Rojadirecta fechado por autoridades Norte Americanas

Autoridades dos EUA apreenderam o domínio do site de streaming e download P2P Rojadirecta. O site, que é um dos sites mais visitados na Internet, perdeu o seu domínio org. Que agora redireciona para um aviso das autoridades Norte Americanas. Rojadirecta é um alvo incomum pois, dois tribunais em Espanha, decidiram que o site funciona legalmente, e que para alem doão o domínio .org, o site não tem qualquer ligação com os EUA.

Rojadirecta é conhecido como tendo os maiores indices de tranmissao de desporto na internet. O site oferece links para as transmissões de muitos jogos de futebol, além de outros eventos desportivos, incluindo NBA, MLB, NFL, NPB, IPL.

O site tem mais de um milhão de visitantes por dia, e está listado entre os 100 sites mais populares na Espanha,no entanto, esta manhã, os visitantes foram surpreendidos por um aviso das autoridades dos EUA. Dando continuidade à anterior operação “Operation in Our Sites” , o Departamento de Justiça (DOJ) e Departamento de Segurança Interna Imigração e Alfândega (ICE) apreenderam o domínio .org do Rojadirecta.

Rojadirecta é um alvo incomum, até porque o local foi declarado legal por duas vezes pela justiça espanhola. Os donos do site já travaram uma batalha jurídica de três anos na Espanha, que venceu, mas um mandado de apreensão único das autoridades dos EUA fez essa vitória inútil.

Sem receber a notificação ou a opção de se defender, o domínio do site foi apreendido esta manhã.

“Nós não fomos notificados”, disse Igor de Seoane. Tal como acontece com as acções anteriores, o registo de domínio foi ignorado no ataque. “De acordo com a Go Daddy eles não tocaram em nada”, disse Seoane.

Similar a sites de BitTorrent, Rojadirecta não hospeda nenhum material protegido por direitos de autor. Em vez disso, ele indexa links HTTP para streams desportivos que já podem ser encontrados na Internet e também possui arquivos .torrent que estão hospedados noutros websites.

O site é propriedade de uma empresa espanhola que paga seus impostos e tem sido declarada legal e em Espanha. Além disso, o site não está hospedado nos EUA. A única conexão com os EUA é que o domínio. Org é mantido por uma empresa dos EUA.

Esta conexão indirecta com os EUA torna esta apreensão, uma acção duvidosa, de acordo com o proprietário da Rojadirecta. “Na nossa opinião, as autoridades dos EUA estão completamente desprezando a soberania e justiça espanhola ( :mrgreen: Também não gostam :mrgreen:)”, disse a Seoane.

Neste momento Rojadirecta exibe a mesma mensagem do DOJ como nos sites apreendidos pela ICE no ano passado, incluindo o Torrent-Finder. Espera-se que Rojadirecta seja o primeiro de uma nova lista de domínios apreendidos.

Servidores apreendidos

Os Site de desporto e streaming P2P está actualmente à procura de aconselhamento jurídico, tanto em Espanha e os EUA e os seus proprietários estão determinados a combater esta acção com todos os meios que eles têm.

Apesar de perder o domínio org., Rojadirecta ainda podem ser acessados via rojadirecta.com, rojadirecta.es, rojadirecta.me, rojadirecta.in. Os dois últimos domínios são, curiosamente, mantido pela mesma empresa,do original .org, contudo Rojadirecta garante que eles possuem muitos outros domínios que não são controlados pelas autoridades dos EUA ou de empresas.

A apreensão de Rojadirecta mostra que os interesses comerciais são uma prioridade na agenda do governo dos EUA. Aproveitando um domínio que tenha sido especificamente declaradas legalmente a operar em outros países, não parece ser um obstáculo. A esta luz, é de se perguntar se os nomes de domínio genéricos deve ser controlada exclusivamente por empresas dos EUA.

Update: O proprietário do Channelsurfing.net informou que o seu site foi também apreendido. Channelsurfing vídeos incorporados a partir de outros sites e nunca recebeu qualquer material protegido por direitos autorais em seus servidores.

