Rugby

Já sei que perdemos a Supertaça ibérica, mas alguém sabe o resultado?

Perdemos?

Gastava se muito a ir buscar umas neozelandesas para ganhar troféus. Assim está melhor.

SL

5-27

LEOAS DERROTADAS NA TAÇA IBÉRICA

Por Sporting CP
29 Jan, 2023

RUGBY

Sporting CP cedeu perante o Cocodrilas CR

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, a Taça Ibérica ao ser derrotada pelas espanholas do Cocodrilas CR por 5-27.

No Jamor, em Oeiras, as Leoas - que venceram a competição em 2018/2019 e 2019/2020 - não conseguiram ser superiores e ao intervalo já perdiam por 0-12.

O Cocodrilas CR aumentou a vantagem no segundo tempo até aos 0-27, com Franciele Barros Martins a protagonizar o ensaio do Sporting CP na última jogada da partida.

Duas vitórias seguidas. Destaque também para já usarem equipamentos Nike. No início da época eram da macron ainda.

2 Curtiram

De melhor equipa feminina ao terceiro lugar num ano.

Parece-me que o Elvas nos masculinos está a sofrer com a falta de atletas. E uma pena, em 2021 havia dois bons projetos no Alentejo (Elvas e Borba). Este ano só existe o Elvas e ontem só vieram a Lisboa 18 atletas, o que é preocupante para o rugby. Na nossa série em princípio quem vai passar para a fase seguinte vai ser: Técnico, Direito B e Belas ou Belenenses B, equipas muito superiores às restantes.

Falta disputar o jogo frente ao Sport CP/Crav dia 11 às 14h00 em Arcos de Valdevez.
Vencendo ficaremos em segundo lugar, devido às derrotas frente às actuais primeiras classificadas.
O primeiro jogo frente a elas foi muito mau, mas o da segunda volta foi altamente prejudicado pelo não comparência de árbitro, sendo que veio da bancada um árbitro internacional que é pai de uma jogadora adversária e treinador da outra equipa. A derrota foi por 5-7 e fomos superiores, mas muito prejudicados.
Estão marcadas as meias finais para o fim de semana de 18/19 e final a 11/12 de Março.

O Évora tb não chegou a ter uma equipa na 2ª? É uma pena o rugby estar tão centralista, até nos regulamentos. Sigo bastante o CRAV e é homérico o que eles têm de fazer.

1 Curtiu

Sim :+1: foi um lapso meu não ter referido Evora e Montemor :+1: mas nessas zonas a base de recrutamento e (bem) maior. No caso do Elvas tiveram um período interessante, mas parece-me que depois da pandemia o número de atletas diminuiu. Já em Lisboa existem plantéis como o do Direito, Belenenses ou São Miguel que passam os 100 atletas inscritos, infelizmente existe uma grande disparidade nas várias regiões do país. No Cn2 divisão onde o Sporting participa, temos equipas B do Direito e do Belenenses que são muito competitivas.

1 Curtiu

Conheço/conheci algumas pessoas da estrutura do Belém e sempre estiveram bastante restringidas pela falta de espaço/calendário de utilização, com a inauguração do Belém Rugby Park minimizaram bastante esse problema nos escalões de formação e uns mais tarde a diferença começou a notar-se bem nos seniores. O pessoal do bairro de São Miguel também é muito organizado em relação aos miúdos.

