Reforços a sério para o SCP (com qualidade e experiência)

Pesquisei por um tópico parecido mas não encontrei nenhum que abordasse exactamente o assunto que este pretende abordar…

trata-se de um misto de planeamento estrategico para o futebol e reforços-mais caruncho a caminho…

a ideia é apresentarem (ou simplesmente nomear) jogadores que tenham aquilo que considerem “nível Sporting”…

sei que uma fatia importante do que deve ser o nosso plantel se apoia na academia… contudo, a qualidade dos jogadores vindos da academia nem sempre se impoe de imediato nos seniores pois é necessario dar tempo para uma boa e calma adaptação ao futebol senior…

acho importante que os jovens jogadores que chegam da academia se envolvam num ambiente tranquilo, estável, ambicioso, com espirito de conquista e com uma dinamica vitoriosa…

ora para isso acontecer é preciso existir um plantel equilibrado e de qualidade… nao muitos jogadores mas uma base de cerca de 18 a 20 jogadores de qualidade, com alguma experiencia e sobretudo a quem possam ser exigidas vitórias…

sabendo que os nossos jovens jogadores que realmente têm qualidade dificilmente conseguem cá ficar até terem um nivel de experiencia assinalavel é (ou nao, depende das opinioes) necessario adquirir jogadores que sejam verdadeiros reforços e peças chave da nossa equipa…

este tópico incide sobre esses jogadores a contratar para a equipa senior que tenham qualidade tal que nos permita lutar seriamente (e nao de forma esporadica) pelos nossos (é relativo pois cada um tem os seus) objectivos…

nao me estou a referir a sonhos ou desejos mas aquilo que voces realmente acreditam estar ao alcance do sporting…

resumindo, que jogadores poderia o sporting adquirir que fortalecesse o plantel até ao nivel por cada um de vós exigido?

por exemplo:
nao vale a pena falar de kaka, cristiano ronaldo ou drogba…
mas tambem nao me venham com china, matheus ou dady (por muito potencial que possam ter ainda nao mostraram qualidade ao mais alto nível)…

falo de jogadores de top que o Sporting , por uma razão ou por outra, poderia ponderar a sua aquisiçao.

dando alguns exemplos:

-roque santa cruz (nesta pré-epoca)
-micolli (nesta pré-época)
-rochemback
-andrés d’alessandro
-pierre wome

Dos que falas, ganham todos mais de o dobro do jogador mais bem pago do clube!

Mas se quizeres criar estas disparidades no plantel tens de estar preparado para arcar com as consequencias!

nao sendo um fora-de-serie, pedro mendes é um mto bom jogador, com provas dadas ao mais alto nivel, e acho q era aproveitar nao estar actualmente a ser uma aposta regular, para começar ja a trabalhar a sua contratação!!

eduardo do setubal (emp.braga) tb julgo ser uma boa aposta para 2º guarda-redes (para rui patricio poder rodar e ganhar maior experiencia competitiva)

Ontem estive a ver o jogo do Braga e pela maneira como o Linz se move durante o jogo, acho que poderia ser uma boa companhia para o Liedson.

se isso me garantir uma maior probabilidade de ser campeão e de chegar aos quartos de final da champions estaria preparado para isso…

talvez haja uma maneira halidosa de mascarar essa disparidade… tipo premio de assinatura…

o caneira e o rochemback deram a entender que estavam dispostos a jogar no Sporting por um salário mais baixo que o que auferiam…
quando se falou no interesse dos orcs pelo santa cruz este veio dizer que estaria disposto a baixar o salario…

apesar da importancia do dinheiro a atractividade de um clube depende de outros factores nomeadamente as vitorias e o reconhecimento internacional.

neste momento não há vitorias, nem reconhecimento (há os putos vendidos mas nao quero que o sporting seja conhecido la fora apenas por ter uma boa escola) e dinheiro há pouco…

no espirito deste topico estava a pensar mais num jogador tipo diouf…

Se estás antes a pensar num suplente do ultimo classificado da premier league, então não tenho nenhuma ideia :rotfl: :rotfl:

Infelizmente não vejo suficientes jogos para contribuir com nomes concretos, mas penso que para Janeiro se deveria optar por jogadores que já tenham estado no Sporting (Roca e Caneira são óbvios) ou que já joguem no nosso campeonato. Senão, para entrar logo teriam de ser jogadores de topo e aí entramos no terreno do irreal.

