Relatório e Contas Sporting SAD - Época 2022-2023 - lucro de 25.2M

Que discussão mais pífia.

Mas não estou surpreendido :grin:

2 Curtiram

Isso bate tudo certo com o que estou a dizer.
Mas também não é isso (quando a contabilização foi feita) o mais importante.

O importante é fazer uma avaliação justa e perceber a melhoria financeira.

Foquemo-nos agora então em setembro de 2018, a data que estás a eleger como a grande referência.

Tinhas 0,5ME de CP positivo (em setembro/2018) contra os 9ME (em Junho/2023). Fora VMOCS…
Mesmo que essa fosse uma comparação justa, que não é, estávamos na mesma perante uma boa melhoria.

Mas não é justa porquê?
Por 3 razões:
1.
VMOCS não estavam resolvidas. Agora estão.
2.
Estás a fazer um erro de avaliação de sazonalidade.
Tipicamente, em setembro, tens sempre os melhores resultados decorrentes das vendas do verão (e de algumas receitas UEFA - esta não verifiquei se é facto nessa altura mas acho que sim).

Também vais querer comparar R&C de setembros dentro de 3 meses?
Queres mesmo?
É que, se calhar, é mais justo…
E prepara-te:
Vais ter um resultado astronómico positivo!
E aí é que quero ver a comparação…
Setembro é quase sempre o melhor momento em termos de contas.

Nota:
Aqui também é justo dizer que podias ter vendido mais e melhor do que vendeste se não fosse o incidente de Alcochete. Concedo isso.
Mas por outro lado, quem é que se pôs a jeito?
É uma conversa subjectiva que não leva a grande lado.

Considero que o plantel atual tem mais valor de mercado potencial que o de 2018.
E isto é chave!

Qual o problema?
Buraco anual a rondar os 100ME (vendas/UEFA).
Este sim, é o argumento inteligente de quem quiser ser profeta da desgraça.

Tudo o resto é de rir. :wink:

Ilumina-nos então com a tua superior visão e inteligência.

1 Curtiu

Estou a falar de quem está a tentar diminuir estes bons resultados com agenda

:smile:

Estes resultados têm pontos positivos e tem pontos negativos.

Eu acredito que podemos ter futuro.
Mas há uma grande preocupação com o buraco anual galopante.
Também não podemos negar isto.

Temos que ser sérios a avaliar o bom e o mau.

Ora aqui está o busílis da questão… muito mais que CP positivis ou aumento de ativo que todos sabemos o que vale numa sociedade afecta ao futebol ( vinagre, Trincao, paulinho, esgaio, st juste valem muito mais no activo do balanço que algum dia irão valer para o mercado… o ativo vale bola!)

Depois de resolver a questão da VMOCS… É urgente definir uma estratégia coerente para diminuição da divida a fornecedores que ultrapassa 100M e a dívida bancária que custa por ano 14M em juros… ou seja custa 1/4 do orçamento para a equipa de futebol…

SL

1 Curtiu

E o Inácio, vale mais no balanço ou no mercado? Diomande? Pote? Edwards? Qualquer jogador da formação?

O buraco é igual para todos… uns maiores outros mais pequenos…

Isso só se mitiga com idas todos os anos à Champions… para isso precisamos de equipa competitivas planteis equilibrados profissionalismo competência e denunciar com barulho o proteccionismo que tem os nossos rivais…

Estar anos consecutivos sem Champions é baralhar e dar de novo… estar num ciclo vicioso sem sair dele… como foi com BdC e quando entrou o Amorim… deitasse tudo abaixo e aposta se na formação… andamos sempre nisto para reduzir orçamentos e nunca evoluímos.

SL

Esses irão vale um dia nas contas quando forem vendido… por isso a urgência em diminuir o passivo…

Só assim vamos aumentar a nossa autonomia financeira

Em Setembro de 2018 continuavas a ter um contexto atípico.
Nem o mercado desse verão foi o normal, nem a gestão do plantel o foi.
Daí a minha referência a Março de 2018 ( pré efeito Alcochete - ou seja bloqueio de venda de activos) e a 2017.

Portanto a comparação com Junho de 2018, dado o que estava em causa, está ferida, essa sim, por uma radiografia financeira e patrimonial excepcional e não compatível com os exercícios anteriores que demonstravam determinada tendência económico e financeira.

Por exemplo, até Junho de 2018 bastava uma venda de valores nada extraordinários, para um exercício no verde e cap próprios positivos, como nos anteriores.

Vamos lá a ver.
Eu já vi o passivo subir 50M em 3 anos, capitais próprios negativos em dezenas de milhões e agora e particularmente nestes últimos 2 exercícios, uma redução de 20 e poucos milhões e uma situação patrimonial positiva.

Portanto não estou a “bater” nos resultados, por si.
Estou a dizer que face aos valores massivos de vendas num contexto onde há um treinador que tem valorizado os melhores jogadores, não os acho de todo “brilhantes”.

( as VMOCs, dado o contexto de 2013, aquilo que estava acordado em Abril de 2018 e depois finalizado poucos anos depois, foram uma “benção”.

Não um problema).

