Após as medidas de austeridade, parece desenhar-se um novo consenso entre PS e PSD para (finalmente) mexer no calendário de Dias Feriados em Portugal (vamos lá a ver se não é mais uma mini-reforma sacrificada nos altares das tradições e “direitos adquiridos”).
Falou-se ontem na imprensa que poderiam ser eliminados 4 Feriados e mudados para Segunda (ou Sexta) outros - suponho que mesmo se calhassem a um Sábado ou Domingo. É assim que se faz em Inglaterra com as (3) “Bank Holidays”, e não o fazer soa a tirar sem estar disposto a dar nada em troca.
Estive a fazer uma análise do assunto, e partilho convosco o que eu proporia. Gostava de ler as vossas opiniões.
A lista de Dias Feriados actual a nível nacional é a seguinte:
- Em dias fixos
1/1 (Ano Novo)
25/4 (Dia da Revolução)
1/5 (Primeiro de Maio)
10/6 (Dia de Portugal; data da morte de Camões)
15/8 (Assunção de Maria)
5/10 (Implantação da República)
1/11 (Todos os Santos)
1/12 (Restauração da Independência)
8/12 (Imaculada Conceição)
25/12 (Natal)
- Móveis (em dia da semana fixo)
Carnaval (Terça)
Sexta-Feira Santa
Páscoa (Domingo)
Corpo de Deus (Quinta)
Quanto a mim:
A) Não se mexia:
1/1
Carnaval
Sexta-Feira Santa
Páscoa (Domingo)
5/10
1/11
25/12
Julgo não haver grande coisa a justificar sobre o Ano Novo, feriados da quadra da Páscoa e Natal.
Relativamente ao Carnaval, tenho a dizer que pessoalmente não acho grande piada às celebrações carnavalescas em Portugal. Mas deveria ficar para não levantar protestos de zonas que ainda têm alguma tradição (ainda que recente) Carnavalesca, e porque ter uma ponte certa anual não seria assim tão grave.
O Dia de Todos os Santos existe noutros países católicos, não sei se pode ser modificado nalguns. Penso que valeria a pena continuar como fixo para não mexer com a tradição de visitar os familiares falecidos nos Cemitérios. Penso que é daquelas tradições que se deve manter.
Relativamente ao 5 de Outubro, penso que devia manter-se, mas em moldes diferentes, o que sei que não vai acontecer. Se houvesse coragem política para tanto devia debater-se se se devia continuar a comemorar a Implantação da República. Por mim não me chocava nada se não o fosse (até achava bem). Contudo, o dia devia manter-se como feriado mas tornando-se o Dia de Portugal, para assinalar o aniversário da assinatura do Tratado de Zamora.
B) Podiam encostar-se ao fim-de-semana:
25/4
1/5
1/12
Os sindicatos e nostálgicos dos cravos nas espingardas que fizessem barulho (temporário e limitado), mas não há razão nenhuma para não assinalar (mais apropriado que comemorar, quanto a mim) o 25 de Abril e o 1º de Maio fora das datas respectivas. Para o 1º de Maio isso é feito em Inglaterra.
Relativamente à Restauração da Independência, é a refundação da Nacionalidade que se comemora e deve manter-se, mas não tem a mesma importância que o Dia de Portugal (que, como já disse, devia ser a 5 de Outubro)
C) Podiam deixar de existir:
Corpo de Deus
10/6 - Dia de Portugal passaria a ser 5/10 (explicado acima)
15/8
8/12
O 10 de Junho podia ir à vida, caso o Dia de Portugal passasse a ser 5 de Outubro não vejo a necessidade de ter um feriado para comemorar Camões e as Comunidades Portuguesas.
Todos os outros feriados são religiosos. A minha proposta de eliminação não deriva de anti-clericalismo. Simplesmente não me parece que tenham um significado tão profundo para os Católicos como os das outras alíneas, mas estou disposto a ler explicações de Católicos que discordem do facto.
Apesar de gostar que alguma coisa fosse feita, e seria a altura ideal por estarmos longe das eleições, suspeito que os “interesses instalados” vão inviabilizar quaisquer alterações que sejam propostas. Mas, para a eventualidadae de alguma coisa ser feita, podemos sempre voltar a este tópico e ver quem é que acertou mais! ;D