Por favor…
E queixam-se que os jornais dizem isto e aquilo (que é verdade) e depois andam aqui a discutir coisas que nem lembram ao diabo. Criam-se problemas por tudo e por nada no Sporting. É incrível! No dia em que um jogador for apresentado e não tiver lá nenhum cachecol ou com um de outro clube é que é de estranhar. Não basta serem os outros a destabilizar é mesmo preciso sermos nós a fazê-lo também?
Isto é um fórum, logo é um espaço de opinião. E curiosamente concordo com a essência deste tópico porque ao contrário do que tu dizes, tem como objectivo dar opiniões para melhorar algo que realmente não tem estado bem.
Não venhas com o facto de criarem-se problemas ou destabilizar, porque isso é uma parvoíce atroz. E explico porquê:
Ontem no site oficial do clube foi colocada a informação que um jogador iria ser apresentado às 18h e que às 18h30 iria estar na Loja Verde numa sessão de autógrafos.
Eu cheguei a Alvalade por volta das 18H com o intuito de adquirir umas peças na Loja Verde, com grande destaque o mega cachecol. Aproveitei e decidi dar as boas vindas ao novo reforço.
Eram 18h:05 quando já tinha feito as compras e pensei ir ao auditório, só que depois lembrei-me que agora as conferências são exclusivas à comunicação social. Ou seja, ao contrário do que era feito (e repito o que disse noutro tópico, nunca causou qualquer problema, excepto uma pequena zanga na apresentação do Caicedo), os adeptos e sócios do Sporting ficaram impedidos de ouvir o que o novo reforço poderia responder. Porquê esta limitação, quando a mesma nunca causou qualquer problema e quando servia, inclusive, como a primeira saudação da família leonina ao jogador?
Pensei também que não valia a pena ir lá… porque a mesma iria atrasar-se. Tem sido sempre assim.
Nunca saí das redondezas da loja e eram 19:15, mais coisa, menos coisa, quando o atleta compareceu na Loja Verde. Quase uma hora depois do anunciado… ele apareceu.
Ok, é um dia onde existem uma enorme bateria de testes médicos, visitas ao museu, pormenores do contrato a limar, etc, mas a verdade é que temos visto este ano sempre o mesmo episódio: muitos e enormes atrasos. E num clube que se quer grande, tão grande como os maiores da Europa, a pontualidade deveria ser respeitada, ou pelo menos perto disso.
É que ainda por cima, dois elementos específicos, chegaram à Loja Verde a acompanhar o atleta com umas caras de frete de todo o tamanho e a primeira imagem que me veio à cabeça foi quando as crianças são obrigadas a partilhar os seus brinquedos a uns quaisquer primos de segundo grau, que estão de visita, por obrigação dos pais.
Mas se no teu entender determinados aspectos das conferências não devem ser melhoradas, eu respeito. Agora não me venhas é rebaixar a opinião ou dizer que se estão a criar problemas/destabilizar, pois estás a fazer tudo menos a respeitar.
Não me vou dar ao trabalho, mas faz uma pesquisa pelo youtube por conferências onde a D. Irene marcou presença e verás a cara, os gestos e as atitudes que toma em plena actividade. Lembro-me perfeitamente de uma onde passou a conferência toda a fazer caretas e a falar com outros jornalistas, “cagando-se” para o que estava a ser dito.
Como disse, de Carlos Freitas não sei, não me lembro, mas concordo plenamente que deveria ser dado maior apoio aos atletas antes de falarem pois já não é a primeira vez que parecem estar completamente entregues ao seu destino.
Voltando ao tema dos cachecóis, que pelos vistos no teu entender vai influenciar de que maneira o rendimento do Wolfswinkel ou quiçá do próprio Patricio amanhã, pois não passa de destabilização:
Porque razão ainda ninguém respondeu a uma pergunta tão simples que já fiz tanta vez?
Porque razão não são os jogadores apresentados com o cachecol do clube?
Se as claques querem oferecer-lhes adereços seus, é uma coisa e confesso que acho que deveria ser feito sempre, pois representa apoio, agora os mesmos serem apresentados apenas com isso, onde muitas vezes o símbolo do próprio clube é minimizado, epá desculpa lá… mas não faz sentido!
