTÁRIO, DOIS NICKS… STRANGER THINGS PART 5

hmm, desapareceu… X-Files season 13

Queria, porque até o Varandas constatou o óbvio, foi pena ter demorado 8 jogos.

Os resultados ditam o futebol, óbvio, e a competência dita os resultados.

Se tivermos a competência de garantir qualidade e estabilidade a um treinador medíocre, teremos resultados melhores.

O cerne da questão é a falta de confiança que tenho em que uma direção neste momento da época consiga um upgrade no plantel, quanto mais ainda conseguir mudar para um treinador melhor e ter um impacto positivo na mentalidade da equipa que já está a ser moldada.

Acho isso completamente improvável.

Concordo

Estamos em acordo.

É esperar que se consiga de alguma forma melhorar o plantel até ao fim deste mercado, quer seja para aproveitamento do Rui ou do(s) próximo(s) treinador(es).

Tendo em conta que estão para vir 2 laterais (que me levantam mais dúvidas que certezas), é partir para o extremo destro que nos faz falta há anos e para um 10.

1 Curtiu

é por isso que contratações como a do mangas não fazem sentido nenhum. desde a saída do treinador anterior que o projeto perdeu rumo e agora acumulam-se decisões que vão pesar durante várias épocas. ficar preso a um jogador destes durante quatro anos…

1 Curtiu

Rui Borges até parece preparar bem os jogos e a equipa mas por outro lado dá toda a ideia de não saber dialogar ao intervalo,passar a mensagem ou sequer o que fazer quando algo ocorre em campo. Gosto da sua personalidade mas isto deixa-me preocupado

2 Curtiram

0,0

Há uma coisa que tenho de reconhecer (até a Sofia Oliveira o disse): a nossa primeira parte arrumou com a “equipa maravilha” a um canto.

Morten e Morita foram imperiais.

O golo mexeu muito connosco.

E o RB não soube motivar a equipa, coisa que o encantador de serpentes fazia com mestria.

Estou a ver como se fosse agora, quando sofríamos golos, o (pronto, vou chamá-lo pelo nome dele) Ruben Amorim batia as palmas e gritava lá para dentro “Vá, vamos embora para a frente…”.

O RB é uma jelly fish.

Não percebo a teimosia em ter de mudar de sistema.

Os melhores jogadores que temos são para jogar em 343, para quê inventar?

Não tem nem terá jogadores para o 433! Que esqueça isso e volte à casa de partida.
A estrutura anterior é a melhor. Que utilize o 433 como plano B.

Que dê o braço a torcer já no jogo do campeonato, antes de se perderem pontos.
Rumo ao Tri!

2 Curtiram

Para a tatica 4-3-3 Não temos laterais para as duas alas. Na direita nenhum serve e o menos mau é Fresneda que só defende. Na esquerda Maxi esta talhado para 3–4-3 pois numa defesa a 4 dá muitas casas (é a minha opinião) Não tem um extremo esquerdo para o 4-3-3. E o que fazer a Diomande, Inácio. Quaresma e Debast?

Este treinador é o Fernando Santos do SCP.
Não se pode despedir porque ganhou um título de forma épica.
Mas já percebemos que não é o treinador certo.
Vamos ter que, provavelmente, abdicar desta época por gratidão…

A gratidão é uma coisa importante.
Mas é pena que tenhamos que perder esta época desportiva e ainda levar com as consequências financeiras do que estamos a fazer para as épocas seguintes.
E sinceramente, até me preocupa mais a segunda do que a primeira…

4 Curtiram

Hoje está a ser cozinhado pelos media e com razão, o maior culpado desta derrota é ele. Decidiu mandar à merda toda a vantagem que tinhamos na pre-época com invenções táticas que só pioraram a equipa.

rui silva, diomande, inácio, st juste, debast, quaresma, maxi, matheus reis, fresneda, vagiannidis morten, morita, kocho, geny, quenda, pote, trincão, harder, suarez(+ nuno santos, bragança e um EE que ainda virá). um core de 19-22 jogadores com historial de +1500 minutos pelo Sporting ou, no caso dos reforços, que pelo custo e qualidade terão expetativas de ser titulares. se recuperarmos 20/21 e quisermos ir ao 20º/21º jogador mais utilizado temos jogadores como antunes, joão pereira e sporar. em 21/22 gonçalo esteves, esgaio, neto, feddal, vinagre. em 22/23 chermiti, arthur, bellerin, rochinha, dario, marsa ( esgaio o 10º jogador mais utilizado). em 23/24 diogo pinto, neto, koba koindredi.