1 Curtiu

Duas notas:

1. Os dados de Junho de 23 comparam se com dados de Junho. Comparar com Setembro ou Março com Junho nao faz sentido. Em setembro o ativo e passivo tendem a subir, e logo vai reduzindo ao longo da epoca. Assim como os resultados.
  2. Coerencia é uma cena que ajuda a debater. Ha umas horas atras, andava aí um forista a vangloriar se pelos records de vendas, de receitas, e de tudo e mais alguma coisa… respondeste lhe (corretamente) que essas comparacoes dizem mt pouco pq hoje o futebol mexe com mt mais dinheiro. Concordo… mas agora parece que essa lucidez ja nao serve para falar do passivo e dividas a fornecedores. É perfeitamente natural que o passivo hoje seja maior. Hoje vendes a 60 e compras a 20. Antes vendias a 30 e compravas a 10… alias, aqui o bruxo ate te avisa que daqui a 10 anos o passivo é quase certo que sera maior. Isso interessa mt pouco (como alias tu bem sabes… simplesmente agr nao te dá jeito). O que interessa é a comparacao passivo com ativo. Ja para nao falar que hoje temos um volume de negocio totalmente diferente. Divide o nosso passivo pelo volume de negocios atual e compara com 2018. Talves fiques surpreendido com a diferença.

É evidente que estamos hoje mt melhor do que ha 5 anos. Basta olhar a factos. Capital proprios, VMOCs, ativo currente / passivo currente, volume de negocios / passivo…
Podia ser melhor? Sem duvida. Sempre

1 Curtiu

Uma nota do caso Leao… Os valores ja foram registados em 20M€ neste RC de facto…

… mas penso que nao vi mal e caiu praticamente ZERO € nas contas.

Agora imaginem que o Sporting ja tinha recebido o dinheiro desse Anormal… o Sporting poderia simplesmente pegar nessa liquidez e limpar mais 20M€ do seu Passivo (nao quer dizer que o faça, mas poderia faze lo).

E assim com um Lucro de 25M€, abatia-se 47M€ de Passivo num ano. Que era so EXCELENTE para as nossas contas.

Resolvida parcialmente. Ainda existem as VMOCs do Novo Banco.

Retenho que então não estás a bater nos resultados em si.
E aquilo que eu estou a dizer também é apenas que a situação é melhor do que era há 5 anos.
Nada mais.

Não estava aqui a fazer um juízo de valor a direções.
Mas vou fazer agora:

Este resultado, embora razoável, a mim não me satisfaz muito. Apenas o considero positivo dado o histórico ruinoso do clube.
Não vou chegar ao extremo de dizer que se fez um mau trabalho, comparativamente a direções anteriores, mas tenho que dizer que os resultados podiam e deviam ter sido melhores.

E não foram melhores porquê?
Porque alternámos bons mercados com muito maus mercados.
Isto até podia ser aceitável se os maus mercados tivessem sido apenas resultado de mau scouting, mas não. Foi pior do que isso, foram mercados absolutamente inexplicáveis que resultaram de uma política errada e errática.

Estou a falar obviamente do mercado do Jesé (…) e estou a falar do mercado de 2022.
O mercado do verão de 2022, já o disse várias vezes, foi um crime contra o SCP.
Destruiu-se um plantel com 4 ou 5 perdas não substituídas de forma competente (raro exemplo de destruição acelerada de valor).
Vendeu-se mal (a venda do Palhinha foi um caso de polícia aprovado por meio fórum).
Comprou-se ainda pior (loja dos 300 nuns casos, lesionados crónicos noutros, houve de tudo o que é errado,…).
E no fim, com um plantel pior, aumentamos custos e ainda conseguimos falhar uma Champions deixando de ganhar 50ME.

Foi um cataclismo!
Sem este cataclismo, as nossas contas estariam uns bom 60 ou 70ME mais positivas.
E é disso que todos os Sportinguistas são credores desta direção.

Por isso, sim.
Não acho que estes resultados razoáveis sejam o resultado de uma gestão de excelência. Bem longe disso.

Agora, também tenho que dizer uma coisa:
Gostei muito do mercado deste ano.
Poucas contratações de jogadores que podem valer muito no futuro. Sempre defendi isto.
Este é o segredo de um clube de sucesso!
Se esta direção mantiver nos próximos anos esta política, vai passar a merecer o meu apoio porque, acima de tudo, é esta política que me interessa. Esta política tem, para mim e para o SCP, um valor transformador verdadeiramente estratosférico que penso que poucos entendem sequer o seu alcance.
O resto, para mim, vale zero ou quase.
Se voltar a mudar de política, continuarei onde tenho estado:
Desconfiado e sem apoiar ninguém porque ninguém merece o meu apoio.

Mas não nego:
A politica deste ano foi uma verdadeira luz ao fundo do túnel. Acertaram!
Espero que decorem isto e não tenha sido apenas sorte aleatória…

Mesmo que o NB converta em ações e nós fiquemos fora disso, já vamos sempre manter maioria na SAD.
Esse é que era o problema e está resolvido.

Não tenho a certeza, mas acho que as VMOCs do Novo Banco mais as acções da Holdimo, se não chegam à maioria, ficam muito perto.

Se estivermos anos sem ir à Champions, não haverá salvação para nós.
Isso é um facto.

Na altura da compra das ações fizemos aqui as contas e não havia forma de perdermos maioria.
Esse problema está resolvido.

Não quer dizer que não seja um bom negócio comprar também as do NB.

1 Curtiu

De memória. As VMOCs eram cerca de 120M € nominais, acho que igualmente repartidas entre o Millennium e o Novo Banco. O CS em posse do Clube era cerca de 60M € e a Holdimo 20M.
Certo, não perderemos a maioria. Mas se houver um investidor que compre a posição da Holdimo + NB, fica com uma posição importante.

Tens aqui a explicação, senão continuava pior.