Esta foi a primeira vez que recebi um convite para escrever sobre o andebol do Sporting. É para mim uma honra escrever estas linhas para o maissporting.blogspot.com.
.
Fui contratado para jogar no Sporting no ano de 1994 e, ao recordar esses tempos, é tão difícil quanto emocionante descrever o ambiente que os mais diversos desportistas viviam na conhecida Nave de Alvalade. A diversidade de modalidades e a qualidade desportiva que sempre caracterizou os atletas leoninos fizeram do Estádio José Alvalade um local com uma vida própria e única.
.
Não só conhecemos os atletas de elite desses anos, como conhecemos os adeptos mais apaixonados que passavam várias horas do dia em Alvalade, muitas vezes a circundar o Estádio onde a porta 10A, a entrada da Nave, a porta 1 e a entrada para as modalidades de combate eram paragens obrigatórias. Cheguei a jogar ténis de mesa com atletas consagrados como o meu amigo Pedro Miguel, João Pedro Monteiro ou o Chen. Cheguei a treinar andebol na pista de atletismo ao lado do Rui Silva e da Naide Gomes e cheguei a nadar na mesma piscina com outros campeões. Era normal depois do nosso treino ver o treino de basquetebol ou de voleibol feminino e observávamos os miúdos do futebol de formação a treinarem no pavilhão quando o tempo não ajudava. Cheguei a conhecer o Cristiano Ronaldo e mais recentemente o Hugo Viana e sempre falámos desses anos onde a nossa vida profissional e desportiva se cruzou. O Sporting era para mim o Estádio e o ambiente que ali se respirava.
.
Fiquei tão triste com a destruição da Nave que, na última vez que visitei os meus antigos colegas, perguntei para mim mesmo depois de tanto tempo – Porquê? Será que quem tomou essa decisão não percebeu que havia uma cultura e uma emoção muito grande em relação àquele Estádio? Na minha opinião houve outras coisas que caíram com as pedras.
.
O Sporting renovou o Estádio mas vendeu quase tudo (que era muito no ano de 1994), incluindo um pouco da sua alma. Para além do menor número de modalidades, o espaço está longe de conseguir dar a resposta, a todos os seus visitantes e utilizadores, que a velha mas gloriosa Nave dava.
.
A responsabilidade de tudo o que se passa no Sporting é de todos os sportinguistas.
.
Orgulhoso do Sportinguismo que levo dentro.
Saudações leoninas,
Ricardo Andorinho
Já o tinha lido e comentado no tópico do Andebol, mas nunca é de mais elogiá-lo e aplaudi-lo aqui também. Grande pessoa, grande Sportinguista. É esse o Sporting
A passagem do antigo estádio para o Alvalade XXI foi um processo extremamente mal conduzido e executado e um dos grandes motivos para a crise de militância que existe no Sporting. Porque ela existe mesmo! E está a piorar…
Primeiro que nada os meus parabéns ao autor e ao forista que teve a ideia de reproduzir o texto.
Segundo e embora corra o risco de parecer um demagogo, julgo que seja da maior importância manter este espírito vivo, este Sportinguismo com que nascemos e de que fomos parte. Assim cada vez que surge uma oportunidade de lutar, ainda nos lembraremos o quão importante é causa porque nos batemos.
Em Lisboa ainda tenho uma caixinha com tartan verde, da antiga pista de Atletismo…
Nca percebi tb o motivo de fazer aquele fosso que separa os adeptos da equipa e o porquê de não ter sido construído aí o tartan. Desse ponto de vista tenho imensas saudades do velho Alvalade, era impressionante entrar naquele estádio cheissimo, que uma vez até tive que me sentar nas escadas para ver o jogo. Mas pronto, é melhor calar-me senão ainda estou a desestabilizar a equipa.
Esta fase que o Andorinho tanto exalta é uma realidade que bem conheco e que desapareceu ao longo dos anos …os seus executantes foram dois : Os dirigentes que assumiram o clube á quase 15 anos e que sugaram a vida externa das seccoes , e os adeptos que sempre aceitaram de forma leviana a desagregacao entre o Sporting clube de futebol , e o Mundo Sporting (nao o lindissimo Museu). Falta muita cultura desportiva ao adepto português sportinguista !
Um texto pequeno mas um testemunho muito válido. Foi o melhor andebolista que me lembro de ver jogar e não digo isto por favor. Andorinho será sempre enorme e gostaria que estivesse dentro do Sporting. Gostaria de o ver a trabalhar na Secção de Andebol do Sporting porque o seu conhecimento, a sua experiência e a sua personalidade seriam certamente mais valias para o Clube.
Já tinha feito o meu elogio ao texto do Ricardo no tópico do Andebol, mas tb eu considero que este texto pelo que representa merece sem duvida um destaque bem especial neste espaço
Diria o seguinte:
Aquele Sporting que o Ricardo descreve bem como o ambiente é o meu Sporting.Bem sei que as coisas mudaram mas se possivel queria voltar a sentir um pouco desse Sportinguismo.
Penso que nao sendo igual pq nada é igual nesta vida podemos voltar a ter em Alvalade um ambiente mistico como tinhamos na epoca da Nave.
Cabe a todos fazer por isso.
Tenho vindo a pensar nisso e a ponderar se não seria vantajoso fazer um pavilhão com mais potencialidades e espaços (mesmo que a um custo maior) que pudesse fazer reviver esse espírito e funcionasse como verdadeiro centro das modalidades amadoras.
Um excelente texto de um Sportinguista que teve a honra de representar o nosso clube. Mas que em breve vai ser mandado calar porque começa a ser incomodo.