Role Playing Games

Abri este tópico para podermos falar sobre RPG’s. Não sei se alguém já teve oportunidade de jogar, mas é algo bastante divertido e excelente para passar bom tempo com os amigos.

Mais informações sobre RPGs podes encontrar no Wikipedia. Alguns dos mais famosos jogos RPG:

Advanced Dungeons & Dragons
Mage: The Ascension
Vampire: The Masquerade

Existem outros e prequelas/sequelas destes acima referidos. O objectivo deste tópico é partilhar experiências, conhecimentos e quem sabe organizar sessões RPG.

Fala com Incitatus, viciado em RPG´s

Mas Fallout (todos), Mass Effect e Oblivion

Depois tens vários MMRPG

Ah ganda trunks!! :smiley:
A maneira mais fácil como eu gosto de explicar RP é como um jogo de teatro. São actividades muito envolventes, que vão desde a criação da personagem, e depois à sua “utilização”, ou seja, vida.
A criação pode ir desde o simples preencher duma ficha com estatísticas e escolha de habilidades, à criação de árvores genealógicas, desenhos da personagem, mentalidades, vícios, etc. Está tudo na imaginação do jogador, e há jogadores incrivelmente detalhados nas suas criações.

O jogo em si, tem por base um GM (Game Master, ou Dungeon Keeper, ou Story Teller, consoante o jogo), que cria aventuras, objectivos, enredos, etc, e depois, cabe aos jogadores fazerem o que quiserem. Um bom GM é um que intervém muito pouco no jogo (chamam-se sessões, normalmente, cada vez que se joga, e a história tipicamente continua, tipo telenovela :wink: ), dando bastante margem de manobra aos jogadores, mas tentando sempre manter uma direcção geral no sentido de progredir a história, o que, diga-se, nem sempre é possivel. É preciso saber, para ser um GM, logo recomendo que, quem tenha interesse em experimentar jogos de Role Play, tente entrar em contacto com gente que perceba.

Para quem é de Lisboa, a minha sugestão vai para dois locais:
http://www.runadrake.com/ - É uma loja de jogos, que vende não só material de Role Play, mas de muito mais coisas, desde jogos de tabuleiro, miniaturas, cartas, etc. Tem pessoas muito rodadas neste mundo “geek”, logo serão bem aconselhados e ajudados.

http://gest.nonsensebb.com/index.php - Este é o forum do GEST - Grupo de Estratégia, Simulação e Táctica, da associação de estudantes do IST. Para quem conhece o Técnico, é uma salinha minúscula ao lado do campo de futebol. Fui um dos “refundadores”, porque o grupo existiu no final dos anos 80, e foi depois ressuscitado em finais dos 90, e ainda dura. Muita gente por lá que “pesca” muito do assunto, e vos poderá aconselhar e ajudar, além de que também existe uma boa relação entre a runadrake e o GEST.

Quanto a jogos em si, posso dizer que há vários sistemas de jogo, a maioria usa dados, mas nem todos. E quando me refiro a dados, não são só os dados de 6 faces que a maioria conhece, ou como se diz na gíria, os D6. Existem jogos D10, mas os mais famosos, que o trunks referiu, usam D20s, ou seja, dados com 20 faces.
Em termos de universos, praticamente todos têm regras ou adaptações para RPG, desde Star Wars a Star Trek, Naruto, Stargate, Lord of the Rings, e muitos, muitos mais.
Logo, há para todos os gostos, seja fantasia, ficção cientifica, ninjas e artes marciais, super heróis (marvel, DC, Dragon Ball), etc.

Muitos destes têm também as inevitáveis variantes em jogo de cartas, miniaturas, e mesmo de computador.

Por ultimo, não posso deixar de referir um jogo lindo, para quem conhece como funcionam os RPGs, que é
http://www.sjgames.com/munchkin/
A explicação é dada no site acerca das origens do jogo (aliás, vários jogos, cada um mais doido que o outro, e mais louco ainda é poderem ser jogados em conjunto), e é simplesmente hilariante. Os nomes das cartas, então… :smiley:

Nem me lembrei de RPG’s em computadores. :stuck_out_tongue:

Já alguém aqui foi GM (Game Master)?

Piber, estamos a falar de RPGs pen and paper, não de computador. Claro que também tens esses, alguns baseados em RPGs P&P, outros que deram origem a P&P.

Quanto aos MMORPGs, é melhor não começar, senão não saio daqui, e tenho coisas para ir fazer no meu paladino :wink:

Eu nunca fui. Pensei nisso, aliás, ainda penso, gostaria de fazer um Role Play dum universo que me interessa muito, com robots gigantes futuristas, chamado Battletech, mas como tenho experiência ZERO como GM, precisava de bastante ajuda, e confesso que ando curto de tempo. Mas conheço bastante gente com experiência e qualidade como GMs.

