Dá-lhe arroz, que tu lhe dás bem… arroz com fartura!
Curioso q ainda n te vi na lista de prospecção de treinadores. Deixa adivinhar a tua sugestão. Jejum?
O futebol é evolutivo… quem não se atualiza e fica agarrado nas convicções, fica para trás… ou tu és daqueles que ainda acha o mourinho e o Ronaldo os melhores do mundo!?
N acho n, mas tu é q eras o grande fâ do JJ, n era eu de certeza.
É mais fácil falar mal e apontar dedos do que dar soluções.
Dizes bem “era”… e continuou a ser fã da qualidade do futebol que o Sporting apresentou em 2015/16… mas isto é como uma obra de arte, foi um quadro que se pintou naquele ano que não se volta a replicar…
Quem viveu, viu, apreciou e desfrutou… é um afortunado!
Quem não teve essa capacidade muito dificilmente aparecerá alguém que consiga superar!
Não? Acho que sim. Em todo o caso, se lhe juntares o dinheiro das vendas de jogadores que valorizou fica com um crédito bastante assinalável.
Em primeiro lugar, a frase está descontextualizada. Eu não desresponsabilizo o treinador pelo que é culpa dele. O que me irrita sobejamente, já desde Julho/Agosto, é que há quem queira meter as culpas todas no mesmo saco. Não para culpar esse, mas para que outros passem pelos pingos da chuva. O treinador é responsável pelo treino, pelos modelos e dinâmicas, por quem entra ou sai de campo, pelas decisões durante os 90 minutos, etc. Inclusive por validar e aceitar recomendações.
Um treinador não é gestor financeiro. Um treinador não tem de gerir o futuro do Clube, porque amanhã ele vai embora e o plantel fica. Quem está no topo tem de acompanhar o rumo de acontecimentos e intervir. Este intervir não é ir mandar bocas ao balneário ou achar-se mais entendido que os olheiros e equipa técnica. E há muita gente acima do treinador, portanto essa coisa de ninguém reparar e ninguém intervir, não colhe. Quem gere tem de ter em conta orçamentos e planos estratégicos. Quem negoceia jogadores não pode ser alheado de tudo e tem de reparar que, por acaso, determinado jogador está bem acima do preço de mercado. Pouco me interessa se o treinador o quer muito ou não. Ele(s) gere(m), ele(s) decide(m).
Sobre isto até dou um exemplo que não é deste tempo: o Sporting nunca deveria ter baixado a guarda quanto ao Alan Ruiz. Dizia ao JJ “Olha, deste cabo da emrda do negócio, o gajo agora pede mundos e fundo de comissões, aquela merda aumentou para o dobro e olha, escolhe outro.” “Não estás contente, pagas e sais.” “Agora bico caladinho, vamos deixar cair esta merda umas semanas ou meses e depois logo voltamos.” “É ele e mais dez? Olha, graças a ti vamos entrar com 10”.
O Sporting nunca pode comprar um Viangre por 10. Se não há tramoia, não é razoável. Tem de ter pessoas com relações com o mercado suficientemente boas para perceber que oferecido por ai, ninguém o compra aquele preço. Arrisca uma baixa de preço e a levarem o jogador por mais salário? Sim.
A SAD do Sporting lida com futebol. Não lida com hóquei, com basquetebol, torneia de sueca, o que seja. ninguém vai pedir conselhos ou decisões sobre isso. Quem ali trabalha e dirige, não pode dizer que não sabe.
O médico que trabalha com exames médicos não tem de saber quanto o atleta custou ou vais custar. O atleta representa ou não algum risco anormal de lesão? O gabinete de performance tem os dados para avaliar as tarefas a desenvolver?
Tu dizes que há boa maquia e por isso há investimento. Eu tenho sérias dúvidas sobre isso. Que há boa maquia há. Mas no Bolasie e no Jesé também houve 5 milhões e não vejo ninguém a chamar isso de investimento.
Quanto aos discursos, também já disse o que tinha a dizer. Há muita coisa que ele diz, mas que a mim me passa ao lado. Ele diz aquilo não porque seja assim ou porque seja para mim, é discurso para dentro do balneário. E às vezes recado para o camarote presidencial. Outros discursos para outras coisas, não interessa. Ele pode dizer que o Esgaio é o menino de ouro dele, quero lá saber. Quando chega á hora do jogo a doer e o Porro e o Juste estão disponíveis, o Esgaio senta o rabo no banco. Que ainda assim ter pedido o tipo foi um erro? Foi. Que meter o tipo em campo nestas condições é um erro? Sim, é. Qual é a dúvida? Foi caro? Isso não é ele que tem de decidir.