A Juve Leo é o Sporting, mas não é o Sporting. Pode parecer contraditório, mas não é.
O Sporting é todo o seu património, portanto, a Juve Leo, como qualquer sportinguista, pode dizer que são o clube. Contudo a Juve Leo é um grupo, tal como é a Torcida, a Brigada e os Directivo.
Eu tenho orgulho em qualquer claque (já tive bem mais pela JL, mas também confesso que já tive bem menos, pois finalmente tem vindo a melhorar), mas não sou parte integrante dela. Eu sou o Sporting, mas eu não sou a Juve Leo.
O pior disto tudo é que fica criada uma verdadeira feira de vaidades, pois todas as outras claques não querem ficar de fora e ver um atleta ser fotografado e apresentado com o cachecol de uma claque, que não a sua. E a verdade é que têm esse direito quando é permitido que um jogador seja apresentado dessa forma.
Depois é ver uma verdadeira batalha, como se tem visto, para encher o atleta de adereços para as fotos. Pois isso é que interessa.
E isto seria uma coisa tão simples de resolver que até faz impressão:
Apresentação?
Cachecol do Sporting, pois ele sim representa TODO o clube, grupos e claques incluídas.
As claques pretendem oferecer adereços seus?
Acho muito bem e deveria ser uma obrigação, como gesto de apoio.
As claques querem fotos do jogador com adereços seus?
Estejam à vontade, mas para apresentar… não!
Eu digo isto pois acho que é uma coisa que é demasiado simples de implementar e que acabaria em parte com feira de vaidades. Não estou a criar qualquer problema, pois quem está lá sabe muito bem que isto ocorre, muito menos estou a destabilizar, pois críticas construtivas servem para melhorar, nunca para denegrir ou rebaixar.
Depois temos a vertente de marketing, onde me incluo profissionalmente:
Ao ser apresentado com um cachecol do clube, o mesmo poderá ser rentabilizado na loja. Queres exemplos? Logo após alguns verem o cachecol que o Ribas tinha na sessão de autógrafos, logo alguns por aqui disseram que o achavam espectacular e que gostariam de adquirir. Outro exemplo, de fora, foi quando um concorrente da Casa dos Segredos mostrou um mega-cachecol o que permitiu nos dias seguintes que o artigo ficasse esgotado.
Eu por exemplo adquiri os dois, um precisamente por ter visto por esse aspecto, outro porque já andava com vontade de o comprar, acabando por perder o amor a 15 euros após vê-lo de novo, nas fotos.
Eu só vejo situações benéficas com esta mudança, ainda para mais quando é tão simples. Se isto é criar problemas, destabilizar… então estou a fazê-lo com todo o gosto, sendo um verdadeiro terrorista-cuja-definição-leva-a-castigo-neste-fórum.
a questão dos cachecóis das claques é tão importante ou tão pouco importante que se caiu no ridículo desta foto! :wall:
jogador quando é apresentado veste a camisola do clube e usa o cache do clube. simples e eficaz.
se qualquer claque quiser oferecer, depois, um ou mais caches aos jogadores muito bem, mas no momento da apresentação é para estar com material do clube. apenas e só!
acho isto tão óbvio que nem percebo a discussão à volta disto… :-\
Como abordei o tema dos cachecóis no tópico das apresentações do (Renato, André, Roberto, Rodrigo :mrgreen:) Neto e do Ribas, e fui criticado porque faço uma novela mexicana em coisas sem importância (quando aqui já se vê que afinal há muitos como eu) volto aqui a expressar a minha opinião e a tentar calrificá-la. O meu problema foi este em concreto:
Só não percebe aqui o problema quem não quer. O jogador está a ser apresentado pelo Sporting Clube de Portugal, e ostenta um cachecol sem o nome do clube, em que o próprio símbolo da instituição, é inferiorizado e passado para 2º plano relativamente a uma caveira… Se pudermos melhorar estes aspectos, porque não tentar?
Ora nem mais, vai de encontro ao que disse anteriormente. Se querem oferecer endereços, tudo muito bem, agora a apresentação tem que ser feita com cachecol do Sporting.
Primeiro defendes uma coisa, agora já concordas com outra? O que o Carlos disse de diferente do que foi aqui dito? :inde:
Não é um tópico importante, nem questões realmente importantes. Todos os males do Sporting fossem estes. Contudo é algo que tem que ser melhorado e como tal pode muito bem ser debatido.
