é claro que estas equipas que fazemos aqui fazemos só para partilhar a nossa opiniao e discutirmos com outros foristas do que seria uma possivel equipa e do nosso agrado para o Sporting. Nunca ninguem há-de vir aqui para tirar sugestoes o que quer que seja. Para alem de comentar algumas noticias, pensar em equipas possiveis e jogadores possiveis é do que me dá mais gozo por aqui por isso nao vejo mal nenhum no topico… :great:
Bem nao venho aqui malhar em ninguem mas já vi alguns sugestoes um pouco surreais…Desde a venda do Carriço à do Patricio, como dizerem para por o carriço no meio e por o diogo rosado tambem, que senao me engano ja nao é nosso, depois nao me parece que cedric esteja em condiçoes de estar no plantel tanto este ano como para o proximo…quanto mais a DE…Mais…O Nesta para o Sporting é completamente surreal…o Baba é PL e nao extremo…e o Pongolle só o queria ver longe…
A base da minha equipa é parecida com a tua. Ai só incluía o Tiago e o Joao Goncalves, e tirava o Cedric e caso existia alguma proposta razoavel pelo Vuk vendia…
…e com o Matias o mesmo, embora com o Matias ainda tenho algumas duvidas, se ele continuar assim obvio que nao serve, e estamos sempre a espera que rebente…mas já esta a demorar muito, já nao villareal nao foi o que esperavam…pode vir a ser daqueles craques so das Americas.
E ainda tenho Duvidas quanto ao Torsi. a nivel de posicionamento é muito fraco. e acho que pelo valor que ele custou 3,4M tinhamos arranjado melhor…
Colocas o matias como MO e como dispensa.
Gostaria pelo menos que durante a pré epoca fosse testado o Renato Neto, Adrien, Rosado, OWUSO e principalmente o Wilson Eduardo.
Quanto aos GR não acredito que o Timo fique no Sporting, ele deve sair já este mes
era despachá-los a todos e tentar encaixar uns 30 ou 35 milhoes de euros… para além disto poupávamos uma fortuna em salários…
quanto aos nossos jogadores da formação acho que estes têm todas as capacidades para se afimarem no Sporting (tenho dúvidas quanto ao rosado e ao yannick apenas por estarem constantemente lesionados… mas isso teria de ser algo a ver com a equipa médica para ver se resolvem os problemas de vez)… precisam é de um treinador e equipa técnica competentes que os saibam trabalhar e dar-lhes confiança…
p.mendes (central), owusu e wilson eduardo não… estes seriam para voltar a emprestar (bem como o saleiro)… a menos que houvesse uma grande proposta pelo yannick ou se o departamento médico não conseguisse resolver o problema das lesões… nesse caso ficaria no plantel com o owusu ou com o wilson eduardo.
quanto ao carriço a médio é simplesmente uma opinião… acho-o demasiado baixo e lento para central… de notar que o “e” está a bold… a altura não seria problema se fosse muito rápido, mas não o é. por diversas vezes se vê o carriço a ser ultrapassado em velocidade. por isso, e como vejo qualidades no carriço, acho que seria benéfico para o jogador e para a equipa que passasse a jogar como médio defensivo.
Um pouco em contra-ciclo com a maioria das opiniões e estando perfeitamente ciente da situação económica do clube considero que para a próxima época quem deveria ficar seria:
GK:
Rui Patrício - apesar do que muitos dizem eu gosto do Rui Patrício e penso que é melhor que o Timo;
Tiago - penso que se fizer mais uma época teremos um treinador de guarda-redes de futuro;
Ricardo Batista - gostei de alguns pormenores do jogador e penso que será uma boa aposta a longo prazo.
DE:
Evaldo - tem sido só o jogador mais usado no plantel;
Antunes - a titulo de empréstimo com opção de compra;
DC:
Daniel Carriço - É o melhor central do Sporting neste momento;
Torsi - gostava de vê-lo jogar mais vezes;
NAC - Fez um grande jogo na UEFA chegando a marcar um grande golo, não me recinto por ter vindo do PORCO;
Nuno Reis – central emprestado ao Cercle Bruge (estive agora a ver a sua utilização e já leva 1 golo e 1530 minutos de jogo o que significa que tem jogado com frequência).
