Relatório e Contas Sporting SAD - 1º Semestre Época 2023-2024 - lucro de 58.3M€

Falso, não foi pelo Zenha que não vieram mais jogadores. Não conseguiste chegar aos alvos que querias e o Amorim avisou que se não desse para la chegar não ia buscar ninguém só porque sim. Até porque como foi publico, existiu um jogador que esteve relativamente perto, e não foi por dinheiro que não veio cá parar.

3 Curtiram

O varandas cada vez mais parece que é so a figura de frente (e diga-se que quanto menos fizer, melhor).

O zenha define quanto se gasta e quanto é preciso vender. O Viana e o Amorim (juntamente com o scouting) determinam a politica desportiva.

Olhando para a falta de ambição (que pode ser traduzida em falta de dinheiro para gastar) comparativamente com o que se vende, não vejo que meritos tenha o zenha para alem de cortar em todo o lado para meter mais uns trocos no excel. Com mais flexibilidade do zenha, aposto que teríamos mais um reforço no plantel e provavelmente nao demoravamos meses a negociar reforços.

Mas o Zenha tem merito. Aparentemente diz “Gastem menos dinheiro que o meu excel não gosta” com muita autoridade

Não fazes a menor ideia de como funciona a estrutura directiva do Sporting nem como são tomadas as decisões. Tudo o que estás a escrever são achismos, a não ser que me digas que tens conhecimento de como as coisas são feitas no Sporting.

O Hjulmand nao foi o primeiro alvo para 6 tambem e que eu saiba acabou cá. O Fresneda igual. Obviamente que com mais flexibilidade do zenha tinha vindo o extremo por quem o amorim desespera. Mas para nao queimar ninguem e nao andar a mandar bocas em publico, diz (e bem) que nao chegaram ao alvo que queriam. Acredita nisso quem quiser.

E isto nao e inside nenhuma. So que essa conversa de que é aquele jogador ou nenhum quando tens 3 extremos no plantel, come-a quem quer.

1 Curtiu

Mesmo que fosse isso.
Que atenção, não quero acreditar que seja e espero que o presidente garanta aqui alguma visão estratégica.

Isso que tu estás a dizer é que o Zenha tem mérito ZERO.

A riqueza que é produzida tem a ver com a implementação certa ou errada da política desportiva que tem como pressuposto um determinado nível de investimento.

Não há mérito relevante na definição do plafond.
Há mérito enorme na definição e na execução da política.
A este nível é que podes tomar decisões que vale dezenas de ME de prejuízo ou centenas de ME de lucro.

Vou dar um exemplo:
A contratação do Gyokeres vai dar um lucro direto de 60ME, fora lucro indireto de perfoemance desportiva.
Isto vai impactar brutalmente um futuro resultado financeiro.
Qual o mérito do Zenha nisto senão zero?

Ponham isto na cabeça:
O Zenha limita-se a fazer contas aos resultados da execução da política desportiva que outros determinam e executam.
E quanto muito, recomenda plafonds que ele acha que garantem uma trajetória positiva do ponto de vista financeiro.

Se eu fosse o presidente, em principio, até ia aceitar as recomendações dele tal como faço com as recomendações de um técnico num projeto qualquer que eu esteja a gerir no âmbito da minha vida profissional. Mas, em certas situações excepcionais, eu posso sobrepor essa opinião se achar que é do interesse estratégico do projeto e da minha empresa.

Não foi uma questão de dinheiro, e o que estou a dizer é inside, agora filtras como quiseres. O Zenha inclusive aprovou um forcing ao André do Fluminense para Janeiro, o jogador é que não quis vir (mais uma vez).

O extremo não veio porque não encontraste nenhum jogador dentro do perfil que o treinador pretendia (técnico, físico e psicológico) e que estivesse no mercado. Claro que se tivesses 40M para gastar até eras capaz de encontrar, mas culpar o Zenha por isso seria uma estupidez.

