Ruben Amorim - Parte 2

Venho aqui só para dizer o seguinte:

Rúben Amorim, UM ENORME OBRIGADO do fundo do meu coração Sportinguista, pelas alegrias que me deste, me dás e tenho a certeza me continuarás a dar, a mim e a todos e a todas Sportinguistas de verdade.

8 Curtiram

O Ruben é a cara do projecto. Enquanto for possível o manter aqui, é de lhe dar tudo o que pede. E se esta época não for campeão, há que continuar a apoiar e melhorar.
Nesta altura o FC do Porco tem muito mais opções que nos, é só olhar para o banco de cada equipa e ver as diferenças.
O que nos mantém agarrado á liderança é a capacidade que o Ruben tem para ler os jogos e para tomar sempre as decisões certas.

2 Curtiram

2 Curtiram

Homão da porra

2 Curtiram

Independentemente do treinador que tivermos temos que ter um projecto vencedor, de aposta na juventude.

Acredito que o RA é o homem certo no lugar certo mas um dia que saia tem que entrar alguém que faça o mesmo.

1 Curtiu

Que fique cá por 10 anos também para lhe fazermos uma estátua!

2 Curtiram

A fruta compra as opções e o Ruben cria. Tem sido mais isto.

2 Curtiram

O RA tem tudo para merecer a dita estatua, ate ver.

Ja aquele a quem fizeram a estatua, anda ha pelo menos 2 anos com grande parte dos adeptos mortinhos para o verem fora. Tem estatua pq o demente da costa assim entendeu. Ele ta-se bem a cagar para os adeptos, faz o que lhe da telha.

1 Curtiu

«ESPERO GANHAR PARA O ANO»

SPORTING 11:11

Assume ser o principal rosto, mas uma parte do todo. A utilização da primeira pessoa do plural é algo que lhe sai naturalmente da boca, nunca é forçado. Apesar de extrovertido e bem-humorado, Rúben Amorim ainda vai tendo alguma dificuldade na gestão destas distinções individuais. Não foge ao estrelato mas evita-o quando percebe que está a tomar proporções demasiado elevadas para o escudo de reserva que nunca larga.

Sente-se mais à vontade, no entanto, quando partilha um prémio com os seus companheiros de luta. Não apenas nas palavras mas também nos atos e nas imagens: no encontro com A BOLA em Alcochete, à semelhança do que já tinha feito noutras circunstâncias, o treinador do Sporting fez questão de ter a sua equipa de adjuntos com ele.

«Eles ajudaram a evitar muitas asneiras da minha parte», justificou Rúben Amorim, sorrindo, na reação ao prémio Homem do Ano de A BOLA. «Para mim é uma grande honra, é um troféu muito importante no panorama nacional, grandes figuras receberam este prémio e queria dividi-lo com a minha equipa técnica, sou muito feliz a trabalhar com eles», afirmou.

«Quero também deixar uma palavra aos meus jogadores, são eles que jogam e nos permitem ganhar prémios como este. Quero agradecer ao Hugo Viana, é mais que um amigo, é um prazer enorme trabalhar com ele. Agradecer ainda ao presidente por ter acreditado em mim quando ninguém acreditou e um especial agradecimento à minha família, principalmente à minha mulher e aos meus filhos que são a coisa mais importante para mim», prosseguiu. Por fim, um desejo: «Mais uma vez: é uma honra enorme. Obrigado a todas as pessoas do jornal A BOLA. Espero ganhar para o ano, não pelo prémio em si mas pelo que significa: as conquistas, o sucesso desportivo. Vamos fazer o máximo para receber outra vez o prémio, significaria que haveria mais títulos para o Sporting e mais felicidade para os sportinguistas. Um muito obrigado a A BOLA, espero ter-vos aqui no próximo ano.»

Rúben Amorim recebe o prémio das mãos de Fernando Urbano, subchefe da redação de A BOLA

RÚBEN AMORIM É O HOMEM DO ANO DE A BOLA

SPORTING 07:58

Poucas vezes houve uma personalidade tão consensual para ganhar o prémio Homem do Ano de A BOLA, que vai na sua 18.ª edição. É Rúben Amorim, o improvável obreiro da conquista de um título que fugia ao Sporting há 19 anos.

