Ricardo Sá Pinto

[center]Ricardo Manuel da Silva Sá Pinto

[/center]

Avançado com uma alma enorme que se entregava completamente ao jogo, aliando a essa raça, uma boa técnica e uma grande mobilidade, que lhe permitiam desempenhar várias funções do meio-campo para a frente, sempre com alto rendimento.

Natural do Porto jogou nos iniciados do principal clube da Cidade, mas foi no Salgueiros que concluiu a sua formação e onde iniciou a sua carreira de futebolista profissional, dando logo nas vistas e chegando a Selecção de Esperanças que ajudou a atingir a Final do Europeu de 1994.

Transferiu-se para o Sporting em 1994 e pela mão de Carlos Queirós, pegou logo de estaca na equipa principal, estreando-se a marcar, num jogo contra o Farense, a contar para a 1ª jornada do Campeonato, numa época em que conquistou a Taça de Portugal, troféu que o Sporting já não ganhava há 13 anos, e em que chegou à Selecção A, ao serviço da qual esteve presente no Europeu de 1996.

A 30 de Abril de 1996 viveu a sua grande noite, quando marcou dois dos três golos com que o Sporting derrotou o FC Porto na Finalíssima da Supertaça, disputada em Paris, numa altura em que já era uma das principais figuras do Sporting, um jogador carismático e um símbolo da raça leonina, com uma relação muito próxima com os adeptos, principalmente com os das claques, que o baptizaram como “Ricardo Coração de Leão”.

Impulsivo e irreverente, viu a sua ascensão ser travada por um acto irreflectido, quando agrediu o Seleccionador Nacional Artur Jorge, o que lhe custou uma suspensão de um ano, acabando por ser vendido à Real Sociedad de Espanha, onde esteve três temporadas.

Entretanto regressou à Selecção e em 2000 marcou novamente presença num Europeu, findo o qual voltou ao Sporting, onde ganhou mais uma Supertaça e participou na conquista do Campeonato da época de 2001/02, numa altura em que as lesões que o levaram a ser operado aos joelhos por quatro vezes, não o deixavam, mas a sua garra e o seu enorme espírito de luta, permitiram-lhe superar todos esses difíceis obstáculos e voltar a jogar regularmente.

Fez parte da equipa que chegou à Final da Taça UEFA de 2005, disputada no Complexo Alvalade XXI, participando em 9 dos 15 jogos dessa campanha, e na temporada seguinte após a saída de Beto, passou a ser o Capitão da equipa.

Anunciou então a sua retirada, mas depois de ser expulso na antepenúltima jornada do campeonato, voltou atrás na sua decisão e resolveu jogar mais uma época. No entanto Paulo Bento já não contava com ele, pelo que acabou por terminar a sua carreira no Standard de Liège onde escolheu a camisola 76 em homenagem à Juventude Leonina.

Em 2008 regressou ao Sporting para desempenhar funções no Departamento de Comunicação, e em Novembro de 2009 ascendeu a Director de Futebol Profissional, substituindo Pedro Barbosa que se tinha demitido na sequência da saída do treinador Paulo Bento.

No entanto desempenhou esse cargo durante apenas pouco mais de dois meses, demitindo-se em Janeiro de 2010, depois de um desentendimento com Liedson, que terá terminado com uma cena de pancadaria.

Em Outubro de 2010 voltou à actividade, agora como treinador-adjunto de Pedro Caixinha, no União de Leiria.

Info: WIKI Fórum SCP

http://www.megavideo.com/?v=TAZFR2IV

Um dos melhores atletas que vi vestir a camisola verde e branca. Eterno. Um de nós. :clap: :clap:

Record quarta-feira, 18 maio de 2011 Sá Pinto motivado com projeto dos Sub-19 DESAFIO COMO TÉCNICO PRINCIPAL NA BASE DO REGRESSO

Ricardo Sá Pinto será o treinador da equipa de Sub-19 do Sporting a partir da próxima temporada, abraçando uma nova faceta na sua carreira profissional ligada ao futebol há mais de 20 anos. Depois de ter sido futebolista de primeiro nível (Salgueiros, Sporting, Real Sociedade e Standard Liège, além de ter efetuado 55 jogos pela Seleção Nacional), teve uma primeira experiência como dirigente no Sporting, que não acabou bem, tendo feito a estreia como treinador na U. Leiria, como adjunto de Pedro Caixinha.