Gabriel Agbonlahor:atacante
Já o vi jogar varias vezes por o Aston Villa.
Um dos mais rapidos da Premiership,quanto a mim já ultrapassou Diouf’s e Anelka’s principalmente se tivermos em conta os problemas que estes dois ultimos deram com disciplina por os clubes onde passaram.
Natural de Birmingham.Gabby tem um futuro risonho á sua frente
Quem me dera que o Cácá explicasse o porque de miudos destes nao jogarem no Sporting.
Nós estamos na CL o Aston Villa nao,acho que por o menos m contracto de dois anos ele assinava,agora já deve ser tarde.

Acreditas mesmo que algum jogador inglês que seja jovem e promissor ao ponto de já ser titular num bom clube da Premier League como é o Villa, quer vir para Portugal?

Tive a mesma ideia para o meu blog. Como não quero estar a escrever tudo de novo aqui vão os meus dois centimos em video:

Mario Bozic. numero 20. Médio box-to-box. 1,81 metros, 78 kilos. Passes de 50 metros, livres, remates, golões, estampa física, visão de jogo, raça na luta pela bola e aparece na área a finalizar. 24 anos. Contracto expira em junho 2008.

Video mais resumido

[youtube=425,350]mario bozic - YouTube

Video pormenorizado

[youtube=425,350]mario_bozic_1 (www.jurkicsport.com) - YouTube

Joga no campeonato hungaro no FC Fehervar, duvido que seja mais caro que o Purovic e que receba mais que o Farnerud. :arrow:

Se não for indiscrição posso saber como descobriste este tipo? Se tiveres mais tipos deste referenciados, se calhar devias era mandar o curriculo para a SAD.

Eu não tenho curriculo, tenho um notepad com lista de alguns jogadores que gostei de ver em jogos que vi ou nos videos do youtube e que por alguma razão me chamaram á atenção. Uns como é o caso do Agbonlahor já foram caçados.

O Bozic é um grande jogador e não é de agora. Tem vindo sempre a subir na carreira. Não é dificil encontrar bons jogadores, nem é preciso suar muito, o Bozic foi “descoberto” num dia em que pesquisei pela liga hungara e ele constava nos melhores marcadores, meti no youtube o seu nome e fez-se luz. Acho que não engana este!! E há certos paises onde o futebol corre nas veias, ali para os lados de Itália, Croacia, Bosnia, Hungria é um viveiro. Nós andámos lá perto, só não olhámos a fundo…

Ah, então não viste jogos do moço? É que o Celsinho parece que tb foi escolhido assim, bem como o Purovic… Relembro que o Puro, à base dos videos no youtube, era o preferido do forum na pré-epoca.

Como acho prioritário um avançado, recomendo o César Delgado, argentino que joga no Cruz Azul do México e que, na minha opinião, faria boa dupla com o Levezinho.

É um avançado móvel, raçudo e muito bom finalizador. Não tenho aqui os dados comigo, mas creio que é internacional A argentino.

Do Cruz Azul do México não deverão pedir nenhuma fortuna…e lembremo-nos que o Romagnoli andava lá perdido

Não sei se há vídeos dele no You Tube, mas quando tiver mais tempo procuro…

O tópico é interessante desde que fique bem sublinhado desde o início que do que se trata é de…

• Jogadores feitos (não é os do potencial para explodir daqui a 5 anos);
  • Jogadores com experiência;
  • Jogadores com qualidade suficiente para ser titular de caras no Sporting;
  • Jogadores que em teoria o Sporting teria possibilidades de contratar.