5 Curtiram

O papel do Zenha é analisar, fazer projecoes dos resultados financeiros e incluindo varios cenarios, e planificar os orcamentos para as epocas.
Depois tem tambem responsabilidade de manter a contabilidade arrumada e correctamente alocada.
Nao tera’ decisao nos vslores de compra ou venda de passes mas tem que informar o presidente do impacto destas.

edit: Ok parece que afinal nao e tem poder de decisao…

1 Curtiu

Aí é que está!
Eu não sei o que fazes da vida mas imagina que tens um chefe que te propõe fazeres um trabalho que tu dizes que demora 6 meses em 1 mês.
Isso vai correr bem?

Com o scouting é o mesmo…
Se lhe dizes que não podem contratar gajos acima de 5ME e estão obrigados a ter uma taxa de acerto superior a 50%, vai dar merda!
São aquelas reuniões a que todos já fomos em que foi uma hipocrisia do principio ao fim e ninguém sai verdadeiramente alinhado. O manager está a exigir coisas que os recursos não são capazes… É grave!
Mas já se lhes dizes que podem contratar até 15/20ME e esperas uma taxa de acerto superior a 60%, é justo.
E eles têm cumprido quando o perfil é este…

Assim de repente (pensando no valor atual com inflação):

Acertados:
Edwards
Porro
Ugarte
Hujlmand
Gyokeres
Pote
Trincão (eu ainda o ponho aqui porque acho que vai acabar por sair por mais do que custou)

Falhados:
Paulinho (este mais grave porque não teve lógica, não era um jogador em idade valorizável)
Vinagre

Estamos nos 75/80% de acertos.
Agrada-me muito esta percentagem!
É aqui que estamos a ganhar uma fortuna e a reforçar ao mesmo tempo a capacidade da equipa!

Nos outros jogadores não sei se não estamos abaixo dos 20%…
É aqui que estamos a empobrecer e a enfraquecer a equipa.

É importante notar que NUNCA se pode dar acima de 10ME por um jogador não valorizável.
Isso seria política ruinosa!
Para violar esta regra, teríamos que estar a falar de um Ronaldo…

E os outros? Costinha, Arthur, Eduardo, Esgaio, Llori, Borja, Doumbia, Sporar, Fernando Bolasi, Jesé, Tabata, Belerin, Tanlongo, Sotiris, Israel, St Juste, Virginia,

2 Curtiram

Exatamente!
Nas contratações de perfil mais baixo, é o desastre absoluto.
É aí que estamos a destruir valor.

Não vou ser radical e dizer que agora não se pode fazer contratação de jogadores baratos.
Toda a regra tem exceção.

O Gyokeres em algum momento foi comprável por 1 ou 2 ME…

1 Curtiu

É esse o ponto. Contratações mais baratas tendem a sair muito mal, apesar de alguns acertos (Feddal, Morita, Adan, Matheus Reis, Geny, Matheus Nunes). Das Contratações caras, tens o falhanço do Juste (mais culpa do departamento medico que outra coisa), Sporar, Vinagre e do Camacho. E acertamos no Diomande, Gyokeres, Hjulamnd, Porro, Pote, Ugarte, Trincão e Edwards. Nestas o racio de acerto desportivo e o balanço financeiro são bastante positivos.

Se vão com trocos ao mercado, vão falhar muito. Mas falham os nossos e os outros todos. Por isso e que esses jogadores saem por trocos

O que eu não posso deixar de assinalar é que, mesmo com erros graves que têm sido feitos, nomeadamente ao nível da gestão desportiva, bastou 2 ou 3 mercados competentes e a concretização do negócio das VMOCs que já vinha de direções anteriores para o SCP dar uma grande reviravolta na sua situação desportiva e financeira.

Ou seja, não foi preciso ser-se muito competente para conseguir isto.
Bastou alternar a competência com a incompetência.
Agora vocês imaginem o que seria um SCP coerente e competente de forma sustentável.
Um SCP que não desliga inexplicavelmente como aconteceu neste inverno.
Um clube em que todos os anos se tentam mercados como o de verão de 2023.
Imaginem pois que não tíohamos ficado atrás do Braga e tínhamos ido buscar mais 40ME…
Imaginem que em vez do Sotiris tinhamos ido buscar o André e agora tínhamos mais um gajo de 60ME para vender com o rendimento desportivo inerente. E por aí fora…

É que este Sporting de que estou a falar é o meu Sporting.
É o SCP onde todos os anos tentamos crescer desportiva e financeiramente!
Pá…É só… Tentar fazer o mesmo todos os anos!
O mercado de verão de 2023 é o MEU MERCADO!

