Relatório e Contas - Sporting SAD - 3° Trimestre 2019-2020

Curioso, e irónico, no fim de todo o mediatismo com o assunto das dívidas, estar a aumentar a dívida a fornecedores…

Apresentar RL positivos é sempre bom. O problema é de que forma foram atingidos estes resultados.

Continuamos a bater records na venda de jogadores, nestes 9 meses foram 110 M. O problema é que os principais ativos foram vendidos e restam poucos para continuar a tapar o buraco.

De referir que desses 110M, 15M voaram logo para comissões e afins.

Depois de vender a maioria dos principais ativos vamos continuar com custos com pessoal bem acima dos 60M. De referir que a “poupança” em pessoal aumenta nos FSE de forma estranha.

A herança de varandas já vai nos 61M de divida a fornecedores. Aumentou de forma brutal mesmo com as tais vendas de 110M.

Caminhamos á beira do abismo. Vendas dos maiores ativos, resultados desportivos fracos e custos demasiado elevados que nos levam rapidamente para o buraco. Será que desta vez haverá retorno?

1 Curtiu

Mais de 80% dos nomes que estão aí são o problema real do Sporting. Dar tempo de antena a quem destruiu e continua a destruir o património do Sporting deveria envergonhar qualquer Sportinguista.

Impressionante como esta merda só acontece no nosso Clube, eu não vejo estes grupinhos à volta dos fruteiros ou das toupeiras a mandares bitaites constantes.

Estou mais que convencido que isto só acaba com a venda do Clube a um árabe qualquer que queira por isto como deve ser.

Este Conselho Leonino Transvestido é uma comédia. Acabaram com o Conselho Leonino tiveram que arranjar uma outra feira de vaidades. Nunca vi nada assim. Eu se fosse esta gente TINHA VERGONHA de pertencer a este painel. O quê? Vão discutir soluções para o Sporting que está num estádo de merda onde (quase) todas as pessoas que participam foram responsáveis pelo estado de merda que o Sporting está… Surreal.

3 Curtiram

Isso é fazer o recheio aos croquetes.

Vender? Nunca!
Correr com eles? Imperativo!
O importante é espantá-los do Clube, e garantir, que nunca mais voltam,e que não têm assento em Alvalade.
Como? Uma purga clara e objectiva é o que se precisa para endireitar o Sporting.
Estou-me pouco lixando para o método, desde que seja legal e válido.

Estes senhores não podem continuar a sugar o Sporting até ao tutano.

1 Curtiu

Concordo plenamente, essa gente tem que ser corrida do Clube, pelo mal que fizeram e ainda continuam a fazer.

Ou seja, mesmo com a venda do rato, vamos ter um lucro de prai 10M no fim do exercício.
(não fiz contas nem quero ver essa merda chamada R&C, não me apetece irritar-me)

A dívida do Clube a SAD passou de 4 milhões para 16 milhões.

Esta direção disse que o Sporting vivia acima das suas possibilidades, que tinhamos mt gastos e que não se podia voltar a repetir a época do “All-in” de 2017-2018.

Esta direção disse que tinha q se baixar os custos, viver na realidade, fazer mais com menos…

Esta direção está há 1 ano e quase 9 meses à frente da SAD. Pensei: " é desta que vamos ver ter umas contas à séria, com um claro controlo de gastos para se equilibrarem com as receitas"

Fiz uma análise mt simples:
3º trimestre do All In (AI) vs 3º trimestre da presente temporada (PT)

Facto 1: O AI teve um RL final de 1,1me e a PT apresenta 30,3me.

Facto 2: O AI foi uma época de uma forte aposta desportiva e financeira. A PT foi uma época de desinvestimento e contenção.

Comecemos pelos gastos

Gastos com o Pessoal: 56,2me (AI) vs 49,3me (PT) – Uma diferença de 7ME…choca ver estes números tendo em consideração os jogadores de um e outro plantel e as respetivas equipas técnicas

FSE : 14,9me (AI) vs 21,0me (PT) - What!???!! como é q é possível?!! Basicamente poupam nos ordenados para gastarem neste tipo de Gastos… Grandes aumentos nas rubricas Subcontratos (+3me), trabalhos especializados (1me), honorários (0,5me) e organização e deslocações estadias de jogos (+0,9me)…cheira mm a compadrios e merdas e clinicas para cá e para lá!