Ou seja, para lancar nomes já temos o tópico do caruncho. É preciso pois que aqui apareca uma boa fundamentacão para estes 4 parâmetros e que dê credibilidade ao tópico, parece-me eu, caso contrário, será um Caruncho II.

É assim eu acho que há videos que revelam a qualidade de um jogador, que se vê pormenores.

Por exemplo: mesmo não conhecendo no jogo jogado o Dusan Basta, ao veres os videos dele a conclusão não pode ser outra: bom jogador. O memso acontece com Celsinho e Bozic e outros. Agora onde é que ha videos com volumes do Purovic de 8 minutos? E do Farnerud? Isto é prospecção virtual, logicamente baseada em estatisticas positivas do jogador em questão.

O Bozic cumpre os requisitos mínimos do Paracelsus, claramente! ;D

a ideia do topico era mais definir o patamar máximo que podemos pedir á direccao em termos de reforços…

se a saida do miguel veloso se efectivar ficaremos com dinheiro em caixa que poderá ser usado para reforçar seriamente a equipa de futebol…

imaginado que cada um de voces é o caca e que o fsf vos diz que o orçamento para a próxima época é de 50 milhoes de euros (game boxes, publicidade, receitas de televisao, champions league - se ficarmos em primeiro ou segundo-,venda de jogadores) quais seriam os jogadores que acham possivel o Sporting adquirir tendo em conta os seus objectivos…

(atenção que o orçamento engloba todos os gastos com a equipa, salarios de todo o plantel durante a época, deslocações, compras)

se o orçamento para esta época é de cerca de 25 milhoes euros e gastou-se 9 em aquisicoes fica-se com 16 milhoes para salarios e gastos correntes…

ou seja de 50 milhoes ficar-se-ia com cerca de 34 milhoes de euros (ia arredondar isto para os 30 mas depois pensei que se entram jogadores tambem têm que sair outros ou seja considero que o que deixamos de pagar aos jogadores que vao sair sao 4 milhoes de euros)

resumindo: têm 34 milhoes de euros para contratar jogadores (passe, premio de assinatura e salario anual)

quais são os jogadores que poderiam definir a qualidade e objectivos do Sporting?

ou seja, nao podem pedir o geromel e depois dizerem que querem passar aos oitavos da champions…

quais são os jogadores com “nivel Sporting”?.. (nao jovens promessas ou desconhecidos com maior ou menor potencial porque isso é o que temos feito e não está a dar grandes resultados)…

mais dois exemplos, agora do passado:

jardel
schmeichel

e um recente.

caneira

Sendo assim e com os trunfos que temos da academia, podiamos negociar qualquer jogador pelo Veloso mais os milhões:

Assim para avançado temos o Nilmar, o Brandão, o Josiel (todos estes já foram referenciados pelo SCP), o Martin Palermo este ultimo sendo o meu favorito, muita experiencia força e vontade e em portugal era capaz de ainda fazer umas duas épocas jeitosas, conjugado com o Romagnoli tinha tudo para a adaptação.

A nível defensivo é bom que se começem a comprar jogadores com porte físico elevado, Geromel é uma solução viável já que a dupla Tonel e Polga só precisa mesmo é de um concorrente sério para a posição, Gladstone tem estado infeliz. Dusan Basta (tambem referenciado creio eu) seria mais que uma certeza. E claro Caneira. A defesa ficava de luxo.

No meio campo é onde surge a maior lacuna, falta alguem que pegue no jogo, tipo Lucho. Se o “meu” Bozic é um tiro no escuro então teremos de tentar de novo Rochemback. D’alessandro seria um must. Pedro mendes e Tiago é utópico. Realistas: Andrés Madrid e Olberdam, não para primeira linha mas para um banco capaz de entrar em campo e não descer a qualidade abaixo de um Caranguejeira como tem vindo a acontecer. Adrien tem de ser reforço.

ora aí está… a ideia era esta mesmo…