É que se outros assuntos com igual importância o são, não compreendo porque razão alguns se sentem tão incomodados por haver quem gostasse de ver esse assunto aperfeiçoado. Ou se calhar até sei.
Anteriormente, era a musica do cheira bem, cheira a lisboa, agora isto. Já alguém reparou que quando um gajo se senta na bancada, não existe um comprimento por parte do estádio inteiro?! Que vergonha! ^-^
Sou sincero, é com tópicos destes que me fazem voltar a pensar que está tudo igual. Continuamos os mesmos “picuinhas”, com lutas internas, para, como dizíamos na escola, ver quem tem a pilinha maior.
Este pessoal bate mesmo mal! Lutas internas? LOL! Sim, é claramente isso que aqui se passa. Um simples tópico no fórum do Sporting para o pessoal tentar melhorar algo com que não concorda ou que acha que pode ser melhorado por mais simples e insignificante que pareça, onde já se viu? Isto merece ser discutido num fórum automóvel ou de hip-hop! ^-^ Não gostas do tópico, não comentas :great:
Se achas que o pessoal bate mesmo mal porque é que cá metes os pés?! Pois bem, lutas internas?! Vou buscar ao dicionário, wait. [b]
Interno[/b], 1 que está no interior, o lado interno de algo.
Considero-me perfeitamente no lado interno do Sporting, como todos os sócios e simpatizantes. Se estamos sempre com discussões por tudo e por nada, óbvio que são discussões internas.
Claro que merece ser discutido num forum do Sporting Clube de Portugal, mas caro forista, um forum existe com o propósito de se debater. Como é que existe um debate? Com prós e contras. Se sou contra, tenho tanto ou mais direito que tu, a favor, de participar neste debate.
Como tal, por muito que te custe, terás de respeitar a minha opinião, que em nada ofende a opinião contrária.
Que me desculpem os outros mas a Torcida Verde é superior a isso.
Daí a minha enorme admiração por este grupo e daí o facto de dar a cara e estar de corpo e alma com a Torcida!!!
Eu respeitaria a tua opinião, se tivesses dado uma. O que fizeste foi vir ao tópico, e criticar o mesmo, sem dar qualquer justificação ou os tais prós e contras que posteriormente falaste… Já eu dei a minha opinião e expliquei-me. É como ir à secção de outros desporto ao tópico de golfe e dizer: “Não gosto de golfe! Este tópico é uma chachada!” Por acaso não gosto, mas não é por isso que vou lá dizer visto que não traria nada de positivo à discussão do desporto ou do tópico em si.
E quando se fala em lutas internas, não creio que este exemplo seja o melhor. Quando se falava que o clube tinha lutas internas creio que eram situações bem mais graves que isto, e no foro da própria direcção o que ainda era mais grave. Esta “luta” do cachecol, é discutida ao nivel dos adeptos e é tão grave como eu dizer que prefiro o Carrillo a extremo direito e tu dizeres que preferes o Pereirinha :inde:
Primeiro criticas o estádio estar dividido por sectores (o que é uma verdade e foi algo que curiosamente tive o cuidado de citar: o facto de haver necessidade, infeliz, dos sportinguistas em dividirem-se) e depois criticas quem acha que a apresentação dos jogadores não deveria contemplar adereços de grupos, mas sim adereços que representem TODO o mundo Sporting.
Em que ficamos?
Já agora, diz-me lá onde é que alguém aqui está com lutas internas? Então eu defendo que a apresentação dos atletas deve ser com cachecóis do Sporting evitando assim as feiras de vaidades por parte das claques, e dizes que pretendo ter a pilinha maior?
Por acaso vês-me por aqui a criticar tudo e mais alguma coisa? É que tirando este apontamento que gostaria de ver mudado (curiosamente não feri qualquer susceptibilidade, mas quando as imagens dos nossos túneis parecem incomodar muita gente, estou fortemente convicto que qualquer coisa faz comichão quando se é realmente picuinhas), só me recordo de criticar os preços exageradamente altos para alguns materiais de pouca qualidade existentes na nossa loja.
Críticas construtivas ajudam a crescer.
Simples. Muito simples até.
