Recuperação do património vendido

Tem sido muito discutida por aqui a tão desejada recuperação do património vendido no passado como é o caso dos terrenos do antigo estádio, o Alvaláxia, Cuf, Holmes Place e o Edifício Visconde de Alvalade.

Um dos meus maiores sonhos como sportinguistas é a recompra de grande parte ou mesmo de todo este património que nunca devia ter deixado de ser nosso.

Como eu, muitos outros sportinguistas partilham este sonho que acredito que se posso começar a tornar realidade erguendo em Alvalade uma verdadeira Cidade Sporting.

Na minha opinião, era fulcral recuperar o quanto antes os terrenos do antigo estádio, pois a partir do momento que se começar a construir os imóveis que estão planeados para aquela zona, os terrenos passam a ser irrecuperáveis para o Sporting. Os terrenos poderiam servir para construir mais um pavilhão, arenas de treino, um mini estádio com pista de atletismo, piscinas…

É igualmente importante, na minha opinião, recuperar o Alvaláxia pois está com um aspeto muito degradado, chegando ao ridículo de serem vendidos produtos dos rivais na loja Maria. Poderia servir para construir um museu maior e com mais condições para expor todas as nossas conquistas e história nas diversas modalidades, uma loja verde como o Sporting merece, uma zona de restauração, uma zona para sócios…

Quanto ao Alvaláxia, Cuf, Holmes Place e o Edifício Visconde de Alvalade estão à venda, já quantos aos terrenos do antigo estádio ninguém sabe muito bem em que estado os projetos estão e se quem os comprou tem interesse em vender.

Depois de tanto off-topic em vários tópicos do fórum e depois do tão desejado pavilhão finalmente construído acho que estava na hora de abrir um tópico para se discutir a recuperação do que nunca que devia ter deixado de ser dos Sportinguistas.

Eu acho que seria fantástico reaver este património, tal como os terrenos do antigo estádio… mas começar por aqui seria óptimo!

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

A grande questão é sabermos qual a disponibilidade financeira que temos, e alguns compromissos que temos previstos para as reservas que temos.
É certo que dinheiro há, não para todo mas já para parte significativa do património da Silcoge. Em principio, brevemente existirá mais, não sabemos o quanto, dependemos de William, Adrien, Gelson à cabeça.

Mas há um pequeno pormenor, esse dinheiro “era” para a recompra das VMOCs, sendo que temos até 2026 para as recomprar. O patrimonio talvez não tenhamos tanto tempo…

Outro aspecto é o de não sabermos da disponibilidade da MDCI para negociar todo ou parte dos terrenos; Também não sabemos se a Silcoge está disponivel para vender o seu patrimonio em parcelas, e quais interessam ao Sporting.
Isto já foi discutido em off-topic entre nós e não parece existir consenso sobre o que deve ou não ser prioridade na recuperação

Agora que seria magnifico isso vir a acontecer, seria. Eu idealizava uma autentica cidade Sporting, onde todos os “tentaculos do nosso polvo” estivessem ali, concentrar todas as nossas valências.
No meu sonho teriamos mais um mini-Alvaladinho de 8/10.000 pessoas, onde seriam realizados os jogos dos Juniores, da equipa B e Femininos. Esse estádio teria uma pista de atletismo, onde construiriamos o nosso centro de alto rendimento; Construiriamos mini-pavilhões mais modestos para treino e formação, eventualmente debaixo das bancada do Alvaladinho

Gostaria de ver reabilitada toda a zona envolvente, e dentro do possivel transformar toda a area numa zona de passeio e lazer com varias actividades ao fim-de-semana em que houvesse sempre gente ali, houvesse ou não jogo em Alvalade

Gostava ainda de transformar o Alvalaxia em mini-multideportivo, onde a prioridade seriam actividades de ginastica, esgrima, artes-marciais, iniciação ao futsal, ao andebol; um Fun-center Sporting, com pinturas. actividades, teatro e mini-cinema Sporting; um local onde os pais pudessem deixar os miudos enquanto iam trabalhar. As funcionarias vestiriam equipamentos do Sporting em todo o lado, o vendedores, as educadoras de infancia, os vendedores de bilhetes de cinema, tudo…

