Rugby

Rugby é aquela modalidade onde por mim podem ganhar todos menos os ingleses. Simpatizo particularmente com algumas seleções (Springboks, Wallabies, Argentina, Japão, França atualmente) mas não me faz confusão nenhuma que ganhe outra qualquer. Mesmo a seleção inglesa já me custa cada vez menos ver a ganhar, não consigo associar os maus vícios que vejo nos ingleses no geral à seleção :smile:

1 Curtiu

Muito isto, difícil odiar. Mas Inglaterra e Austrália nunca adorei, por terem tantos posh thugs a jogar nessas selecções.

Primeira final de hoje:

@Dr_Nick_Riviera se quiseres dar uma olhada :smile:

1 Curtiu

Este último ensaio, Minha Nossa!

Estreia absoluta da França como nº 1 do ranking, depois de um fim de semana absurdo em termos de resultados.

Merecidíssimo, diga-se.

Tempos muito interessantes e competitivos estes… pela primeira vez na história Gales e Irlanda ganham na África do sul e Nova Zelândia, respectivamente. Sendo que nos últimos 8 jogos entre Irlanda e NZ, está 50/50… e antes a Irlanda nunca tinha ganho à NZ.

NZ no ranking mais baixo de sempre (4º), e duas equipas do hemisfério Norte no top 2.
Com os jogos destas 2 semanas, houve 16 (!) alterações no ranking top 20… muito bom, sente-se que qualquer equipa do top 10 consegue vencer uma outra qualquer do top 10 num dia bom. Algo que seria impensável há uns anos.

Ah, e a Geórgia ganhou pela primeira vez a uma seleção Tier 1, a Itália (à qual nós próprios estivemos perto de ganhar há 2 semanas, estive lá e por momentos pensei que ia mesmo assistir a um momento histórico).

1 Curtiu

Irlanda com o Joe Schmidt a certa altura antes do Mundial de 2019 foi n° 1 também, até Gales, é óptimo isto não ser só uma luta entre a África do Sul e a Nova Zelândia.

Tive pena de não ir ao jogo, não estava em Lisboa. Itália tinha muitos titulares? Jogar em alguns meses com o Japão e a Itália é luxo a que não estamos habituados.

Sobre a Geórgia, eu percebo que o mercado italiano é muito mais atraente, mas é uma vergonha eles não terem sequer a hipótese de subir ao 6 Nações, andam a espancar o 2.º patamar da Europa há anos. Marquem um playoff a duas mãos entre a colher de pau do 6 Nações e o vencedor do torneio europeu. Seria bom até para estimular o crescimento da modalidade noutros países, como o nosso.

1 Curtiu

Não tinha 4/5 no maximo (Garbisi, Ioane, p.e.). Mas a espinha dorsal geral da equipa titular estava lá toda. E foi mesmo até ao fim, só nos ultimos 5 minutos é que perdemos. Mas fizemos um excelente jogo.

O torneio das 6 nações não é uma competição governada pela World Rugby. não há nada que se possa fazer nesse aspecto. E as 5 principais nações (as outras que não Itália) nunca irão permitir isso porque num hipotético ano horrível em que uma Escócia ou Gales possam ficar em último (e serem despromovidos), as perdas financeiras seriam catastróficas. Para não falar de todo o legado histórico-cultural de não ter uma das nações fundadoras na competição.

Sinceramente não sei qual a solução, acho que ter mais jogos de seleções tier 2 vs tier 1 e aposta na promoção do desporto e criação de infraestruturas fortes e profissionais ajudaria imenso (Metade da nossa seleção é semi pro, por exemplo. O nosso capitão é dentista lol). Investir em países tier 2 como Espanha, Portugal, Roménia ou Geórgia só iria ajudar a massificar o desporto e torná-lo mais interessante, diria.

Fazer com que haja uma liga de clubes entre estes países e colocar vagas destes na Challenge Cup (Liga europa do rugby europeu) já ajudava.

2 Curtiram

Não é uma questão fácil, num patamar diferente o Japão tem o mesmo problema, tal como a Argentina teve antes de entrar no antigo 3 Nações. Torneios fechados são muito complicados, por definição limitam o mérito desportivo de quem está de fora. Estes jogos que fizemos até me surpreendem porque pela maneira que o ranking está feito isso não é nada favorecido.

Ao nível de clubes é provável que seja mais fácil, como no exemplo dos clubes sul-africanos que já falámos, mas na nossa realidade ir a Espanha jogar uma Supertaça já é uma odisseia. Só com muito dinheiro vindo da federação, que não há.

1 Curtiu

Maior vitória dos Springboks sobre os All Blacks desde 1928, e NZ num inédito 5.o lugar do ranking!

1 Curtiu

Estamos numa era super competitiva, como falámos mais acima :smiley:

1 Curtiu

E a Argentina a ganhar em solo neo-zelandês? Com os Wallabies a ganhar aos Boks estão na frente do Championship.

Foi brutal, essa vitória. Quão épico seria a Argentina ganhar a edição deste ano? :smiley:

1 Curtiu

@Espinoza

1 Curtiu

Estava a torcer pelos wallabies. Aquela decisão final foi bem polémica. Agora era giro eles quebrarem a invencibilidade do Eden Park, embora toda a gente sabe que não vai acontecer :smiley:

1 Curtiu

Também estava, mas neste segundo jogo nem cheiraram. Pareciam estar numa boa evolução e tornaram o torneio no mais equilibrado de sempre, mas não estão na 1a linha para o Mundial, longe disso.