Update: Atdhe.net foi apreendido

Update: firstrow.net foi apreendido

Update: ilemi.com foi apreendido

Fonte

Novo Link
-http://www.rojadirecta.es/

Também o atdhe :inde:

Algum dia alguém tinha que fazer alguma coisa. O chocante é que aparentemente a Espanha tem dificuldades em fechar o site o que mostra o nível primário da sua legislação para estes casos.

A internet tem que deixar de ser uma selva.

“Update: Atdhe.net foi apreendido”

:shock: E agora? :frowning:

É mais uma palhaçada, uma tentativa de censura do mundo globalizado.

Para já continua a haver outros disponíveis:

http://atdhe.fm/
http://www.myp2p.eu/

Nem sabia que havia mais domínios do Rojadirecta, ainda bem. :mrgreen:
Sempre quero ver se vão conseguir apreender esses também. Quanto aos que foram apreendidos espero e acredito que consigam resolver as coisas legalmente e voltem ao activo esfregando uma importante vitória na cara destes idiotas.

O próprio myp2p também no passado teve problemas deste género, já não me lembro se com o ICE ou com outro departamento/organização qualquer, e foram obrigados a retirar links para streams de algumas competições (por ex. Premier Leageu) mas conseguiram levantar as proibições e voltaram à actividade normal. Penso que nesta altura os únicos links que não podem exibir são para a Eredivise, mas não sei porquê a distinção entre esse campeonato e os restantes.

[mod]So uma palavra em relacao a categoria em que coloquei este topico: e de muito dificil categorizacao. Coloquei a que me pareceu mais adequada, mas podia estar nos Jogos e Computadores ou ate nos Assuntos Desportivos Gerais.[/mod]

Hoje em dia estamos habituados a ter tudo o que queremos, quando queremos e da forma que queremos. Não sei se é a forma mais viável do mercado mundial funcionar e por isso não me quero alongar muito sobre o assunto. A verdade é que muita gente não adere a canais PPV porque sabe que consegue obter online gratuitamente. Claro que isso é uma ilegalidade e iria ser combatida mais cedo ou mais tarde.

Eu tenho Sporttv e uso streams na mesma, mesmo de jogos que estejam a passar lá.

Nem digo o contrário, mas certamente sabes que há muitos exemplos do que eu disse.

Tu, realmente…Olha que não vais arranjar muitos amigos assim!

O que queres que eu te faça ;D .

Acho que é o correcto, as pessoas fazem enquanto podem, eu incluído. No entanto o Sporting, o Benfica, o Porto, o Real, o Barcelona, a Sportv, etc, etc, etc estão a ser prejudicados por uma actividade que é claramente ilegal mas em que é dificil fazer valer os seus direitos.

Estão a ser prejudicados? Nao estão nada, isso é mito espalhado pelos media.

Só te digo uma palavra: Olivedesportos

Julgo que o contrato que haja entre clubes e canais de TV não leve em consideração se há ‘piratas’ ou não a ver os jogos…Esse problema é com as cadeias de televisão e não com os clubes de futebol.

Pior ainda é estes tipos de ICE (uma espécie de DEA, mas não relacionada com drogas) pensarem que podem actuar em qualquer parte do mundo…

Começamos a perceber a razão de o ‘nosso’ governo ter passado aos EUA todos os nossos dados dos bilhetes de identidade e demais informação.

Long Live Rojadirecta!!

Estão sim, na altura de negociar contratos interessa quantas pessoas são assinantes, interessa quanto a Olivedesportos ganha com a Sportv, interessa quantas pessoas vêem os jogos.

Apesar de tudo a Olivedesportos é um parceiro, aesar de ter uma actuação muito duvidosa.

Que pena que eu tenho da Olivedesportos. Pobrezinhos, estão a ser prejudicados. São capazes de ir à falência, aqueles milhões todos que metem ao bolso não chegam para se manterem.

No dia em que eu deixar de ter acesso a streams e que isso tenha alguma coisa a ver com acções levadas a cabo pela Olivedesportos, é o dia em que deixo de pagar Sporttv cá em casa.

O que eu pago de mensalidade, deve dar para uns quantos passarem a ter direito a ver uns streams deles sem terem o canal em casa. Não me importo nada com isso. Um viva ao livre acesso aos streams e a mundo globalizado sem censura.