Gastos com transação de jogadores - 2,8me (AI) vs 17,1me (PT) – destes 11,5me são de comissões…que maravilha…empresários e amigos tudo a ganhar dinheiro…é verdade q nesta época vendemos Thierry Correia, Raphinha, Bruno Fernandes, Bas Dost, mas pouco ou nada comprámos…, enquanto que na época do AI fomos buscar o Mathieu, acuna, wendel, e vendemos adrien, paulo oliveira e pouco mais…parece-me assim que a grande maioria das comissões que nós pagamos na PT foi por vendas… mas no mundo do futebol o normal não é quem compra é q paga uma comissão e não por quem vende???…ainda se fosse para a equipa estar mais reforçada…

Gastos Financeiros - 5,2me (AI) vs 10,6me (PT) - Apollo no seu melhor e antecipação de receitas da NOS com gastos com o factoring tb a render…mas n é para o Sporting

Olhando, para as receitas, as coisas parecem melhores, parecem…

Rendimentos com transações com jogadores - 31,3me (AI) vs 96,6me (PT)

Vendemos o que tinha qualidade à grande e à francesa na PT… em AI, foi Adrien e pouco +. Houve então um aumento de 65me nas vendas de jogadores de AI para PT

Outros rendimentos e ganhos – 26,3 (AI) vs 11,4 (PT)

A grande diferença resultada da presença na Liga dos Campeões em AI. Por acaso pensei q as diferenças até fossem aqui maiores

Vendas e Prestações de Serviço – 47,1 (AI) vs 48 (PT), diferença irrelevante

Conclusões:

1. RL de AI para PT aumentou cerca de 29me.
  2. Vendas de jogadores de AI para PT aumentou cerca de 65me. Parte deste montante serviu para tapar o gap de 15me de receitas europeias. Sobram 50me.
  3. Os gastos com o pessoal diminuíram 7me, que foram diretos para FSE’s… ou seja, deixámos de pagar a jogadores (bons) para pagar mais a clinicas, advogados, em deslocações, subcontratos, trabalhos especializados, etc ….e ainda sobraram uns trocos
  4. Gastos financeiros aumentaram 5me. Sobram 45me
  5. Aumento de 15me dos gastos com empresários, ficando assim com o bonito RL de 30me.
  6. Numa época de “all in” em que vivíamos acima das possibilidades, tivemos um RL de 1,1me, com gastos mais baixos (menos 18me) do que uma época de desinvestimento, contenção e viver na realidade e fazer mais com menos.
  7. Mesmo excluindo os gastos com transações de jogadores, tínhamos custos mais baixos na época do all in de 4me….
  8. Mantendo este nível de custos, na próxima época temos de fazer mais uns 70/75me em vendas para termos RL positivo e forte e nos mantermos à tona

Está-me a faltar alguma coisa??

7 Curtiram

:thinking::thinking::thinking:

Apenas para poupar algum tempo antes que mais uma das habituais “teorias da conspiração” comece a escalar:

Os relatórios trimestrais não costumam ser auditados.

“30 milhões” de lucro?

Ena, ena…

… então já podemos pagar os 14 milhões que devemos ao Braga e os restantes milhões que devemos aos diversos credores!! :money_mouth_face:

Go fredericas, go!

1 Curtiu

A felicidade pela venda do ouro, ainda que muito dele mal vendido.
Quero ver este optimismo quando for para vender a sucata para tentar equilibrar as contas.
Fazendo um exercício de futurulogia, como o “ouro” já é praticamente inexistente no plantel restando apenas material sucata arrisco-me a advinhar que começará o despachar dos miudos com potencial para tentar manter a maquilhagem financeira.