Junta-se a minha convicção que há jogadores e negócios que são muito mais que recomendações ou pedidos expressos. Dois dos que enuncias são para mim exemplos. Agora, cada um fica com a sua.
Essa é outra falacia… os jogadores que foram valorizados e vendidos!
Dois eram prodígios com características únicas, qualquer treinador os iria valorizar (o Bruno Fernandes não precisou do Amorim, para se a maior venda) estariam sempre expostos aos mercados internacionais e hoje em dia quem mais valoriza os jogadores são os empresários!
Chegamos a este ponto porque a Direcção falhou a toda a linha. São uns autênticos amadores. O que discutimos é em consequência do mau planeamento feito para esta época e até podemos recuar à anterior. O Amorim tem gerido esta época com grandes falhas, por lidar com cenários desastrosos patrocinados pela Direcção.
Eu creio que isto é factual. Pensar de outra forma será desonesto.
Mas que raio de lógica é essa? Parece que o R.A está cá á um ano e não mereça a confiança que muitos lhe querem dar , merecidamente diga-se de passagem.
Se fosse um treinador que não tivesse feito nada de especial, entendia, agora o que ele fez não é algo que possa ser posto em causa por uns quantos maus resultados.
Pode se criticar, pode se estar apreensivo, como é claro.
Querer a sua saída, é só de uma anormalidade sem extremos.
Ainda bem para ele.
Não merece andar por aqui!
Clube autofagico.
Sou de 2000 por isso posso falar do que vi.
16/17 a base era formação (Adrien, William, Patrício, Gelson, Semedo)
Aliás, as equipas do JJ perderam qualidade sucessivamente porque os jogadores da casa foram saindo.
Isto é algo factual, e não se extende só ao Sporting, vês as grandes figuras dos últimos campeonatos do tugão e é quase tudo jogadores das canteras
Isso n é bem assim, se fores a ver as listas de maiores vendas sobretudo de Benfica e Porto facilmente chegas à conclusão q as maiores vendas foram de jogadores recrutados no estrangeiro, o Porto agora mais recentemente é q vendeu o André Silva, Ruben Neves, Vitinha e Fábio Vieira, mas durante muitos anos nem ligaram para isso.
16/17 não foi uma das épocas mais competitivas do Sporting, vai ver a classificação.
No ano seguinte sim, tivemos um plantel bem composto, no entanto para além dos 4 da casa - Patricio, William, Gelson e Adrien - mais nenhum elemento importante era da casa: Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão, Battaglia, Bruno Fernandes, Acuna, Bas Dost…
Isso claramente não se aplica no Sporting.
Próximo jogo é de confronto directo. Cuidado.
A questão é mesmo essa, o RA não está cá há 1 ano, está há 3 e o se constata que ele a equipa não evoluiu, tal como ele.
Não evoluiu no sistema tactico, estejamos a ganhar o a perder jogamos sempre da mesma maneira, os adversários já sabem como jogamos e como nos anular, não há um plano B que surpreenda os adversários, crias jogo pelas alas para centrar mas depois não tens quem receba a bola e jogam sempre os mesmos estejam em forma ou não.
Podes dizer-me que este plantel não tem a qualidade dos dois anos anteriores e aí estamos de acordo mas isso não pode servir de desculpa para o fraco futebol que apresentamos, e honestamente não é só deste ano.
E a preparação desta época é culpa de todos: Presidente, Director Desportivo e Treinador.
Sim é verdade que foi o treinador que nos deu 1 campeonato ao fim de 20 anos, 2 taças da Liga e 1 Supertaça, sim foi o treinador que mais ganhou em 3 anos mas isso não lhe dá créditos ilimitados…
As maiores vendas do futebol português são quase todos jogadores da formação, nomeadamente as dos últimos anos (Félix, Ruben Dias, João Mário, Mendes, Vitinha etc)
O jogador português cada vez tem mais qualidade, é preciso apostar.
Já o disse numa resposta a outro forista, o Sporting teve os plantéis mais fortes que vi sempre que houve uma aposta na formação
Certo, confundi com 15/16
LOL
Não fosse o Amorim, ainda tinhas o Nuno Mendes a vegetar na B (já para não falar dos outros).
Parece tudo fácil, não é?, quando treinador é bom.