E a realidade? Não tem de deixar de ser uma selva? Quanto a mim é bem mais importante acabar com certas situações absurdas e monstruosas no mundo físico, na realidade, do que andar a fazer caça às bruxas na internet. Os monopólios, os abusos de poder e autoridade, a imposição de princípios dúbios e duvidosos, a tortura, o desrespeito pelos direitos humanos e da criança, etc, etc, etc… mas isso já não é prioritário… :inde: Porque será?

Fossem todos os males do mundo uma pessoa ligar a internet para ver um jogo que não dá em canal aberto… já ganham pouco, ganham, os monopólios televisivos… até parece que perdem muito com isso…

:arrow: :arrow: :arrow: mas estejam descansados que sites de streaming nao acabam tão depressa… assim tipo nunca

Isto e mesmo a Portuguesa. Quando se quer preservar um “direito adquirido”, sobretudo se nao houver logica que o suporte, vai buscar-se as coisas “muito mais importantes” que ha para fazer. Faz lembrar a conversa das familias dos assaltantes, que dizem que a Policia nao se devia preocupar em prender os assaltantes mas sim em perseguir os grandes traficantes.

Pois, esse argumento é muito bonito, não sei se é à portuguesa, à francesa, à inglesa ou à americana. O que é facto é que nos grandes traficantes ninguém toca, até lhes facilitam a vida e compactuam, ou por compadrio, ou por medo, ou por interesse próprio… se for alguém a roubar para comer arrisca-se a ir para a cadeia. Lamento, mas no meu ponto de vista, esse tiro foi à água e saiu completamente ao lado.

Comecem pelos Berlusconis desta vida, e depois sim penalizem quem vê vídeos de pornografia infantil, para citar um exemplo, na internet. O contrário não faz sentido absolutamente nenhum, pois podem confiscar discos rígidos, dvd’s, etc, que se não prenderem os autores e quem pratica esses crimes, eles vão continuar a acontecer na mesma, talvez com menos exposição, mas acontecem.

E isto para falar de coisas mais sérias do que simplesmente ver um jogo de futebol no computador, através de um stream… ridículo…

Do meu ponto de vista, a tua resposta ilustrou aquilo que eu associo sobretudo aos Portugueses (ja tendo vivido em mais 3 paises, pelo que nao falo de cor): quando ha perspectivas de mudancas que nos afectem o que interessa e desviar as atencoes para ver se se deixa tudo na mesma. Escrevia uma mensagem muito longa se tivesse tempo para compilar exemplos na sociedade portuguesa ao longo das ultimas decadas.

Hulk, usar o argumento de que existem coisas piores é uma falácia. Se assim fosse, as burlas, pequenos assaltos, roubos no supermercado não seriam penalizados porque existem assassínios e raptos. Eu concordo com o Angel, é uma estratégia muito portuguesa utilizar-se o argumento de que há “coisas piores” para não se discutir o assunto em cima da mesa. É um desviar de atenção de serve apenas para lateralizar, não exercendo um juízo crítico sobre o fenómeno em estudo. No Parlamento vê-se muito isso quando um partido questiona o Governo, onde quem está no poder começa logo a falar sobre a época em que os outros estiveram à frente do país sem fazer nada. E assim nunca se discutem com objectividade as questões.

Sobre os streamings, parece-me claro que são ilegais. No entanto, os mais prejudicados nem são as pessoas que comandam a Olivedesportos, mas sim os donos dos cafés. 95% das pessoas que não têm SportTV não comprariam o serviço se não existissem “streams”, iriam antes para o café mais próximo.

E aqui entra outro assunto, já de ordem moral, que é o livre acesso à cultura e ao desporto televisivo. Eu defendo esta solução na questão dos DVD’s e CD’s, por exemplo. Acho que a gratuidade da arte prejudica sobretudo as editoras e não os artistas, aliás, até os beneficia porque dá-lhes uma maior exposição mediática. No caso dos “streamings” o caso é diferente, mas continuo a achar que a maioria das pessoas que não tem SportTV não iria comprar o serviço se este tipo de sites deixasse de existir. Eu não iria, passaria antes a ir beber um chá verde no café da minha rua enquanto via o jogo.