Porque estava-se a debater um assunto que alguns acham que deveria ser mudado quando entram outros que produzem post’s sem qualquer argumento e com conteúdo meramente provocatório, ou simplesmente desrespeitador para quem tem uma opinião diferente da sua.
Mais acho graça que peças uma discussão mais frutífera quando não escreveste qualquer argumento, ou contra-argumento e tenhas pedido explicações de uma simples frase com 5 palavras.
Por acaso foste algo redundante e não acrescentaste nada ao que já tinhas dito, pelo que fiquei sem perceber ao certo o que querias dizer com o “ou se calhar até sei”. Vou presumir que não foi o que eu deduzi e proceder então a um comentário mais elaborado, para que não te falte nada.
Reitero que, do meu ponto de vista, estão a hiperbolizar esta questão. Existem três focos sobre os quais poderiam recair as vossas críticas (membros dos grupos organizados, jogadores e responsáveis do clube). Pensando bem na problemática, só faz sentido que se queixem dos últimos uma vez que o comportamento dos outros mencionados é aceitável e compreensível.
No entanto, pela forma como são feitas as apresentações (sem presença de sócios ou transmissão via site do clube), é possível perceber que não constitui política do clube atribuir-lhes grande relevância. Se nem com esses aspectos básicos e bem mais importantes se preocupam, logicamente a questão dos adereços será secundária. Para mim, sinceramente, basta-me que o jogador envergue a camisola do Sporting Clube de Portugal e deve ser essa a preocupação dos responsáveis. Os cachecóis com que posam para as fotografias são oferecidos por adeptos, sendo que é pouco crível que jogadores recém-chegados tenham discernimento para saber se o dito pertence à JL ou ao Núcleo Sportinguista da Covilhã. Se fizeres questão de oferecer aos jogadores um cachecol sem conotação claqueira tenho a certeza que eles também o exibem.
O que não estou à espera é que a meio de uma conferência de imprensa os jogadores sejam repreendidos, com o intuito de não serem fotografados a usar os referidos adereços. Sim, porque não estamos a falar de algo previamente combinado, são situações momentâneas e imprevisíveis. Muito pior do que ver um miúdo a pendurar um cachecol num jogador seria ver um representante do Sporting a impedir que isso acontecesse em directo, creio eu. Posto isto, não vislumbrando forma de conter os adeptos mais expeditos e perante a trivialidade do assunto, não me apraz acrescentar mais nada a este assunto.
Pois parece que só aqui é que estamos em desacordo.
Vamos lá a ver, do meu ponto de vista é desejável que os jogadores sintam a camisola e dêem tudo pelo clube. Mas não me parece que fazê-los sócios “à força” contribua de alguma forma para essa objectivo. Este ano tivemos muitas entradas de jogadores, alguns de outros continentes que calculo conhecessem o clube muito superficialmente.
Nestes casos (Onyewu, Rinaudo, p.ex.) o que é que eles terem sido “feitos” sócios no dia da apresentação contribuiu oara o seu desempenho ?
A mim parece-me que nada! Até temos o exemplo do Luís Aguiar - sócio do Sporting - que desrespeitou o clube.
Ser sócio não deverá ser uma imposição aos jogadores. Compreendia que se convidassem para sócios os jogadores depois de demonstrarem o seu amor pelo clube e respeito pela nossa camisola - e estou-me a lembrar p.ex. do Capel - mas depois de os mesmos conhecerem o clube e nós os conhecermos a eles. Caso contrário corremos o risco de termos mais Luises Aguiares.
Perante a explicação, penso que fui bastante claro.
Qual foi a parte que te escapou quando referi que gosto e até acho que é uma óptima prática a oferta de adereços das claques aos jogadores de forma a mostrar o seu apoio?
Eu critiquei jogadores? Não.
Eu critiquei membros de grupos organizados? Não.
Eu critiquei responsáveis do clube? Não.
Eu critiquei uma situação? Sim.
Não acho correcto é que os mesmos sejam apresentados com adereços dos grupos. Se querem oferecer, tudo muito bem, se quiserem tirar uma ou outra foto com membros e até mesmo adereços… amigos como sempre, contudo apresentar o jogador dessa forma… não!
Acho que fui bastante directo quando referi que o cachecol do clube representa toda a nação sportinguista.
