POST #4 - Aquela SAD de vermelho - 1º TRIMESTRE
[Nota: os resultados aqui apresentados representam a visão “consolidada”, que inclui, além da SAD, o Estádio, BTV, Clinica, Seguros].
Da nota de cima retira-se que nem sempre os numeros são comparáveis com outros clubes. Por exemplo o Sporting não tem o Estádio junto da SAD. Por isso quando a SAD vermelha apresenta certas vendas muito acima dos concorrentes, apresenta também custos acima dos mesmos.
Outra nota tem a ver com este Q1, em que pela primeira vez vai aparecer o novo contrato de transmissão televisiva, e a passagem dos direitos de transmissão da BTV para a NOS. Estes 2 pontos farão com que não haja comparação direta entre Q1 e Q4 da época anterior, nem em valor nem na forma como se vai distribuir esse valor por estas 2 rúbricas. Sabemos que o contrato tem um valor global, para 10 anos, de 400M, mas que serão distribuidos “de forma progressiva”, pelo que este 1º ano pode valer 25, 30 ou 35M; ninguém sabe. Como também não se sabe bem que valor fica como “transmissões TV” e que parte fica como “direitos TV”. Nem ainda se os custos da BTV irão diminuir, e em que montantes, por alguma sinergia encontrada ou alguma tarefa que passe a ser suportada pela NOS.
Há ainda uma diferença curiosa para com o SCP: o relatório da SAD vermelha não inclui vendas (contas 71x), nem os respetivos custos (contas 61x-CMVMC), de merchadising. Provavelmente terão isto noutra sociedade não consolidada (clube vermelho?) ou entao totalmente externalizados (a Adidas toma conta das vendas e paga um royalty à SAD). Quem me consegue esclarecer?
Dito isto…
Esta SAD tem apresentado bons resultados nos últimos anos: 7M há 2 épocas, 20M na época passada. Muito sustentado naquilo que são os “abonos de familia” dos clubes portuguesas, ou seja presenças nas champions (vão com 6 presenças consecutivas na fase de grupos) e vendas de jogadores.
Passemos aos números (PREVISÃO).
Vendas e prestações de serviços (patrocinios e publicidade; royalties; bilheteira; direitos de TV). Vendas da BTV, do Estádio e ds outras sociedades. Ou seja todas as vendas excetuando jogadores e Champions. Não inclui, ou pelo menos não é visivel, a venda de merchadising (camisolas e etc).
Em anos anteriores têm feito no Q1 19M e 20M. Este ano como já referi não se sabe exatamente o impacto que vai ter o contrato com a NOS. Eu penso que eles deverão começar com um valor nos 32M/ano, mas quem sabe?
Nesses anos apresentaram no Q1, 7M de receitas de TV. Saltariam assim para 8M. Será?
Tiveram no ano passado 3M de cachet da digressão pelos EUA/Mexico, este ano esse valor vai descer (para 1M?). Tudo o resto se deve manter ou até subir ligeiramente. Vou ser “otimista” e meter aqui 25M EUR neste Q1.
Champions: prémio de presença na fase de grupos, 12,7M/3 = 4,2M. 2 jogos, 1E1D, são 0,5M. Total de 4,7M no Q1.
Rendimentos/ganhos operacionais: 29,7M
Custos: aqui entram os FSE (fornecimentos e serviços externos, incluindo por exemplo custos de organização dos jogos, viagens, manutenção, vigilância, limpeza, refeições, assistentes dos jogos, eletricidade, advogados, seguros, combustíveis, publicidade, rendas etc); entram os salários e encargos, que são sempre um dos maiores cursos; amortizações de equipamentos em geral. Não entram como já referi os custos com mercadorias.