DD:
João Pereira – um dos melhores no plantel neste momento;
João Gonçalves – prata da casa.
Médios defensivos:
André Santos – oferece uma boa qualidade de jogo;
Pedro Mendes – experiencia e segurança na equipa;
Maniche – o contrato assim o obriga;
Zapater – começa a parecer-me cada vez mais titular.
Extremos direitos:
Izmailov – com cabeça ainda pode fazer grandes coisas pelo Sporting;
Wilson Eduardo – está a evoluir e já tem 3 golos a jogar pelo Beira-Mar.
Médios Ofensivos:
Jaime Valdés – Este homem é um 10 e com outro treinador teríamos melhores resultados;
Matías Fernández – Queria poder ver jogar mais vezes contudo as lesões e outros problemas têm impedido.
Extremos esquerdos:
Diogo Salomão – Este miúdo promete e não só, quando joga dá alegria a quem gosta de futebol;
Vukcevic – Para além de estar melhor mentalmente é polivalente.
Avançados:
Aqui sim faria uma revolução vendia: Liedson, Postiga, Djaló e Pongolle que rendiam à volta de 10M€ a 12M€;
Ficava com o Carlos Saleiro e contratava Lacina Traoré, Jackson Martínez e por fim trazia Pantelis Kapetanos (a custo zero);
Jovens com valor temos muitos… se é para apostar neles entao apostemos nos nossos.
Antunes para a esquerda??? mais vale meter um junior ou meter o andre marques no banco
Em relação ao meio campo que apresentaste precisavamos de alguem que pudesse fazer a diferença, com a presença do valdez no meio, apostava num grande extremo.
Podiamos sempre tentar vender o VUK ou Izma (este tenho algumas duvidas se vai jogar no sporting, mas em forma e de cabeça limpa seria um grande reforço.)
Estes exercícios são especulativos e muito incertos (principalmente ainda a meses de terminar uma temporada e com eleições pelo meio), mas é sempre interessante. Aceitando o repto e a sugestão de incluir nomes dos tais que finalizam contrato (numa perspectiva realista), uma das minhas possibilidades para um eventual plantel 2011/2012:
Todos os restantes do actual plantel que não estão inseridos, seriam para dispensar/vender, menos o Cédric que seria (tem de ser) emprestado, obviamente. Teria de haver coragem em despachar Postigas, Maniches, Polgas e NACs. Plantel de 25 jogadores (e não tão caro assim), misto de experiência e juventude, regresso dos desiquilibradores nas alas, gastos fortes e acréscimo de qualidade no ataque… possível 11:
Discordo numa coisa: acho que tanto o nuno reis como o renato neto deviam voltar a ser emprestados. Eu sei que estão a fazer uma boa epoca, mas com mais um ano de emprestimo nas mesmas condições, voltariam a jogar de novo com bastante regularidade, que é o que eles mais precisam nesta altura. Se viessem para o Sporting, iriam estar bastantes vezes no banco, o que a meu ver, não é o que eles precisam neste momento.
Percebo, mas na minha forma de ver, o Sporting, precisando de banco competitivo e ao mesmo tempo de investir dinheiro em outras posições, não o pode gastar em jogadores estrangeiros/caros para, naturalmente como acontece em todos os plantéis, passarem mais tempo no banco que a jogar. Para a próxima época e nos casos específicos de 4º central e 3º opção para médio, na minha opinião esses papéis podiam ficar bem reservados ao Nuno e ao Renato. Mas, quem diz estes, também podia falar noutros (principalmente para a posição de central, onde o Sporting tem mais possibilidades e onde o Nuno é de facto ainda bastante novo).
A época é longa, 4 competições, Taças da Liga e há as lesões e castigos. Um bom treinador consegue fazer essa gestão. Tudo funciona por ciclos, e depois de uma época onde jogaram regularmente num clube de menor exigência, estes jovens jogadores podem ser úteis ao Sporting de outra forma, se calhar sacrificando-se um pouco em prol dos (importantes e decisivos) objectivos colectivos do Clube. É e devia ser a vantagem de ter uma boa Academia, onde todos os anos esse tipo de “fornadas” se fossem revezando, e pelo caminho aproveitando-se/ficando os melhores.
