Curioso, e irónico, no fim de todo o mediatismo com o assunto das dívidas, estar a aumentar a dívida a fornecedores…
Apresentar RL positivos é sempre bom. O problema é de que forma foram atingidos estes resultados.
Continuamos a bater records na venda de jogadores, nestes 9 meses foram 110 M. O problema é que os principais ativos foram vendidos e restam poucos para continuar a tapar o buraco.
De referir que desses 110M, 15M voaram logo para comissões e afins.
Depois de vender a maioria dos principais ativos vamos continuar com custos com pessoal bem acima dos 60M. De referir que a “poupança” em pessoal aumenta nos FSE de forma estranha.
A herança de varandas já vai nos 61M de divida a fornecedores. Aumentou de forma brutal mesmo com as tais vendas de 110M.
Caminhamos á beira do abismo. Vendas dos maiores ativos, resultados desportivos fracos e custos demasiado elevados que nos levam rapidamente para o buraco. Será que desta vez haverá retorno?
Mais de 80% dos nomes que estão aí são o problema real do Sporting. Dar tempo de antena a quem destruiu e continua a destruir o património do Sporting deveria envergonhar qualquer Sportinguista.
Impressionante como esta merda só acontece no nosso Clube, eu não vejo estes grupinhos à volta dos fruteiros ou das toupeiras a mandares bitaites constantes.
Estou mais que convencido que isto só acaba com a venda do Clube a um árabe qualquer que queira por isto como deve ser.
Este Conselho Leonino Transvestido é uma comédia. Acabaram com o Conselho Leonino tiveram que arranjar uma outra feira de vaidades. Nunca vi nada assim. Eu se fosse esta gente TINHA VERGONHA de pertencer a este painel. O quê? Vão discutir soluções para o Sporting que está num estádo de merda onde (quase) todas as pessoas que participam foram responsáveis pelo estado de merda que o Sporting está… Surreal.
Isso é fazer o recheio aos croquetes.
Vender? Nunca!
Correr com eles? Imperativo!
O importante é espantá-los do Clube, e garantir, que nunca mais voltam,e que não têm assento em Alvalade.
Como? Uma purga clara e objectiva é o que se precisa para endireitar o Sporting.
Estou-me pouco lixando para o método, desde que seja legal e válido.
Estes senhores não podem continuar a sugar o Sporting até ao tutano.
Concordo plenamente, essa gente tem que ser corrida do Clube, pelo mal que fizeram e ainda continuam a fazer.
Ou seja, mesmo com a venda do rato, vamos ter um lucro de prai 10M no fim do exercício.
(não fiz contas nem quero ver essa merda chamada R&C, não me apetece irritar-me)
A dívida do Clube a SAD passou de 4 milhões para 16 milhões.
Esta direção disse que o Sporting vivia acima das suas possibilidades, que tinhamos mt gastos e que não se podia voltar a repetir a época do “All-in” de 2017-2018.
Esta direção disse que tinha q se baixar os custos, viver na realidade, fazer mais com menos…
Esta direção está há 1 ano e quase 9 meses à frente da SAD. Pensei: " é desta que vamos ver ter umas contas à séria, com um claro controlo de gastos para se equilibrarem com as receitas"
Fiz uma análise mt simples:
3º trimestre do All In (AI) vs 3º trimestre da presente temporada (PT)
Facto 1: O AI teve um RL final de 1,1me e a PT apresenta 30,3me.
Facto 2: O AI foi uma época de uma forte aposta desportiva e financeira. A PT foi uma época de desinvestimento e contenção.
Comecemos pelos gastos
Gastos com o Pessoal: 56,2me (AI) vs 49,3me (PT) – Uma diferença de 7ME…choca ver estes números tendo em consideração os jogadores de um e outro plantel e as respetivas equipas técnicas
FSE : 14,9me (AI) vs 21,0me (PT) - What!???!! como é q é possível?!! Basicamente poupam nos ordenados para gastarem neste tipo de Gastos… Grandes aumentos nas rubricas Subcontratos (+3me), trabalhos especializados (1me), honorários (0,5me) e organização e deslocações estadias de jogos (+0,9me)…cheira mm a compadrios e merdas e clinicas para cá e para lá!