Obviamente que é visto como algo secundário e por isso é que foi criada esta discussão, pois pede-se um pouco mais de rigor, até porque é uma forma de passar a imagem do clube (obviamente que não tem as proporções de outros acontecimentos, mas ajuda). Mas já na altura da comunicação sobre a apresentação de jogadores, onde era dito que a mesma só seria aberta à comunicação social que eu opinei dizendo que não compreendia o gesto de deixar sócios e adeptos de fora.
Isto pode parecer banalissimo e para muitos talvez ser picuinhas, mas epá, que posso fazer? Eu preferia claramente ouvir o que têm para dizer directamente ou até mesmo via site, por transmissão, mas parece que preferem que a comunicação seja feita, em parte, pelos canais que tanto nos pisam.
Repito o que disse nesse tópico: faço sempre questão, quando posso, de marcar presença nestes acontecimentos, até porque é a primeira ligação que um atleta cria com um adepto/sócio e porque prefiro ver e ouvir as coisas na nossa casa do que estar a ouvir apenas partes que os outros achem que eu deva ouvir.
Tirando a apresentação do Caicedo (que diga-se, foi apenas um episódio infeliz e nada mais), não me lembro de qualquer conferência que tenha causado qualquer problema, discussão, ou pelo menos mau-estar nos presentes, para que exista agora esta impossibilidade de presenciar.
Isto vai de encontro ao que disse anteriormente: acho bem. Não fico nada chocado se lhes são oferecidos cachecóis ou se pedem para tirar fotos com algo relacionado com grupos organizados. Mas no principal acto, o da apresentação, o cachecol a usar é o do Sporting apenas e só.
Se não faz sentido que seja apresentado com uma camisola da JL, TV, Brigada ou Directivo, também não faz com um cachecol. Depois disso, já não vejo qualquer problema e vejo algo tão natural… até como uma sessão de autógrafos, pois o jogador fica á disposição do maior património do clube: os sportinguistas.
Mas também não disse o contrário.
A forma mais conveniente para ultrapassar a situação é levar já um cachecol do clube e ser apresentado dessa maneira (algo que não é tão pouco visto quanto isso neste tipo de situações). É que não estou a ver, nem me lembro, de alguém “assaltar” a mesa e colocar o cachecol enquanto o atleta está a falar, ou mesmo fazer isso quando se levanta de imediato e são tiradas as primeiras fotos. Depois disso sim é que ocorrem os casos de alguém dar determinados adereços para serem fotografados.
É que mesmo em termos de marketing, se queremos realmente ser profissionais e ambiciosos nesse aspecto, era uma óptima forma de dar a conhecer produtos do clube. Obviamente que não tem a visibilidade de outras acções, mas ajuda e bons exemplos foi os que dei:
O Ribas apresentou-se na sessão de autógrafos com um cachecol do clube que despertou a atenção de muitos foristas e ainda ontem, na loja verde, vi muita gente a falar desse artigo em especial após terem visto fotos.
Bastou um concorrente de um programa televisivo mostrar o mega cachecol para muita gente ter a oportunidade de o ver. Eu já tinha visto no catálogo e ao ver dois atletas a segurarem-no pensei que fosse uma montagem, pois só por si não me chama a atenção e como tal passei ao lado na definição do produto. Assim que vi pela tv conquistou-me por completo, não sendo o único visto o produto ter agora facilidade em esgotar.
Como disse, isto não é um problema por ai além e todos fossem como este. Contudo é um aspecto que pode e deve ser melhorado, tal como o comportamento de certos dirigentes em plenas conferências, para não termos a senhora directora de comunicação a falar e a fazer caretas com colegas de profissão enquanto o treinador ia falando, dando para perceber que ela não estava minimamente atenta ao que era dito.
Então mas as pessoas não podem criar um tópico para discutir um assunto no qual acham que devíamos melhorar… e começam a dizer que isto são guerras internas ? LOL Se consideram exagero o que o criador do tópico fez… então chamar isto de guerras internas, é o que ?! Não é um exagero também ? Tenham juízo, se acham que está tudo bem nas apresentações, óptimo, são livres e tem direito à vossa opinião.
Ninguém está a fazer mal ao clube, nestas discussões. A falar é que as pessoas se entendem e se percebem, para poderem melhorar.