Antes de mais gostava de ver o plantel construido com base num 4-3-3 ou 4-5-1 conforme queiram chamar.
Do plantel apresentado gostei particularmente da limpeza de Balneario feito.
Dos jogadores apresentados, nem entendo a contratação do Sorensen, ou vem para titular, ou mais vale ficar com o Tiago, que como mostrou no jogo da taça é uma opção bem valida para o banco.
Em relação ao WENDT e Chico sinceramente não conheço, mas pior do que temos tido nos ultimos anos não deve ser.
O zapater nos ultimos jogos tem mostrado alguma coisinha… no caso de ele conseguir evoluir como pretendido ate ao final da epoca, penso que não precisamos de ninguem para essa posição, embora caso o adrien venha a ser titular na academica para o ano poderá estar de novo no plantel (seia menos um jogador para se contratar).
Em relação aos MO concordo, embora se existir proposta pelo Matias, por mim pode ir. Saliento para o facto de teres mantido 2 MO e nenhum deles dicou na equipa titular.
Dos 4 extremos todos são uma incognita, os nosos miudos tem mostrado muito potencial, mas ainda não têm maturidade para serem verdadeiras mais valias (espero que evoluam bem ate final da epoca) ou outros 2 não conheço muito bem, tenho ouvido falar muito bem do vieirinha mas desde que saiu de portugal nunca mais o vi jogar.
Em relação a frente de ataque, embora não acredite que consigamos contratar esses 2… penso k se viessem 2 avançados dessa valia o Liedson devia sair… visto ser o jogador mais bem pago no plantel.
Saliento para o facto do nosso plantel continuar a ter a mesma lacuna de sempre… muito fraco no jogo aereo quer defensivo como ofensivo, embora pelo menos tinhamos um central alto.
Além disso penso que nos falta um verdadeiro marcador de bolas paradas, penso que estes 2 factores por si só podem valer mais de 10 pontos numa epoca
Acho que tens razão em alguns aspectos, embora noutros a questão é aprofundar a questão das escolhas (que são sempre pessoais e subjectivas).
Por exemplo, Sorensen para mim cabe numa lógica de ter 2 GRs de qualidade prontos a serem titulares. Tiago para mim não entra nestas contas, ponto. Logo, um ainda é novo, o outro pode e deve ser experiente (o 3º é um jovem do Clube, que vem com rodagem). E Sorensen pertence à tal lista dos supostamente em fim de contrato…
Wendt e principalmente Chico têm boas informações. Um é um defesa esquerdo relativamente alto para a posição e bem cotado na Suécia. Chico é um trinco com boas referências no Brasil, sendo possante fisicamente e polivalente (pode ainda ajudar a central e lateral-esquerdo).
O facto de não ter metido nenhum dos MO a titular depende exclusivamente do gosto, isto enquanto não sabemos quem seria o treinador que teria esta matéria-prima ao dispor. Ficaria bem servido e com possibilidade de fazer vários modelos tácticos, incluindo o que tivesse nº 10. Como sabemos, Valdés também pode desenrascar numa ala…
Nos extremos Vieirinha e Salomão para mim não são incógnitas. Um é até uma certeza e o outro tem um potencial evidente. Anyway, seria sempre um upgrade gigante, em termos de desiquilibradores para o Clube (considero algo fulcral)…
Independentemente dos nomes, o que interessa é a ideia do que tem de se reforçar e a ambição nesses reforços que se exigem. Num modelo que privilegie 2 avançados, Liedson para além de continuar a ser válido a qualquer altura é ainda uma referência de balneário em antiguidade, algo que numa limpeza desta dimensão é importante (obviamente que se pudesse haver renegociação do contrato entretanto, tanto melhor…)
Com este possível onze, um Torsi e um Elmander (tem 1.88 m), o plantel já ganhava centímetros, embora mais importante fosse a criatividade e desequilíbrios, que nos colocaria mais perto de ganhar jogos. E ainda havia altura no banco (Wendt, Chico, Owusu). Em bolas paradas, Vieirinha e Nené têm reconhecidos atributos (lá está, é uma questão de nomes e saber-se o que se pretende na altura de contratar).
GR - Patricio, Tiago e Ricardo Batista DC - Carriço, Torsi, Rodriguez (fim de contrato Braga) e Nuno André Coelho DD - João Pereira e Pereirinha DE - Taiwo (fim de contrato Marselha) e Evaldo MDC - Pedro Mendes, Petrovic (5M Partizan) e Zapater MC - André Santos e Adrien MAC - Matias Fernandéz e Valdés MAD - Giovanni dos Santos (empréstimo com opção de compra Tottenham) e Bruno Gama (fim de contrato Rio Ave) MAE - Juan Albín (fim de contrato Getafe), Salomão e V. Vazquez (fim de contrato Barcelona) AV- - Kléber (3M Atlético Mineiro), Bóbo (fim de contrato Besiktas) Vukcevic e Wilson Eduardo
Plantel de 27 jogadores. Director Desportivo: Sá Pinto ; Treinador: Co Adriaanse
Entradas
Rodriguez (Braga fim de contrato - custo 0 ) - Já é certo que não renova com o Braga. Um central de muita qualidade e ainda com apenas 26 anos.
Taiwo (Marselha fim de contrato - custo 0 ) - Este seria a contratação mais dificil. É quase certo que não renovará com os franceses, mas candidatos a ficar com este menino não faltarão. Rápido, forte, com muita qualidade sobretudo em processos ofensivos e ainda com 25 anos.
Petrovic (Partizan) - Todos já o conhecemos. Fala-se no interesse do Tottenham e do Man. Utd nos seus serviços, pelo que ou nos despachamos ou ficamos a chupar no dedo. Não sei quanto pediriam os sérvios por ele, mas julgo que por um valor entre 4 e 6 milhões poderia ser nosso. Tem 21 anos e era gajo para dar grande retorno financeiro e desportivo.
Gio dos Santos (empréstimo Tottenham) - Não calça em Inglaterra e é um talento que se está a perder. Tapado por Bale, Lennon e Modric precisa de jogar. Um jogador que faria a diferença na liga portuguesa. Já andou emprestado pelo Ipswich e pelo Galatasaray e um empréstimo para nós parece-me francamente possível. Neste caso era importante conseguir opção de compra futura. Com 21 anos poderia ser uma grande mais valia financeira num futuro próximo.
Bruno Gama ( Rio Ave - fim de contrato) - Obviamente não vinha para titular. Tem se destacado no Rio Ave e é um extremo com velocidade e rasgo individual. Uma boa alternativa para as segundas linhas da equipa.
Juan Albin (Getafe - fim de contrato) - Este gajo na minha opinião é um must have. É um jogador que aprecio imenso. Tanto pode jogar na ala ou a 10. Técnica, forte no 1vs1, rápido e marca bolas paradas. Tem 24 anos e já andou no nosso radar há uns aninhos.
Victor Vazquéz (Barcelona - fim de contrato) - Nunca o vi jogar. Tem a escola do Barça e segundo li, na formação ele e o Messi partiam a loiça toda e havia uma certa rivalidade entre os 2. Podia ser uma boa alternativa aos titulares. Tem 24 anos e a custo zero não reprenta risco praticamente nenhum.
Kléber (Atlético Mineiro) - Toda a gente o conhece. 20 anos, alto e marca golos. Não sei se aquele boato do pré-acordo com os corruptos é verdadeiro, mas com uma proposta séria podiamos muito bem “roubá-lo”. Já conheçe o campeonato e o país e parece-me um jogador acessível aos nosso cofres.
Bôbo (Besiktas - fim de contrato) - Tem 26 anos e acaba contrato esta época. Tem uma média de golos muito regular e está semrpe nas listas de melhor marcador da Turquia. Com a chegada do Hugo Almeida pode eprder espaço no onze. Tem 1,86m de altura e a custo zero era claramente de aproveitar.
A isto se chama um plantel para lutar pelo título e ainda fazer umas coisinhas interessantes na Liga Europa. Um plantel com soluções de qualidade em todos os sectores, principalmente nas alas. A maioria a custo zero e os 8 ( ? ) milhões a gastar nos 2 jogadores que falei viriam das transferências do Yannick, Izmailov, Pongolle ou Grimi, . Liedson e Polga poderiam ser aproveitados no negócio do Kleber. Com excepção do Taiwo, todos os outros estão perfeitamente ao nosso alcance.
Bem, indirectamente o post foi para mim, já que sugeri a venda de Carriço e Patrício (mediante de uma boa proposta claro) e coloquei a possibilidade de apostar no Cédric na lateral esquerda. Se o João Pereira ficar no Sporting, mantendo esta produção e como é novo, o Cédric só vai ter uma oportunidade daqui a seis anos, um bocado… Lahm, um dos melhores laterais do mundo jogou anos na esquerda apesar de ser destro. Apenas coloquei essa possibilidade porque tenho a impressão que joga bem com os dois pés. É assim tão surreal? Evaldo custou 3 milhões de euros e não é pelo lateral esquerdo que não seremos campeões. Seria suplente e ia ganhando lentamente o seu espaço. Quanto à venda de Carriço e Patrício (18 e 12M, seria o mínimo) era para reforçar o plantel, ou esperam que magicamente tenhamos 20 milhões de euros para gastar assim do nada sem contrapartidas? Querem investir e não vender! No Sporting? Impossível. Dizes que é surreal, eu digo que é a necessidade, eu fiz uma proposta razoável, mediante da realidade do Sporting, de modo a que apesar de não ser uma equipa nada de outro mundo, seja mais equilibrada que esta, o suficiente para acompanhar a linha da frente. Mas se acham que conseguem fazer uma equipa competitiva sem vender, força! E eu é que sou o surrealista!
eeee paa que exaltaçao. O post nao era para ti, era apenas a fazer 1 apanhado do que tinha visto que nao concordava e coisas que nao fazia sentido. Surreais para os casos que mencionaste nao era a melhor palavra. Com os casos do Patricio do Carriço simplesmente nao concordo. Pelo menos queria que cada um fizesse mais 1 epoca no Sporting até porque de momento nao acredito que conseguissemos nem 12 nem 18M por cada um deles, a nao ser que apareça algum City, mas o City contracta jogadores com muito mais nome e neste momento nem para a baliza nem para a defesa precisam de alguem. Ja o caso do Cedric acho surreal, um Lahm aparece de muito em muito anos e o Cedric ate pelo que vi do ultimo jogo ta mesmo muito verde. Precisa de umas 2 epocas de emprestimo e depois logo se ve. Acho que conseguimos fazer 1 plantel bom sem a venda do Carriço ou do Patricio. Há que investir e criar uma equipa verdadeiramente boa, que assim vao-se valorizar todos. ha outros jogadores que precisam de sair que apesar de valerem muito pouco, tudo somado ja devemos ter algum dinheiro para investir… e Olha os lampioes, têm o dobro do nosso passivo e nao foi por isso que deixaram de comprar alguns jogadores caros mas que depois certamente compensaram o investimento. E agora já vendem jogadores por balurdios… Antes de começarem com esta estrategia comercial tavam na penuria ou ja nao te lembras como eles andavam?
O post nao era pa atacar ninguem. tava so a dizer o que acho
As minhas opções tem em conta a qualidade dos jogadores do plantel e a capacidade financeira do clube.
Guarda-redes - Rui Patricio, Tiago e R. Batista - podia-se substituir o Tiago por outro guarda-redes, se conseguissemos contratar um bom e com ordenados baixos, não sei situação do Bracalli.
Defesas direitos - João Pereira, João Gonçalves (as últimas exibições deixaram-me algumas dúvidas, mas há outras prioridades e o cedric precisa de rodar)
Defesas esquerdos - Evaldo, comprar outro lateral
Defesas centrais - D.Carriço, A.Polga (última época e 4º central), Torsigleri e outro central (que podia ser o A.Rodrigues)
Médios - A.Santos, Zapater, P.Mendes e Maniche (visto que lhe renovaram contrato e há outras prioridades)
Nº 10 - Valdes, Matias Fernandes
Extremo direito - Vuk, contratar outro jogador
Extremo esquerdo - D.Salomão, contratar jogador de grande qualidade (aqui apostava parte das fichas)
Avançados - Liedson, H.Postiga, Pongolle e outro jogador (aqui apostava a maior parte das fichas)