Como sabes, estou largamente de acordo com a tua ideia sobre os ativos valorizáveis, tanto conceptualmente como na forma como o clube tem gerido a coisa - acho que abusaram um bocado particularmente no verão passado. O que posso dizer, embora isto valha o que vale porque o que interessa é como agem depois, é que lá dentro partilham dessa percepção e veem isso como algo a ajustar/resolver.
O ponto extra que eu adicionava é que, para além da tua política de transferências, a formação/jogadores a subir da pipeline da B mesmo que comprados tarde são outra fonte muito importante para fornecer essa pipeline de ativos valorizáveis. O Benfica, por exemplo, estaria numa situação quase precária - a meu ver bem pior que a nossa - mas com os 2 laterais do Euro U17 que já apareceram na A e com sorte até o Anísio já têm mais oportunidades para esbater o problema. Se fosse eu a mandar, a estratégia do clube mantinha a base fundamental atual, mas cortava ligeiramente o orçamento na A, adotava plantéis mais curtos e aumentava o investimento tanto na B como na formação para suprir gerações menos fortes - e vamos tendo algumas, infelizmente. Bem como para tentar recuperar algum domínio vindo da base.
O Bafdili por exemplo é uma aquisição - até foi a custo 0, mas mesmo que não fosse - 5 estrelas que fizemos no ano passado. É um jogador que é visto por algum pessoal que acompanha a formação na Bélgica como o melhor jogador do país no ano dele, e alguém que chegou e rapidamente demonstrou um potencial muito grande nos já vários contextos em que esteve inserido. Se continuar a confirmar estes sinais, rapidamente se pode transformar noutro ativo com potencial de valorização explosivo, e no caso deste todo o lucro seria mais-valia. Fosse eu a estar lá, e tentava atacar casos destes de forma muito mais agressiva e constante, tanto lá fora como cá dentro. A equipa B do Vitória ao que parece tem vários valores muito interessantes por exemplo, ia lá tentar sacar gente antes que subam à A e o preço suba 5x. Isto implica algum risco de curto-prazo, porque podes não estar a maximizar a 100% a tua qualidade atual do plantel e isso implica maior risco de falhar a CL, mas se for bem feito atinges uma pipeline de vendas tal que, no médio prazo, podes ter as duas estratégias ao mesmo tempo porque esses fundos te permitem investir mais na A depois.
Como ponto final, acho que do mercado de Verão para a frente fizemos um trabalho bastante bom nas renovações de contrato. Tinhamos vários casos algo bicudos para resolver, e assumindo que a renovação do Trincão se confirma mesmo ficaram todos acautelados com a antecedência devida. Mesmo que em alguns casos seja renovação para venda (e não me chocava que o Trincão fosse um deles), é bom processo da nossa parte.
Há uns anos cheguei a reunir em Alvalade nesse ambito. Exactamente por ter pessoas conhecidas no outro lado e ver a dinamização dos espaços tentei saber como estariamos e o que poderia ser feito. Fiquei um bocado chocado, tinhamos um contracto de catering ruinoso para o Sporting, o estacionamento teriam que ser os clientes a pagar ou o Sporting por eles, audiovisuais era uma empresa sem expressão que tinha basicamente o exclusivo. E os preços carissimos.
Não sei como está agora mas a facilidade de organizar um eventos no estadio da luz em comparação ao de Alvalade nem tinha comparação. Muitas empresas pediam cotação os dois e as propostas do Sporting eram para rir.
Bom, isto para dizer, 100% de acordo, temos que rentabilizar o estádio 24h por dia 365 dias por ano. São mais uns milhões a entrar.
Não estou tão preocupado com as aquisições deste mercado de verão, o Sporting também tem de contratar jogadores para rendimento desportivo imediato, não se ganha muitas vezes se estivermos sempre a contratar pelo potencial da futuro da venda.
O Sporting já tem no seu plantel vários jogadores que podem ser vendidos com muita mais valia, vários deles sub-25 anos.
Suarez, ioanidis, Kocho e vagianidis vieram para render de imediato, Mangas para dar profundidade.
Agora em janeiro vieram LG e Faye, já tinha vindo o Alisson, estes sim para evoluir e tentar que disparem o valor de mercado.
Depois há Inácio, diomande, Huljmand, Geny, Maxi, Fresneda, Debast, João Simões, Trincao e juntam se o Blopa que têm cotações no mercado que transmitem segurança ao clube, são ativos que ao dia de hoje rendem facilmente mais valias.
Esse buraco que falam até fim da época não será tanto, porque as receitas de bilheteira normalmente são superiores por jogo quando se aproximam as decisões, ainda há Porto e Bodo para a taça/Champions, merchandising que dispara em caso de sucessos…ainda assim conto que a SAD ainda conclua uma grande venda até 30 de junho
Acredito que o slb ainda vai tropeçar em algum lado, se acontecer, basta 8 vitórias na liga (e termos sorte com o vencedor da liga europa para entrar directo).
Agora é que o treinador tem mesmo de perceber que vai precisar de rodar e dar minutos a todos. Todos têm de se sentir úteis e dar o seu contributo nesta recta final. Neste momento estão todos na montra, o clube vai ter ainda mais olhos sobre eles depois de ontem, acredito que isso isso é uma super motivação.