O lance que referes do Wilkinson diz respeito à final do último campeonato do mundo, Inglaterra - Austrália, em que ele com um pontapé de ressalto (vulgarmente designado por “drop”), a poucos instantes do fim, dá a vitória à Inglaterra. Wilkinson é um extraordinário pontapeador, embora não seja tão bom no jogo aberto, mas, a sua influência na equipa inglesa que ganhou esse mundial, juntamente com o poderio físico do pack de avançados, levou à designação da Inglaterra como “one pack and a kicker team”. Para os amantes do jogo aberto, especialmente os analistas do hemisfério sul que tradicionalmente veneram o jogo ofensivo e emocionante, este foi um campeão “cinzento”. Mas, enfim, ganhou e ponto final.
O Daniel Carter é outra história !!! É o menino bonito do rugby neozelandês e a sua última pérola. Pessoalmente, gosto mais de o ver jogar a centro do que a médio de abertura porque a sua técnica, aceleração e imprevisibilidade dão muito mais andamento aquela linha de 3/4, mas o treinador Graham Smith acha que ele e os seus fabulosos pés (não é só o esquerdo embora seja preferencial) podem colocar o jogo onde a equipa mais precisar, e ele lá sabe.
Se quiseres saber mais sobre ele ou outros jogadores do team All Black como o Rokocoko, Aaron Mauger, Richie McCaw, Mils Muliaina, Rodney Soi´alo etc., podes consultar o “site” deles. Como dá para ver sou um apaixonado pelos All Blacks e aqui a tertúlia rugbística de Coimbra, como a Académica também equipa toda de negro, até temos uma assinatura especial no site deles e eles trocam fotos das equipas connosco (chamam-nos os PAB - Portuguese All Blacks), mas o ano passado, pela primeira vez na sua longa história na modalidade, a Académica desceu de divisão :-[ e tivémos vergonha de mandar a foto, embora este ano as coisas já se tenham composto.