Referendo ao Emblema?

Não? Em que sentido? (Pergunto genuinamente).
Estes emblemas parecem-me bastante adaptados a isso. Aliás, usei-os como exemplo porque são dos poucos que se vê pela Internet com um grafismo que parece mais actual; isto é, não são um bordado.
Talvez no leão usasse menos “tracinhos”, ou pelo menos traços mais bem definidos, mas mantendo a mesma silhueta.

Também gosto muito. Infelizmente não sei mexer nestas coisas de edição de imagem, mas gostaria de ver esse logo com uma boa definição, um rebordo mais fininho a prata, bem como o leão, com o fundo e a coroa a um verde assim escuro. Acho que ficaria incrível (wink wink a quem saiba fazer :grin::grin::grin:)…

@bukowski, encontrei aqui nos meus arquivos o teu logo na tal versão “gráfica” que eu falei.
Obviamente, não fui eu que fiz. Vai na volta foi o @RASHID também :sweat_smile:
IidN8x8
Emblema-SCP-2021

3 Curtiram

Vocês no gostam mesmo desse leão? Credo

coisas m’ai lindonas! :heart_eyes::heart_eyes:

1 Curtiu

Esses tenho quase a certeza que não fui eu.
Principalmente porque para mim o Sporting não é amarelo, e acho que é das piores coisas que fizeram no símbolo novo foi a introdução da nova cor.

1 Curtiu

Qualquer um destes seria lindo.

Já que os clubes estão a voltar todos aos símbolos antigos, devíamos fazer o mesmo

1 Curtiu

Não gosto de criar off-topic. Mas já que se fala em rebranding, o que vós acha disto?

1 Curtiu

O antigo tb era uma bela cagada.

Que horror.

Entre o novo e o antigo não sei qual o pior.

Repara que o terceiro não é caso para declarar que não tem escudo… O que acontece é que o escudo é redondo… Isso tem a vantagem de fazer “crescer” um pouco mais o Leão, o que permite um maior equilíbrio entre a sua dimensão e a das letras…, parece-me.

1 Curtiu

Acho a tua intervenção bem boa e também eu prefiro o 3º emblema com o escudo redondo… Só queria dar-te o alerta de que o escudo que apresentas com as armas reais NÃO é o ESCUDO IBÉRICO… É que esse livro heráldico foi desenhado sob influência estrangeira… O escudo ibérico é o que existe na atual bandeira nacional…, arredondado na parte inferior.

Encontrei estes pela internet :blush:

1 Curtiu

Gosto do primeiro mas tirava as linhas de fundo. Pena o amarelo do segundo

1 Curtiu

Para mim, a mudar o emblema, seria sempre para algo assim. Os tons podiam variar (verde mais escuro), podia incorporar-se dourado, mas a base que gostaria era algo semelhante a esses. Esteticamente, o meu preferido é o terceiro, mas também me custa ver o emblema sem aquele escudo característico.

Por acaso uma mudança ao emblema é algo que ja me passou varias vezes pela cabeça mas confesso que não sei que direçao se devia tomar.

Pessoalmente, eu não cresci com o emblema antigo e por essa razao nao tenho nenhum amor especial por ele (mudámos de emblema quando eu tinha +/- 5 anos). Alias, em relaçao ao emblema antigo, nao gosto da tipografia da coroa (apesar de reconhecer o quão iconica é pois é muito caracteristica). E também acho que o emblema tem um aspeto muito datado nos seus detalhes apesar de gostar bastante do formato e do quão unico é. Também não gosto do ovo que se usou numa das épocas da Macron. Nunca gostei em nenhum clube e no nosso não é exceçao.

Na minha opiniao, o emblema atual é o melhor conseguido mas percebo a 100% as criticas que lhe fazem e até concordo com elas. Dito isto, não sei bem em que direçao quereria que o emblema fosse. Se fosse possivel fazer uma modernizaçao do escudo de uma forma nao tao minimalista como foi feito em 2001 seria uma boa opçao a meu ver. Algumas das opçoes que apareceram ai redondas com o brasao la dentro também nao eram más, tenho só receio que sejam um bocado genericas demais. Acredito que o nosso brasão é bastante único e que seria a forma ideal de mantermos a nossa identidade e nos diferenciarmos.

Não trago nada de novo à conversa mas apenas queria deixar a minha opiniao pois se algum dia houver mudanças ao emblema, acho que era importante termos varios pontos de vista.

4 Curtiram

Eu também gosto do terceiro…, mas se quiserem manter o formato do escudo é fácil…, era só fazer a bordadura (com o nome e ano) acompanhar exatamente o formato do escudo, em vez de a fazer redonda sem motivo especial para isso.

Hoje em dia não consigo andar a mexer no Photoshop, mas gostava de ver como ficam estas duas ideias:

1. Retirar o texto (Sporting Portugal) do actual símbolo e prolongar as listas, de onde começam até ao fim do escudo.

2. Bipartir o interior dessa versão mais modernizada do antigo escudo, estilo equipamento stromp, com o leão por cima, a branco na metade verde e delimitado a preto ou a verde na parte branca.

Confuso? O que me chateia mais no actual símbolo é o arco de “Portugal”.

1 Curtiu

image
Só uma consideração sobre a questão do metal do Leão (pode ser ouro ou então prata).
Se for verdade que Fernando de Castel-Branco (no célebre passeio no paredão da Cidadela em 1907) apenas pediu a José Alvalade que não repetisse o fundo azul, então não há fundamento na origem da tradição que impeça de optarmos pelo Leão de ouro em vez de prata… O Leão dos Castel-Branco sempre foi de ouro.

1 Curtiu