Vou começar pelo fim. Ronaldo já provou que é bom em TUDO, ao contrário de Messi.
Ronaldo já provou que sabe trabalhar, que sabe fintar, que sabe marcar golos, ganhar, evitar lesões. Marca de cabeça, joelho, pé esquerdo, pé direito, calcanhar. Domina com qualquer parte do corpo, ao mesmo tempo, até finta recebendo nas costas e deixando o defesa para trás. Já jogou em Portugal, Inglaterra e Espanha, nos últimos 2 com altíssimo nível, batendo recordes atrás de recordes. Fê-lo em equipas com sistemas completamente diferentes, perfis completamente diferentes, não estando refém das duvidas que podem existir em relação a Messi, que até hoje, teve sempre o mesmo modelo e a mesma equipa atrás, a construir o seu jogo favorito. Ronaldo é massacrado com entradas e adeptos adversos em quase todos os campos, ao contrário de Messi, que não leva nem um décimo dessa animosidade, no entanto, Ronaldo supera-o quase sempre com distinção.
Ronaldo, é o modelo de jogador mais próximo da perfeição, não mágico porque optou por não seguir essa via, que mostrou no Sporting e no Manchester, mas sim a via da eficácia, da precisão, quase da ciência do futebol. Ronaldo pratica um futebol clínico e robótico. É como um androide, tal é a sua capacidade física.
Ronaldo trabalhou para chegar onde está e ser o jogador que é. Quase como se não tivesse qualquer talento e tudo o que é hoje, é sim, fruto de todo o seu sacrifício e dedicação. Em contraponto, Messi, para além dumas injecções com hormonas de crescimento, parece que fez tudo sem esforço e as coisas saem-lhe por puro instinto e talento. Aos meus olhos, isso valer-me-á sempre para apreciar mais os feitos e as conquistas de Ronaldo, pois sou adepto do trabalho, do Esforço, da Dedicação, da Devoção e da Glória!
Para mim, Ronaldo não é só melhor que o Messi, Ronaldo é o melhor jogador que alguma vez vi jogar. O melhor de SEMPRE!!!
“Cristiano Ronaldo o Térrivel!” (para quem se lembrar do cântico)