é incrivel a fanfarronice, propaganda e demagogia desta direcção, nem no tempo do nojáveis de origem, mas compreende-se, muitos Sportinguistas hoje sabem que existe vida além da desgraça eterna perpetrada por esta gentalha que se acha dona e senhora do clube.
Carreguem na maquilhagem que a incompetência não consegue ser mascarada eternamente, e o choque com a realidade está sempre ao virar da esquina!

De Mihajlovic a Rúben Ribeiro: o que dizem as contas do 3.º trimestre do Sporting

SAD leonina apresentou resultados

MIHAJLOVIC - O Sporting dá por ‘encerrado’ o caso Mihajlovic. “Em abril de 2020, a Sporting SAD pagou a totalidade da condenação ao treinador”, lê-se, quanto à condenação do TAS, a 28 de novembro de 2019, que obrigava os leões a indemnizar o sérvio em 3 M€. Porém, dado que a SAD descontou o IVA (750 mil euros), Mihajlovic reclama o valor bruto e já avançou com um processo de penhora das receitas da UEFA, que o Sporting está a tentar levantar.

ANDRÉ BERNARDO. Este é o primeiro relatório assinado por André Bernardo, após ter substituído Miguel Cal como administrador executivo da SAD – apesar de o documento ser omisso sobre o facto. Cal, recorde-se, tinha a seu cargo os pelouros estratégico, de marketing e operacional e cessou funções a 26 de março. André Bernardo foi cooptado no dia seguinte.

RÚBEN RIBEIRO. O Sporting confirmou ter intercedido recurso no TAS contra Rúben Ribeiro, notícia avançada por ‘Record’, e exige 62, 1 milhões pela rescisão unilateral do médio, no verão de 2018. Por sua vez, o atual jogador do Gil Vicente também apresentou recurso e pede 2,1 M€.

LAY-OFF. O relatório ainda não contempla o impacto do lay-off, pois é posterior ao fecho do trimestre, logo não está incluído nestas contas. O Sporting aplicou esta medida a 86% dos funcionários, recentemente renovada, pelo menos, até 15 de junho - isto apesar de um pequeno grupo ligado ao futebol profissional já ter retomado funções.

Record

AGOSTINHO ABADE

Sporting apresentou 30 milhões de lucro, mas situação financeira “ainda não é boa”

01 jun, 2020 - 13:47 • José Barata

O antigo presidente do Conselho Fiscal leonino considera que é positivo os valores do terceiro trimestre da temporada, com cerca de 30 milhões de lucro, mas avisa que ainda há muito a fazer. Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo de sócios do Sporting que estão a preparar uma serie de debates para encontrar soluções para o futuro do clube.

Transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United por 55 milhões de euros e mais 25 milhões em variáveis Foto:

A Sporting SAD anunciou um resultado positivo líquido de 30,2 milhões de euros no terceiro trimestre da atual temporada. O lucro dos leões é reflexo, essencialmente, da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United.

Em entrevista a Bola Banca , Agostinho Abade, antigo presidente do Conselho Fiscal do Sporting, diz que o clube ainda não está numa boa condição financeira.

“O Sporting tem um ano anormal de vendas, o que é bom e era fundamental para repor minimamente o seu capital próprio. Passou de negativo a ligeiramente positivo, mas o assunto não está resolvido. Há que continuar a baixar a massa salarial da SAD, como já foi feito, mas com esta pandemia os proveitos vão baixar muito. Há a necessidade de voltar a fazer ajustes para ter equilíbrio financeiro”, considera.

Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo associados do Sporting que estão a preparar um série de debates entre conhecidos sócios. A iniciativa “Sporting com Rumo” terá sete sessões e decorre entre os dias 16 de junho e 8 de Julho com o objetivo de debater os temas fraturantes do Sporting.

Rogério Alves, António Pires de Lima, Miguel Relvas, Miguel Poiares Maduro e Jorge Coelho são algumas das presenças confirmadas.

“Não vão ser permitidos ataques pessoais”

Agostinho Abade sublinha que a iniciativa “não é contra ninguém”. A ideia é encontrar caminhos “para que o Sporting possa, não só ultrapassar esta crise, como relançar-se como grande clube”.

