Autoridades dos EUA apreenderam o domínio do site de streaming e download P2P Rojadirecta. O site, que é um dos sites mais visitados na Internet, perdeu o seu domínio org. Que agora redireciona para um aviso das autoridades Norte Americanas. Rojadirecta é um alvo incomum pois, dois tribunais em Espanha, decidiram que o site funciona legalmente, e que para alem doão o domínio .org, o site não tem qualquer ligação com os EUA.
Rojadirecta é conhecido como tendo os maiores indices de tranmissao de desporto na internet. O site oferece links para as transmissões de muitos jogos de futebol, além de outros eventos desportivos, incluindo NBA, MLB, NFL, NPB, IPL.
O site tem mais de um milhão de visitantes por dia, e está listado entre os 100 sites mais populares na Espanha,no entanto, esta manhã, os visitantes foram surpreendidos por um aviso das autoridades dos EUA. Dando continuidade à anterior operação “Operation in Our Sites” , o Departamento de Justiça (DOJ) e Departamento de Segurança Interna Imigração e Alfândega (ICE) apreenderam o domínio .org do Rojadirecta.
Rojadirecta é um alvo incomum, até porque o local foi declarado legal por duas vezes pela justiça espanhola. Os donos do site já travaram uma batalha jurídica de três anos na Espanha, que venceu, mas um mandado de apreensão único das autoridades dos EUA fez essa vitória inútil.
Sem receber a notificação ou a opção de se defender, o domínio do site foi apreendido esta manhã.
“Nós não fomos notificados”, disse Igor de Seoane. Tal como acontece com as acções anteriores, o registo de domínio foi ignorado no ataque. “De acordo com a Go Daddy eles não tocaram em nada”, disse Seoane.
Similar a sites de BitTorrent, Rojadirecta não hospeda nenhum material protegido por direitos de autor. Em vez disso, ele indexa links HTTP para streams desportivos que já podem ser encontrados na Internet e também possui arquivos .torrent que estão hospedados noutros websites.
O site é propriedade de uma empresa espanhola que paga seus impostos e tem sido declarada legal e em Espanha. Além disso, o site não está hospedado nos EUA. A única conexão com os EUA é que o domínio. Org é mantido por uma empresa dos EUA.
Esta conexão indirecta com os EUA torna esta apreensão, uma acção duvidosa, de acordo com o proprietário da Rojadirecta. “Na nossa opinião, as autoridades dos EUA estão completamente desprezando a soberania e justiça espanhola ( :mrgreen: Também não gostam :mrgreen:)”, disse a Seoane.
Neste momento Rojadirecta exibe a mesma mensagem do DOJ como nos sites apreendidos pela ICE no ano passado, incluindo o Torrent-Finder. Espera-se que Rojadirecta seja o primeiro de uma nova lista de domínios apreendidos.
Servidores apreendidos
Os Site de desporto e streaming P2P está actualmente à procura de aconselhamento jurídico, tanto em Espanha e os EUA e os seus proprietários estão determinados a combater esta acção com todos os meios que eles têm.
Apesar de perder o domínio org., Rojadirecta ainda podem ser acessados via rojadirecta.com, rojadirecta.es, rojadirecta.me, rojadirecta.in. Os dois últimos domínios são, curiosamente, mantido pela mesma empresa,do original .org, contudo Rojadirecta garante que eles possuem muitos outros domínios que não são controlados pelas autoridades dos EUA ou de empresas.
A apreensão de Rojadirecta mostra que os interesses comerciais são uma prioridade na agenda do governo dos EUA. Aproveitando um domínio que tenha sido especificamente declaradas legalmente a operar em outros países, não parece ser um obstáculo. A esta luz, é de se perguntar se os nomes de domínio genéricos deve ser controlada exclusivamente por empresas dos EUA.
Update: O proprietário do Channelsurfing.net informou que o seu site foi também apreendido. Channelsurfing vídeos incorporados a partir de outros sites e nunca recebeu qualquer material protegido por direitos autorais em seus servidores.
Update: Atdhe.net foi apreendido
Update: firstrow.net foi apreendido
Update: ilemi.com foi apreendido
Novo Link
-http://www.rojadirecta.es/