Recordar Alvalade - A Alma do SCP (texto R.Andorinho)

Caros,

Gostava de partilhar este magnífico testemunho de Ricardo Andorinho publicado em http://maissporting.blogspot.com/2009/09/ricardo-andorinho-recordar-alvalade.html . Ajuda a perceber o que temos desvalorizado e o que demoramos demais a procurar recuperar.

A.A.

Ricardo Andorinho - Recordar Alvalade

Esta foi a primeira vez que recebi um convite para escrever sobre o andebol do Sporting. É para mim uma honra escrever estas linhas para o maissporting.blogspot.com.
.
Fui contratado para jogar no Sporting no ano de 1994 e, ao recordar esses tempos, é tão difícil quanto emocionante descrever o ambiente que os mais diversos desportistas viviam na conhecida Nave de Alvalade. A diversidade de modalidades e a qualidade desportiva que sempre caracterizou os atletas leoninos fizeram do Estádio José Alvalade um local com uma vida própria e única.
.
Não só conhecemos os atletas de elite desses anos, como conhecemos os adeptos mais apaixonados que passavam várias horas do dia em Alvalade, muitas vezes a circundar o Estádio onde a porta 10A, a entrada da Nave, a porta 1 e a entrada para as modalidades de combate eram paragens obrigatórias. Cheguei a jogar ténis de mesa com atletas consagrados como o meu amigo Pedro Miguel, João Pedro Monteiro ou o Chen. Cheguei a treinar andebol na pista de atletismo ao lado do Rui Silva e da Naide Gomes e cheguei a nadar na mesma piscina com outros campeões. Era normal depois do nosso treino ver o treino de basquetebol ou de voleibol feminino e observávamos os miúdos do futebol de formação a treinarem no pavilhão quando o tempo não ajudava. Cheguei a conhecer o Cristiano Ronaldo e mais recentemente o Hugo Viana e sempre falámos desses anos onde a nossa vida profissional e desportiva se cruzou. O Sporting era para mim o Estádio e o ambiente que ali se respirava.
.
Fiquei tão triste com a destruição da Nave que, na última vez que visitei os meus antigos colegas, perguntei para mim mesmo depois de tanto tempo – Porquê? Será que quem tomou essa decisão não percebeu que havia uma cultura e uma emoção muito grande em relação àquele Estádio? Na minha opinião houve outras coisas que caíram com as pedras.
.
O Sporting renovou o Estádio mas vendeu quase tudo (que era muito no ano de 1994), incluindo um pouco da sua alma. Para além do menor número de modalidades, o espaço está longe de conseguir dar a resposta, a todos os seus visitantes e utilizadores, que a velha mas gloriosa Nave dava.
.
A responsabilidade de tudo o que se passa no Sporting é de todos os sportinguistas.
.
Orgulhoso do Sportinguismo que levo dentro.
Saudações leoninas,
Ricardo Andorinho

:clap: Esse é o espírito leonino, é este o retrato do “meu” SPORTING que está entorpecido!

Grande Ricardo Andorinho. Grande homem, grande jogador, grande Leão.

Temos saudades. :clap: :clap: :clap:

O Sporting sim, é isto! :arrow: :clap: :clap:

Este texto já estava no tópico do handebol,mas devia ser afixado em todas as paredes

perto do nosso estádio.

Houve outras coisas que caíram com as pedras,a essas coisas eu chamo SPORTINGUISMO!!!

Já o tinha lido e comentado no tópico do Andebol, mas nunca é de mais elogiá-lo e aplaudi-lo aqui também. Grande pessoa, grande Sportinguista. É esse o Sporting :clap:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

SL

Comovente. E verdadeiro. :clap:

A passagem do antigo estádio para o Alvalade XXI foi um processo extremamente mal conduzido e executado e um dos grandes motivos para a crise de militância que existe no Sporting. Porque ela existe mesmo! E está a piorar…

Primeiro que nada os meus parabéns ao autor e ao forista que teve a ideia de reproduzir o texto.

Segundo e embora corra o risco de parecer um demagogo, julgo que seja da maior importância manter este espírito vivo, este Sportinguismo com que nascemos e de que fomos parte. Assim cada vez que surge uma oportunidade de lutar, ainda nos lembraremos o quão importante é causa porque nos batemos.

Em Lisboa ainda tenho uma caixinha com tartan verde, da antiga pista de Atletismo… :frowning:

:arrow:

Nca percebi tb o motivo de fazer aquele fosso que separa os adeptos da equipa e o porquê de não ter sido construído aí o tartan. Desse ponto de vista tenho imensas saudades do velho Alvalade, era impressionante entrar naquele estádio cheissimo, que uma vez até tive que me sentar nas escadas para ver o jogo. Mas pronto, é melhor calar-me senão ainda estou a desestabilizar a equipa.

Esta fase que o Andorinho tanto exalta é uma realidade que bem conheco e que desapareceu ao longo dos anos …os seus executantes foram dois : Os dirigentes que assumiram o clube á quase 15 anos e que sugaram a vida externa das seccoes , e os adeptos que sempre aceitaram de forma leviana a desagregacao entre o Sporting clube de futebol , e o Mundo Sporting (nao o lindissimo Museu). Falta muita cultura desportiva ao adepto português sportinguista !

Saudades, nostalgia, melancolia…
Dói muito saber que nada disso voltará. Dói imenso, mesmo. É como uma ferida permanentemente aberta.

Sempre admirei o Ricardo Andorinho. Pelos vistos ele continua a ser GRANDE! :clap:

Um texto pequeno mas um testemunho muito válido. Foi o melhor andebolista que me lembro de ver jogar e não digo isto por favor. Andorinho será sempre enorme e gostaria que estivesse dentro do Sporting. Gostaria de o ver a trabalhar na Secção de Andebol do Sporting porque o seu conhecimento, a sua experiência e a sua personalidade seriam certamente mais valias para o Clube.

É um Homem muito grande. Grande Ricardo :clap:

Já tinha feito o meu elogio ao texto do Ricardo no tópico do Andebol, mas tb eu considero que este texto pelo que representa merece sem duvida um destaque bem especial neste espaço :clap: :clap: :clap: :clap:

Diria o seguinte:

Aquele Sporting que o Ricardo descreve bem como o ambiente é o meu Sporting.Bem sei que as coisas mudaram mas se possivel queria voltar a sentir um pouco desse Sportinguismo.
Penso que nao sendo igual pq nada é igual nesta vida podemos voltar a ter em Alvalade um ambiente mistico como tinhamos na epoca da Nave.
Cabe a todos fazer por isso.

SL

Tenho vindo a pensar nisso e a ponderar se não seria vantajoso fazer um pavilhão com mais potencialidades e espaços (mesmo que a um custo maior) que pudesse fazer reviver esse espírito e funcionasse como verdadeiro centro das modalidades amadoras.

Um excelente texto de um Sportinguista que teve a honra de representar o nosso clube. Mas que em breve vai ser mandado calar porque começa a ser incomodo.

Não voltará só se a malta não quiser!

Quando se tem apenas 150 gameboxes vendidas de cada modalidade, quando há um total de 500 para venda, será que vale a pena fazer um pavilhão?

Nem nos jogos contra os grandes se consegue encher pavilhões como o Casal Vistoso e o de Loures.

Isso também é verdade. Indiscutível.