Tal como o vencedor do primeiro troféu (José Mourinho, 2004), Rúben Amorim deu uma injeção de positividade ao futebol português. Trouxe energia (umas vezes a mais, razão para algumas expulsões) e essencialmente um novo discurso que podia ser ensinado nos cursos para os próximos Amorins: autocrítico quando necessário, agregador na maior parte das vezes e, acima de tudo, verdadeiro. Cativante para quem trabalha com ele e para quem assiste de fora. A isto se chama carisma. E, é bom dizê-lo, é algo que só está ao alcance de poucos.

2 Curtiram

2 Curtiram

Leões com fome de conquistas

O ano de 2021 já lá vai

O ano de 2021 já lá vai e o Sporting aponta a baterias ao que vem pela frente, desde já a visita ao Santa Clara, na sexta-feira. Antes de voltar ao trabalho, amanhã, praticamente todo o plantel deixou mensagens de esperança para 2022. “Será ainda melhor! Há muito por conquistar”, frisou Porro, enquanto Neto crê que “o resultado pode ser igual” ao do último ano. Coates quer “muitas alegrias” e Jovane, lesionado, admite que “a palavra resiliência nunca antes fez tanto sentido”.

1 Curtiu

Rúben Amorim não esquece “os maluquinhos dos 10 milhões”

Cumplicidade com Varandas e Hugo Viana

Amorim não esquece as pessoas que fazem do treinador do Sporting “uma melhor pessoa”

No momento de chamar Frederico Varandas e Hugo Viana para uma foto a três, Rúben Amorim foi intransigente. Viana resistiu ao apelo, foi preciso insistir, não queria aparecer, que o momento era do treinador. Mas acabou por ceder e lá veio para o registo fotográfico do trio que está na base da construção da equipa campeã nacional e, mais do que isso, que tem os alicerces que lhe permitem ter a ambição de continuar a ser ganhadora. No momento de se acomodarem para o disparo do Luís Manuel Neves, o treinador sportinguista soltou uma frase bem-disposta: “Era o que faltava não haver uma foto dos ‘maluquinhos’ dos 10 milhões.” E continuou, insistindo:

“Onde é que já se viu dar tanto dinheiro por um treinador!” Rúben confirmou depois a cumplicidade entre os três, salientando a força das relações pessoais, chegando mesmo a qualificar Hugo Viana como um irmão, com se lê lê nesta página. No momento de ser coroado figura desportiva do ano, o treinador leonino não esqueceu a convicção dos homens que o foram buscar a Braga, contra tudo e contra todos. Sob ameaça de uma grave inconsciência para quem tinha os cofres tão depauperados…

2 Curtiram

Teresa Maria: «Amorim merece lugar no topo»

Filha de Artur Agostinho, aprova a escolha de Record

Teresa Maria, filha de Artur Agostinho, aprova a escolha de Record para o prémio que perpetua a memória do seu pai. Num texto que nos enviou, salienta a convicção de que o mestre sentiria orgulho ao ver associado o nome a um treinador tão marcante no clube do seu coração: “Rúben Amorim é o justo galardoado pelo Record com o Prémio Artur Agostinho de 2021. Um técnico que faz renascer a equipa que treina, lhe dá alma nova e a faz acreditar nas suas reais capacidades, só pode estar entre os melhores. Quando a tudo isso junta as suas qualidades humanas, como a inteligência, o carácter, o sentido da responsabilidade, a personalidade vincada e a educação, então será o melhor de todos. Por isso lhe dou os parabéns e lhe desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais. Merece um lugar de topo no futebol mundial. Este prémio seria uma alegria e um orgulho para Artur Agostinho. Essa certeza ninguém ma pode tirar.

Parabéns

Rúben Amorim!”