No caso de Vampire: the Masquerade não é jogado normalmente com D20, mas D10.

Eu nunca fui GM, mas já ajudei na criação da história…na altura foi para jogar Mafia. Ser GM é muito complexo mesmo e já joguei com GMs realmente muito bons que deixam um gajo completamente ligado à sessão. Eu joguei Advanced Dungeons & Dragons (gostei), Mage: The Ascension (não gostei, mas joguei muito pouco), Mafia (nós criámos as nossas próprias regras baseadas no livro do jogo com o mesmo nome) e Vampire: The Masquerade (passei imenso tempo a jogar isto e depois convertemos a história de Mafia para Vampire!)…

Alguém daqui ainda joga alguma coisa disto? Qual o vosso personagem preferido?

Eu nunca fui grande fã de D&D… Sempre achei muito limitado, no sentido que tens que ter o healer, o fighter, o wizard, etc… Sem teres um grupo equilibrado, aparece-te uma coisa pela frente e não tens maneira de lidar com ela. Vampire tem muito mais latitude, por assim dizer. Tudo quanto é personagem é uma bestinha, só precisas é de seguir as regras :wink:

Em termos de estilo de jogo, gosto muito dos Ravnos e dos Assamites. Chemistry é LINDO.

Chimerstry: This is a unique Discipline practiced only by the Ravnos. This power allows them to manipulate "Maya", or the lie of the world, creating illusions that are incredibly realistic and able to deceive all five senses.
[ftp=ftp://http://en.wikipedia.org/wiki/Ravnos]http://en.wikipedia.org/wiki/Ravnos[/ftp] Os assamites tb são muito fixes, autênticos assassinos. Para mim, Quietus é a disciplina mais potente que podes ter com 1 ponto. Quietus = não me ouves, e ao pé de ti, ninguém tb ouve também :D Obfuscate = não me vês Celerity = sou rápido e tu tás morto num instante

Mas a maneira como o universo todo está criado, com a evolução da história da humanidade interligada com a da sociedade vampírica, é um universo de facto muito envolvente.

Apesar de nunca ter jogado/lido Requiem, só vou falar The Masquerade. Eu prefiro o Toreador por ser muito semelhante ao Entrevista com o Vampiro. Todos os vampiros têm os seus prós e contras e é impossível de dizer qual o clã mais forte, pois com inteligência e usando as disciplinas de forma inteligente consegues ultrapassar os obstáculos que te aparecem à frente.

O que acho graça é a forma como cada clã se pode facilmente retratar nas nossas vidas. Tenho um amigo meu que é um Malkavian humano autêntico… e ele desempenhava muito bem esse papel quando jogávamos. Outro que, se pudesse, gostava de ser assassino profissional (grandes pancas, hã?) e escolhia Assamite. No meu caso o Toreador é espelho da minha personalidade.

Também conheço muita gente que é cara chapada do clã, um malkavian, uns Ravnos, uns Brujahs etc.

E sim, não há um clã que seja mais forte que outro, a ideia é mesmo essa, explorar as forças e as fraquezas de cada um

Parece é que somos os únicos a gostar disto… :lol:

Melhor que joguei até hoje: Dungeon Siege

ProTrunks, é oficial. És mesmo geek. ;D

:-[

Geeks will rule the world :smiley:

O único que eu joguei foi o NeverWinter Nights 1. E gostei bastante :slight_smile:

Para poder por um íconezinho neste tópico (visto que há sempre quem se esqueça…), os especialistas respondam-me a esta questão de leigo: os RPG não têm (tanto quanto sei) de ser necessariamente jogos de computador ou consola. Ou aqui está-se a discutir somente esse subconjunto de RPGs?

RPG não são originalmente jogos de computador ou consola. Lê o wikipedia para saberes o que estou a falar… :wink:

E a ideia original é falarmos sobre os RPGs que estão no 1º tópico e que o Alfie tb referiu…

Também sou fã de RPGs. Mais concretamente a saga Final Fantasy (mas sõ até ao 9). Além disso gosto bastante de Breath of Fire, Chronos Trigger, entre outros. Enfim sou muito retro pelos vistos. Mas de facto o FFVII foi o jogo que mais me tocou, eu chegava a sonhar com aquilo e tudo. ;D

Até aí também eu sei e não preciso de ir à Wikipedia.

De qualquer modo o ícone é mesmo “Jogos e Computadores”. Não te esqueças dele para a próxima.

Muita gente só liga o termo RPG aos jogos de computador, mas originalmente, os RPGs são os chamados Pen and Paper, ou seja, uma folha de personagem, uma caneta ou lápis para escrever as infos, e os dados para rolar. Isso e um story teller decente, que saiba o que faz.

Para fazer a destinção, eu costumo referir-me a eles só como Role Play, ou RP, em vez de RPG, que muita gente automaticamente conota com jogos de computador.