“Não vão ser permitidos ataques pessoais. O Sporting, infelizmente, vive muito dessas querelas entre os seus sócios, mas têm de se unir. O Sporting tem de pensar o que quer ser. Não se pode pensar só no amanhã e no dia seguinte”, alerta o antigo dirigente, nestas declarações à Renascença .

Agostinho Abade defende uma alteração de estatutos para que o Sporting seja governável. Considera que nas últimas assembleias gerais não tem sido permitido o debate dos assuntos importantes. Esta iniciativa, destaca, não tem como objetivo qualquer processo eleitoral, mas criar um documento para que o Sporting saia da situação em que se encontra.

Iniciativa não visa encontrar candidato à presidência

“Não é em assembleias gerais com 400 ou 500 pessoas a gritar, impedindo outros de falar, que se discutem orçamentos, contas e outros assuntos mais importantes, nem tão pouco as alterações estatutárias que são necessárias. Há que repensar se queremos continuar a viver em batalha com egos e não com ideias, nós queremos ideias. Este projeto não se destina a nenhuma campanha eleitoral. Estamos no fim de uma pandemia que vai obrigar a um novo ajustamento em baixa dos orçamentos de todos os clubes tal com no Sporting, é uma altura crucial para calmamente se discutirem ideias de onde saia um documento com essas mesmas ideias”, aponta.

Nestas declarações a Bola Branca , Agostinho Abade falou de Bruno de Carvalho, mostrando-se convicto de que haverá mais agitação no Sporting com a possível tentativa de aproximação de Bruno de Carvalho depois de ter sido ilibado no ataque à Academia de Alcochete

“É provável que sim, é quase certo que sim, mas nós temos de viver com isso, mas não quero comentar pessoas, quero comentar ideias e projetos”, conclui.

RR

Vendeu-se o que a anterior direcção deixou de vendável.
E agora, sem equipa, sem jogadores e sem se lutar por nada ainda se vai baixar o orçamento porque já não há ninguém de valor para vender e equilibrar os orçamentos.

Epá…
O nojo que isto me mete!

O SCP, neste momento, só serve para encher os bolsos a quem vive à custa do clube.
Dirigentes de clubes, da SAD, eventualmente de algumas claques, empresários, jogadores e funcionários, estes são os únicos que verdadeiramente beneficiam alguma coisa com a existência do SCP.
Ahhh… Não me posso esquecer dos clubes e adeptos adversários.
Uns beneficiam do nosso nome para valorizar as suas vitórias.
Os outros beneficiam da nossa capacidade de os fazer rir.

O problema é que o SCP não nasceu para nada disto.
O SCP só faz sentido se for para ganhar e para dar felicidade aos seus adeptos.
Ora, neste momento, os adeptos são a menor das prioridades do SCP.
Está tudo virado ao contrário…
Vão pó ccrrrlll!

7 Curtiram

Excelente resumo!

Está realmente a faltar alguma coisa, é que fazemos esses 70M e é nos ■■■■■■■… Tirando Acuña (avaliado em 12M segundo o site transfermarkt), Coates e Wendel (que também já não deve render nada que jeito tenha) (ambos avaliados em 8M), se esta merda de plantel tem um valor de mercado total de 98,25M ( Benfica são 269,60M, Porto 216,73M e até o do Braga já está avaliado em 89,50M) quando no “all-in” estava nuns singelos 259,08M, vamos buscar esses 70M que sejam em quê mesmo?!?

Game over, é o que é… Até o plantel da merda da época de 12/13 valia 151,90M (não esquecer o boost que o mercado tem tido nos últimos 3, 4 anos) e estávamos com a corda ao pescoço, quanto mais agora…

A menos que as negociatas dos 15M pelas pérolas da academia à boa moda do carrossel do Mendes comecem mesmo a ir em frente… Mas mesmo assim, isso nem para aguentar o barco mais uma época dá…

:shushing_face: :shushing_face: :shushing_face: