SAD com prejuízo de 13,349 milhões em 2008/09A SAD do Sporting registou um prejuízo de 13,349 milhões de euros no exercício 2008/2009, invertendo os lucros de 597 mil euros obtidos no exercício anterior, segundo consta no relatório e contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os resultados operacionais também se deterioraram, passando de um valor positivo de 2,563 milhões de euros no exercício de 2007/2008 para um resultado negativo de 9,391 milhões de euros no último exercício.
A Sporting SAD salienta que o decréscimo (7.585 de euros) dos resultados operacionais foi influenciado pelo «forte aumento das amortizações» e «perdas por imparidades com passes de jogadores e da inexistência de proveitos com vendas com passes de jogadores».
Os proveitos operacionais aumentaram 3,0 por cento, para 45,46 milhões de euros, mas os custos operacionais subiram 14,9 por cento, para 44,07 milhões de euros.
Para o aumento dos custos operacionais contribuiu o acréscimo dos custos com pessoal (de 19,86 milhões para 23,73 milhões de euros), resultante do aumento de prémios relacionado com o bom desempenho europeu (presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões) e da inclusão de salários de três jogadores (Izmailov e Grimi), que anteriormente estavam emprestados ao Sporting e eram contabilizados noutra rubrica.
Registo para o facto de a época de 2008/09 se apresentar como «o recorde da história do Sociedade ao nível de quotização, apresentando um crescimento de 11,5 por cento face à época transacta (correspondentes a 456 mil euros)».
in abola.pt
Numa vista rápida pelo documento de resultados (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC25325.pdf) pode-se ver que o último ano foi mesmo péssimo para as contas do Sporting:
Em relação aos proveitos, a única coisa que se pode considerar proveitosa foi mesmo o aumento das quotizações.
Mais uma vez está demonstrado o que todos já sabemos, a venda de bilhetes vem a descer de ano para ano. Tenho serias dúvidas que se consiga inverter a tendência este ano, pelo menos se o (bonito) futebol seguir o caminho actual.
Com tanta contenção de custos, como é possível ter havido um aumento de quase 20% em custos com o pessoal?
No documento existe uma pequena nota para os jogadores que foram dispensados:
"Em Julho de 2009, na sequência da gestão que se pretende rigorosa do plantel da Sporting SAD e face aos indicadores previsíveis da sua pouca utilização na presente época desportiva, o Conselho deliberou não prorrogar e revogar os contratos existentes com os seguintes jogadores, respectivamente, Bruno Matias, Zezinando, João Martins, Luiz Paez e Leandro Romagnoli e Paulo Renato."
E os que ganham grandes salários como o Paim e o Celsinho?
Por fim temos o Cash Flow que resumo os últimos dois pontos:
Infelizmente não vejo grande futuro para o nosso SCP,cada vez nos afundamos mais… E não, a crise não é explicação!