O regresso ao Sporting, a convite de Godinho Lopes, está a ser encarado por Sá Pinto com enorme entusiasmo, não só por se tratar do clube do seu coração, mas também porque ele próprio terá ficado agradavelmente surpreendido com os sentimentos vividos na pele de treinador, em Leiria. Aos 38 anos, o antigo futebolista não perdeu tempo na preparação do seu futuro fora dos relvados, assim que pendurou as botas, em 2007. No ano seguinte tirou o curso de treinador de nível 3 UEFA Advanced, realizado em Rio Maior pela FPF, mas não se ficou por aqui e em 2009 foi um dos primeiros formandos do curso de elite para dirigentes.

Todas as felicidades para o Grande Sá.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Welcome home!

Muitas :arrow:

bem-(re)vindo à casa de onde nunca devias ter saído. :great:

Obrigado por tudo Sá :clap: :clap: :clap:

Pena que tenhas aceite vir treinar os juniores, provocando a saída de um grande profissional :inde:

Ricardo Coração de Leão. O meu ídolo sportinguista desde que me conheço, desde que o meu pai me sentava em frente à televisão para ver o Sporting com ele. :mrgreen:

Um exemplo do que é um líder, principalmente dentro de campo. Obrigada, Capitão. Bem-vindo a casa.

Ainda bem que o Sá Pinto está de volta ao Sporting para demonstrar a sua e a nossa raça. Felicidades! :clap: :clap: :clap:

Bem vindo novamente à tua casa Leão!! :clap:

O que é que vai acontecer com o Lima?

Provavelmente treinador adjunto do Domingos? :think:

O meu avatar diz tudo sobre o que penso do Grande Ricardo Sá Pinto! Um verdadeiro ídolo!

Nunca esquecerei a sua substituição em plena lixeira. :lol:

Agora sobre ir treinar os júniores é que já não concordo. Se queriam meter o Sá Pinto dentro do Sporting que lhe dessem o comando técnico dos juvenis que precisam bem mais que os juniores comandados pelo Prof. José Lima. Aguardo informações sobre o futuro de Lima.

Em Portugal e no Sporting faz-se tudo ao contrário, de qualquer das formas bem vindo a casa Sá Pintos. Felicidades :great:

Sá Pinto é e sempre foi um dos nossos, obrigado por voltares à casa de onde nunca devias ter saido.

[size=15pt][b]Sá Pinto frequenta curso de treinador de nível IV[/size] TAMBÉM HÉLDER E COUTO ESTÃO PRESENTES

Fernando Couto, Hélder e Sá Pinto vão frequentar o curso de treinadores “UEFA Professional” - IV nível, informou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

No lote de 30 candidatos, destacam-se ainda os atuais treinadores do Nacional, Ivo Vieira, e da U. Leiria, Pedro Caixinha, bem como o antigo técnico do Marítimo, o holandês Mitchell Van Der Gaag.

O curso, em regime de internato, no Luso, decorre a partir de segunda-feira e termina a 21 de junho, com uma carga horária de 220 horas.

in record

Aparte das qualidades como jogador de futebol que nunca foram excepcionais; era um bom jogador, sem duvida; nunca vi no Sá o jogador que muitos vêem nem o “tal” “leão”…

Nem gosto de o ver como dirigente ou whatever no actual [glow=greenyellow,2,300]SPORTING[/glow]

Consigo fazer pelo menos 4 “onzes” sem incluir o Sá…

Sá Pinto o meu muitissimo obrigado por voltares à nossa casa e por tudo quanto fizeste por nós.

Ricardo Sá Pinto - Coração de Leão

grande Sá Pinto :clap: :clap: :clap:

Ricardo Coração de Leão grande jogador.

A raiva que eu senti da direção que o vendeu aos espanhois.