Termino com uma ideia positiva, apesar de tudo:

O SCP, neste momento, tem capitais próprios positivos que nunca teve na sua história.
E sem truques… A questão das VMOCs está resolvida.
O valor do estádio ainda não foi “ajustado”…
Ou seja, financeiramente, de repente, estamos razoavelmente bem.

E ainda podemos ficar melhor pois temos boas hipóteses de ir à próxima Champions de valores inflacionados. Provavelmente um rival vai ficar de fora…
E temos uma lista extensa de jogadores altamente valorizados que nos garantem sustentabilidade para os próximos anos.

É uma situação invejável!

Só peço uma coisa:
Não desliguem inexplicavelmente!
Sejam ambiciosos!

Se perdermos 2 ou 3 craques por excesso de sucesso, vamos fazer quase 200ME (fora Champions).
Então a única jogada certa perante isso, é fazer o maior investimento da história e pôr 90/100ME em cima da mesa para 5 craques altamente valorizáveis.
Isso não será um gasto.
Isso será um invetimento para tornar a equipa ainda mais forte do que era antes.
E será um investimento para com 100ME obter retornos futuros de 200 ou 300ME.

Este tem que ser o nosso modelo sempre conjugado com uma formação de excelência!

A história do SCP está cheia de anti-climaxes e oportunidades perdidas, às vezes, de forma inexplicável.
Espero que desta vez seja diferente…

Última ideia:
NÃO DESLIGUEM!

7 Curtiram

Agora é esperar que não voltem a repetir a receita do mercado de inverno no próximo mercado.

A contratação do jogador do Estoril é um absurdo e o pontelo nem aquece nem arrefece!

1 Curtiu

Honestamente, estou-me a cagar se é o Zenha ou o Varandas ou o Rogério Alves que têm o poder de decisão quanto à política financeira e desportiva, desde que acabe com títulos.

Porque é que o Paulinho é uma contratação falhada? Tem uma média de 14 golos por época. É verdade que para PdL titular estava a ser medíocre, mas esta época tem sido bastante útil.

1 Curtiu

Mais uma vez a conversa que se não se conseguisse chegar a um extremo que interessasse não vinha ninguém. Mas não se conseguiu porquê? Essa é que é a questão a colocar. Foram incompetentes.
Amanhã queremos rodar a equipa e para o ataque não há ninguém para o fazer. Vamos andar a sobrecarregar os jogadores com jogos de 3 em 3 dias.Ou vamos ter de abdicar de uma competição como a liga Europa onde podíamos fazer uma graçinha.
Jogámos ainda agora em Moreira de Cónegos e o treinador manteve praticamente a mesma equipa os 90 minutos porque claramente não confiou nos suplentes para gerir a equipa. Isto mais tarde ou mais cedo vai-se pagar se continuarmos na Europa.
Ter 58 milhões de lucro no primeiro semestre é muito bonito, mas eu preferia ter metade do lucro e ter mais um ou dois jogadores de qualidade.

1 Curtiu

É uma contratação falhada porque quando se investe 20ME num jogador, ele tem que ter mais rendimento desportivo e tem depois que, no mínimo, se ser capaz de recuperar uma boa parte do investimento.

Ora, quando este jogador sair do SCP, entre salários e investimento inicial, vai deixar uma menos valia de mais de 20ME.

Para um jogador com um prejuízo desta magnitude ser, ainda assim, uma contratação acertada, tinha que ter um rendimento desportivo estratosférico.

mais uma vez, alguém pode explicar donde surge este valor? Que eu saiba, o negócio foi feito por 13M + Borja (avaliado em 3M, vale o que vale)

Mais salários de Sporar ( meia época) e parte do salário de Borja.

Mas como é que isso chega aos 20M?

Não sei se chega.
Até porque e principalmente, não sei quanto foi o tal diferencial do salário de Borja.