Reactivar um núcleo. Como?

Bom, eu acho que em tempos já abri um tópico mas não fiquei totalmente esclarecido e não o encontro…

Albufeira tinha Núcleo Sportinguista. Mas, com o tempo, foi sendo abandonado aos poucos até que encerrou. E assim permanece, há pelo menos 3 anos. PELO MENOS.

Havia uma direcção, como é óbvio. Agora, imaginemos que eu quero reactivar o núcleo. O que tenho de fazer?

Existe local, embora seja muito mau, mas provavelmente para começar teria de ser.
Existe vontade minha e de mais algumas pessoas.

O que precisamos? Dinheiro? Aprovação da anterior direcção? Com quem podemos tratar disto, no clube, com urgência?

Caro [member=4224]sr_chambino,

Consulte a partir da pág. 33 os nossos Estatutos. Talvez o ajudem…

http://www.sporting.pt/incscp/pdf/estatutossportingcp_051014.pdf

Aqui está um caso semelhante (núcleo de Loures) ao que refere:

http://www.wikisporting.com/index.php?title=Núcleo_Sportinguista_de_Loures

Segundo esse artigo da WikiSporting:

“Depois de um longo período de inactividade, um grupo de Sportinguistas resolveu reativar novamente o Núcleo, e depois de formada a Comissão Instaladora no dia 20 de Junho de 2013, e logo no dia 10 de Julho realizou-se uma Assembleia Constitutiva onde foram eleitos os órgãos sociais para o biénio de 2013/2015 e foram também aprovados os Estatutos do Núcleo Sportinguista de Loures.”

Pois realmente, é um caso parecido!

Mas, financeiramente, é preciso algo?

Há um regulamento específico para os núcleos, que gue foi aprovado em Dezembro de 2013:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Regulamento de constituição de Núcleos

Se a tralha da política largar o osso, nem é difícil.

Boas Chambino.

Recentemente o Núcleo da minha zona foi reativado. Não participei diretamente nesse processo, nem participo nas burocracias relacionadas com o núcleo, mas deu para perceber que reativar um núcleo, além do processo burocrático implica ter respostas para as seguintes questões:

• Pessoas interessadas em participar ativamente no núcleo, há suficientes?
    Isto é preciso para que o núcleo consiga mostrar a sua existência continuamente ao longo da(s) época(s). Porque muita gente aparece uma ou outra vez, vai a um ou dois jogos e pronto. Agora precisas de ter isto garantido durante toda a época.

• Tens algum núcleo de relevo aí perto,com quem possas colaborar para funcionar como backup? No nosso caso temos o Solar do Norte (Núcleo do Porto) que é um núcleo já de largos anos e com quem mantivemos colaboração ao longo da época. Foi importante em alguns jogos ter esta relação com eles.

• Espaço físico para o núcleo, tens? (já vi que sim…) É necessário pagar aluguer do espaço? Se sim, como vão fazer para suportar essa e mais algumas despesas relacionadas com o espaço? O espaço necessita de obras?

Chambino, não sei como é por aí, mas aqui muita gente apenas está disponível de vez em quando (não é uma crítica, é a constatação de um facto e eu percebo porquê). Temos 450 sócios e no jogo do domingo passado estávamos 20/30 pessoas no núcleo a ver o jogo, daí que não sei se não é preferível primeiro criarem a necessidade de haver núcleo e só depois tentarem avançar com o núcleo, do que o contrário. Primeiro começar a juntar pessoas nos jogos e perceber que há malta suficiente com frequência, do que o pessoal aparecer em 2 ou 3 jogos e depois nunca mais aparecer. Percebes?

Não sei ao certo qual é a situação por aí, mas boa sorte com isso.
Abraços