1 Curtiu

Rúben Amorim: O campeão dos 7 ofícios

O perfil do líder que é uma lufada de ar fresco para o futebol

À quinta foi de vez – e que vez! Depois de José Peseiro (escolhido por Sousa Cintra e despedido pela atual gestão), Marcel Keizer, Leonel Pontes (interinamente) e Silas, o presidente do Sporting, Frederico Varandas e o seu diretor-desportivo, Hugo Viana, jogaram uma cartada determinante no presente, mas sobretudo no futuro: em março de 2020, espantaram tudo e todos ao baterem a cláusula de rescisão de Rúben Amorim – 10 milhões de euros – junto do Sp. Braga, trazendo um benfiquista de gema, assumido, para Alvalade.

Quase dois anos após uma transferência que gerou estupefação e até discórdia no universo leonino, encontramos consenso: a cúpula, de que agora o técnico também faz parte, contratou mais do que um treinador, que devolveu a glória a um clube cada vez mais agarrado à história, mas que também o projetou noutras áreas – na comunicação, no marketing e até na vontade dos miúdos em treinar em Alcochete; na dúvida, já disse Amorim, eles apostam no verde.

Não tem medo… de imitar

Rúben Filipe Marques Amorim, hoje com 36 anos, chegou, viu e literalmente venceu, primeiro a Taça da Liga, em janeiro de 2021, depois o campeonato, em maio, seguiu-se a Supertaça, em julho, e finalmente o passe para os oitavos-de-final da Champions, em novembro. E com tudo isto, em 81 jogos (venceu 61, empatou 12 e perdeu 😎, arrebatando o coração dos adeptos, que o idolatram, ao ponto de criarem páginas nas redes sociais simplesmente para contar quanto tempo falta para a sua próxima… conferência de imprensa. “Rúben Amorim, estou louco por ti!”, cantam, em uníssono, nos jogos.

O comandante do campeão não tem uma fonte de inspiração como, por exemplo, Jorge Jesus, fiel seguidor da doutrina Cruyff; aliás, Amorim é, e já o disse, um misto de criador e imitador, misturando as suas próprias ideias, expostas num 3x4x3 que premeia a posse, a solidez defensiva e um ataque muitas vezes sem referência, com momentos que os seus adjuntos vão buscar aos quatro cantos do Mundo.

Adora, sim, jogadores inteligentes, que saibam mascarar as suas debilidades, como Moutinho ou Luisão, ex-companheiros de Seleção e Benfica, respetivamente. Também gosta, claro, de um bom artista, como Aimar, com quem foi campeão na Luz, e que fazia parecer… tudo fácil. Apesar de muitos o colarem à escola JJ, sublinhou, em várias ocasiões, que “percebe muito de bola, mas tem muitas lacunas”, principalmente no trato. Aí, admirava Leonardo Jardim, que o liderou em Braga, e o seu equilíbrio – dava a mão, não o braço.

Divertido, mordaz, mas direto, lidera como poucos e a melhor prova é aquilo que os seus jogadores dizem. “É moderno, educado e não passa o tempo a gritar”, atirou, recentemente, o médio Palhinha, um dos vários futebolistas que valorizou.

Consenso em grupo sem barreiras

Rúben Amorim é um altruísta por natureza: dá sempre o mérito das vitórias aos jogadores e da organização do futebol ao diretor e amigo Hugo Viana, assim como ao presidente Frederico Varandas. Mas… estamos cá para levantar um pouco da cortina – afinal, é a personalidade do ano e recebeu um prémio de um dos maiores comunicadores que Portugal conheceu. Artur Agostinho ficaria certamente orgulhoso por estarmos a contar a ‘verdade-verdadinha’, que é sempre a função de um jornalista.

Neste caso, a postura mais tranquila de Amorim em público contrasta com a firmeza das suas convicções: todas as entradas desde que assinou contrato tiveram o seu carimbo, ou seja, houve sempre unanimidade nas contratações, projetadas por Viana e fechadas, por fim, por Varandas. Rúben tenta sempre aliar a qualidade a outros aspetos que considera serem determinantes, como a barreira linguística. Faça este exercício: olhe para o plantel do Sporting e encontre-nos um futebolista que não perceba a mensagem à primeira. Há portugueses, há brasileiros e os outros ou são latinos, como Porro, ou passaram muitos anos em Espanha, como Feddal. Perder o mínimo de tempo em explicações é ganhar minutos de trabalho.

Entrevistas? Não, obrigado!

Não se nega a nada e fala sobre tudo e mais alguma coisa nas conferências de imprensa, deixando de lado as polémicas, com educação e sobretudo com elevação – pois é isso que acha que falta ao futebol português. Ainda assim, Rúben Amorim não é ‘menino’ para dar entrevistas e se olharmos para o seu período no Sporting, de quase dois anos, só encontramos uma e num contexto muito específico, quando após vencer a Taça da Liga, em janeiro de 2021, ‘invadiu’ o estúdio da Sport TV, detentora dos direitos da final four, em Leiria, ficando à conversa durante pouco mais de meia hora, onde abriu o jogo e o coração. Foi aí, por exemplo, que revelou não querer ficar muito tempo no futebol, fazendo lembrar André Villas-Boas, ainda no FC Porto, quando assumiu que o seu percurso não duraria mais do que 10 a 15 anos. É, de facto, um… acontecimento estar na mesma sala de Amorim mas os jornalistas de Record, como outros, já tiveram essa possibilidade dezenas de vezes, pensando, perguntando e ouvindo.

A noite em que Amorim tirou um peso de cima

Grato a Frederico Varandas e Hugo Viana

Rúben Amorim foi apresentado como treinador do Sporting a 5 de março de 2020 num contexto muito desfavorável. Após o fracasso da experiência com Silas, Frederico Varandas apostou todas as fichas – 10 milhões de euros – no então treinador do Sp. Braga. Com um passado ligado ao Benfica e uma Taça da Liga no currículo enquanto técnico, conquistada no Minho, o antigo internacional português geriu as emoções internamente, mas após o jogo com o Boavista deu-se a catarse.

“Sentia um peso que agora me saiu de cima”, afirmou aos jornalistas na sala de imprensa do Estádio José Alvalade, a 11 de maio de 2021, após ter derrotado os axadrezados (1-0) e garantido um título que fugia há 19 anos. O responsável técnico esteve sempre consciente dos riscos que Frederico Varandas e Hugo Viana correram na sua contratação e, no momento da glória, fez questão de destacar inúmeras vezes o papel dos dois dirigentes no sucesso da equipa.

Nessa mesma noite, Amorim também revelou que a sua determinação foi sendo alimentada por alguns obstáculos que lhe foram colocados no caminho, mas que optou por não os identificar. “Eu queria ganhar pelos jogadores, pelos adeptos, pelo clube e por outras razões não muito saudáveis que não vou dizer”, afirmou na mesma noite o treinador que ainda assim levantou o véu ao recordar as restrições que lhe foram impostas por não ainda então terminado o curso: “Houve coisas que me deixaram chateado. Sou humano e sinto as coisas, mas é algo que deixo agora para trás”, assegurou.

NÚMEROS

119 conferências de imprensa dadas pelo técnico que, por norma, fala antes e depois dos jogos. Aqui estão excluídas as declarações à Sporting TV, na fase de grupos da Allianz Cup, e as intervenções de Emanuel Ferro quando Amorim estava impedido.

13 minutos é quanto duram em média as conversas de Rúben Amorim com os jornalistas antes e depois dos jogos. Desde que assumiu o comando técnico também já trabalhou com dois assessores de imprensa, primeiro Paulo Cintrão e agora Filipe Dinis.

2 Curtiram

2 Curtiram

Sempre o nós e não o eu, continua sempre assim Rúben Amorim, tens o meu eterno respeito, bravo!

7 Curtiram

https://twitter.com/sporting_tatico/status/1477710688575537155?s=20

2 Curtiram

Parabéns mister!

8 Curtiram

As fotos acima, em tamanho maior, basta carregar nelas. :camera_flash:

3 Curtiram

Falta clarimento ai a taca e o bicampeonato.
quem sabe…

1 Curtiu