Queriam um Mega-Museu e uma loja Verde à dimensão do Clube. Não estes remendinhos que infelizmente foi o possivel ter

Estou com pouca bateria, não posso alongar mais, … Mas porra é pedir muito? NEm estou a exijir uma piscina Olimpica de ultima geração, nem uma arena para o Futebol de Praia, nem falei do Golf nem da equitação. Para já era importante começarmos só com o basico :mrgreen:

Concordo com tudo, ter uma envolvente só de Sporting por toda a zona à volta do estádio era brutal. Iria mostrar ainda mais a grandeza do nosso clube, não nos dedicamos apenas ao Futebol, acima de tudo, somos a maior potência nacional e umas das maiores da Europa e do Mundo.

Continuar a evoluir é o que se pretende e acredito que o nosso Sporting vai crescer ainda mais.

Ler o pessoal a dizer que gostava de ver o Alvalaxia transformado num multidesportivo desfaz-me a alma.

Tudo a volta ser Sporting… Era um sonho…

Como estamos muito limitados em termos de espaço existente à volta do estádio e do pavilhão, acho que não se devia investir mais qualquer cêntimo neste sitio!!
Na minha opinião e acho que não é nenhuma utopia, deveríamos estudar a possibilidade da construção de uma verdadeira cidade Olímpica construída aos poucos a longo prazo e por módulos mas noutro local da Capital com uma vasta área onde se estendessem todas as modalidades (do futebol à canoagem) desde a formação até aos seniores e incluindo a construção de um colégio para todos os/as atletas em idade escolar.
Como o nosso Presidente Bruno de Carvalho anunciou a construção do Centro de Alto Rendimento do Atletismo acho que deveria ser esta a primeira obra da verdadeira Cidade Sporting.

Poderia ficar mais em conta a construção de uma espécie de “cidade das modalidades” noutro local, mas apesar dos terrenos do antigo estádio serem bastante limitados e mais caros, essas infraestruturas de apoio às modalidades deviam ser construídas junto ao estádio e ao pavilhão João Rocha.

Alvalade tornava-se uma zona onde se respirava mais Sporting todos os dias, com diversas modalidades a jogarem na nossa casa, tudo próximo o que facilitava a afluência de adeptos e facilitava os verdadeiros dias de Sporting.

Para além de que os terrenos como se encontram agora abandonados, dão um apesto degradado a Alvalade.

Expliquem me só uma coisa: aquela proposta que foi chumbada em AG no mandato do franco, não era a venda de património não desportivo (Alvaláxia, CUF, edificio sede, etc)?
E mesmo assim foi vendida, contornando a decisão da AG?

E €€€€ para essas megalomanias? :joy:

Não há.

Tentar comprar o acoplado ao estádio, só aqui estão 40M€. Depois disso é arranjar o básico e pouco mais. Não há dinheiro para rescindir os contratos do LIDL, dos cinemas, dos restaurantes, e das poucas lojas. Mesmo se houvesse, não há dinheiro para reconverter o espaço.

O que vai ter de acontecer é tentar comprar aquilo e deixar andar, tentar gerir para que seja auto suficiente e não mexer durante uns 10 anos, até depois de pagar as VMOCs. Deixar os contratos acabar para não pagar indemnizações, e ter a folga necessária para reconverter. Não será barato.

Quanto aos terrenos, é deixar andar o processo que (supostamente está em tribunal). Se o Sporting ganhar aqui estão mais 60M€ para desembolsar. Aqui não há contratos para deixar acabar mas também não há €€€€.

A solução é ajardinar aquela área e/ou construir 1-2 pré-fabricados para treinos que fique relativamente barato. Talvez um dia dê para mais. Mas só para comprar o acoplado vai ser hercúleo quanto mais recomprar os terrenos.