1 Curtiu

O único clube da região de Lisboa que não recebeu um campo de rugby foi o Sporting Clube de Portugal.
Até do outro lado da segunda circular tiveram o campo ao lado da Media Markt oferecido como campo de rugby.
A questão do São Miguel chega a ser criminosa com dinheiros públicos. O investimento da CML supera a muitas centenas de milhares de euros.
Triste é ver dezenas de miúdos com camisolas e mochilas do Sporting a jogar contra nós e a desprezarem o nosso rugby.
Os Sportinguistas têm muita culpa em que não se desenvolva a modalidade no seio do clube, preferindo colocar os seus filhos noutros clubes, muitas vezes para jogarem nas equipas C e D.
Felizmente que muitos dos nossos jogadores séniores já percebem que os jogadores vindos da formação têm bastante qualidade e que são formados para desenvolverem as aptidões que os vão levar a ser jogadores de futuro.
Chega a ser doentio o que ouvimos de outros clubes a tentarem rebaixar o nosso trabalho.
Um Sporting forte no Rugby poderá colocar em causa a sobrevivência de muitos desses clubes.
Venham assistir aos nossos jogos e vejam muitas das arbitragens a proteger outros clubes maiores dentro do Rugby.
O Rugby é um dos melhores desportos do mundo, com valores diferentes das restantes modalidades. É quase uma arte marcial colectiva. E todos jogam, desde o gordo ao magro, do baixo ao alto. Todos têm lugar e todos são precisos.
Promovam, apoiem e confiem no Rugby do Sporting Clube de Portugal.

6 Curtiram

Meu caro, concordo com muito do que disseste. Infelizmente, no Sporting ainda não está totalmente enraizada a modalidade, quantos e quantos atletas Sportinguistas (jogadores de rugby de outros clubes) desprezam a equipa…e isso não é um fenômeno desta época, em 2012 aconteceu exatamente igual, para mais vergonhoso ainda. Depois em relação ao escalão em que o Sporting se encontra e “engraçado” como o Técnico apresenta a sua equipa como “B” quando todos sabem que é a A…

1 Curtiu

Como disse anteriormente, um Sporting Clube de Portugal forte no Rugby é um problema muito grande para os restantes clubes, pois afectaria financeiramente e muito. A maior parte dos clubes de Rugby em Portugal vive dos valores cobrados na formação.
Esse desprezo é incentivado muito por isso.
A comunidade do rugby em Portugal é demasiado elitista e um clube como o Sporting, pode e deve promover a abertura e conhecimento do desporto.
É muito dificil promover um desporto de contacto que é visto por muita gente de fora como um jogo violento. A maioria dos jogadores vem para o desporto por questões familiares.
Como pai de jogadores de rugby no Sporting tenho tido algumas dificuldades em explicar a outros pais que é um desporto duro, mas não violento. E quem não conhece o desporto vai ter sempre reticências em colocar um filho num desporto que não conhecem.
Custa-me saber que o mini-basket tem mais de 100 praticantes e é tão dificil arranjar sequer uma equipa completa de Rugby. Sei que só a Escola Academia Aurélio Pereira tem cerca de 3 vezes mais praticantes que toda a secção de Rugby.
Só acabando com a elitização dos “grandes” clubes de Rugby conseguiremos dar a volta a isto.

3 Curtiram

“Um jogo de brutos jogado por cavalheiros.”

Concordo que um Sporting forte ia secar muitos clubes de Lisboa, mas temos culpa no cartório, aliás muitos desses elitistas são supostos afamados Sportinguistas.

Sobre o elitismo, toda a gente sabe. Em 2007 tivemos uma oportunidade gigante de escancarar a modalidade, que foi totalmente desperdiçada. Agora temos uma outra grande chance, até porque esta selecção tem muito mais jogadores vindos de França, e há nascidos em Portugal a jogar lá, o ar está mais respirável e há mais mundo. Mas o próprio colégio eleitoral da federação (100 pessoas, pelo menos há uns anos) está feito para trancar a mudança, e já várias tentativas foram feitas.

Sobre as secções viverem dos valores cobrados na formação, já isso acho naturalíssimo, até no Sporting a natação e a ginástica são assim.
Por último, os campos. O que eu conheço é o de Belém, que recebeu 200 mil euros da CML e um lote para construir. No resto é uma secção autónoma que várias vezes foi alvo de tentativa de captura de recursos pelo clube (a do João Almeida foi célebre). Ainda mais irónico porque é a única modalidade do clube que ganha títulos em seniores masculinos (das outras modalidades a última que me lembro foi o andebol em 94).

1,3M€…

1 Curtiu

O Borges é competente e era amigo da gerência, ao contrário do Rosa. A partir daí…