a individualização do problema é delirante. vou voltar a repetir: em comparação com 23/24(90 pontos, 97 golos, recorde de tudo e mais alguma coisa, futebol demolidor) perdemos do core viktor e seba( inevitável) adan e paulinho e acrescentámos rui silva(upgrade enorme ao adan), debast( se não é já um upgrade ao seba não demora muito) maxi( upgrade ao nuno que fez a época toda) kocho( opção super válida e até possível upgrade) quenda( upgrade ao geny, menos para este treinador) harder( tem melhor registo de golos p/minuto do que o paulinho, apesar de ser raw ainda) suarez( o downgrade era inevitável mas tenho conviccção num rendimento muito bom) e ainda teremos vagiannidis, um extremo esquerdo e +2 anos de desenvolvimento de jogadores como diomande, inácio, fresneda, quaresma, geny etc etc que estão obviamente bem melhores que há 2 anos.

vou repetir para que fique claro: o plantel desta época no dia 31 de agosto vai ser o mais profundo e completo dos últimos 5 anos e, tirando o downgrade do gyokeres que seria sempre inevitável( que teremos de aguardar para ver se será assim tão grande) é indiscutivelmente mais forte do que o de 23/24 em termos de talento bruto e profundidade de opções. com tudo operacional podemos chegar a ter debast, quaresma, st juste, vagiannidis, nuno santos, kocho, bragança, simões, quenda, jota silva/EE e harder a sair do banco. nunca tivemos um banco assim.

dá me vontade de espetar um garfo nos olhos quando leio que o treinador não pode fazer mais porque não tem plantel e precisa de 7/8 reforços.

5 Curtiram

Neste momento precisamos de 1 reforço.
Um jogador que possa fazer as 3 posições do ataque, que remate com os dois pés, rápido e forte, com propensão para o golo, raçudo, fiável e que entre logo de estaca nesta equipa, para cumprir a função de suplente de luxo (nesse aspecto tipo Paulinho).

Deixo aqui este artigo, só por acaso, e um resumo do mesmo.

CHATGPT: “Jota Silva é um avançado explosivo, muito focado e trabalhador, destaca-se pela capacidade de atacar a profundidade, não sendo alto mas possuindo excelente tempo de salto e bom jogo de cabeça, é regular e consistente nos treinos e jogos, versátil (atua no centro ou nas alas), recupera bolas na frente, cria bom ambiente mas leva o treino muito a sério, tem uma mentalidade competitiva e resistente (mesmo perante dores ou limitações físicas), apresenta uma dedicação e intensidade invulgares que, associadas ao talento, explicam a sua rápida ascensão dos distritais à seleção nacional.”

Abdicas desta época por dois motivos: não tens coragem de mandar o treinador que ganhou a dobradinha, e porque ao mesmo tempo que não tens coragem para o mandar embora, não lhe dás reforços para o sistema que ele quer jogar (pelo menos até ver), poque não acreditas suficientemente nele para o fazer, já no mercado de inverno se sabia o que faltava.
O Suarez (ou a alternativa ao Gyokeres) já devia ter chegado pelo menos a meio de julho e o extremo que se fala já devia ter sido fechado, já para não fala do grego (já que vem e vem) e no Mangas (que está cá desde segunda ou terça, e vá se lá saber porquê ainda não foi apresentado), se calhar tinha se evitado mais uma entrada em campo do Esgaio.
Consequências financeiras? Quais? É que está mais que visto que a nossa situação financeira não é um mar de rosas, precisámos de vender o Gyokeres para começar a comprar, isso é um alerta claro, por outro lado mostra que sabemos que sabemos que tem de haver um certo equilíbrio (até porque os bónus/comissões não se pagam sozinho), resta saber se vamos aplicar bem esse dinheiro.

1 Curtiu

de acordo. mesmo com expetativas moderadas para o vagiannidis( até porque o cunho que nos obriga a optar entre ivan e vagiannidis é um cunho de auto destruição; e não se trata de 343 ou não o debast e o quaresma eram super enquadráveis para cumprir a função de falso LD baixo/central exterior do lado direito; o debast além do papel de ontem em determinados momentos até podia funcionar como lateral invertido e assumir construção no meio campo; o quaresma replicar o papel do ivan de ontem mas com ainda mais qualidade com a sua capacidade de transporte; o problema não é linha de 4 ou as nuances é mesmo as nuances serem uma merda) acertar no EE( e tenho confiança na estrutura para o fazer, apesar de claramente não querer o mesmo nome que tu) é o confirmar de ter o plantel mais profundo e completo dos últimos 5 anos. e isto é facto, não é propriamente uma matéria de opinião

(entretanto este plantel de 19/20 jogadores com nível e expetativa de titular também cria outros problemas que não estou certo que o treinador saiba lidar)

2 Curtiram

Rui, monta o 3-4-3, mesmo com Vagiannidis e Mangas no papel de alas. Temos plantel para quase toda a gente ir rodando neste sistema. Só o Esgaio e o Fresneda é que não encaixam bem.