Correndo o risco de me estar a repetir por ir falar de uma questão abordada nas entrevistas de ontem do FSF, coloco à consideração a proposta que ele fez, penso que no Diário Económico, de remunerar os dirigentes da SAD com funções de gestão do futebol profissional.
A proposta não me parece disparatada. Mas,…o estado em que o clube está financeiramente, será que permite desvarios deste tipo? Remunerar, significa respionsabilizar. Mas, responsabilizar em que termos? Quem irá supervisionar o trabalho destes gestores? Os sócios, já sabemos que não serão. Mas e os accionistas, terão poder de veto da pessoa X, ou da política Y?
Acho bem que sejam boas as remuneracoes dos dirigentes da SAD.
Com as seguintes condicoes:
1 - Transparencia na sua escolha/contratacao; Teria que haver uma parte de contratacao publica na escolha dos dirigentes; Para percebermos como e’ feita a escolha. Por competencia, curriculum ou por mera amizade…
2 - Objectivos; Individuais e de equipa;
3 - Controlo dos referidos objectivos, por uma empresa idependente de Gestao de Recursos Humanos, a nivel de Avaliacao e Desempenho; Sendo apresentado em AG a rentabilidade de cada dirigente.
4 - A falta de rentabilidade originar despedimento com justa causa, sem direito a indemnizacao.
PS: Nao sei se os dirigentes da SAD que o FSF fala, sao apenas os eleitos ou se tambem pessoas contratadas/nomeadas, dai o meu ponto 1
Eu presumo, sem ter certeza, que ele fala dos dois casos. Mas frisaste um ponto que eu acho fundamental, o 3. A auditação do desempenho é fundamental. MAs lá está. A direcção com certeza escolheria uma empresa amiga…
Seria mais consensual. Mas na época das SAD, todos nós sabemos como são as assembleias gerais. Pendem sempre para os donos do dinheiro.
Por todos os prismas que analisemos, é um assunto complexo…
Os dirigentes executivos da SAD já são remunerados. FSF fala em reduzir o número de elementos do Conselho Directivo do Clube e remunerá-los. É algo que não me choca nada, pelo contrário, há muito que o defendo. E também concordo com a ideia de ter, à frente das sociedades do grupo, os membros do CD que tenham o pelouro respectivo.
Acho que a visão de FSF sobre o presente e o futuro do Sporting é absolutamente tenebrosa, mas nisto estamos de acordo.
Sinceramente, não comentei antes porque me sentir confuso, também tinha a ideia que FSF se referia aos elementos do CD do SCP. Sou a favor de tal medida, desde que implique um CD mais pequeno e que trabalhe profissionalmente, isto é, que trabalhe exclusivamente para o Sporting, e que tenha posições de relevo dentro dos diversos departamentos do Grupo Sporting.
irá ser sempre muito difícil ter um cd exclusivamente a trabalhar para o Sporting.
qualquer um que venha terá sempre outras coisas na sua vida que decerto não vai abandonar. por isso é que a redução do numero de elementos no cd não deve ser muito benéfica.
por outro lado, pode motivar algumas pessoas a disponibilizarem os seus serviços ao Sporting. será assim uma forma de incentivo a profissionais competentes e com conhecimentos de causa, mesmo que não sejam Sportinguistas. na minha opinião, o facto de um dirigente ser Sportiguista ou não é o que menos me preocupa e nem deveria ser relevante. o seu trabalho sim
Os dirigentes executivos da SAD são remunerados, mas há o factor exclusividade, que penso ter sido isso a que FSF se refere. Que quem esteja no sporting, o faça a tempo inteiro e, na medida do possível, abdique das suas outras actividades profissionais. Obviamente que, caso isto vá avante, o CD tem de ser reduzido, e a política de gestão terá de ser diferente…