Curioso, quando é para realçar algo de negativo na carreira do PB como treinador do Sporting, aparece logo um tópico como se viu recentemente. Ontem PB como treinador do Sporting tambem igualou um record:
O numero de jogos consecutivos em casa sem sofrer derrota para o campeonato, são 20 (neste miserável campeonato vai em 10)!
Nestas coisas convem ver os dois lados: o bom e o mau.
Nota: Se calhar ontem tambem se bateu um record; 3 golos no menor curto espaço de tempo.
Aqui vem o chato de serviço dizer que este record ilustra a fraca competitividade do Sporting no panorama nacional. Basta comparar o número de jogos mencionado com o mesmo número para recordes semelhantes dos rivais - pena já cá não estar o Golan-Trevize para quantificar! :mrgreen:
Não tenho tempo para fazer essa pesquisa. O Glórias nos anos 70 teve uma Liga sem derrotas, o que equivale a 15 jogos sem perder. Se o Porto de Mourinho na 1º época completa não perdeu em casa aí também já vão 17. Deixo para a imprensa ou alguém com mais tempo fazer a pesquisa, mas se quiserem dizer que o que estou a dizer pode não ser verdade estejam à vontade, os dados acabarão por surgir.
O Paulo Bento tem ainda o record de ter conseguido para o Sporting o maior número de vitórias consecutivas num campeonato. Nem Porto, nem Benfica, conseguiram vencer tantos jogos consecutivamente contando apenas para o campeonato. Foram dez vitórias seguidas (curiosamente o record anterior também pertencia ao Sporting, do tempo de Fernando Santos, em 2003/2004, com nove vitórias, interrompidas com um empate 1-1 contra o Porto em Alvalade), se não me falha a memória, na 2ª volta da época 2005/2006. O problema é que a senda vitoriosa foi interrompida com um golo do portista Jorginho que terminou com a discussão do título em Alvalade. O Sporting acabou por terminar o campeonato em 2º lugar, a sete pontos do Porto. Estes records têm mais valor se estiverem associados a troféus… :inde:
Isso já foi discutido na altura. Se de facto são 10 ou fica a uma vitória ou iguala o record de Marinho Peres no final dos anos 80 - se bem me lembro teve 10 vitórias seguidas e empatou à 11ª jornada em Chaves, com os cromos Sérgio e Bozinowski na equipa.
Parabéns aos Jogadores do SPORTING e ao Paulo Bento e sua equipa.
Não fiquem por aqui e continuem a Ganhar em Casa e Fora, HÁ pessoal que ainda não acredita que isto aconteceu…
Continuem a procura no baú dos porcos e dos lampiões e não festejem as vossas vitórias…
(Agora apareceu-me na memória uma imagem de dois velhos num camarote de um teatro a discutirem por tudo e por nada e deitarem abaixo tudo o que viam…Já Sei! Os Marretas)
Tens razão. O record pertence a Marinho Peres, que venceu os onze primeiros jogos do campeonato de 1990/91. Penso que foi um empate em Guimarães que acabou com as vitórias. A partir daí acabou-se o “gás”. O Sporting terminou o campeonato em 3º lugar a 13 pontos do Benfica…
Em relação ao Sporting perseguir records e os outros campeonatos, não é bem assim. Estes records simplesmente aconteceram. Não houve nenhum objectivo predefinido para tal. Em relação aos nossos rivais, é um objectivo assumido pelo Porto que pretende ultrapassar o Benfica em palmarés. Em palmarés internacional já o conseguiu. Falta-lhe “apenas” vencer 8 campeonatos para igualar o Benfica, se contabilizarmos os da I Liga experimental dos anos 30. Senão, faltam só cinco, contando já com o deste ano. Só em Taças é que ainda estamos ligeiramente à frente do Porto (14 contra 13 e 24 dos lampiões).