Relatório & Contas Sporting SAD 3º trim 2020/21

**Dividas a fornecedores 76 M

Dividas a AGENTES DE JOGADORES 37 M**

Dividas a agentes 37 MDividas a agentes 37 MDividas a agentes 37 MDividas a agentes 37 MDividas a agentes 37 MDividas a agentes 37 M**Dividas a agentes 37 M****

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A Sad está ingovernável!

Tens o Ugarte neste relatório e as transferencias deste Verão.

São escolhas.
Mas não tem de ter.

Cheira-me é outra coisa, esta direção fez tanto hype da Nike, diz que fez o maior número de vendas e não metia no relatório ? especialmente num relatório com saldo tão negativo ?

Não é bem assim. Esse tipo de eventos costumam aparecer nos relatórios mencionados como factos subsequentes relevantes depois do fecho do exercício mas antes de ser escrito o relatório.
Se fosse algo relevante, apareceria a menção (não valores). Ainda não li o relatório para ver isso.
Se tivéssemos feito um contato anual superior ao recebido pela macron, acredito que fosse mencionado. (obviamente que não falo de vendas)

Há outro tópico para esta conversa mas nas DF’s é que não te aparece nada de certeza da Nike a não ser que te tivessem adiantado já receitas! Só se vendeu a partir de 1 de Julho

Sim, também pensei que te estava a cheirar isso.
Pessoalmente, não falo antes de ver. Esta gente é traiçoeira, deixa este tipo de merdas no ar para descredibilizar depois.
Não que acredite que a Nike pague mais que a macron, nunca na vida isso iria acontecer.

Eu revi o documento inteiro e não existe uma palavra Nike que seja, podes tentar tu próprio control + f e escreve Nike ou fornecedor de equipamento / artigo, o que quiseres.

Indiferente. Também não está lá a Betano.

Não digo que não haja razão para desconfiar (com esta maralha, há sempre), mas por desconfiar dessa gente é que não quero falar antes de tempo.

Não estou a discutir isso e de forma geral negócios grandes que se tenham fechado após o ano fiscal mas antes da publicação do R&C é normal que sejam publicados mas acredito que não apareca. Mas tu falaste no números das possíveis vendas e não existirem menções a valores e isso seria impossível porque as DF’s serão sempre e só até 30 de junho e Nike ainda não estava connosco

Porque não é relevante também. Quem vendeu foi a NOS e não o SCP. Só recebemos 25 de mais valia, que será irrelevante certamente no bolo final.

Sim mas pelo menos o anuncio de novo patrocinador, fabricante de equipamentos eu creio que fosse necessario, especialmente se houvesse um contrato assinado conosco a receber valores por época.
Com a macron pelo menos havia essa parte.

Segundo o que tu disseste, que deveria lá estar a Nike mesmo que não recebêssemos nada por isso (e não se recebeu, porque o contrato em vigor até ao último dia era com a macron), porque era um facto importante. Mas a Betano (até a bitci) também são e não estão ali.

Não confio nessa gente ao ponto de achar que eram anjinhos para fazer disto tema de conversa.

Sinceramente acho que temos problemas maiores que esses…há coisas que assustam principalmente passivo corrente e daí quererem emitir o EO

Hoje não estás a atinar comigo. Não escrevi nada disso que estás a dizer. Disse que o contrato com patrocinador desportivo seria referido, como eram este tipo de eventos em anos anteriores, se o valor do contrato feito fosse maior numa ordem de grandeza considerada relevante para o próximo exercício. Foi isso que escrevi, o relevante em RC é dinheiro, obviamente, não é uma simples mudança de marca sem receber nada. Isso seria irrelevante para o caso que está a ser tratado e seria uma explicação para não ser mencionado. O mesmo se aplica aos contratos com as empresas que mencionaste (os turcos já entraram um pouco fora de hora e em cima do acontecimento pelo que não incluo nesta “minha” teoria).
Exemplo de outro facto relevante seria a entrada na Champions do “proximo ano” e movimentações de jogadores posterior (penso que deverá estar a menção a isto tb). Está referida no relatório?

Sei lá se está lá a entrada Champions, mas se estiver faz sentido porque foi adquirida antes de 31 de junho. Os novos patrocinadores aparentemente não estão lá, mas faz sentido porque só entram depois de 1 de julho. Até pode dar-se o caso de ter sido a Nike a pedir confidencialidade, mas como também não aparece a Betano vai daí tem mais a ver com as datas.

Não estou a dizer que não vir descriminado está bem ou mal, por mim está mal. Também não estou a dizer que a Nike paga mais, já o disse aqui várias vezes que é minha convicção que a Macron pagava mais e era preferível a esta aberração que temos agora. Aliás, só um parvinho acredita que o contrato com a Nike é melhor, mas wtv.

Só não acredito muito que o esconderam de propósito, primeiro porque não há maneira de o fazer no próximo exercício e segundo porque se for um mau contrato mau era preferível saber-se dele agora com o Sporting campeão do que daqui a um ano sabe-se lá em que situação (e mais perto das eleições). Não vejo o objectivo.

É preciso ter em atenção o que esta gentalha anda a fazer mas porque desconfio de tudo vindo dali, prefiro esperar por dados concretos para criticar. E há muita coisa mal nesse relatório, não é preciso ir malhar numa incógnita para ter tema de conversa. Até acho que descredibiliza, já falámos mais sobre uma incógnita do que de factos, por exemplo a batelada de dinheiro que se deve a empresários.

Perante estes números, a nossa moral para andarmos a falar dos lampiursos e do porto estar com a corda na garganta é ZERO… Temo que estejamos a voltar aos tempos do Godinho…

Duas coisas

• Sugiro que se fale deste R&C no seu tópico
  • Para lá com as contas de FM. Estas contas são um desastre e o “break even” contabilístico vem com 80M a fornecedores, 60 em factoring e um EO de 50M.

A SAD está de rastos.

1 Curtiu

e o clube caminha para pior, a divida a sad já está nos 20M€.

Em relação à 1ªsugestão, aceito porque está correta.
Mas fica para a próxima…

Relativamente à 2ª:
Eu faço as contas que bem me apetecer e mantenho obviamente tudo o que disse que considero altamente relevante. E não és tu e nem ninguém que me vem dizer o que devo dizer ou devo deixar de dizer aqui no fórum ou noutro lado qualquer.
Era só o que faltava…
Preocupa-te é com o que tu dizes.
Cada um que faça o mesmo…

O meu bottomline é:
A 1ªcoisa que temos que conseguir é o breakeven de exploração que é sempre o mais difícil e tem a ver com a estratégia que é definida para o clube (neste caso, a SAD).
É nesta DR que melhor se vê se estamos a caminhar bem ou mal.
Neste momento, a direcção tem obrigação de o conseguir para o triénio em curso, algo que já não seria mau.

Conseguindo isto, e atenção que ainda há pressupostos a confirmar para isso ser viável como por exemplo os moldes reais do negócio NM, só por muita incompetência não conseguirá alinhar a questão das disponibilidades financeiras de curto e médio prazo com as responsabilidades assumidas.
Só com exercícios sucessivos positivos esta questão deixará alguma vez de existir.

Preocupa-me é planear EO elevados depois de apresentar prejuízos destes, isso sim…
Isso é realmente um risco pois não inspira grande confiança nos investidores!
Se corre mal fazemos o quê?
Mas isto é algo que a direcção tem MESMO que resolver e mal de nós se não o conseguissem.

PS:
E atenção que temo que este EO possa mesmo não correr muito bem.
É bom que haja plano B, C, …