Quanto aos terrenos ao pé do metro é ignorar. Tudo aquilo está inserido no projecto do metro e não dá para fazer mais. Se construirem os três edifícios iguais ao da NOS construíram. Não fará diferença. Aliás é tentar convencer a CUF a ficar com um deles e ficar com o acoplado deles livre.

Parece-me sensato. A prioridade é mesmo readquirir, reabilitar, remodelar e rentabilizar o que já está construído. Se a situação dos terrenos do antigo estádio está em águas de bacalhau, isso até pode dar o tempo necessário para adquirir o resto do Complexo, e ainda conseguir ficar com os terrenos no fim.

Sim, não respeitou o número de votos a que os estatutos obrigam. Passaram por cima e venderam a mesma.
Mais, o valor comunicado na AG não foi atingido e ainda assim ainda se acharam no direito de comer umas comissões, enfim…

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

Discurso na assembleia geral de 23/06/2017, em que o presidente fala do interessa da SILCOGE em vender o património que comprou no passado (Alvaláxia, Cuf, Holmes Place e Edifício Visconde de Alvalade).

minuto-50:59s

Recomprar patrimonio sim, mas única e exclusivamene no pressuposto de haver um projeto economicamente sustentável no médio prazo para o mesmo. De outro modo, ter imobiliário só porque sim é deitar dinheiro fora.

Agradeço que tenhas colocado isto. Só mostra aquilo que eu digo sempre… vão a assembleias, oiçam e perguntem sem andar com opiniões com bases de cubo-de-gelo ao sol.

Quanto ao tema, é das coisas que mais me aborrece é o estádio não ser tudo nosso como devia ser.

Incrível… :wall: e ninguém fez nada…

Então não… De onde pensas que veio as expressões “talibans” e “lambvcas” conforme os lados defendidos na época?
E o nosso “amigo” Rogério que a data era presidente da mesa, que não estava para “entalar” os amigos…
Mas os anos passam, as pessoas têm uma vida para além do Sporting, cansam-se de ser ameaçados, de perder tempo com certas injustiças, de tanta resistência a mudança e afastam-se
Felizmente 2 miúdos deram o pontapé de saída, e abriram espaço a chegada de BdC. Aparentemente agora estamos bem entregues, ou pelo menos anos-luz melhor. Nunca confiando, mas até agora é ao contrário do que algumas franjas pensam, não temos de ser elementos destabilizadores, apenas vigilantes…

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

Quando se vê um presidente interessado no clube onde tenta recuperar aquilo que alguns iluminados resolveram vender sabe-se lá para quê… estamos bem entregues decerteza. A parte patrimonial é muito importante num clube, sinceramente o Sporting gosta muito de ser pioneiro em tudo, foi no estádio, academia, museu, sad…etc etc… mas as vezes não é bom, o nosso estádio não é bom, foi mal pensado, entregue nas maos de projectistas lampiões, nao conheço o do Carnide, mas pelo que vejo na TV é um bom estádio incluindo 2 pavilhões. Eu sei que na altura pouco ou nada se ligava as modalidades, não há duvida que BdC revitalizou e criou competitividade nas modalidades, basta ver a retoma no andebol, futsal, o hoquei, a volta do volei e quem sabe do basquetebol. Nunca percebi a alvalaxia, o nosso museu não mostra a a nossa real dimensão e nao esta adequado a nova realidade, e o multi desportivo ajuda a remendar… bem desculpem de fugi muito ao tema,mas agora se há possibilidade de recuperar vamos a isso, e secalhar dar um remodelação principalmente na Alvalaxia.

Certamente que haverão outras oportunidades no futuro para adquirir o património, portanto, se não tivermos agora condições para comprar não será certamente o fim do mundo.
Acredito que, na fase em que estamos, que não possamos avançar para a compra de todas as parcelas, enquanto adepto e sócio atrai-me a ideia de recomprar o Alvalaxia, o qual acho que se encontra desaproveitado (fiquei triste com a saída da loja verde).