Custos mercadorias: 0M
FSE: 9,5M (valor que tem crescido paulatinamente, era 8M há 1 ano)
Pessoal: Aqui é a maior incógnita de todos os números que vou apresentar neste post. Não conhecemos os salários dos novos jogadores e dos que sairam. Há imensos jogadores a sair e entrar, seja para o quadro da equipa A, equipa B ou os múltiplos emprestados que têm em Portugal e estrangeiro. Considerando só a equipa principal, no Q4 e Q1 sairam Renato, Gaitán, Nelson Oliveira, Carcela, Bebé (destes só Gaitán devia ter um salário muito elevado). Entraram 9 jogadores, dos quais alguns que devem vir com salários elevados (Rafa, Carrillo). Esta rúbrica estava em 17M no último trimestre, e em 12,4(!!!) há 1 ano. Apostava aqui numa subida para 18.5M. Mas repito, é uma incógnita.
Depreciações excetuando plantel: 3,7M
Outros gastos e perdas: 0,5M (rúbrica que oscila muito, poderá ser isto como 0,4 ou 1,0M).
Gastos e perdas operacionais antes joagdores: 32,2M
Resultados operacionais antes de transações com jogadores: 29,7-32,2M=-2,5M
Amortizações do plantel da SAD vermelha. Esta é a rúbrica de maior custo desta SAD, representando 30M há 2 épocas e 37M na anterior. Este aumento deve-se à compra de jogadores de elevado valor de aquisição. Trimestralmente, o custo andou na casa dos 7-8M no ano passado e passou para 12,8M no Q4; entretanto no Q4 entraram 3 jogadores no valor de 15M, mais 2 renovações (devem ter ficado pelos 5M); já em Q1 desta época entraram mais 6 jogadores por um valor global de mais de 40M. Nestes 2 trimestres temos entáo um aumento de imobilizado de 60M, o que dá (utilizando uma média de 4.5 anos de amortizaçao) de 13M de EUR/ano de amortizações, ou 3M/trimestre. Como sairam jogadores, este valor desce (vamos “chutar” 1M). Somando aos 8,4M do Q3, eu apostaria em passarem para Q1 em 10,7M e mais 0,5M para imparidades.
Vendas de jogadores: conseguiram fazer 19M com alienação de jogadores pouco importantes (Nelson Oliveira, Carcela, Bebé) e ainda Sidnei (Corunha) e o que ganharam no André Gomes ir para o Barcelona. Não sei o custo com comissões nem o que saiu do ativo, mas vou colocar 1/3, ou seja 8M. Vou ainda somar 5M nos proveitos dos diversos empréstimos, costumam fazer uma boa nota nisto (Talisca e outros). Valor líquido das vendas = +19+5-8=16M
Custos financeiros. Sabe-se que a SAD vermelha é a que tem o maior endividamento e por isso os maiores custos financeiros, foram acima dos 21M no ano passado. Mas estão a diminuir, fruto de passagem para empréstimos obrigacionistas e acredito que também com a descida da EURIBOR e dos spreads. Aponto para 20M no ano, ou 5M no Q1. Têm também uns +0,5M de proveitos fruto de serem donos das outras sociedades, que dao lucro.
Demonstração de Resultados Q1 (ESTIMATIVA):
Vendas: 29,7M (+7M que nós)
Custos: 32,2M (+10M que nós)
Resultado operacional sem jogadores -2,5M (-3M que nós)
Amortiz.jogadores -11,2 (-7M que nós)
Vendas jogadores 16M (-44M que nós)
Resultados operacionais: +2,3M
Result financeiros -4,5M
Resultados PREVISTOS Q1 antes de impostos: -2,2M
Um trimestre ligeiramente negativo, em que fizeram alguns bons valores com venda de entulho" e empréstimos. A dependência de resultados de vendas e champions aumentou e aproxima-se daquela que tinha a SAD azul quando começou a perder a cabeça.
Nota adicional para a incerteza dos números que apresentei, devido aos já referidos contratos da NOS.
Outros indicadores:
Valor para atingir o break even/ano(): 25M - 47,9M = 22,9M/trimestre; multiplicando por 4 = 92M/ano
() valor de vendas “garantidas” (ou seja retirando a UEFA e as vendas de jogadores) - custos totais
A SAD vermelha já garantiu, para atingir estes 100M: 12M+0,5 champions (4 no Q1, 8 no Q2, 0,5 por 1E); 16M de vendas de jogadores. Total de 32,5M. Estão 59M abaixo de zero.