As opiniões sao como os cús. cada um tem o seu…
Nao querendo questionar os conteudos dos videos quanto a sua veracidade ( apesar de contestar a ordem ) aqui vos deixo uma opinião generalista sem entrar em grandes conceitos teoricos quer a nivel de composição/ arranjos/produção etc etc, quer a nivel de mercado - talvez este mais dificil ainda de anaiisar por ter factores aleatorios ENORMES.
video 1:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=aT6hXmOoN3A[/youtube]
O que dizer sobre este video? Primeiro é incontornável que todos foram realmente sucessos. segundo que faltam alguns de 2008 e todos de 2009 - pelo que vamos la depois - terceiro que não concordo com a ordem e quarto que faltam ai temas.
Do ponto de vista COMERCIAL, são temas que entraram no ouvido e que derivado à curta mensagem, facilidade melodica ou mesmo derivado ao videoclip se destacaram comercialmente. Ou por terem gajas boazonas a dançar num ginasio o clip todo ou tem gajas boazonas quase despidas… nao interessa…
sucesso televisivo -» sucesso radiofonico - » vendas ( ou downloads) elevados.
A verdade é que tirando o sumo do que está por tras desse sucesso, temos a maior parte das vezes musicas com 3 ou 4 acordes que alternam entre Estrofe / Refrão / Bridge / estrofe / Refrão /etc etc… ( outras nem isso ) mas os acordes sao sempre os mesmos, a construção musical ( ritmica / m,elodica e harmonica ) sempre igual. Enalteco porem a criatividade ritmica que se tem verificado ultimamente nos êxitos de radiio e neste ponto creio que tem havido progresso - é certo que muito derivado á evolução tecnologica.
Se eu gosto?? gosto de muito poucas é verdade…
mas aí entramos na historia do cús… ;D
Foi uma década menos conseguida musicalmente?? sem duvida!!!
Menos conseguida do ponto de vista de genialidade musical. ( no geral - obviamente) . Se analisarmos decadas de 60’s e 70’s com grupos como The Beatles, Abba, Deep Purple, Pink Floyd entre outros, verificamos que nessa altura houve genialidade/evolução técnica etc etc… Considero os Queen genais também. O que há agora d genial?? neste momento só me lembro de um grupo. ( que nao faz nada o meu genero - detesto hip hop e afins mas é genial… ) - The Black eyed Peas.
Este grupo de facto trouxe um novo estilo ao comercial, ao hip hop - o que lhe quiserem chamar.
Não substimando nenhuma que seja das vossas bandas favoritas. estou apenas a generalizar. Claro que houve genios no Grunge ( onde destaco Soundgarden e Pearl jam ) , no Metal . Mas estou a comentar um video de sucessos comerciais.
Neste campo é uma estrela quem tiver contactos e que seja excentrico e que tenha umas boas mamas etc etc… Se uma produtora / agencia / editora quiser fazer de qualquer de voces uma estrela do pop quase que consegue… desde que sejam minimamente afinados… Agora super estrelas?? já nao há!!! Houve o Bruce Springsteen, Os Bon Jovi, Os Pink Floyd por ai fora. Dos artistas recencentes poucos se tornam etrelas como estes “do antigamente”. Por um unico motivo: o mercado abriu-se incontrolavelmente e tornou-se competitivo como nunca antes e este é o motivo por não haver estrelas - não que nao haja pessoas/artistas com as mesmas capacidades ou mais ainda que essas “do antigamente”.
video 2:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=_CQ5IIDu4-0&feature=related[/youtube]
No meu gosto pessoal este video começa bem melhor do que acaba. Estamos a assistir a evolução de um novo tipo de pop rock que se aproxima do antigo happy punk - onde as guitarras com distorção começaram a deixar de ferir os ouvidos e bandas como simple plan, green day, nickelback 3 doors down e muitas outras comçam a disponibilizar os ouvidos comuns às guitarradas.
Esta ultima decada destaco o aparecmento de projectos como os Il divo, o Boom de beyoncé - que considero uma artista perfeita, apesar de nao apreciar o estilo de musica (quando digo apreciar é ouvir um album inteiro de seguida)…
Bom para finalizar, apesar e como ja referiram a década so acabe para o ano que vem, acho que os tempos ja nao sao como antes, continuam a aparecer bons projectos, bons interpretes, bons musicos mas aquilo que é comercial e que mais vende está corrompido por aquilo que nos impingem no tal complexo mercado discografico… Isto por escrito fica muita coisa por dizer mas ja foi qualquer coisa…
topicos outra vez com este tamanho… NEM PENSAR!!! DASS!!