Gastos com transação de jogadores - 2,8me (AI) vs 17,1me (PT) – destes 11,5me são de comissões…que maravilha…empresários e amigos tudo a ganhar dinheiro…é verdade q nesta época vendemos Thierry Correia, Raphinha, Bruno Fernandes, Bas Dost, mas pouco ou nada comprámos…, enquanto que na época do AI fomos buscar o Mathieu, acuna, wendel, e vendemos adrien, paulo oliveira e pouco mais…parece-me assim que a grande maioria das comissões que nós pagamos na PT foi por vendas… mas no mundo do futebol o normal não é quem compra é q paga uma comissão e não por quem vende???…ainda se fosse para a equipa estar mais reforçada…
Gastos Financeiros - 5,2me (AI) vs 10,6me (PT) - Apollo no seu melhor e antecipação de receitas da NOS com gastos com o factoring tb a render…mas n é para o Sporting
Olhando, para as receitas, as coisas parecem melhores, parecem…
Rendimentos com transações com jogadores - 31,3me (AI) vs 96,6me (PT)
Vendemos o que tinha qualidade à grande e à francesa na PT… em AI, foi Adrien e pouco +. Houve então um aumento de 65me nas vendas de jogadores de AI para PT
Outros rendimentos e ganhos – 26,3 (AI) vs 11,4 (PT)
A grande diferença resultada da presença na Liga dos Campeões em AI. Por acaso pensei q as diferenças até fossem aqui maiores
Vendas e Prestações de Serviço – 47,1 (AI) vs 48 (PT), diferença irrelevante
Conclusões:
- RL de AI para PT aumentou cerca de 29me.
- Vendas de jogadores de AI para PT aumentou cerca de 65me. Parte deste montante serviu para tapar o gap de 15me de receitas europeias. Sobram 50me.
- Os gastos com o pessoal diminuíram 7me, que foram diretos para FSE’s… ou seja, deixámos de pagar a jogadores (bons) para pagar mais a clinicas, advogados, em deslocações, subcontratos, trabalhos especializados, etc ….e ainda sobraram uns trocos
- Gastos financeiros aumentaram 5me. Sobram 45me
- Aumento de 15me dos gastos com empresários, ficando assim com o bonito RL de 30me.
- Numa época de “all in” em que vivíamos acima das possibilidades, tivemos um RL de 1,1me, com gastos mais baixos (menos 18me) do que uma época de desinvestimento, contenção e viver na realidade e fazer mais com menos.
- Mesmo excluindo os gastos com transações de jogadores, tínhamos custos mais baixos na época do all in de 4me….
- Mantendo este nível de custos, na próxima época temos de fazer mais uns 70/75me em vendas para termos RL positivo e forte e nos mantermos à tona
Está-me a faltar alguma coisa??
Apenas para poupar algum tempo antes que mais uma das habituais “teorias da conspiração” comece a escalar:
Os relatórios trimestrais não costumam ser auditados.
“30 milhões” de lucro?
Ena, ena…
… então já podemos pagar os 14 milhões que devemos ao Braga e os restantes milhões que devemos aos diversos credores!!
Go fredericas, go!
A felicidade pela venda do ouro, ainda que muito dele mal vendido.
Quero ver este optimismo quando for para vender a sucata para tentar equilibrar as contas.
Fazendo um exercício de futurulogia, como o “ouro” já é praticamente inexistente no plantel restando apenas material sucata arrisco-me a advinhar que começará o despachar dos miudos com potencial para tentar manter a maquilhagem financeira.
é incrivel a fanfarronice, propaganda e demagogia desta direcção, nem no tempo do nojáveis de origem, mas compreende-se, muitos Sportinguistas hoje sabem que existe vida além da desgraça eterna perpetrada por esta gentalha que se acha dona e senhora do clube.
