RENDIMENTO BÁSICO INCONDICIONAL - Proposta para a UE

sem sentido para ti, porque secalhar não passas mal na vida, não tens familiares ou amigos a passar por dificuldades. Verdade seja dita, se não for aprovado essa ideia num futuro próximo, a Segurança Social irá falir e com isto acabar com as reformas, depois disso quero ver a opinião das pessoas. Mas na história reza que só quando a trampa está feita é que querem mudar :inde:

Como é natural, subscrevo. E dou-me à liberdade de sublinhar aquilo que para mim é de maior relevância, e de acrescentar duas notas:

*Quem diz trabalho manual, diz trabalho de qualquer tipo. A compreensão dos processos neurológicos que criam a consciência está-se a aproximar a passos largos, a inteligência artificial estará, pessimisticamente, a poucas décadas de distância. E a partir do momento que seja conseguida não haverá nenhuma razão para que uma empresa opte por ter trabalhadores humanos.

**A história da carochinha da mobilidade social. Cada vez há menos mobilidade social e a tendência é haver ainda menos com o alargar do fosso. E o alargar do fosso é inevitável neste sistema. Estamos a presenciar a “castização” da sociedade.

chiça penico!
O que vocês não percebem é que um subsídio dessa natureza é um desincentivo à produção. Do lado de quem o paga devido às maiores taxas a que vão estar sujeitos para que os “europeus de áfrica e do médio oriente” recebam guito pa coçar a papoila o dia todo, e do lado de quem o recebe porque, bem, pode ficar a coçar a papoila o dia todo e receber guito.
Isto é distorcer o mercado, e distorcer o mercado só dá em trampa.
Dizer que a maioria dos empregos é inútil é um atentado à ciência económica.

rofl com isto é que ia falir

A SS vai falir e as reformas vão acabar porque quando foram criadas já estavam condenadas à sua extinção como foi entendido e revelado por quem tinha capacidade para compreender a falibilidade do sistema.

Portugal não tem uma consciência social que permita ter um Estado interventor. Isto não é uma crítica à sociedade portuguesa, é uma constatação de uma realidade que extravasa o nosso país e que não tem, necessariamente, de ser tomada com uma conotação negativa/dramática. Alguns dos países tido como os mais desenvolvidos do mundo, adoptaram modelos de Estado “menos interventor” que se adequam melhor àquilo que é, no geral, a sua população.

Mas o que é mais importante para ti, o bem estar da nossa éspecie como um todo ou a saúde do sistema financeiro de hoje? é que esse sistema é uma ferramenta criada pelo Homem que tem como proposíto ajudar o progresso do Homem, ela o foi no séc. XX, no séc. XXI não parece, aliás antes pelo contrário. Se a preservação do sistema financeiro se sobrepos a éspecie Humana então vamos acabar por desaprecer ainda neste século. E caso não saibas o ar que respiramos já tem a sua estrutra química a mudar para uma dose de gás metano superior, coisa que exista ainda antes de haver vida na Terra, por isso convém um pouco de parar de produzir apenas para gerir lucros, é que estamos a falar da Terra que é apenas a casa de todos nós e temos como responsabilidade e prioridade a preservar. Desculpa o off-topic, apenas sou um ser humano preocupado pela nossa preservação, daí o desabafo.

Estás a acrescentar muito à discussão. ::slight_smile:

E o que tu não percebes é que eu me estou lixando para a produção. :inde: E volto a dizer, a maioria dos empregos são inúteis, a maioria dos empregos servem apenas para produzir bens consumíveis desincentivando a produção de bens duráveis, ou para a manutenção da burocracia, a todos os níveis e em todas as áreas, em vez incentivar a simplificação e automatização de processos.

Mas incomoda-te que eu tenha uma visão diferente da tua sobre o que é que vai trazer bem estar à nossa espécie? Se sim peço desculpa se acho insustentável dar guito sem critério.

Não deves estar a perceber o que eu quero dizer com produção.
Basicamente ao dizeres que a maioria dos empregos é inútil estás a colocar em causa a racionalidade de milhões de agentes económicos… É verdade que a irracionalidade existe e empregos inúteis também (principalmente aqueles que são pagos com dinheiro público), mas ser essa ser a situação geral é algo impossível.

A malta só se preocupa quando a merda começa a entrar pela janela…
Com a população mundial a aumentar e o numero de empregos a diminuir as contas são faceis de fazer…
Tem de se encontrar uma forma, se calhar menos radical do que " eles não trabalham não merecem nada". Cada vez há mais pessoas que não trabalham porque não arranjam mesmo trabalho.
Não sei quantos daqui é que acham que pertencem à parte da sociedade que está imune a estas crises, as tais 400 familias que detêm cerca de 70% da riqueza do mundo, olhem eu não pertenço e por enquanto trabalho.

Não, na boa tens o direito a tua opinião e respeito-a :great:
Andamos apenas a justificar as partes. Já agora posso saber em que estudas?

Gestão na católica :-[ :shifty:
Ainda não li a proposta disso, mas pelo vídeo parece-me claramente auto-destrutivo.
Quando tens um subsídio pa coçar a papoila vais coçar a papoila, da mesma maneira que os holandeses metem vacas até ao quinto andar para terem o subsídio. Se toda a gente coçar a papoila ninguém vai produzir riqueza para pagar ao pessoal pa coçar a papoila.

Longe disso, o agente económico é o que deve ser no sistema em vigor, era absurdo um agente económico alterar a sua forma de actuar sob pena de se auto-destruir. E a quase totalidade dos empregos e a produção são essenciais com o sistema económico em vigor. O que eu ponho em causa é que sejam essenciais para a sociedade em geral e para o bem-estar de cada um de nós em particular.

Ok, não estava a perceber o alcance da tua afirmação, estava a olhar para ela de um ponto de vista puramente económico.
Confesso que isto me faz confusão porque olho para o dinheiro como um meio para remunerar qualquer coisa (capital, trabalho, risco, mérito…). Não podes auferir um rendimento pelo simples facto de estares vivo, a não ser que a sociedade ou alguém específico ganhe alguma coisa com o facto de estares vivo, e aí já estás a ser remunerado.

Hum então desejo-te sorte, com o avanço da computação para quântico e a evolução dos software de gestão automatizados open source existentes sabendo que na maior parte das fábricas serão rapidamente automatizadas nos próximos anos. Espero estar enganado :great:

Finanças acredito que possam vir a ser feitas por computadores. Estratégia, marketing, gestão de operações e recursos humanos, só quando tivermos inteligência artificial de um nível assustador, e aí podemos simplesmente suicidar-nos todos porque já não servimos para nada neste planeta.
Mas com arte e engenho metes o guito no sítio certo e ganhas com essa revolução (investir em 3d printing e inteligência artificial).

Aí é que tu te enganas, a sempre por onde pesquisar, conquista do espaço, etc… e o mais importante viver :great:

o negócio da impressão 3D nunca vai dar, vai dar sempre para replicar peças delas mesma, logo não se vai conseguir vender a longo prazo.

Cada tem a sua opinião como é obvio. Esta é para quem não conhece:

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=dgmFuYOCLZw[/youtube]

Explica lá isso.