Carreguem na maquilhagem que a incompetência não consegue ser mascarada eternamente, e o choque com a realidade está sempre ao virar da esquina!
De Mihajlovic a Rúben Ribeiro: o que dizem as contas do 3.º trimestre do Sporting
SAD leonina apresentou resultados
MIHAJLOVIC - O Sporting dá por ‘encerrado’ o caso Mihajlovic. “Em abril de 2020, a Sporting SAD pagou a totalidade da condenação ao treinador”, lê-se, quanto à condenação do TAS, a 28 de novembro de 2019, que obrigava os leões a indemnizar o sérvio em 3 M€. Porém, dado que a SAD descontou o IVA (750 mil euros), Mihajlovic reclama o valor bruto e já avançou com um processo de penhora das receitas da UEFA, que o Sporting está a tentar levantar.
ANDRÉ BERNARDO. Este é o primeiro relatório assinado por André Bernardo, após ter substituído Miguel Cal como administrador executivo da SAD – apesar de o documento ser omisso sobre o facto. Cal, recorde-se, tinha a seu cargo os pelouros estratégico, de marketing e operacional e cessou funções a 26 de março. André Bernardo foi cooptado no dia seguinte.
RÚBEN RIBEIRO. O Sporting confirmou ter intercedido recurso no TAS contra Rúben Ribeiro, notícia avançada por ‘Record’, e exige 62, 1 milhões pela rescisão unilateral do médio, no verão de 2018. Por sua vez, o atual jogador do Gil Vicente também apresentou recurso e pede 2,1 M€.
LAY-OFF. O relatório ainda não contempla o impacto do lay-off, pois é posterior ao fecho do trimestre, logo não está incluído nestas contas. O Sporting aplicou esta medida a 86% dos funcionários, recentemente renovada, pelo menos, até 15 de junho - isto apesar de um pequeno grupo ligado ao futebol profissional já ter retomado funções.
Record
AGOSTINHO ABADE
Sporting apresentou 30 milhões de lucro, mas situação financeira “ainda não é boa”
01 jun, 2020 - 13:47 • José Barata
O antigo presidente do Conselho Fiscal leonino considera que é positivo os valores do terceiro trimestre da temporada, com cerca de 30 milhões de lucro, mas avisa que ainda há muito a fazer. Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo de sócios do Sporting que estão a preparar uma serie de debates para encontrar soluções para o futuro do clube.
A Sporting SAD anunciou um resultado positivo líquido de 30,2 milhões de euros no terceiro trimestre da atual temporada. O lucro dos leões é reflexo, essencialmente, da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United.
Em entrevista a Bola Banca , Agostinho Abade, antigo presidente do Conselho Fiscal do Sporting, diz que o clube ainda não está numa boa condição financeira.
“O Sporting tem um ano anormal de vendas, o que é bom e era fundamental para repor minimamente o seu capital próprio. Passou de negativo a ligeiramente positivo, mas o assunto não está resolvido. Há que continuar a baixar a massa salarial da SAD, como já foi feito, mas com esta pandemia os proveitos vão baixar muito. Há a necessidade de voltar a fazer ajustes para ter equilíbrio financeiro”, considera.
Agostinho Abade é o rosto visível de um grupo associados do Sporting que estão a preparar um série de debates entre conhecidos sócios. A iniciativa “Sporting com Rumo” terá sete sessões e decorre entre os dias 16 de junho e 8 de Julho com o objetivo de debater os temas fraturantes do Sporting.
Rogério Alves, António Pires de Lima, Miguel Relvas, Miguel Poiares Maduro e Jorge Coelho são algumas das presenças confirmadas.
“Não vão ser permitidos ataques pessoais”
Agostinho Abade sublinha que a iniciativa “não é contra ninguém”. A ideia é encontrar caminhos “para que o Sporting possa, não só ultrapassar esta crise, como relançar-se como grande clube”.
“Não vão ser permitidos ataques pessoais. O Sporting, infelizmente, vive muito dessas querelas entre os seus sócios, mas têm de se unir. O Sporting tem de pensar o que quer ser. Não se pode pensar só no amanhã e no dia seguinte”, alerta o antigo dirigente, nestas declarações à Renascença .
Agostinho Abade defende uma alteração de estatutos para que o Sporting seja governável. Considera que nas últimas assembleias gerais não tem sido permitido o debate dos assuntos importantes. Esta iniciativa, destaca, não tem como objetivo qualquer processo eleitoral, mas criar um documento para que o Sporting saia da situação em que se encontra.
Iniciativa não visa encontrar candidato à presidência
“Não é em assembleias gerais com 400 ou 500 pessoas a gritar, impedindo outros de falar, que se discutem orçamentos, contas e outros assuntos mais importantes, nem tão pouco as alterações estatutárias que são necessárias. Há que repensar se queremos continuar a viver em batalha com egos e não com ideias, nós queremos ideias. Este projeto não se destina a nenhuma campanha eleitoral. Estamos no fim de uma pandemia que vai obrigar a um novo ajustamento em baixa dos orçamentos de todos os clubes tal com no Sporting, é uma altura crucial para calmamente se discutirem ideias de onde saia um documento com essas mesmas ideias”, aponta.
Nestas declarações a Bola Branca , Agostinho Abade falou de Bruno de Carvalho, mostrando-se convicto de que haverá mais agitação no Sporting com a possível tentativa de aproximação de Bruno de Carvalho depois de ter sido ilibado no ataque à Academia de Alcochete
“É provável que sim, é quase certo que sim, mas nós temos de viver com isso, mas não quero comentar pessoas, quero comentar ideias e projetos”, conclui.
RR
Vendeu-se o que a anterior direcção deixou de vendável.
E agora, sem equipa, sem jogadores e sem se lutar por nada ainda se vai baixar o orçamento porque já não há ninguém de valor para vender e equilibrar os orçamentos.
Epá…
O nojo que isto me mete!
O SCP, neste momento, só serve para encher os bolsos a quem vive à custa do clube.
Dirigentes de clubes, da SAD, eventualmente de algumas claques, empresários, jogadores e funcionários, estes são os únicos que verdadeiramente beneficiam alguma coisa com a existência do SCP.
Ahhh… Não me posso esquecer dos clubes e adeptos adversários.
Uns beneficiam do nosso nome para valorizar as suas vitórias.
Os outros beneficiam da nossa capacidade de os fazer rir.
O problema é que o SCP não nasceu para nada disto.
O SCP só faz sentido se for para ganhar e para dar felicidade aos seus adeptos.
Ora, neste momento, os adeptos são a menor das prioridades do SCP.
Está tudo virado ao contrário…
Vão pó ccrrrlll!
Excelente resumo!
Está realmente a faltar alguma coisa, é que fazemos esses 70M e é nos ■■■■■■■… Tirando Acuña (avaliado em 12M segundo o site transfermarkt), Coates e Wendel (que também já não deve render nada que jeito tenha) (ambos avaliados em 8M), se esta merda de plantel tem um valor de mercado total de 98,25M ( Benfica são 269,60M, Porto 216,73M e até o do Braga já está avaliado em 89,50M) quando no “all-in” estava nuns singelos 259,08M, vamos buscar esses 70M que sejam em quê mesmo?!?
Game over, é o que é… Até o plantel da merda da época de 12/13 valia 151,90M (não esquecer o boost que o mercado tem tido nos últimos 3, 4 anos) e estávamos com a corda ao pescoço, quanto mais agora…
A menos que as negociatas dos 15M pelas pérolas da academia à boa moda do carrossel do Mendes comecem mesmo a ir em frente… Mas mesmo assim, isso nem para aguentar o barco mais uma época dá…